quarta-feira, março 31, 2010

10

Shekiná? Tô fora!

É normal ouvirmos em nossos cultos, congressos, seminários, a palavra “Shekiná”. Desde adolescente ouço esta palavra na igreja. Pregadores a usam com freqüência. Os “ministros do louvor” têm o hábito de usá-la. Temos até um cântico muito conhecido: “Derrama a tua “shekiná” sobre nós.

Agora pergunto: De onde tiramos a palavra “shekiná”? O que significa esta palavra? Será “shekiná” uma expressão encontrada nas Escrituras?

Começando pela última pergunta, a palavra “shekiná” não é encontrada em nenhum lugar das Escrituras! Penso que você neste momento está perplexo. Esses dias atrás, pregando em uma grande igreja aqui em São Paulo, falei sobre isto no púlpito e imagine a reação do plenário, bem como dos obreiros. Após o término do culto, várias pessoas me pararam e diziam: “Pr Marcelo, já ouvi “pregadores de renome” falar isso! Faz tantos anos que ouço todos falarem desta palavra “shekiná”, será mesmo que o sr não está enganado?

Exatamente aqui reside nosso problema. Nós ouvimos os “grandes pregadores” falarem, e aceitamos tudo. Não procuramos pesquisar, averiguar, perscrutar. Tudo o que é novidade, e é falada por alguém de “peso”, nós aceitamos e logo começamos a falar. Falta em nosso meio, cristão bereanos, que analisam a cada dia as Escrituras, para verem se está correto ( At 17.11).Notemos que era Paulo que estava pregando! Homem de cultura invulgar, conhecedor de toda lei judaica, e acima de tudo, um dos maiores pregadores que o mundo conheceu. Ora, se Paulo teve que passar no crivo dos bereanos, o que dizer de nossos pregadores? Serão estes maiores que Paulo?

Mas voltando ao assunto da palavra “shekiná”, este vocábulo não aparece na Bíblia Judaica [ Tanakh] nem no N.T, sendo uma palavra derivada da raiz hebraica -נ -כ- ש (sh-k-n), cujo significado é "habitar", "fazer morada". Se perguntarmos a qualquer irmão, o que significa esta palavra, todos dirão: "a glória de Deus, presença de Deus". Acontece que, “shekiná” não significa nada disso! O vocábulo “glória” no hebraico é “kavod” – o peso da glória de Deus.

A Shekiná, como uma idéia concreta, aparece só na literatura literatura rabínica, havendo somente "alusões" a esta presença divina, no meio do povo de Israel, na Torá, quando Deus disse ao seu povo :

וְעָשׂוּ לִי מִקְדָּשׁ וְשָׁכַנְתִּי בְּתֹוכָֽם׃: Ve Asu Li Mikdash Ve ShakhantiBetocham

- "e fareis um santuário para Mim, e
habitarei no meio deles (dos israelitas)"[1];"וְשָׁכַנְתִּי בְּתוֹךְבְּנֵי יִשְׂרָאֵל, וְהָיִיתִי לָהֶם לֵאלֹהִים" - "e habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei-lhes por Deus"[2]; e יְהוָה צְבָאֹות הַשֹּׁכֵן בְּהַר צִיֹּֽון׃ "o Eterno dos exércitos, aquele quehabita em Sião"[3].


Conclusão

Vimos por meio deste singelo estudo que a palavra “shekiná”não está nas Sagradas Escrituras. Aprendemos também que“shekiná” não significa : glória, presença de Deus. Ela vem da raiz “shakhan” que significa – habitar, fazer morada. Esta idéia de “skekiná” aparece somente na literatura rabínica, onde os judeus cabalistas [4] começaram a usá-la a partir do séc XIII. Devemos estar sempre prontos a aprender e não ir além da Escritura. Foi o que Lutero disse para Erasmo: “ A única diferença entre eu [ Lutero] e você [Erasmo] é que eu me coloco debaixo da autoridade das Escrituras, e você se coloca acima dela.

