quinta-feira, julho 08, 2010

10

Você sabia por que o lenço no túmulo de Jesus estava dobrado?

Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Eu nunca havia detido minha atenção a esse detalhe.

Em João 20.7, está relatado que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.

Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara (João), e disse ela: "Eles tiraram o corpo do Senhor, e eu não sei para onde eles o levaram."

Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado.

Isso é importante? Definitivamente. Isso é significante? Sim.

Para poder entender a significância do lenço dobrado, você tem que entender um pouco a respeito da tradição hebraica daquela época.

O lenço dobrado tem a ver com o Amo e o Servo, e todo menino judeu conhecia a tradição.

Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria.

A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição.

Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos e sua boca, limparia sua barba, embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo, o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei".

Poucos sabem disso:

Se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ou enrolado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa, porque o lenço nesta situação queria dizer:

“Eu voltarei!"

Um pequeno detalhe, pelo qual o recado nos foi dado claramente! Jesus também usou as "tradições" para passar um recado: Ele vai voltar. O lenço ainda está dobrado! O banquete ainda não terminou, ou melhor, vai ser realizado mesmo lá no céu! Maranata!


A-BD (Via Assem-bereia)

10 comentários:

  1. Barbosa9:08 AM

    Meu Irmão AMADO EM JESUS CRISTO,HERMES! GRAÇA E PAZ DAQUELE QUE VIVE E REINA PARA TODO SEMPRE;JESUS CRISTO DE NAZARÉ.
    Meu irmão,que belo texto,mas gostaria de concluir algumas palvaras se o Irmão me permitir ok?
    MAS LEMBRE-SE! NUNCA DEIXE DE FALAR À VERDADE, QUE É À PALAVRA DE DEUS,PORQUE ELA É VIDA PARA OS PERDIDOS,E VIDA ETERNA.
    AS PERSEGUIÇÕES VIRÃO POR PREGAR O EVANGELHO DE SALVAÇÃO,PORQUE PRIMEIRO PERSEGUIRAM À JESUS,E NÓS TAMBÉM SEREMOS PERSEGUIDOS POR AMOR DE SUA PALAVRA.
    MAS A NOSSA VITÓRIA É CERTA,ATRAVÉS DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO O SANTO,O CORDEIRO DE NAZARÉ.
    Concordo com o irmão,no livro de João 20.7 diz: e que o lenço que tinha estado sobre a sua cabeça não estava com os lençóis,mas errolado,num lugar à parte.
    ESTAVA CONSUMADO.
    O sofrimento e a agonia de Jesus,ao prover a redenção da humanidade caída,chegaram ao fim e a sua obra de redenção fora consumada.
    Jesus suportará o castigo dos nossos pecados e abrira o caminho da Salvação para TODOS ver nos livros de Mateus 27.50; lucas 23.46.
    E Jesus,clamando outra vez com grande voz,entregou o espírito.
    Os sofrimentos de Jesus Cristo,décima fase. Jesus profere suas últimas palavras,brandando alto: "ESTÁ CONSUMADO- TERMINADO "Ver no livro de João 19.30.
    Esse brado significa o fim dos seus sofrimentos e dos nossos,e a consumação da obra da redenção. Foi paga a dívida do pecado humano,e o plano da Salvação cumprido.
    Feito isto,Jesus faz uma oração final: PAI,NAS TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO.
    IRMÃO HERMES,EU SÓ QUERO E CANTAR,E PREGAR ESSE EVANGELHO GLORIOSO DE JESUS.
    EU AVISTO UMA TERRA FELIZ,ONDE EU IREI PARA SEMPRE MORAR.
    IRMÃOS,VALE APENA SOFRER PERSEGUIÇÕES PELO EVANGELHO,POR JESUS CRISTO,E SUA PALAVRA DE SALVAÇÃO.
    PRINCIPALMENTE,PELAS ALMAS PERDIDAS.
    CONCLUÍNDO: No livro de Tiago 5.19 diz: Irmãos,se algum de entre vós se tem desviado da Verdade,e alguém o converter,saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá multidão de pecados.( Ou seja morte eterna, separação de Deus).

