terça-feira, julho 06, 2010

2

Você já pecou hoje?

Não somos pecadores porque pecamos... mas pecamos porque somos pecadores. A Bíblia diz que o pecado nos rodeia de perto, e isso nós sabemos muito bem. Entendemos como pecado, tudo aquilo que a Palavra chama de pecado. Hoje quero pensar com você sobre um tipo de pecado praticado diariamente pela esmagadora maioria dos crentes.

Leia as palavras do apóstolo Tiago e decida você mesmo, qual o nome podemos dar a esse pecado.

"Aquele, pois que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado." Tg 4.17

Qual é o nosso problema? Por acharmos que não estamos fazendo o mal, temos por encerrada nossa devoção. Mas a Palavra não pára por aí. A Bíblia declara categoricamente que "aquele que sabe fazer o bem e não faz, peca"!! Não fazer o mal é a metade da verdade, ou seja, uma mentira inteira. Não fazer o mal e fazer o bem é a verdade por completo. Vou lhe dar um exemplo do absurdo do descaso a que chegamos. No capítulo doze de Romanos e versículo treze, está escrito:

"Comunicai com os santos nas suas necessidades..."

Sabe o que fizeram com esse versiculo? Deram a seguinte explicação: "Se você estiver passando por necessidade, comunique aos santos"... Imagine o irmãozinho passando necessidades e ter que agir como mendigo na igreja, pedindo pelo amor de Deus que o ajudem!!? A Bíbllia nunca quis dizer isso, muito pelo contrário. O que o texto está dizendo é que devemos compartilhar com os santos em suas necessidades. Quando a Bíblia diz que é melhor coisa dar do que receber, está simplesmente reafirmando uma lógica humana. É horrível pedir. Não parece, mas exige-se muito mais fé de quem recebe do que o contrário. Ao receber, deve-se estar com o coração limpo para não deixar a tristeza de precisar tomar conta da alma. Não bastasse a humilhação de não ter para dar, ter de se expor ao ridículo para pedir, o miserável do irmão ainda é acusado de incrédulo. Para justificar sua irresponsabilidade social, a igreja ataca os necessitados com a máxima de que, se tivessem fé realmente não estariam onde estão e teriam pra contribuir.

Chego à conclusão que precisamos de menos fé e mais responsabilidade social. Menos fé e mais pão. Menos fé, e mais agasalho. Menos fé e mais remédio. Fé demais não cheira bem, lembra do filme? O discurso do juízo final já está revelado na Bíblia pelo próprio Senhor Jesus. E pra quem imagina palavras de condenação inéditas proferidas pelo Juiz, enganou-se, Ele já deixou o discursso pronto há dois mil anos. Leia:

"Tive fome, não e me deste de comer; tive sede, e não me deste de beber, era estrangeiro, e não me hospedastes; estive nu, e não me vestistes; adoeci, e não me visitastes; estive na prisão, e não fostes ver-me" (Mt 25.42-43).

Você já pecou hoje?

2 comentários:

  1. Aracy7:59 PM

    O pastor acabou de traduzir tudo o que eu penso.Belo texto e muito coerente.
    Aracy.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Hermes, poderia até contestar suas palavras, sei que você não me negaria esse direito, no entanto minha consciência não me daria o direito de contestar os versículos bíblicos em que elas estão coerentemente amparadas.
    Em Cristo:
    Amarildo.

    ResponderExcluir