domingo, dezembro 08, 2013

16

Queima de Arquivo no Templo em plena luz do dia!



Por Hermes C. Fernandes


Que dia! Jesus estava exausto. Parecia que ir a Jerusalém não tinha sido uma boa ideia. Já era o último dia da festa dos tabernáculos. Gente de tudo que era lado. Enquanto manteve o âmbito de Seu ministério nas periferias da Galiléia, ninguém se incomodava. Mas agora Ele estava no centro do poder. Sua mensagem era por demais subversiva para ser tolerada. O status quo havia sido desafiado. As autoridades haviam emitido uma ordem de prisão para Ele. Porém, os guardas não conseguiram prendê-lO, não por causa da multidão que O cercava, nem mesmo por não haver qualquer acusação formal contra Ele, mas simplesmente por ouvirem de Seus lábios palavras jamais ditas por um ser humano.

Naquele dia, Jesus foi duramente julgado e criticado pela elite religiosa de Jerusalém, que sentia-se ameaçada por Sua crescente popularidade. A bem da verdade, Seu ministério havia sofrido uma guinada recentemente. Muitos dos Seus discípulos O haviam abandonado (Jo.6:60-69), alegando que Seu discurso estava ficando muito duro. Seus irmãos carnais revelaram sua incredulidade quanto à Sua identidade divina (Jo.7:1-5). Chegando em Jerusalém de surpresa, percebeu que Sua fama O havia precedido.

Poderia se dizer qualquer coisa acerca d’Ele, menos que era uma unanimidade. Se para uns, Ele era “o cara”, para outros não passava de um enganador (Jo.7:12). Lá sofreu todo tipo de preconceito e discriminação. Julgaram-nO por não ter uma educação formal (v.15). Chamaram-nO de endemoninhado (v.20). Tentaram desacreditá-lO por causa de Sua origem galiléia, já que de lá não se podia esperar nada que prestasse (Jo.1:46), quanto mais um profeta (vv.41,52). Tentaram desclassificá-lO de todas as maneiras. Sua popularidade estava altíssima, mas Sua credibilidade posta em xeque.

Depois de um dia como aquele, nada melhor que recostar a cabeça no travesseiro e tentar esquecer os problemas. Porém, Ele preferiu retirar-Se para orar.

Após uma noite em vigília, Jesus aparece no templo logo nas primeiras horas. Ele tinha uma agenda a cumprir, e não seriam as críticas e tentativas de prendê-lO que a alteraria.

Enquanto ensinava cercado de uma multidão, a elite religiosa se aproxima e O interrompe com uma importante questão que precisava ser equacionada. No meio daquela turba raivosa, uma mulher pega em flagrante adultério. Pelo jeito havia provas suficientes para incriminá-la. Quem a flagrara estava ali para prestar depoimento. De acordo com a Lei, ela deveria ser executada sumariamente, e a pena prescrita era o apedrejamento.

Porém antes de executá-la, alguém teve a “brilhante” ideia de usá-la para incriminar Jesus. Cairiam dois coelhos com um única cajadada. Aqueles homens sabiam que para deter aquele mestre galileu, precisavam mais que uma ordem de prisão. Aquela era a oportunidade de enredá-lO com Suas próprias palavras. Caso caísse na armadilha, eles O prenderiam sem titubear, pois teriam motivos razoáveis para isso.

Era, de fato, uma sinuca de bico. Se Jesus Se pronunciasse contrário ao apedrejamento, Ele seria acusado de obstrução da lei, e isso resultaria em Sua prisão imediata. E se Ele Se pronunciasse a favor da execução, Ele seria acusado de incoerência com aquilo que pregava. Isso fatalmente afetaria Sua credibilidade e popularidade.

Jesus estava sob pressão. Tinha que escolher de que lado ficaria, do lado da Lei ou da mulher.

Qual foi Sua reação? Jesus inclinou-Se e começou a escrever na terra, como fazem as crianças. Aliás, é a única vez nas Escrituras em que Jesus aparece escrevendo algo. Em vez de caneta e papel, o mestre preferiu usar o dedo e a terra. Não me pergunte o que escreveu, pois ninguém seria capaz de precisar. Porém, arrisco um palpite. Talvez Ele escrevesse os pecados daqueles que a condenavam.

Atrevo-me a sugerir que dentre seus algozes, havia quem já houvesse usufruído da vida promíscua daquela mulher. Jesus Se deu conta de que o que estava prestes a ocorrer ali, em pleno templo, era uma queima de arquivo. Aquela mulher sabia demais. Se fosse hoje, bastava encontrar sua agenda telefônica, para deparar-se com o número de muita gente importante.

Jesus identificou-Se com ela. Não com os seus pecados, mas com a discriminação que sofria. Pela primeira em sua vida, ela se sentia amada e protegida. Em vez de revidar, negar as acusações, e até denunciar os que com ela já havia se deitado, aquela mulher preferiu confiar no veredito de Jesus.

