sábado, outubro 01, 2011

4

Jesus, o maior guitarrista de todos os tempos!

Um amigo me disse certa vez, entusiasmado, que um guitarrista de um famoso ministério de louvor havia declarado que antes sua inspiração musical vinha de músicos como Jimi Hendrix e Steve Vai, mas que isso estava errado, hoje ele entende que sua única inspiração é Jesus!!

- Que legal – pensei – não sabia que Jesus tocava guitarra.


Estou certo, como já disse, que nossa maior inspiração vem do Criador, e nosso poder criativo existe porque Ele nos criou a sua imagem e semelhança, é um dos atributos que nos difere dos animais irracionais junto a capacidade de raciocínio.

Porem não há como imaginar que os cristãos sejam detentores da verdade sobre todos os assuntos da vida, a confusão entre conhecer a Verdade, que é Cristo – e ainda assim conforme Lhe agradou fazer-se conhecido – e conhecer a verdade sobre todas as coisas é absurda.

Deveria ser obvio que conhecer a Cristo não faz de nós conhecedores sobre todos os assuntos sobre todas as áreas da vida.

Por exemplo, ao servir a Cristo você não passa a saber tudo sobre a teoria da relatividade, isso acontece porque você estuda, você também não se torna um médico por começar a servir a Jesus.

Aliás, creio que não tenha tanta gente confusa sobre isso quando a área é a medicina, é ponto comum – exceto aos totalmente alienados – que para ser médico é preciso estudar e se interessar sobre os assuntos da medicina.

Em se tratando de arte e comunicação não é diferente, é preciso estudar e ter interesse verdadeiro pela produção cultural e artística moderna e histórica.

O guitarrista gospel usou uma grande frase de efeito, mas o efeito não causa nenhum benefício, apreciar o trabalho de grandes guitarristas não o faz menos dependente ou servo de Cristo nem lhe lança no “mundo”.

C.S.Lewis foi capaz de produzir uma variedade incrível de escritos – tanto os ficcionais como os teológicos – porque era um leitor voraz, entre seus livros preferidos estavam “O Peregrino” de John Bunyan e “A Rainha Das Fadas” de Edmund Spencer, um cristão e um anti-cristao, lia ainda os evangelhos apócrifos porque se interessava pela narrativa criativa, mesmo essa não contendo verdade.

O prazer que Lewis tinha pela leitura formou o escritor que nos deixou obras como “As Crônicas de Narnia”, “O Problema do Sofrimento”, “Cristianismo Puro e Simples” e muitos outros livros.

Ele não parecia temer apreciar algo “secular” ou usava frases de efeito para reafirmar sua fé e vida de serviço a Cristo.

Esse temor em apreciar o “secular” não é sinal de maturidade espiritual, pelo contrário mostra apenas uma tendência em se deixar escravizar por dogmas humanos criados por pessoas legalistas, ou revela um temor em perder a fé ou ainda um condicionamento pelo marketing do grande mercado gospel.

É igualmente triste em todas as hipóteses, pois se na primeira ficamos a mercê da religiosidade castradora de homens legalistas e seus dogmas criados com intuído exclusivo de controlar pessoas que deveriam ser livres em Cristo, a outra é fruto de pouco aprofundamento na fé, nos fundamentos de doutrinas Bíblicas e no próprio relacionamento com Deus, como disse Jesus “a casa foi construída sobre a areia e não sobre a rocha” (Mateus 7:24 a 27), e a terceira esconde um problema sério que é uma industria formada por cristãos e imitadores de cristãos – que segundo Frank Schaeffer não podem na maioria das vezes ser distintos uns dos outros – formando e doutrinando cristãos modernos.

O cristão que conhece a Verdade não deveria temer apreciar algo só porque não foi desenvolvido nos guetos evangélicos, como reflete Frank Schaeffer em seu livro “Viciados em Mediocridade”, “os cristãos deveriam ser os que menos se sentem ameaçados por novas idéias artísticas, pela experimentação, por correr riscos, de olhar e apreciar o que o outro lado tem a dizer. Se os nossos pés estão solidamente enraizados na verdade, podemos observar o mundo com confiança, prazer e realização.”

Na verdade o cristão deve ter cuidado com o que é produzido nos guetos evangélicos, que muitas vezes vem carregados de heresias disfarçadas e facilmente confundidas com espiritualidade, por abaixar a guarda – já que se trata de material confeccionado por nossos “irmãos” – ficamos expostos a muita coisa que vai contra o ensino das Escrituras, e poucos tem sido como os bereanos, que como nos tempos do apostolo Paulo iam verificar “se as coisas eram mesmo assim”(Atos 17:11).

A falta de esforço e dedicação também podem vir disfarçados de espiritualidade quando cristãos querem lançar sobre a oração a responsabilidade de seu desenvolvimento artístico.