    ResponderExcluir
  2. Barbosa11:55 AM

    Irmão HERMES,houve erro de digitação escrevi no início do comentário palvaras,e deve ser escrito PALAVRAS.
    Se possível,o irmão poderia corrigi-lo.
    OBRIGADO PELA SUA GENTILEZA.
    DEUS TE ABANÇÕE.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:17 PM

    Á paz do senhor Jesus!, que texto maravilhoso, esclarecedor e inspirado para nossa edificação espiritual.
    Caro Bispo Hermes, há uns dois meses atrás começei a visitar seu blog e nunca mais parei, ele é uma excelente ferramenta para nós obreiros.
    Parabéns pelo ministétrio que Deus tem lhe concedido, pois através de ti todos nós somos abençoados.
    Abraços no amor de Cristo. PB. João Eduardo - Assembléia de Deus Min. Belém - SP.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5:03 PM

    Olá, graça e paz,
    gostei do post, já ouvi falar também que o pano dobrado é sinal de organização, o Senhor nada deixava desorganizado pois o que passava pela mão dele sempre deixava exemplo, a sinal dos nossos cristãos de hoje que mal se preocupam em ser organizados.
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Já sabia... Mto bom esclarecer isso pra todos os cristãos. É mais um "detalhe" bíblico muito interessante! (E olha que aprendi isso na Universal hein rsrss)

    ResponderExcluir
  7. Caro Hermes, um membro de HaDérech postou uma mensagem privada para mim sobre esse assunto do lenço dobrado com o seguinte teor:

    Segundo a Profª Aila, do fórum CATES (Ensinando de Sião - mjbi-brasil@yahoogrupos.com.br) a história do LENÇO DOBRADO é pura ficção e não há nada na cultura judaica sobre tal história. O verbo grego "entulísso" pode significar
    torcer, enrolar ou entrelaçar.

    ResponderExcluir
  8. Lindo, amei vou postar no meu blog, não sabia disso! Parabéns, Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  9. A paz,

    Interessante, mas segundo o que o comentário do "Sola Scriptura", fico em dúvida. Talvez caiba uma averiguação. Bom, quanto a um ensino que ouvi, o lenço dobrado foi relatado por João com o objetivo de demonstrar que o corpo de Jesus não havia sido roubado, mas de fato ressuscitado, pois que ladrão pararia para dobrar o lenço? Argumento bastante consistente na minha opinião, sobretudo considerando a importante e dorsal mensagem da ressurreição para a igreja primitiva (como também para nós). Quanto à aplicação da passagem, mencionada em comentário acima, penso que devemos ser mais profundos na análise do texto, pois não penso que houve o menor interesse do autor (também não da parte do Senhor) em falar sobre organização.
    DEle, por Ele e para Ele.
    P.S. Opa, achei um texto aqui no blog (CSI: Deus está nos detalhes) que parece concordar com o que havia escutado no ensino que citei. Ainda não o terminei de ler.

    ResponderExcluir
  10. Não penso assim. Pq? Pq o pano não estava dobrado, mas enrolado/torcido/entrelaçado, no original, "tolisso".
    Acredito que o destaque feito pelo autor bíblico (João) tinha o objetivo de evidenciar a favor da ressurreição. Como assim? Bem; quem quer que tivesse supostamente roubado somente o corpo (sem a panagem) deveria no mínimo desenrolar (ou cortar) o sudário que envolvia a cabeça de Jesus. Como o sudário ainda estava enrolado, isso evidenciaria a ressurreição e o novo corpo de Cristo. O "lugar à parte" (ARA), poderia muito bem indicar/caracterizar a localização do sudário, distinguindo-o dos outros panos que envolviam o corpo.

    ResponderExcluir