Acho até que a mensagem que Jesus proclamara um dia antes, em plena efervescência da festa, teria sido ouvida por ela, ou ainda, dirigida especialmente a ela. Digo isso por notar o quanto aquela mensagem parecia com a que Jesus transmitira a outra mulher cuja vida também era regida pela promiscuidade (Repare na coincidência: Jo.4:13-14 e Jo.7:37-38).

Agora Jesus teria que salvá-la, mas sem ser condescendente com seus pecados. Suas sábias palavras ecoariam pela história:“Aquele que dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra” (Jo.8:7).

Alguém se habilita?

O mestre segue escrevendo na areia. De repente, ouve-se um barulho. Eram pedras caindo, uma a uma. O único com autoridade moral para lançar a primeira pedra, abdicara-Se deste direito. “Pode algum de vós acusar-me de pecado?”, perguntou no mesmo discurso (v.46).

Quem ousaria contestá-lO?

Ah se os cristãos de hoje aprendessem a posicionar-se como seu Mestre! Ele jamais Se preocupou em ser politicamente correto. Nunca posicionou-Se por uma ideologia. Grupo algum tem procuração pra falar em Seu nome. Não queiram usá-lO em suas propagandas políticas ou ideológicas. Não coloquem em Seus lábios palavras que Ele jamais pronunciou. Ele segue sendo contra a prostituição, mas jamais deixará de posicionar-Se pelas prostitutas. Ele segue condenando o aborto, mas acolhendo aquelas que na hora do desespero o praticaram. Ele não endossa a vida promíscua nem de héteros, nem de homossexuais, porém, não subscreve atitudes homofóbicas.

Não conte com Ele para participar de nenhum linchamento moral.

Ele Se identifica sempre com os oprimidos, jamais com os opressores. Com os condenados, não com os seus algozes. Com os discriminados, e não com os preconceituosos.

Ele não apaga arquivos! Ele apaga pecados!

Os que predendiam apedrejá-la, saíram de fininho. Mas as pedras ali ficaram, a espera de quem se habilitasse a usá-las.

O que poucos percebem é que no final de Seu discurso, tomaram as mesmas pedras que seriam destinadas àquela mulher, para apedrejá-lO (Jo.8:59).

Quem diria… o que deveria ser Casa de Oração, tornara-se CASA DE EXECUÇÃO…

Que dia… hein Jesus?

16 comentários:

  1. Ontem eu li esta passagem e o que vi foi um Jesus cheio de amor pelo ser humano mas tinha mais pra ser observado e agora lendo e entendo cada vez mais que sozinha não aprenderei nada mas encontrando pessoas que tem este dom para ajudar nos é bem melhor
    Louvo a Deus por sua vida e

    Soli Deo Glória

    ResponderExcluir
  2. Quem dera um dia alcancarmos a grande misericórdia que JESUS demonstrou em todos os seus atos, e que possamos amar a TODOS!!!

    Louvado seja DEUS pela sua vida Pr. Hermes!!!

    ResponderExcluir
  3. Barbosa11:51 AM

    Irmão HERMES,Graça e Paz.
    O irmão citou o versículo de João 8.7 Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra Ela.Este caso foi naa mulher adúltera. Gostaria de comentar ok?
    AQUELE QUE ESTÁ EM PECADO.
    Estas palavras não devam ser tidas como uma justificativa de recusa do julgamento do pecado dentro da igreja,ou para tratar com leviandade o fracasso moral de cristãos professos. Agir assim é deturpar a atitude Bíblica para com o pecado entre o povo de DEUS. O modo da igreja tratar os pecadores inconversos que estão fora dela e seu modo de tratar os que,estando dentro dela,vivem em pecado e desobediência a Jesus,são duas situações diferentes.
    A atititude de Jesus para com essa mulher revela seu propósito redentor para a humanidade ver João 3.16. Ele não a condena como pessoa indigna do perdão,mas a trata com bondade,clemência e paciência,para levá-la ao arrependimento. Há salvação para ela,uma vez que renuncie ao adultério e volte para seu próprio marido ver Lucas 7.47. Seria,no entanto,mais do que blasfêmia dizer que estas palavras de Jesus mostram que Ele considera trival o pecado de adultério e a indescritível mágoa e miséria que ele provoca. O que Jesus ofereceu a essa mulher foi a salvação e o livramento da sua vida de pecado ver João 8.11. A condenação e a ira de Jesus seriam a porção futura,caso ela recusasse a arrepender-se e ingressar no Reino de DEUS ver Romanos 2.1-10.
    Mas as Escrituras ensinam que o pecado cometido por aqueles que estão dentro da igreja não deve ser tolerado ver Apocalipse 2.20,mas,sim tratado com repreensão severas ver Lucas 17.3; I Coríntios 5.1-13; 2 Coríntios 2.6-8; Efésios 5.11; 2 Timóteo 4.2; Tito 1.13; 2.15; Apocalipse 3.19; Mateus 13.30.
    É meu irmão HERMES,infelizmente,ainda temos escribas e fariseus dentro das igrejas,que sempre estão atirando as pedras e perseguindo os que anunciam à Verdadeiramente a Palavra de DEUS.
    TEMOS É QUE PREGAR O EVANGELHO DE VIDA ETERNA ATRAVÉS DE JESUS CRISTO,E TER AMOR AS ALMAS PERDIDAS QUE ESTÃO INDO DIRETO PARA O INFERNO SEM JESUS.
    Devemos lembrar-nos que: Há dois mandamentos: Amai o teu DEUS de todo teu coração e de todo o teu entendimento; e AMAR O TEU PROXÍMO COMO A TI MESMO,será que estamos cumprindo o que DEUS ordenou? Ou estamos jogando pedras,e condenando as pessoas como se nós fossemos juízes.
    Irmãos,devemos lembrar-nos,que prestaremos conta de tudo que fizermos atos e ações que não agrada a DEUS,no dia do julgamento de DEUS;no juízo final.
    Isto é sério e real!
    IRMÃO HERMES,DEUS TE ABENÇÕE!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu blog. Obrigado por ter visitado o meu. Vou ter a honra de seguí-lo tb! m grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Meu querido, que artigo!
    Meus parabéns!

