segunda-feira, julho 12, 2010

16

Bruno, o Levita e o Valor da Vida

A Bíblia conta a história de um levita, em Juízes 19, que saiu errante com sua concubina e tendo chegado em Gibeá, passou ali a noite. Depois de permanecer na praça, um homem velho efraimita que morava em Gibeá lhe deu guarida. Porém, os moradores daquela região cercaram a casa, insistiram e tomaram sua companheira (do levita) e abusaram dela sexualmente até ao amanhecer. Não resistindo, veio a falecer. Seu companheiro a esquartejou e enviou pedaços de seu corpo às doze tribos. O ocorrido causou grande indignação dos filhos de Israel para com os habitantes de Gibeá e houve guerra entre eles.

Alguns, hoje, advogam que aquele levita estava fora do plano de Deus e por isso tudo aquilo sobreveio a ele. Nossas teologias igrejeiras têm a teimosa mania de relacionar toda as tragédias aos pecados das vítimas. Esquecem que o contexto (capítulos 17 a 21) fala de um período de apostasia, de um povo que servia a Deus, mas deixou-se corromper pelos costumes pagãos e enfoca a violência de uma gente sem rei e sem lei (v.1). Naquele tempo todos faziam o que queriam porque Sansão teve o seu ministério encurtado por conta de sua desobediência e foi ceifado cedo, antes de cumprir seu tempo de juiz. O peregrino não queria passar a noite em cidades que não fossem de Israel, por isso escolheu aquela cidade, mas infelizmente Gibeá estava tomada da violência e crueldade, típicas dos antigos moradores cananeus. Em Lucas 13.1-5, o Senhor Jesus mostra claramente que homens bons e maus morrem de igual modo, e todos devem se arrepender igualmente. Ele próprio não tinha pecado e morreu tragicamente numa Cruz para nos salvar. E o que dizer dos apóstolos, cuja história relata que morreram todos martirizados? E Estevão? E Paulo? E Policarpo? e Jonh Huss?

Assisti, no Jornal Hoje, um lamentável levantamento de quanto o jogador Bruno, goleiro do Flamengo, clube carioca, poderia acumular de riquezas se continuasse jogando. Disse o especialista que se permanecesse no Brasil, acumularia 40 milhões de reais e se fosse transferido para o exterior poderia chegar aos 100 milhões. Esta é a realidade da sociedade e do mundo em que vivemos. Em pleno processo investigativo, onde o esportista é suspeito de haver mandado matar uma ex-namorada, a rede Globo de Televisão teve a brilhante ideia de calcular quanto o homem perderá em dinheiro. Alguém na emissora citada poderia citar quanto vale a vida da Eliza? A dor dos pais dela? As consequencias sobre a vida da criança que hoje completa cinco meses de vida? Os resultados psicológicos na vida dos participantes desse crime bárbaro, como o adolescente que presenciou toda a cena e confessou que não consegue deixar de ver Eliza?

Quanto vale a vida? Quanto vale uma alma para o Reino de Deus? Ou vamos brincar de determinismo agora e dizer que foi assim porque não era para ela ser salva mesmo, afinal era uma "modelo" ou que participou de filmes adultos e por isso mereceu esse tipo de morte? Morte descrita com requinte de crueldade, nem mesmo visto nos filmes de Mel Gibson. Disse o delegado que as últimas palavras da moça teriam sido: "Eu não aguento mais apanhar". Ninguém diz isso sem antes ser maltratada como um verme, um bicho. Li nos muitos jornais de nosso país que os criminosos teriam desossado o corpo (como um animal, um boi de frigorífico), dado sua carne para cães de raça rottweiler e depois concretado os ossos para não serem descobertos.

A investigação ainda corre, mas quero chamar a atenção para o que o ser humano sem Deus é capaz de fazer. E agora não importa tanto se o Bruno foi abandonado pelos pais quando bebê e criado pelos avós. Conheço muita gente abandonada em portas de casas de estranhos que crescem e são pessoas de bem. Os calvinistas estão certos quando falam de depravação total ou os arministas quando alegam que foi parcial? E por que a Igreja é tão omissa enquanto o assunto comove a nação inteira e não se pronuncia contra ou a favor? Alguém pode alegar que não pediram nossa opinião e por isso não nos metemos em questões que não nos dizem respeito.

