sexta-feira, dezembro 17, 2010

5

A subversão tem que começar por mim



Por Ruy Cavalcante

Nos últimos anos tem sido notório o crescimento do seguimento de Blogs Apologéticos e Subversivos na grande rede. Influenciado por eles (de certa forma) eu mesmo reativei um antigo Blog no ano passado, com uma nova cara, um novo nome e uma nova perspectiva. Logicamente que me refiro ao Blog Intervalo Cristão.

Eu acho super válido escrevermos, ensinarmos e combatermos conceitos e doutrinas contrárias ao Evangelho, assim como indicarmos soluções do Reino de Deus para o reino do homem. Mas espera um pouco ai, será que cabe a nós apenas escrevermos textos inspirativos sem que sejamos os maiores exemplos de subversão prática no dia-a-dia?

O que eu tenho percebido ultimamente é que às vezes nos perdemos no humor e esquecemos da seriedade do tema e da missão apologética, acabando por muitas vezes em não sermos a grande diferença que exigimos nos outros.

Eu pretendo continuar a subversão, acredito que trata-se de uma obra divina, mas espero que todos nós entendamos que o conflito criado por nossa agitação deve ser antes de tudo interno, gerado em nós. Assim como pensamos ser os remanescentes na pregação e no ensino do Evangelho Genuíno, sem barganhas, devemos ser também aqueles que vivem de acordo com esse Evangelho.

Ora, ser subversivo não é simplesmente escrever textos bonitos em nossos blogs ou frases impactantes no twitter, ser subversivo vai além, é ser aquele que ama de fato e em atitudes, amor este que, ao vir do Espírito de Deus, chega inundado de perdão e arrependimento e que nos faz sermos praticantes desse perdão num mundo onde essa prática é irrelevante.

Ser subversivo e apologeta é levar desaforo para casa, dando respostas bíblicas às questões da fé e do cotidiano, sem apelar para ofensas baratas, carregadas (ou escondidas com esta máscara) muitas vezes de humor, mas sem proveito prático para a vida das pessoas. O servo subversivo deve enfrentar primeiramente em si mesmo as questões que deseja tratar no reino da igreja institucionalizada, e vencer.

Não são nossas palavras que influenciarão uma mudança contínua e saudável, mas a nossa postura cristã diante das questões que têm influenciado o corpo de Cristo a levar uma vida destoante do Evangelho de Cristo.

Seremos sábios de verdade quando conseguirmos transformar o conhecimento doutrinário que alegamos ter, numa conduta semelhante à de Cristo, com julgamentos justos, amor irrestrito, serviço, perdão e paz com os homens. Nenhuma destas coisas se revela em palavras...

E que Deus nos ajude a sermos a diferença que desejamos ver...

Ruy Cavalcante (Via Invervalo Cristão)

5 comentários:

  1. Olá! Irmão Hermes, Graça e Paz...

    Parabéns pela sábia postagem! Verdadeiramente, apologética não é apenas criticar comportamentos, ou doutrinas, supostamente errados, segundo o nosso conceito de fé; mas sim,elucidar a verdade bíblica vivida pelo nosso comportamento.(Rm-2:1-11).
    Deus te abençoe....

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom e profundo, que nos faz pensar muito em nossos atos.

    Eu confesso que muitas vezes preciso ler posts que já escrevi a algum tempo atrás porque até para mim serve de lição de coisas que faço no presente.

    Em breve lerei mais artigos com calma, mas gostei muito desse. Parabéns.

    Me faça também uma visita assim que possível:
    http://vivendocomoservo.blogspot.com/.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o irmão e o texto.
    Tem muitos blogueiros,que querem apenas que seu blog seja famoso, e bem acessado por milhares de pessoas aceitando todo tipo de texto, alguns levam as pessoas se gladiarem uns aos outros para lhe dar ibope.
    Vejo que o tempo que perdem em acusarem uns aos outros, deveriam aproveitar este tempo esta oportunidade, esta ferramenta tão válida, tão últil que é a internet para falar de Jesus Cristo, e seu amor eterno ao homem terreno.
    Esta é minha opinião ok?

    ResponderExcluir
  4. Querido irmão!

    Parabéns pelo seu blog, pelos excelentes artigos nele publicados.

    Me senti honrado pela visita que você fez ao meu blog e por ter se tornado um dos meus seguidores.

    Espero estreitar os laços da nossa amizade em Cristo.

    Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, para ser curto e objetivo.
    Se somos células de uma sociedade, temos por obrigação tratar da saúde da mesma.
    Caso o contrário seremos célula cancerosa...
    Deus te abençoe caro irmão.
    V.D.M.I.Ae
    Guaracy Martins

    ResponderExcluir