    E muito obrigado por seguir meu blog, já estou seguindo o seu. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  6. nessas palavras o texto toma vida de tal forma que parece que ao fechar os olhos consigo ver o nosso amigo Jesus escrevendo no chão .. parabens que dom.
    sigam com o meu apoio ao Genizah a este blog e aos que creem e buscam o Evangelho simples de Cristo

    Soli DEO Gloria

    Daniel Brianese

    ResponderExcluir
  7. Ótimo artigo... Hermes, posso postar no meu blog? http://movimentofreak.blogspot.com/ abraço.

    ResponderExcluir
  8. Sábado em uma evangelização que realizamos aqui na praça central de Ribeirão Preto um rapaz que convidamos e que já tinha sido traficante de drogas testemunhou com ousadia e disse:

    "Vocês gostam quando drogados morrem, quando traficantes são mortos, quando ladrões são executados, mas eu digo uma coisa a vocês: Deus não gosta da morte de nenhum traficante de nenhum ladrão, Deus gosta quando eles se convertem!"

    Fiquei impactado...assim como aconteceu com a sua mensagem!

    Abraço Hermes!!

    ResponderExcluir
  9. Fique à vontade, Cobax.

    A propósito, gostei bastante do seu blog e já o estou seguindo.

    Abç.

    ResponderExcluir
  10. Estamos no mesmo espírito, André!

    Abçs.

    ResponderExcluir
  11. Poxa, Hermes, texto lindo, maravilhosa graça! Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9:23 AM

    Fiquei consternada com esse artigo, me arrepiei, primeiro por me colocar no lugar de Jesus, imaginando seu sofrimento, sua dor, seu medo e sua força! Logo após, visualizei a nossa sociedade de hoje na história daquela mulher, uma história tão conhecida por nós "cristãos", e talvez a menos praticada! Eu sempre acreditei que tinha algo de errado com esse evangelho de condenação e tortura pregado por muitos, ao qual fui submetida durantes anos enquanto criança e adolescente, mas graças a DEUS, ainda na minha juventude pude passar por experiências reias com Deus e conhecer ele em profundidade, e que bom que ele deixou sacerdotes que compreendem o reino e podem nos ajudar a caminhar na direção correta, na direção do Reino de Deus, vivendo um evangelho de verdade! Obrigada por esse texto! Abraços, pastor!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11:52 AM

    Jesus vai pagar o arquivo sim, Hermes, no dia do juízo final.
    Onde será condenados os homens do pecado.
    Onde Satanás seus anjos caídos e seus seguidores, serão lançados no lago de fogo e enxofre, este será o arquivo final apagado de vez para toda eternidade.
    E os cristãos, fiéis a Jesus Cristo, que santificaram suas vidas no sangue do Cordeiro e na Palavra de Deus, quem disseram não a este mundo e seus prazeres, estes sim, terão novos céus e nova terra.
    A Nova Jerusalém que descerá do céu, e reinarão para todo sempre com Jesus Cristo o Nazareno.

    ResponderExcluir
  14. Me sinto alimentada e cheia de esperança a cada texto seu, Hermes. Cresci aprendendo sobre o pecado e seu castigo, cresci vendo pessoas querendo o céu só pra si, cresci vendo "o povo de Deus" se colocando a cima de tudo e de todos, se auto entitulando salvos. O discusso deles em nada se parecia com o discusso de Jesus. Esse sim se parece. Sempre soube que havia algo errado. E muito me alegro por ter certeza de que hoje tenho conhecido o verdadeiro evangelho de Cristo.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9:39 PM

    é nisso que eu creio!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo10:15 PM

    jesus obrigado por esse homem que nos instrui tão bem.

    ResponderExcluir