Para alguns a oração deixou de ser um relacionamento com Deus e passou a ser um amuleto ou uma abstração da realidade.

Para muitos cristãos dizer “estou orando” significa dizer “não quero fazer a parte que me cabe nisto” emendando logo algum jargão do tipo “tudo posso naquele que me fortalece” e segue trabalhando obras medíocres que só são aceitas mediante o marketing da industria gospel, caso tenha esse fator ao seu lado.

Orar em todo tempo significa ter relacionamento com Deus e esse relacionamento logo ensina que Ele se agrada do trabalho e da dedicação como podemos ver no principio da criação:

“E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Genesis 2:15).

“Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome” (Genesis 2:19).

A preguiça e a falta de interesse genuínos pelas artes trabalham contra o artista cristão, não há desenvolvimento sem suor, como disse Picasso “arte é 20% inspiração e 80% transpiração”, se queremos ter relevância nos meios da cultura e das artes vamos precisar fazer mais do que usar jargões desgastados e fingir espiritualidade.

Fábio Q no Solomon1 (Via Razoavel)

4 comentários:

  1. Caro Hermes, mais uma vez meus sentimentos se assemelham aos teus. Como músico, tenho sim a pessoa de Jesus como meu modelo e objetivo, mas vejo que os olhos dos artistas enxergam o por do sol da mesma maneira que os meus. Isso não me diminui nem me enaltece. Isso mostra que o amor de Deus está disponível para todos assim como as belezas naturais admiradas pelos Homens.
    Lembro que nos tempos antigos, na grécia, um escravo era proibido de obter conhecimento qualquer pois, os gregos acreditavam que se um escravo acumulasse conhecimento, iria descobrir que não deveria aceitar a sua condição. Então, as correntes seriam prisões inúteis uma vez que em sua mente ele não aceitava mais ser subjugado.
    Note que esse era o pensamento grego.
    Tempos mais tarde, encontramos em Jesus uma importante revelação: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!" - Que te parece, caro Hermes, seria Jesus conhecedor das mais antigas filosofias? Intrigante e verdadeiro..
    Usemos então, o que aprendemos a cada novo dia, para tornar a sociedade melhor e mais próxima da realidade do chão em que pisa, sem desmerecer a fé genuína, característica dos que se esmeram em servir a Deus e dar a Ele alegria e não vergonha!

    Grande abraço!

    Gildo

    ResponderExcluir
  2. Olá Hermes,
    Sempre que tenho oportunidade, seja dirigindo os estudos na EBD ou ministrando o louvor nos cultos, destaco um detalhe importante: temos que saber diferenciar Música, Louvor e Adoração. Os três, apesar de caminharem juntos às vezes, têm sua atuação independente também. A música pode ser de louvor para a adoração, mas a adoração não é apenas o louvor a Deus e nem sempre depende da música para acontecer.
    Em relação ao que Gildo disse acima, tudo indica que Jesus era conhecedor sim, da filosofia clássica. Isso é notável por conceitos usados por ele como "hipocrisia", "ética" e a própria "verdade".

    Sejamos conscientes em nossa Fé e não manipulados por costumes e crenças pessoais de lideranças absolutistas.

    Ah, e muito obrigado pela citação do Razoável. Me espelho muito na atitude de pessoas como você e o Danilo para tentar fazer a diferença em meio ao falso evangelismo que tem destruído o verdadeiro cristianismo.

