sábado, maio 01, 2010

5

A Arca do Passado e a Arca do Futuro

Duas notícias me chamaram a atenção na semana passada. A primeira é sobre a localização do que seria parte da Arca de Noé feita por um grupo de investigadores turcos e chineses. O achado foi localizado no Monte Ararat, no Leste da Turquia, perto da fronteira com o Irã.

As análises realizadas pelos exploradores, pertencentes a uma organização evangélica, demonstraram que o pedaço de madeira com 38 milímetros encontrado teria 4800 anos, idade que coincide com a data de construção da Arca de Noé apontada pela Bíblia. Foi usado o método do carbono 14, um dos mais rigorosos que se conhece. O investigador alemão Gerrit Aalten, que também integrou a expedição ao Monte Ararat, considera que “há uma grande quantidade de evidências sólidas de que a estrutura encontrada é da lendária Arca de Noé”. Ponto para os criacionistas! Agora poderão esfregar na cara dos incrédulos a veracidade dos textos bíblicos! Será que isso realmente é motivo para celebrar?


A segunda notícia fala de outra Arca.

    Um projeto patrocinado pelo governo da Noruega recebeu o apelido de “Arca de Noé”. Trata-se de cofres feitos especialmente para armazenar sementes, caso algum dia a Terra sofra algo parecido com uma catástrofe natural ou nuclear, e já possuem mais de 500 mil tipos de sementes.

    Localizado sob uma montanha, na ilha de Svalbard, na Noruega, o Global Seed Vault (ou o Cofre de Sementes Global) foi aberto em fevereiro de 2008 e armazena sementes – para que as espécies não estejam perdidas se algum desastre acontecer.

    De acordo com cientistas responsáveis pela manutenção do Global Seed Vault, se não encontrarmos um jeito de manter as plantações durante o aquecimento global, os humanos terão sua sobrevivência ameaçada.cofre-sementes-global

    Enquanto arqueólogos evangélicos e criacionistas se preocupam em preservar a credibilidade dos textos sagrados, investindo milhões em excursões em busca de relíquias bíblicas, cientistas, em sua maioria ateus e evolucionistas, se esmeram no afã de garantir o futuro das próximas gerações. É o que Jesus disse: “Os filhos deste mundo são mais prudentes em sua geração do que os filhos da luz” (Lc.16:8b). Palavras do Mestre, não minhas.

    Não temos que nos preocupar em comprovar a veracidade histórica dos episódios narrados nas Escrituras. Se o Espírito Santo não infundir a fé no coração dos incrédulos, nem a mais precisa comprovação científica o fará. Deveríamos, antes, nos preocupar com o futuro, somando esforços com aqueles que já se empenham por ele. Urge repensarmos nossa escatologia dentro de uma perspectiva de esperança, afetando assim a maneira como tratamos assuntos práticos como política, economia, preservação ambiental, avanço científico, cultura, etc.

    5 comentários:

    1. Ponto de vista interessante...

      Eu também entendo que nenhum achado arqueológico é capaz de produzir fé no coração dos que não crêem.

      O pessoal pode até dizer que isso apenas comprova que "A Epopéia de Gilgamesh" tinha um fundo de verdade, mas crer na Bíblia ou em Deus... nem mesmo diante de milagres (Jesus que o diga, ele sofreu rejeição mesmo com tantos sinais e maravilhas realizadas) as pessoas chegarão à fé; talvez até creiam na veracidade dos sinais (talvez afirmem que foram forjados), mas não em Deus.

      É isto.

      ResponderExcluir
    2. Anônimo1:56 PM

      Paz do Senhor pastor Hermes Fernandes, realmente já tinha conhecimento de ambos os assuntos. tanto da antiga como da nova arca.

      Porém, não creio que este assunto pode ser tratado como prova, pois o inimigo usará de outra forma para debochar e apagar a palavra de Deus da mente das pessoas.

      Já se sabe o mapeamento completo da cidade que se criou nas redondezas da antiga arca, no nordeste brasileiro se encontrou Peixes Petrificados nas montanhas das cidades.

      Na serra catarinese se encontraram peixes de água salgada petrificados também (Por volta de 1.500 m de altura), porém as pessoas se perguntam, de onde vieram tanta água.

      No ultimo capítulo de Zacarias, o 14, Deus disse que a terra onde Jesus iria passar em jerusalém, se separaria e o Espírito de Deus iria por toda a redondeza da terra. Incrívelmente, há uma falha tectônica nessa região. e outra...

      Quando ocorre um terremoto, a terra se move e o chão se eleva. um exemplo é o Brasil e a África, que se separam cerca de um centímetro ao ano, dizem que se você deixar crescer sua unha, o tanto que ela crescer, será a distancia que o Brasil se distanciou da África neste período.

      Acho muito interessante este assunto... xD

      Fica com Deus

      ResponderExcluir
    3. Barbosa9:50 PM

      Irmão Hermes,eu não acredito que seja a arca de Noé.
      No dilúvio,a água elevou-se a ponto de cobrir "todos os altos montes,que havia debaixo de todo céu"
      ver Gn 7.19,20;a terra inteira foi coberta pelas águas.
      Isto significa um dilúvio universal,e não apenas uma gigantesca inundação local,confinada a uma pequena porção da da terra
      ver 2 Pe 3.6.
      Foi somente depois de 150 dias que a água começou a baixar ver Gn 7.24.
      A arca finalmente repousou numa das montanhas de arará( na Armênia),a uns 800 km de onde começou o dilúvio ver Gn 8.4,E a arca repousou,no sétimo mês,no dia dezessete do mês,sobre os montes de Ararate.Interessante que fala nos montes Ararate no plural,qual monte ela está!Onde fica Ararate!
      ver em 2 Pe 3.6.
      Meu irmão Hermes,uns dizem que a arca de Noé está na turquia,outros já dizem e tem certeza que está na Armênia.
      Há dúvidas em que País a arca de Noé está,ou seja ninguem sabe,só Deus.
      Está escrito que o mundo antediluviano "pereceu".
      Esta palavra sugere que,divido às tremendas convulsões ocorridas na terra,sua topografia antediluviana foi grandemente modificada,tanto física quanto geologicamente,em relação à terra que agora existe ver 2 Pe 3.7.
      Onde está esta arca meu irmão Hermes! Vc deve saber!Me fala ok?
      O que vejo,esta arca de Noé é mais um mistério de Deus.
      Como foi o corpo de Móises,que Deus escondeu,e ninguem sabe onde está.
      Como foi a arca da aliança,que ninguem sabe onde está.
      Também outro mistério,onde está Elias e Enoque,porque eles subiram vivos como homens comuns pecador,e no céu não entra pecado.
      É meu Irmão Hermes,vou ficar naquela que diz: não tentais desvendar os mistério de Deus.
      As coisa ocultas pertence a Deus,as reveladas aos homens.
      Fique na Paz de Jesus de Nazaré.

      ResponderExcluir
    4. Prezado Bispo, não encontrei outro canal de entrar em contato com V.S.ª, estou fazendo um estudo sobre a carta à igreja de éfeso, no apocalipse.
      Se puder queria contar com sua ajuda.

      ResponderExcluir
    5. Lauriza e Romerio, recomendo a leitura do blog apocalipsedesvendado.blogspot.com
      Há um capítulo inteiro dedicado às cartas de Apocalipse.

      Obrigado a todos pelos comentários enriquecedores.

      ResponderExcluir