Sou muitíssimo a favor de que a igreja ore pelo mundo, pelas pessoas, pela salvação, pelas autoridades, pelos reis da terra, pela paz de Israel e de Jerusalém, mas também sou a favor de que a igreja vá a público para dizer que é contra esse tipo de violência, contra o pecado, contra a corrupção, contra as fichas sujas dos políticos e das convenções das igrejas evangélicas, inclusive. Não uma igreja que sai às ruas para fazer movimento com som de trio elétrico para chamar atenção para sua denominação e sua suposta influência na sociedade, enquanto seus líderes são presos não por amor a Cristo, mas por outras causas desprezíveis. Não sou a favor de uma igreja que marcha de um lado para o outro da cidade, mas não marcha para o Céu.

Neste ano de eleições, infelizmente, temos que reconhecer que boa parte de nossos políticos nada fazem para o bem-estar da sociedade. A maioria deles defende os interesses de suas denominações, dá títulos de cidadania a pastores que estão em eminência e coloca nome de cristãos destacados, segundo seus interesses particulares, em ruas de suas cidades, enquanto deveriam criar e votar leis mais justas, contra a violência e a desigualdade social. Quanto custa um mandato político? Quanto custa ser eleito? Quanto vale um voto? Quanto vale a vida da concunbina do levita errante? Quanto vale a vida da Eliza? Quanto vale a vida do nenen? E a do menor infrator? E a do Bruno? Quanto vale a vida dos executores? Quanto vale uma alma?

Eliza não era mais pecadora que qualquer outro cidadão para merecer uma morte bárbara. O ser humano é mau desde sua mocidade e é capaz de praticar os crimes mais hediondos e inimagináveis. Somente o Evangelho de Jesus poderia converter os moradores de Gibeá. As leis não vão extinguir o pecado, mas com certeza vão impedir o avanço da barbarie. E quem sabe as emissoras de televisão e os formadores de opinião teriam um coração mais humano, mais solidário, e repensassem o ser humano em termos de vida e não de valores.

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

16 comentários:

  1. Querido Hermes,

    A Paz!

    Sei que não é muito ético fazer comentário do texto de própria autoria, porém, quero agradecer sua iniciativa em republicá-lo. Foi bom isso acontecer, pois fiquei conhecendo (para além do Genizah) mais do seu trabalho no YouTube, Twitter, etc.

    Fica aqui minha gratidão e admiração por seu trabalho.

    Abraço.
    No Amor de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Franclécio Parente9:38 PM

    Muito interessante, e concordo com o que foi escrito, temos mesmo que pensar nas almas, pensar quanto custa uma Vida independente de como ela vive, seja ela o que for, UMA VIDA PARA O SENHOR CUSTA MUITO CARO E O PREÇO FOI PAGO LÁ NA CRUZ.. Abraçoo

    ResponderExcluir
  3. Caro Pr. Guedes, graça e paz!

    Seus comentários são sempre bem-vindos aqui, inclusive em seu próprio post. rs
    Obrigado por nos brindar com um texto tão rico e sensato, tratando de um assunto tão complexo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pastor Hermes meu irmão e Pastor Guedes, terminei de ler com lágrimas nos olhos. Acabei de voltar da academia que frequento. Lá, entre os muitos aparelhos ouvi alguns homens defendendo o Bruno e chamando a moça de "vagabunda', farrista e outros adjetivos piores.

    Não tive coragem de me meter. A conversa era num cantinho. Mas confesso ao terminar de ler este artigo que fui covarde. fui exatamente esta igreja omissa que você denunciou.

    Temos que nos posicionar. Parabéns pelo post. Parabéns pela "post"ura.

    Marcus Vinicius
    Graça e paz, sempre
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Paz de Cristo irmão Hermes, estava sumido daqui, mas seus, embora excelentes como estes, na maioria são grandes e tenho acessado em pequenos intervalos, mas esse aqui eu li, muito show, parabéns.
    Um texto que nos induz á reflexão e á um posicionamento imediato, pois nos convoca á uma atitude imediata, além da coerência de nossos pensamentos, porque em crimes como esse, a carne aflora e se não estivermos em Cristo, acabamos fazendo coro á multidão como se o amor de Cristo não pudesse mudar, salvar, restaurar, perdoar, enfim, acabaríamos gritando para que ele tambem fôsse morto cruelmente.
    Tambem busco a prática Cristá no dia a dia e tambem luto para que isso se extenda á todas as áreas da sociedade, como o irmão sempre explana muito bem.
    Enquanto não muda muita coisa, vamos fazendo nossa parte. Abração e Paz.

