quinta-feira, julho 23, 2015

22

A Era das Estrelas Gospel está chegando ao fim


Por Hermes C. Fernandes

Não sou saudosista. Mas devo admitir que foi-se o tempo em que o púlpito não era palco nem tampouco palanque, e a congregação não era plateia, nem o pastor era considerado um showman. Foi-se o tempo em que os cantores que se dedicavam a louvar a Deus não tinham fã clube, nem sabiam o que significava tietagem. Mesmo porque, não havia performance, e sim, culto. Todos os holofotes eram voltados para Cristo. Os únicos aplausos que esperava ouvir deveriam vir dos céus.

O sonho de conquistar o mundo para Cristo foi substituído pelo sonho de tornar-se num mega-star gospel.

O dinheiro antes investido para enviar missionários ao campo, agora é usado para pagar vultuosos cachês a estas estrelas, que ainda por cima exigem regalias, tais como, hotel cinco estrelas, carro de luxo com chofer, comidas requintadas (eu disse, requintadas, não requentadas!), etc.

Mas tudo isso está prestes a acabar. O mercado gospel dá sinais de que está ficando saturado. Ninguém suporta mais patrocinar os projetos megalomaníacos dessas estrelas. Talvez por isso, o fluxo esteja se revertendo. Se até bem pouco tempo, cantores seculares estavam se voltando para a música cristã, agora, cantores cristãos anunciam que pretendem trocar a carreira gospel pela secular.

Por outro lado, cada vez mais, os cristãos estão se conscientizando de que seu papel não é o de manter esta indústria religiosa, e sim, de trabalhar pela transformação do mundo.

Chega de fogueiras de vaidade! Chega de busca por títulos e fama. Que se busque servir em vez de ser servido.

Chega de estratégias evangelísticas mirabolantes, de projetos milionários, Que o importante seja o que é certo, e não o que certo.

Voltemos ao velho e bom Evangelho, sem invencionices. Voltemos ao discipulado, sem a pressão pela multiplicação. Deixemos que Ele acrescente em número, enquanto nós focamos a qualidade de nossa vivência cristã.

E que os milagres aconteçam em ambientes domésticos e seculares, no dia-a-dia, e não à granel, no atacado, como tem sido anunciados nos programas neo-pentecostais.

Está chegando o tempo em que o Evangelho será espalhado por toda a Terra, não através de eventos extraordinários, marchas, cruzadas, mas através de gente anônima, ilustres desconhecidos, que ofuscarão o brilho daqueles que se acham indispensáveis na expansão do Reino de Deus, e tudo isso, sem chamar a atenção para si.

Viva o novo tempo que já se insinua no horizonte da história. 

22 comentários:

  1. Eu só senti falta de algum exemplo claro de que as pessoas estão, realmente, adquirindo conciência de que seu papel não é o de manter esta indústria religiosa, mas de trabalhar pela transformação do mundo.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, irmão Hermes, o que têm acontecido é que têm muita gente virando astros e estrelas, e ganhando muito dinheiro. Quando se apresantam muitas fãs se descabelam, gritam e esperneam, considerando estes "idolos" como se fossem o próprio Deus.
    Aqui faço uma pergunta: Será que quando JESUS voltar, esse povo vai estar preparado pra ele? Ou vão ficar idolatrando seus astros e estrelas gospel?
    Que DEUS tenha misericórdia de nossas almas.

    ResponderExcluir
  3. jenricornetta1:44 PM

    no último show que assisti o publico gritava :..... cade voce , eu vim aqui só para te ver!!!! Enquanto isso Jesus estava na fila para comprar um ingresso.

    ResponderExcluir
  4. Na boa, nunca dei moral pra esses super stars, mas é bom sentir que a galera do corpo de Cristo tá na boa, partindo pra mudança, pra melhor.
    Show o texto.
    Paz pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Hermes... Que santa lucidez!!!

    Que o Eterno continue abençoando esta mente privilegiada!

    Graça e Paz...