    Em Cristno,
    Abner Phillip

    ResponderExcluir
  3. Missionário Barbosa7:27 AM

    Irmão Hermes, graça e paz de Jesus Cristo de Nazaré.
    O texto citou Atos 17.11, e gostaria de deixar meu comentário amem?
    Deus te abençõe Hermes, Homem Valoroso de Jesus Cristo de Nazaré.
    Atos 17.11 diz:
    Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em tessalônica, por que de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
    " EXAMINANDO CADA DIA NAS ESCRITURAS."
    " A BÍBLIA DIZ: ERRAIS POR NÃO CONHECER AS ESCRITURAS E NEM O PODER DE DEUS ".
    O exemplo do cristãos bereanos serve de modelo para todos quantos ouvem os pregadores e ensinadores expondo as Escrituras.
    Nenhuma interpletação ou doutrina deve ser aceita sem exame.
    Pelo contrário, tudo deve ser examinado cuidadosamente mediante o estudo pessoal com a revelação através do Espírito Santo nas Escrituras Sagradas "chamada Bíblia".
    A palavra traduzida " EXAMINAR " no grego é
    ( anakrino ), siginifica " PENEIRAR PARA CIMA E PARA BAIXO; FAZER UM EXAME CUIDADOSO E EXATO ".
    A pregação bíblica deve levar os ouvintes a se tornarem estudantes da bíblia a "Sagrada Escritura do Deus vivo".
    A veracidade de toda doutrina deve ser averiguada de conformidade com a Palavra de Deus; leia Efésios 2.20.
    No livro de atos 17.20 diz:
    Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam.
    " DEUS ANUNCIA NO TEMPO DA IGNORÂNCIA A TODOS OS HOMENS DA TERRA QUE SE ARREPENDAM ".
    No passado, antes do pleno conhecimento de Deus manifesto à raça humana através de Jesus Cristo, Deus deixou impune a ignorância humana quanto à sua pessoa, bem coma boa parte do pecado humano; leia Romanos 3.25.
    Agora, com a plena e perfeita revelação de Deus através da vinda de Jesus Cristo, a Palavra de Deus ordena a todos que se arrependam e creiam em Jesus Cristo como seu Senhor e salvador.
    Não haverá exceção, pois Deus não tolerá os pecados de quem quer que seja.
    Todos devem analizar as Escrituras, analizar a si mesmo e abandonar seus pecados, ou serão condenados ao lago de fogo e enxofre.
    O arrependimento, está bem claro, é essencial à salvação e vida eterna através de ser confessados a Jesus Cristo de Nazaré; leia Mateus 3.2.
    "LEMBREM-SE, ESTAMOS VIVENDO DIAS DO EVANGELHO PARALELO QUE NÃO É O ORIGIANAL DE JESUS CRISTO NAS IGREJAS.
    TOMEM MUITO CUIDADO COM O EVANGELHO DA NOVA ERA QUE ESTÁ SENDO PREGADO, PARA NÃO CAIR NO ERRO E IREM PARA O LAGO DE FOGO E EXOFRE.
    EXAMINEM A ESCRITURA ORIGINAL, A BÍBLIA SAGRADA MEDIANTE A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, PARA NÃO SER PRESA DE SATANÁS COM SEU ENGANO!

    ResponderExcluir
  4. Missionário Luiz8:25 AM

    Bispo Hermes, paz de Jesus Cristo seja com o irmão e todos os seus.
    Hermes, gostaria de concluir o comentário do Missionário Barbosa meu companheiro de ministério de evangelização as todos os povos amém?
    O missionário Barbosa citou Ef 2.20b,e vou acrescentar os versículos 21,22 que fala o seguinte:
    edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina, no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
    A igreja somente poderá ser genuína se for alicerçada na revelação infalível, inspirada por Jesus Cristo aos primeiros apóstolos.
    - Os apóstolos do Novo Testamento foram os mensageiros originais, testemunhas e representantes autorizados do Senhor crucificado e ressurreto.; veja em Ef 2.20. Foram a pedras fundamentais da igreja, e sua mensagem encontra-se nos escritos do NT, como o testemunho original e fundamental do evangelho de Jesus Cristo, válido para todas as épocas.
    - Todos os cristãos e igrejas locais depedem das palavras, da mensagem e da fé dos primeiros apóstolos que não está acontecendo nos dias de hoje nas chamadas igrejas instituições religiosas que viraram financeiras, e estão esquecendo o Verdadeiro evangelho original de Cristo sendo pregado evangelho segundo homens conforme estão registadas, historicamente em Atos e nos seus escritos "o Verdadeiro evangelho".
    A autoridade deles é conservada no Novo Testamento. As gerações posteriores da igreja tem o dever de obedecer à revelação apostólica e dar testemunhos da sua verdade. O evangelho concedido aos apóstolos do NT, mediante o Espírito Santo, é a Fonte permanente de Vida, Verdade e Orientação à igreja do Deus Vivo.
    - Todos os cristãos e igrejas físicas serão verdadeiros somente à medida em que fizerem o seguinte:
    (a) Incluindo os ensinos dos discípulos, aceitar o ensino e revelação originais dos apóstolos a respeito do evangelho, conforme o Novo Testamento registra, e procura manter-se fiéis a eles; veja em At 2.42.
    Rejeitar os ensinos dos apóstolos É rejeitar o próprio Senhor Jesus; veja em João 16.13-15; I Co 14.36-38; Gl 1.9-11.
    (b) Continuar a missão e ministério apostólicos, comunicando continuamente sua mensagem ao mundo e à igreja, através da proclamação e ensino fiéis, no Poder do Espírito Santo; veja em At 1.8; 2 Tm 1.8-14; Tt 1.7-9.
    (c) O cristão professo, não somente deve crer na mensagem apostólica, mas também defendê-la e guardá-la contra todas as distorções ou alterações.
    A revelação dos apóstolos, conforme temos no Novo Testamento, nunca poderá ser substituída ou anulada por revelação, testemunhos ou profecia posterior; veja em At 20.27-31; I Tm 6.20.
    Lembrem-se nos últimos dias em que vivemos, o joio, o falso profeta é que está ditando as ordens do falso evangelho da Nava Era nas igrejas, os Seguidores do anticristo da Nova Ordem Mundial.
    Vigiai povo do Deus Vivo!

    ResponderExcluir