    ResponderExcluir
  6. Paz ao Pr. Guedes e ao Bp. Hermes,

    Muito pertinente as colocaçoes levantadas no artigo, ontem por exemplo, substitui o professor da classe de discipulado e falei justamente sobre este caso, em especial sobre o Bruno, pois muitas vezes temos o mau costume de achar que Deus nao perdoa certos pecados, falei-lhes que Deus perdoa sim pecados e que ele e capaz de transformar uma pessoa como o Bruno em um instrumento para o crescimento do Reino, afinal somos salvos pela Graça e onde abunda o pecado a Graça de Deus superabunda.

    Que Deus nos abençoe e nos ajude a exercer um dom tao negligenciado, o de exercer misericordia.

    Ednaldo.

    divinitatisdoctor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Hermes eu achei o texto muito interessante e concorda em partes!!! È claro que Eliza não merecia morrer por ser uma pecadora, mais infelizmente a Biblia diz que o salário do pecado é a morte,e eu tenho certeza que Jesus já deve ter se anunciado a ela, antes que isso acontecesse, pois Deus é oniciente Ele sabe de tudo que vai acontecer nas nossas vidas e eu creio que Ele deve ter dado a ela a escolha que todos nós temos de aceitar Jesus ou não!!! E pelo o que vejo ela não aceitou. Deus é educado Ele não obriga ninguém a segui-lo eu também achei o crime dela barbaro, mais até hoje o crime que mais me chocou foi o da menina Alanis Maria de 4 anos que foi estrupada e espancada por um mosntro!! É meio complicado sabe por que por sermos humanos ainda não conseguimos amar como Jesus nos ama ao ponto de perdoar um pecador como o Bruno ou esse estrupador e os outros que participaram dessa história toda, por que para mim quando você pergunta quanto vale a alma dele? sinceramente para mim não vale nada. E infelizmente ou felizmente Deus não é só amor Hermes Ele é justiça também! Para mim quem mais importa nisso tudo é a criança algo que era para ser uma benção na vida deles serviu de motivo para uma morte cruel! É ai que vemos o quanto o homem é podre longe de Deus! Essa criança ja herdou uma maldição hereditária que oro de coração para que Jesus seja anunciado e ele e sua história possa servir de testemunho para nós através de Cristo Jesus!!! E lhe dou a mão quanto as atitudes de nossas igrejas é isso que tenho falado e clamado a onde esta a verdadeira igreja de Cristo? a onde estão os profetas do Senhor? Tá na hora de nos unirmos e pregar a verdade do evangelho. Se os politicos roubam na nossa cara e ainda usam o nome de Cristo para propagarem seus nomes nas eleições, se os homossexuais fazem parada gay para defederem seus direitos que sinceramente eu não concordo, se as igrejas com teologias baratas e falsas da prosperidade fazem a marcha para Jesus para arrecadarem dinheiro vendendo camisas personalizadas! Por que nós não podemos fazer o nosso protesto, o orgulho de ser verdadeiramente Cristão o orgulho de poder abrir nossos lábios e dizer que não aceitamos o que a sociedade nos impõem, o orgulho de poder dizer que a Globo é uma emissora usado pelo o diabo, para trazer prostituição, morte, ganância e soberba para as nossas casas!! Eu não discordo com vc nisso de forma alguma vc esta correto demais nisso!!! A verdade Hermes é que a igreja de Cristo esta morta!!! Precisamos resucita-la!!!
    O que eu não entendo na biblia é o porque que a mulher do levita foi morta dessa forma se o errante era o levita? Da mesma forma que questiono de onde veio a mulher de Caim? Tem algumas coisas na biblia que me deixam dúvidas! Preciso urgente de um curso de teologia!