    ResponderExcluir
  6. É, só faltou o exemplo de que toda esta baboseira está mesmo no fim, no mais, o texto é muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Querido Hermes, quero te falar sobre a Lúcia.
    Ela esteve ontem em nossa igreja. Quando nos cumprimentamos, me disse que havia anos que passava por nossa rua e não percebera que era uma igreja evangélica que estava tão perto de sua casa. Decidiu conhecer e só resolveu ficar devido ao amor cristão que percebeu entre os irmãos e ao valor que damos ao empregar a Palavra de Jesus em nossas vidas! Ganhei o dia! Dei glória a Deus e pedi que Ele nos permitisse sempre ser assim, vistos e encontrados na hora certa para que as pessoas sejam beneficiadas conforme o plano e vontade do Pai.
    Mais uma coisa: você disse que é mais importante ser o que "é" certo e não o que "dá" certo, mas eu te pergunto: o que é certo também não dá certo? Dá! Leva um pouco mais de tempo, mas dá muito mais certo do que o outro método.

    Grande abraço, sábio amigo.

    Gildo
    www.quadrangularpari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Fárias7:52 PM

    Está no fim o que? Vcs estão com dor de cotuvelo, e inveja de não ser um astro, um artista.
    Não tem coisa melhor que brilhar e ser reconhecido por onde anda, ser famoso.
    É bom demais!
    Ser celebridade dá dinheiro e fama! Agora ficar escrevendo, ficando à olhar para o tempo e ficar falando dos outros, dá é pobreza, e a língua cresce, e fica olhando babando de inveja a gente curtir de carrões importados, mansões etc.
    Infelizmente o que posso dizer é: Pobretões anônimos que ninhguém os conhece!
    Estou falando a Verdade, não estou brincando e nem curtindo. É o que eu faço! E tenho muito dinheiro e curto a vida mesmo!
    Este é o meu lema, minha diversão.
    Não estou nem aí para quem me malhar, pois o meu negôcio é ganhar dinheiro, viajar, e curtir, pode me malhar a vontade!
    A minha conta bancária me leva onde quero ir para todo o mundo: CURTIR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito em lhe informar Farias de sua conta bancária não lhe levará para morar e viver a eternidade ao lado do nosso Salvador Jesus Cristo, pois a única coisa que é preciso para isto é se entregar sua vida à CRISTO. lamentável sua expressão.

      Excluir
  9. Anônimo11:46 PM

    A participação dos gospel nos programas do Raul Gil e do Faustão inflacionou o mercado.

    Eles já pediam uma fortuna, agora então...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo11:57 PM

    Régis Danese - 25.000,00
    Lázaro - 80.000,00
    Fernandinho - 60.000,00

    ResponderExcluir
  11. aluisio huenes de oliveira7:08 AM

    Graças a DEUS que algumas pessoas estão despertando e libertando-se da idolatria dentro das igrejas, ou seja exaltam mais o lider ,pastor do que a CRISTO.sempre questionei isso pois nunca vi ninguem que se exalta ir longe, ou seja temoss que nos humilharmos na presença de DEUS para ele nos exaltarmos vcs pastores tem que parar de inventar e pregarem a palavra de DEUS.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1:55 PM

    Excelente texto Hermes! As citações do abaixo a indústria gospel e à volta ao evangelho do discipulado são marcantes, e da convicção do texto eu compartilho, em Cristo, o bíblico.

    ResponderExcluir
  13. Hermes, se depender de mim esses caras passam fome, ou vão ter de trabalhar.
    Essa indústria gospel, é um paralelo do narco-tráfico. Só existe porque tem uns viciados que alimentam os traficantes do Evangelho, e entram em crise de abstinência se não der uma cheirada evangélica.
    Muito bom o texto!

    Um abraço,

    Franklin Rosa

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4:12 AM

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1:11 PM

    Como sempre foi, e assim por mais de 2.000 anos, ao final somente a Igreja Católica Apostólica Romana, fora da qual não há salvação.
    Civilizações se foram.
    Sistemas políticos, governos, nações inteiras e culturas.
    E quem ficou de pé ?
    Onde ests tu Nero ?
    Stalin e seu socialismo do inferno ?
    Hittler e sua máquina de guerra demoníaca ?
    Lutero que chamou Jesus de adúltero e beberrão e gabava-se dormir com o demônio ?
    Porquanto Jesus disse: "Tu és Pedro". "As portas do inferno nunca prevalecerão contra minha igreja."




