quinta-feira, junho 03, 2010

6

Marcha soldado, cabeça de papel

marchaHoje acontece mais uma edição do megaevento conhecido como “Marcha pra Jesus”. Milhões de pessoas saem às ruas e avenidas da maior cidade da América Latina para… para o quê mesmo? Ah sim… para dar uma demonstração da força do povo evangélico.

Entre trios elétricos e gritos de guerra, lá vai o rebanho, já devidamente tosqueado, como aqueles soldadinhos da propaganda das baterias duracell.

Eu estava aqui nos EUA em 1991, quando li pela primeira vez uma matéria sobre a “March For Jesus” realizada nas ruas de Londres. Não havia trio elétrico, nem palanque com políticos ávidos por votos. Eram apenas cristãos com violões e outros instrumentos acústicos, dando testemunho de sua fé. Confesso que me identifiquei imediatamente. Parecia coisa de hippie. rs

Mas quem diria que quando o movimento fosse exportado para o Brasil, alcançaria o status de mega? Para rivalizar com ele, somente o Dia da Decisão da IURD e a Parada Gay.

Estou curioso pra saber quem vai subir ao palanque. Será Dilma ou Serra? E quanto ao candidato ao governo do Estado de SP? Quem será o “ungido do Senhor” da vez? Quem será o novo “José do Egito”?

Enquanto políticos desfilam nos palanques e trios, os soldadinhos de Gezuis balançam a cabeça, consentindo com esta vergonha.

Alguns cristãos conscientes e subversivos resolveram promover manifestos silenciosos durante a marcha. Preocupo-me com sua integridade física. No mínimo, serão desmoralizados por quem estiver em posse do microfone. Serão chamados de endemoninhados, hereges, filhos do capeta, e afins. Espero que logrem despertar a consciência de alguns.

Nossa igreja preferiu tomar outro caminho. Em vez de comparecer à marcha, seja em apoio ou em protesto, decidimos promover uma marcha particular. Sem estardalhaço, discretamente, nosso povo foi convidado a comparecer na Hemorio para participar de nossa campanha de doação de sangue (Dia dos Braços Estendidos). Não são muitas as pessoas que comparecem. Em uma das edições, chegamos a levar cerca de 100 pessoas. Já imaginou se aquelas ‘milhões’ de pessoas que marcham pelas ruas das metrópoles brasileiras, resolvessem estender os braços para doar sangue? A Hemorio teria estoque para muitos anos. E se fossem mobilizadas para socorrer as vítimas da injustiça social? Que estrago não fariam! Se o tema dessa “marcha” fosse a ética, contra a corrupção na política, ou mesmo em favor da justiça? Quantos compareceriam?

Pelo jeito, o que atrai realmente as pessoas é o oba-oba. Elas vão para assistir os astros da música gospel, ou simplesmente para estravasar.

Não vejo qualquer problema com a marcha em si. O que me incomoda é a motivação dos organizadores, e a motivação de quem participa. Se em vez de terem “cabeça de papel”, os soldados que lá marchassem demonstrassem ter cabeça pensante, tudo seria diferente.

P.S.:

O site da igreja que promove o evento publicou a seguinte reportagem acerca do início da marcha de hoje:

O trio elétrico com o Apóstolo Estevam Hernandes e Bispa Sônia parou sobre o Rio Tietê para mais um momento de oração. “Vamos orar sobre estas águas para que Deus acabe com a miséria desta cidade e mude a história desta nação. Vamos profetizar e denunciar todo o vício e a miséria”, declarou o apóstolo. Durante a oração, ele lembrou que Jesus foi levantado para destruir as obras do diabo. Ele orou: “Tú és o Senhor de toda a bênção e dos milagres. Declaramos que depois dessa marcha, este país não será mais o mesmo. Que este poder e unção entre em cada casa e que esta terra, o Brasil, seja bendito! A Ti, Jesus, seja a glória, o poder, o domínio e a majestade. Amém!”

Finalmente! Agora tudo vai mudar! O rio Tietê ficou limpo de um minuto para o outro, representando a transformação que o Brasil vai experimentar de hoje para amanhã. Só mesmo tendo cabeça de papel para acreditar nisso. O que vai mudar o Brasil não são palavras proféticas como essa, mas o trabalho honesto e perseverante de gente disposta a fazer a diferença em sua própria esfera de atuação.

Entre tietes e tietês, parece que a igreja brasileira se perdeu no meio de sua marcha histórica.

6 comentários:

  1. Anônimo1:37 PM

    "...E quem não marchar direito, não vai entrar no céu"!!!
    É Hermes, essa "marcha" se parece uma grande caminhada de cegos com seus "cães guias"!
    Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Ele deve ter orado para o gênio da lampada mágica. O que podemos fazer e mudar, Ele O Verdadeiro Deus, Pai de Nosso Senhor e Salvador Jesus, JAMAIS FARÁ. E não serão algumas palavras fora de contexto e crendo em crendices que mudará alguma coisa. Vamos ver no que isso vai dar.

    ResponderExcluir
  3. Querido Hermes, graça e paz em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. É notório que os pastores são os mesmos de sempre, as ovelhas, coitadas, creio que a maioria com Deus no coração, e cheias de boas intenções, fazem parte do povo deste mundo, que cristão ou não, sempre se transformam em massa de manobra na mão de homens de consciência cauterizada. Paulo já nos alertava em: 1 Tm 4 :1-2 “ Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada,”.
    Quanto à solução, concordo com você, tem que começar em nossa esfera de atuação, ou melhor, dentro de nossa igreja, nosso bairro, nossa cidade e daí por diante. Até porque nós simples mortais não contamos com a midia que muitos tem na mão.
    Em Cristo:
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  4. Não sei se eu estou errado, mas a Marcha Para Jesus não seria ao mesmo tempo um protesto à Marcha Gay?
    Na mesma linha de pensamento "Se o mundo tem...o gospel tem que ter também"...

    Graça e paz
    www.sementedarenovacao.com

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3:54 PM

    É tanta hiprocrisia...pastores sendo adorados, marchas sem fundamento...enquanto isso o verdadeiro sentido do evangelho está se perdendo, oportunidades passando entre os dedos.

    Concordo plenamente, temos que agir!

    Parabéns Bispo,quem dera se alguns tivessem essa visão!

    Graça e Paz a todos!

    ResponderExcluir