    Seu blog é uma benção
    Fique com o Espirito Santo

    ResponderExcluir
  8. Prezado Hermes:

    Primeiramente parabéns por publicar o excelente texto do Francisco Guedes. Esse lamentável epsódio chocou o país, mas em pouco tempo esqueceremos dele porque outro ainda pior terá aparecido (se é que dá pra imaginar em algo pior).

    Essa é uma lamentável prova impírica da Depravação Total do homem. Mas, esse assunto nos leva a pensar em outro extremamente polêmico: será que não é hora de repensarmos sobre a pena de morte? Faz-se justiça realmente quando alguem mata com esse requinte de crueldade e permanece vivo?

    Gostaria de convidá-lo e a todos os seus leitores para lerem e comentarem o post: "O CASO ELIZA SAMUDIO, O CÂNCER DA IMPUNIDADE E A PENA DE MORTE COMO ÚNICO REMÉDIO DE PROMOÇÃO DA JUSTIÇA. In:

    www.filosofiacalvinista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não queria polemizar, mas é mais forte que eu...então, rsrs, vamos lá..Entender que os homens, enquanto seres do "sexo masculino" falem palavras pouco lisonjeiras à tal moça vítima de seu algoz, e em alguns lugares os filems "B" q aesta protagonizava, em um circo de horrores completo, estejam sendo disputados atapa nos camelódromos da vida, eu até entendo. Mas é muito simplista, ao meu ver, a explicação oriunda por parte de uma mulher de que "o salário dopecado é a morte", sim eu creio piamente nisto, porém , o restante do versículo diz "o dom gratuito de Deus é a vida". Nada substitui o valor de uma alma, uma vida, neste contexto. Nada sei sobre os "cuidadores" dos personagens desta história dantesca, e se o círculo familiar destes contribuiu para o que transformou-se essa crônica de morte anunciada, o que sei é que a muher, é sim a grande vítima dessa história toda, a mim, tanto quanto pecadora como ela ("Todos pecamos e estamos destituídos da glória de Deus"), porém redimida pelo sangue de Cristo, e por ele justificada, não cabe julgar-me, seguindo a metáfora do Mestre ao liberar a mulher adúltera de seus acusadores. Os filmes adultos, a vida pregressa, a obsessão por Bruno, sem dúvida selaram seu destino, mas, como disse Cristo: "Atire a primeira pedra aquele que não tem pecado" e todos deixaram as pedras de lado.

    ResponderExcluir
  10. Elidia, confesso que fiquei chocado com a colocação da irmã. Especialmente quando ela diz que de uma forma simplista que se ela morreu é porque já teve a chance de conhecer Jesus e não aceitou.

    É por estas e outras e que estou escrevendo um artigo onde rejeito os que rejeitam os desprezados deste mundo.

    Eliza Samúdio era uma pecadora. Necessitada de amor e misericórdia. Asim como eu, assim como você. Ela não precisava de abuso e violência.

    Graça e paz, sempre.
    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6:29 PM

    O Bruno já foi condenado?

    ResponderExcluir
  12. Sim, pela mídia, por pessoas sem misericórdia alguma, pelos aproveitadores, etc.

    Resta a ele o processo legal. Mas parece que para muitos isto é outra coisa.

    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
  13. Há uma profunda necessidade evangélica de parametrizar tudo, principalmente o ato e a prática da oração, Ex: vamos orar pelo mundo, cf. o texto supra, todavia, não houve no Senhor Jesus fazer com que o seu comportamento fosse regido por parâmetros e/ou pensamentos sentimentais religiosos, haja vista uma de suas principais orações ao Pai - "eu rogo por eles. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus (João 17:8). Tudo indica que se deseja atualmente uma atitude mais politicamente correta da parte dos "evangélicos", até mesmo em situações tais como a focalizada.

    ResponderExcluir
  14. Rodrigo, o que sria uma atitude politicamente correta neste contexto?

    ResponderExcluir
  15. Orar pelo mundo. Na prefalada passagem bíblica Jesus não pede pelo mundo (politicamente incorreto hodiernamente), pede tão somente pelos seus, porquanto são igualmente pertencentes ao Pai.

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo,

    Será que Paulo estava apenas sendo politicamente correto quando disse: "Exorto, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças POR TODOS OS HOMENS"(1 Tim.2:1)?

    ResponderExcluir