    Postar um comentário

    ResponderExcluir
  16. A cada dia que passa fico mais feliz por ter conhecido e está a conhecer, trabalhos de homens de Deus. Assim como é o Bispo Hermes, é impressionante o quanto vamos gostando de alguem, masmo sem estar perto fisicamente, pois vemos e sentimos a integridade sua em Deus.

    Um grande beijo, e que Deus abençoe sempre. =)

    ResponderExcluir
  17. Nazaré10:07 AM

    Hermes, já passou da hora! Já acabou os gospel? Achei que já, e comecei a comemorar, estava feliz com a notícia e aí vi que não acabou! Que triste estou agora!
    O pior que tenho que sofrer ouvindo estes mundanos cantar e enganar o próximo e ver as macaquices que fazem no palco, eles são as Verdadeiras "estrelas caídas" e se acham! Tolos!
    Mas não vamos com sede ao pote não! Pois acabando os gospel virão outros cantores que se dizem cristãos mas são apenas crentes, piores do que eles.
    Teremos aí por adiante cantores insuportáveis e altamente mundanos, músicas de outro planeta que não é o normal aqui na terra e as macacas de auditório o povo crente seguidor de homens aplaudindo.
    Lembrem-se que o joio está misturado com o trigo dentro das igrejas e eles estão no comando de muitas, milhares de igrejas, o joio não vão deixar de escandalizar o evangelho original de Jesus, pois ele é levantado para isto.
    Novos cantores que virão, farão do evangelho escanda-lo total e pois as coisa tende a piorar como diz as Escrituras, para que se manifeste o filho da perdição, e Jesus Cristo voltar para buscar sua igreja.
    Se queres ser torturado, massacrado seu emocional, e abalar seu nervo e etc, é só ouvir músicas gospel.
    É insuportável!
    E tem idiotas que gostam e defende com unhas e dentes.
    Meus caros eles os gospel estão todos ricos, e voce que adora seu artistas mundano gospel, está rico?
    Fique esperto, e desperta tu que dormes.
    Seus baba ovo adoradores de homens!

    ResponderExcluir
  18. Conteudo subversivo puro.

    ResponderExcluir
  19. Graça e paz! É exatamente isso Bispo: o novo tempo virá dos simples, humildes e dos mansos de coração. De gente desconhecida. A primeira a saber da ressureição foi Maria Magdalena. Considerados por muitos apenas uma ex-possessa de espírito imundo. Graça purinha! Os impérios dos, supostamente, grandes estão ruindo pelas vaidades deles mesmos. Poder demais mata. Faz o ser sucumbir. Sabe... Acredito que muitos seres deixaram de existir por serem muitos poderosos. O poder os aniquilou. Aquele tal monstro marinho descrito no livro de Jó me faz pensar algo nesse sentido. Era muito poderoso... O poder o tragou. Que o diga Lúcifer! Tropeçou no poder. Basta percebemos que nem controle sobre o ar que respiramos temos. E se o ar faltar... puf... morreremos e sobre isto ninguém tem controle. Vem surgindo "a brave new world" e não é trocadilho à musica do Iron Maiden não hein! Eu só procuro ver Deus em tudo e em todos e o tenho encontrado. Fácil! Abraços, Fabio Jardim

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4:03 PM

    Hermes, essas músicas gospel é uma porcaria, é de dar nojo.
    Prefiro ouvir hinos do cantor cristão que foi totalmente excluído pelos líderes pançudos de igrejas evangélicas.E tem gente que não gostava do conjunto rebanhão dos anos 80 nê Hermes, vc conheceu este conjunto que era na época o povo chamava este conjunto de mundano.
    Se ele era mundano os dia hoje esses gospel é altamente mundano e profano.

    ResponderExcluir