sábado, janeiro 29, 2011

1

Dando o sangue pela subversão reinista


Por Hermes C. Fernandes

Eram meados dos anos 80. Como líder do grupo jovem de minha igreja, decidi levá-los a hospital psiquiátrico em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. Jamais poderia supor o que me aconteceria naquela tarde de domingo.

Pessoas consideradas loucas transitavam livremente pelo hospital, enquanto eu e os jovens tentávamos organizar o que seria um mini-culto no pátio com a devida autorização da direção.

Enquanto falava sobre o amor que Deus tinha pelo ser humano, um homem completamente nu se aproximou. Não sei porque os responsáveis pela segurança não o impediram de fazê-lo. Afinal, havia moças de família entre nós. Todos ficamos visivelmente constrangidos. 

Fingi que não o vi, e continuei a minha pregação, enquanto ele assistia em completo silêncio.

De repente, ele me interrompeu, dizendo não crer em nada daquilo que eu estava pregando. Embaraço, tentei prosseguir em meu raciocínio, mas ele novamente me interrompeu, dizendo algo mais ou menos assim:

- Como posso crer no que você diz? Se é verdade que vocês estão aqui porque nos amam, por que vocês me vêem nu, e não fazem nada. Você está aí, todo perequetado, bem vestido, enquanto eu estou aqui com frio. Agora vem me dizer que Jesus me ama? Que vocês se importam? Tudo não passa é de balela!

Depois desta, não dava pra continuar pregando. Seu argumento conseguiu me calar. A vontade que tive foi de tirar minha roupa ali mesmo, e vesti-lo, para que soubesse o quanto nos importávamos com seu estado.

Chegando à igreja, reuni os jovens, inclusive os que não puderam ir comigo, e os desafiei:

- Se é verdade aquilo que pregamos, então vamos nos mobilizar e na próxima semana, levaremos roupas para os internos daquela instituição.

Este episódio foi crucial para a formação de minha consciência social. Não basta pregar com palavras, temos que pregar com nossas obras. Não basta apontar o dedo e chamar os homens de pecadores, temos que estender a mão e demonstrar o quanto nos importamos com sua condição.

Hoje, dia 29 de Janeiro, nossa igreja no Rio estará promovendo mais um dia dos braços estendidos. Através desta singela campanha, já conseguimos levar centenas de pessoas para doar sangue no Hemorio. Desta vez, nosso objetivo é ajudar às milhares de vítimas da tragédia na região serrana do Rio. 

Caso você esteja lendo este post ainda pela manhã, e more no Rio, quero convidá-lo a estar conosco ali. Não se trata de proselitismo, mas de um gesto de amor. Se você é pastor ou líder de uma comunidade, eu o encorajo a promover algo semelhante. Mesmo que isso não se reverta em novos membros para sua igreja, ou traga qualquer benefício palpável, saiba que aos olhos de Deus, bem como aos olhos dos homens, a mensagem anunciada em sua igreja terá maior credibilidade. 

Infelizmente, desta vez eu e minha esposa não poderemos participar pessoalmente, por conta da distância, devido ao fato de estarmos residindo no Exterior. Mas estaremos orando para que através desse gesto muitas vidas sejam poupadas.

Parabéns Wilton pela iniciativa. Parabéns povo reinista pela coragem e pelo comprometimento com a mensagem subversiva do Amor. 




Um comentário:

  1. Missionário Barbosa9:03 AM

    IRMÃO HERMES, BREVE VIRÁ! JESUS CRISTO VIRÁ! ESTEJAM PRONTOS PARA ENCONTRAR COM O SEU SENHOR E SALVADOR DAS VOSSAS ALMAS. QUE DIA GLORIOSO HÁ DE SER!
    Meu irmão devemos lembrar que doar sangue, é um gesto nobre e preciso, que pode salvar e salva, vidas homens carnais, como um dia fui salvo graças alguém que dou sangue para mim, sendo que o meu sangue é raro de receber poucos Têm!
    " MAS , EXITE UM SANGUE QUE PURO E REDENTOR QUE NÃO SÓ CURA OS ENFERMOS, MAS LEVA O HOMEM PECADOR A VIDA ETERNA.
    "SANGUE NOBRE DE UM REI! QUE É O DE JESUS CRISTO DE NAZARÉ!"
    No livro de Hebreus 9.14b diz: Quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servistes ao Deus vivo?
    " O SANGUE DE JESUS CRISTO DE NAZARÉ ".
    O sangue de Jesus Cristo é ponto principal do conceito de redenção no Novo Testamento, Jesus Cristo ao morrer na cruz, deu seu sangue inocente a fim de remover nossos pecados e nos reconciliou com DEUS; ler I Coríntios 10.16; 11.27; Efésios 2.13; I Pedro 1.2; Apocalipse 7.14; 12.11; Hebreus 5.8; Romanos 5.19; Filipenses 2.8; Levítico 16.
    Pelo sangue, Jesus Cristo efetuou as seguintes coisas:
    1- O perdão dos pecados de todos aqueles que se arrependem e crêem; ler Mateus 26.28.
    2- O resgate dos cristãos do poder de Satanás e dos poderes malignos; ler Atos 20.28;
    Efésios 1.7; I Pedro 1.18,19; Apocalipse 5.9; 12.11.
    3- A justificação de todos os que nEle crêem; a purificação da consciência do cristão a fim de que este possa servir a DEUS sem culpa e com toda a certeza ; ler Romanos 3.24,25;
    Hebreus 9.14; 10.22; 13.18.
    4- A santificação do povo de DEUS, e abertura do caminho para o cristão chegar diretamente diante de DEUS por meio de Jesus Cristo para obter graça, misericórdia, ajuda e salvação; ler Hebreus 13.12; I João 1.7,10;
    Hebreus 10.19; 7.25; Efésios 2.13,18.
    5- Temos a garantia de todas as promessas do novo concerto, a contínua aplicação do poder reconciliador e purificador do sangue de Jesus Cristo no cristão à medida que este se aproxima de DEUS por meio de Jesus Cristo; ler
    Hebreus 10.29; 13.20; Mateus 26.28; I Coríntios 11.25; Hebreus 7.25; 10.22; I João 1.7.
    Mas, Jesus Cristo diz em I João 1.7: Mas, "se" andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
    Isso significa crer na Verdade de DEUS, conforme revelada na sua Palavra e esforçar-se sincera e continuamente por sua graça, para cumpri-la por palavras e obras.
    " O SANGUE DE JESUS CRISTO, SEU FILHO, NOS PURIFICA DE TODO PECADO", refere-se à obra contínua da santificação dentro do cristão, e à purificação contínua, pelo sangue de Jesus Cristo, dos nossos pecados voluntários e involuntários. É provável que aqui João não esteja pensando nos pecados deliberados contra DEUS, já que está falando em andar na luz. Essa purificação contínua propicia a nossa íntima comunhão com DEUS.
    Para que DEUs pudesse perdoar o pecado era preciso derramamento de sangue vicário; ler Hebreus 9.22 que diz: E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Ou seja, não há remissão do pecado! Daí, o nosso perdão dependeu da morte de Jesus Cristo na terrível cruz por amor à todos os homens; à geração passada, à geração atual e as gerações que virão; ler Mateus 26.28; João 1.29; 3.16; Romanos 8.32.
    O perdão divino, através do sangue de Jesus Cristo que foi derramdo em nosso lugar, para que hoje temos Vida Eterna, é uma necessidade permanente para ocristão( pois ainda somos pecadores), para que mantenhamos nosso relacionamento salvífico com DEUS; ler
    Mateus 6.12,14,15; I João 1.9.

    ResponderExcluir