sábado, junho 09, 2012

3

Daltonismo espiritual
















Por Hermes C. Fernandes

Os poderes das trevas prometeram ao homem que tão logo comesse do fruto que lhe fora vetado por Deus, seus olhos se abririam. Ledo engano. Tal atitude de desobediência acarretou-lhe verdadeira cegueira espiritual. De fato, seus olhos se abriram, mas para a maldade.

Até então, o homem só conhecia o bem. Nada que acontecesse à sua volta era tido por mal. Toda a criação era boa. Ele a enxergava com as lentes do amor de Deus. Mas agora, o mundo lhe parecia tenebroso e assustador. O homem passava a enxergar também o mal. Seu foco saiu da luz para as sombras. Não por ter ocorrido uma mudança na criação à sua volta. A mudança mais significativa aconteceu em seu coração, termo usado pela Bíblia para “consciência”. Com o coração corrompido, a consciência cauterizada, o ser humano passaria a fazer uma leitura dualista da realidade. Se antes tudo era bom, agora, a criação era dividida entre coisas boas e más. Daí o surgimento da esfera conhecida como inconsciente. O homem precisaria de um porão para a sua alma, onde pudesse armazenar muitas de suas experiências, principalmente aquelas que não gostaria de lembrar.

O afastamento da luz produz sombras, e a sua completa ausência produz trevas.

Foi o contato com os poderes das trevas, representados pela serpente, que o desviou da comunhão com seu Criador, mergulhando-o nas densas trevas da ignorância e da maldade.

Surgia então o dualismo. O “BEM” original fora substituído pelo binômio “bem/mal”. Até os animais passaram a ser classificados entre ‘puros’ e ‘impuros’.As cores vivas da natureza ficaram como que desbotadas, e homem tornou-se espiritualmente daltônico.[1]

Cristo Se entregou em sacrifício na Cruz para reverter isso. Por meio do mais nobre gesto de amor, Cristo desvenda nossos olhos, fazendo com que a criação recupere a sua santidade original. De maneira que Paulo pôde declarar: “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os corrompidos e descrentes. Antes a sua mente como a sua consciência estão contaminados” (Tt.1:15). O sangue de Cristo tem o poder de purificar nossa consciência (Hb.9:14), e assim, transformar nossa cosmovisão[2]. Passamos a enxergar a criação como ela realmente é: boa.

Alguns crentes primitivos, ignorantes acerca da obra reparadora da Cruz, ainda se submetiam às categorias da Lei, classificando a criação entre aquilo que era santo, e o que era profano, puro e impuro. Paulo diz que tais crentes estavam se apostatando da fé, “dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm cauterizada a própria consciência, que proíbem casamento (por classificarem o sexo como algo impuro), e ordenam a abstinência de alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de suarem deles com ações de graças; por que tudo o que Deus criou é BOM, e não há nada que rejeitar” (1 Tm.4:1-4).

A vida recupera seu colorido original quando a enxergamos sob o prisma da Cruz. Não há nada profano, mal, vulgar. Tudo é santo à medida que serve ao propósito para o qual foi criado. Profanar algo é pervertê-lo, usando-o para o mal, e assim, atribuindo-lhe um significado maligno.

O que torna algo santo é a sua relação com o Criador. Uma vez que todas as coisas que há no céu e na terra foram reconciliadas com Ele por meio de Sua Cruz (Col.1:20), logo, concluímos que tudo é santo. Afinal, “dele e por ele e para ele são todas as coisas” (Rm.11:36). A harmonia entre o Criador e a criação promove a santificação de tudo quanto existe.

Deve ter sido um choque para Pedro, quando o Senhor lhe apareceu em visão, ordenando que ele matasse e comesse animais que eram vetados pela dieta prescrita na Lei Mosaica. Ao esquivar-se da ordem dada pelo Senhor, alegando que jamais havia ingerido coisa imunda, Pedro ouviu do Senhor: “Não faças imundo ao que Deus purificou” (At.10:15). Com efeito, Cristo resgatou a santidade original da criação.

Será que após a Cruz, a carne de porco se tornou menos danosa à saúde humana? Acredito que não. A purificação aqui é de caráter subjetivo, e não objetivo. Como vemos, desde que comeu da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, o homem teve a sua consciência danificada. A partir daí, a realidade passou a dividir-se entre coisas puras e impuras, santas e profanas, espirituais e materiais. Mas na Cruz, todo dualismo se desfaz. Céu e Terra se unem novamente para aqueles cuja consciência fora purificada pelo sangue do Cordeiro. Na verdade, Céu e Terra jamais se separaram objetivamente. Assim como nunca houve, objetivamente, coisas puras e coisas imundas. Tais distinções eram frutos da consciência corrompida pela vaidade. É Paulo quem nos garante: “Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesmo imunda. Mas se alguém a tem por imunda, então para esse é imunda” (Rm.14:14). E mais:“Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os corrompidos e descrentes. Antes a sua mente como a sua consciência estão contaminadas” (Tt.1:15).

[1] Daltonismo - Espécie de cegueira que nos impede de enxergar as cores

[2] Cosmovisão – Maneira como vemos o mundo.

3 comentários:

  1. Anônimo10:45 AM

    Daltonismo espiritual é a cegueira diante do Reino que Cristo trouxe aos homens pela Graça novo testamentária.
    No Universo celestial o qual habitamos tudo é multicolorido e sagrado por natureza. Tudo foi criado para a completa satisfação e alegria humana. Deus não criou nada com selo de proibição aos que andam na luz.
    O daltônico espiritual é o que não percebe a multiforme coloração gira solar e alegria da atmosfera que Deus matizou e perfumou neste imenso quadro paradisíaco que brilha mais e mais das auroras até o crepúsculo, num infinito e Eterno rodízio cronológico solar que pontua badalando um presente Eterno de iluminação continua Universal.

    ResponderExcluir
  2. Missionário Luiz1:46 PM

    Bispo Hermes, graça de Jesus Cristo seja com o irmão e todos os seus!
    Este versículo que o irmão citou em Tt 1.15, se possível quero deixar minha opinião ok?
    TODAS AS COISA SÃO PURAS; Tito 1.15.
    É provável que o apóstolo Paulo esteja falando a respeito da pureza ritual segundo as leis judaicas sobre alimentos; vejam em Mt 15.10,11; Mc 7.15; 1 Tm 4.3-5.
    Alguns ensinadores estavam obcecados em fazer distinções entre comidas "puras" e "impuras" e ensinavam que a devia observância dessas coisas era essencial à verdadeira justiça.
    Desconheciam o verdadeiro caráter moral, a pureza interior e a justiça exterior; vejam em Tt 1.16.
    O apóstolo Paulo ressalta que se a pessoa é moralmente pura, para ela a distinção entre comidas "impuras" e "puras" não tem importância moral.
    Paulo não está se referindo a coisas ou ações moralmente erradas, mas apenas à pureza cerimonial dos judeus.

    ResponderExcluir
  3. Daltonismo espiritual é a cegueira diante do Reino que Cristo trouxe aos homens pela Graça novo testamentária.
    No Universo celestial o qual habitamos tudo é multicolorido e sagrado por natureza. Tudo foi criado para a completa satisfação e alegria humana. Deus não criou nada com selo de proibição aos que andam na luz.
    O daltônico espiritual é o que não percebe a multiforme coloração gira solar e alegria da atmosfera que Deus matizou e perfumou neste imenso quadro paradisíaco que brilha mais e mais das auroras até o crepúsculo, num infinito e Eterno rodízio cronológico solar que pontua badalando um presente Eterno de iluminação continua Universal.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir