terça-feira, abril 27, 2010

2

Pedofilia e religiosidade: Reflexões sobre o abuso sexual de menores

Os escândalos provocados pelas denúncias de abuso sexual por parte de membros do clero é algo que choca a humanidade. Isso nos lembra que há muita gente indefesa, que vive oprimida por uma mentalidade que desconhece a dignidade do ser humano e que, ainda que a afirme, a vulgariza. Mas ela é apenas uma face – cruel, sem dúvida alguma – da dura face como são tratados os oprimidos e desvalidos da humanidade. O trabalho infantil, o tráfico de menores, a prostituição infantil, a falta de acesso à escolaridade, a desnutrição são as outras faces de uma mesma realidade.

O problema é que a pedofilia praticada por membros do clero é encoberta por uma moralidade que está baseada num equívoco: o engano da afirmação de uma moral que valoriza a submissão e constrói a ideia um sujeito dócil e servil. No fundo, esse é o ingrediente, por um lado, para a exploração e manipulação do outro por parte das estruturas de poder. Por outro, gera o sentimento de angústia e desespero por parte de quem sofre tal ação, indefesos que nos tornamos diante da banalização das relações.

A pedofilia, na verdade, não é um mal contemporâneo. Os antigos mestres gregos escolhiam seus discípulos pela sua formosura. Os exploradores colonialistas usavam suas mulatas e mucamas. Acredito até que eu não existiria, já que minha avó materna, descendente de indígenas do sul, foi seduzida na sua pré-adolescência por um imigrante italiano e se tornou mãe aos 13 anos de idade. Isso não quer dizer que antes não fosse um mal. Apenas não se avaliava as consequências de tal atitude na vida de uma criança que teve a sua infância roubada.

Elevada à categoria de crime, nos atinge a todos. Coloca em suspeição quem tem o dever de servir como guias para uma humanidade que anda errante, como ovelhas sem pastor. Expõe a nossa fragilidade, revela a facilidade com que podemos sofrer o engano e nos torna indefesos diante das estruturas de poder. Por isso que os casos de pedofilia praticados por religiosos devem ser tratados como crimes pela sociedade e não devem passar impunes. Não importa quem os pratique: sejam eles padres, bispos, monsenhores, monges, religiosos ou não.

O que precisa ficar claro é que a pedofilia não é uma questão relacionada com o fenômeno religioso. Não é o celibato que provoca isso (embora eu não seja um celibatário). Não é o homossexualismo que provoca isso (embora alguns casos de abuso envolvam pessoas do mesmo sexo). Ela tem a ver com a maneira como a sociedade entende a relação com o outro, fundada num sentimento hedonista extremado e individualista. Ela nos agride porque mexe com a maneira como estamos tratando a geração futura. Ela nos choca porque nos sentimos indefesos, incapazes de encontrar sentido para as nossas próprias fragilidades. Ou a gente muda a maneira como entendemos a nossa condição humana e nossas relações ou não há quem nos possa defender.


Texto de Irenio Silveira Chaves (Via Filosofia e Espiritualidade)

2 comentários:

  1. CARO IRMÃO;HERMES FERNANDES.
    PAZ DE CRISTO.
    Gostaria em primeiro lugar enaltecer e lhe dar honra,a bíblia diz dai honra a quem tem honra...eu tenho acessado acompanhado o seu blog,e tenho me alimentado dos textos escritos por você dentro do contexto exegese bíblico;com muita propriedade e sabedoria lhe dada pelo espírito santo do senhor.Tenho acompanhado,no blog,GENIZAH,PAVABLOG,FRUTO DO ESPÍRITO E OUTROS...Te confeço que tenho gostado muito estou satisfeito com a maneira clara e intrépida,verdadeira ortodoxa, bíblica;que estão expondo a visão de Reino e a sã doutrina,desmascarando esses fariseus hipócritas,vendilhões usando o evangelho para comercializar,ficando milionários esta casta maliguina,que só emporcalham o nome de Cristo e do povo, cristãos evangélicos,verdadeiros.Fazendo alusão aos 7mil que Deus reservou que não se dobraram a baal,nos tempos do "profeta Elias"hoje esse movimento virtual via blogs,tem surtido um efeito devastador,uma arma mortal contra esses canalhas,falsos profetas,desmascarando-os colocando em xeque essas hierarquías, igrejas de satanás e seus comparsas,lideranças...Precisamos continuar focados avançando com esta postura corajosa,firme coesa aniquiladora, e extirpar essas hordas sincretista,ecumênicas,enraizadas nas igrejas Brasileiras.abraços fica na paz de Cristo.Evang.Rubem Almeida.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:29 PM

    gosteii muito!

    ResponderExcluir