No amor de Jesus, Pr Marcello de Oliveira

Notas:

[1] Exodo 25.8
[2] Exodo 29.45
[3] Isaías 8.18
[4] Cabala é um sistema religioso-filosófico que investiga a natureza divina. Kabbalah (הלבק QBLH) é uma palavra de origem hebraica que significa recepção. É a vertente mística do judaísmo.

Texto de Marcello de Oliveira, Teólogo, escritor e Hebraísta (Via A Supremacia das Escrituras)

10 comentários:

  1. Muito boa a aula, show.
    Realmente existe uma par de termos que são ditos e nem conferimos, o que não deveríamos, pois temos que analisar as escrituras sempre.
    Um forte abraço e Paz.

    ResponderExcluir
  2. Interessantissímo! Já imaginou quantos termos usamos em nossa liturgia, que de acordo com a etimologia da palavra podem estar totalmente fora de contexto! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Barbosa9:46 AM

    Meu irmão Hermes a Paz do SENHOR JESUS.Já está mais calmo!parece que está! Glórias a Deus!
    OBS:A expressão"glória de Deus" tem emprego variado na Bíblia.
    Realmente a palavra shekinah não está em nenhum versículos na Bíblia.
    A glória de Deus também se refere à presença visível de Deus entre seu povo,glória esta que os rabinos de tempos posteriores chamavam de shekinah,shekinah é uma palavra hebraica que significa "(HABITAÇÃO DE DEUS)",empregada para descrever a manifestação visível da presença e glória de Deus.
    Moises viu a shekinah de Deus na coluna de nuvens e de fogo Êx13.12.
    em Êx 29.43 é chamada " minha glória"
    o equivalente da glória shekinah no NT é Jesus Cristo que,como a glória de Deus em carne humana,veio habitar entre nós Jo 1.14.
    A glória shekinah de Deus,no entanto era conhecida do seu povo nos tempos bíblicos.E etc.
    Concordo com o irmão.
    Mas a glória de Deus é o verdadeiro shekinah que está dentro de nós.
    Fique na Paz do Senhor Jesus de Nazaré.

    ResponderExcluir
  4. Como fazem falta mais bereanos em nossa época.

    Damos graças a Deus por homens que investigam "se é assim que está escrito", que não se deixam levar por ondas de modismos e invencionices.

    Damos graças a Deus pelos homens que investigam a fundo e trazem à tona a verdade que alguns insistem em deixar bem lá no fundo. O que Deus faz com nossos pecados "eles" fazem com a verdade!

    Pastor Hermes, bom estudo,e que Deus abençoe o Pr Marcelo cada vez mais.

    ResponderExcluir
  5. Shalom!

    1. Amado Bp Hermes, agradeço a postagem do texto em seu prestigiado blog!

    Nele, o Méler Ha Kavod (Rei da glória) e NUNCA Méler Ha Shekinah!

    Pr. Marcello de Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Muitos dos nossos líderes são iguais a papagaio, falam (repetem mecanicamente)o que ouvem sem pesquisar, meditar, etc. Os que fazem isso, não tendo cargo eclesiástico de peso são logo taxados de rebeldes, que trazem confusão na congregação, revolucionários, que são agentes de satanás infiltrados na igreja. Agora, imaginem só, agentes do mal que agem como os bereanos, expondo se for o caso, o engano de varias pregações em nossos púlpitos.
    Tem uma de quase cem anos no Brasil e o irmão poderia trazer algum esclarecimento ao povo de Deus que é sobre o verso em que Jesus diz a Pedro "... e as portas do inferno não prevalecerão contra minha igreja!" em que a maioria dos pastores interpretam como se o inferno estivesse invadindo e entrando na igreja. Nunca vi porta andar.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Hermes,
    Já estou seguindo o seu blog e estou colocando ele no meu blog para que outras pessoas possam vê-lo lá.
    No meio cristão e fora dele, é preciso de mais pessoas como você.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Hermes. O reino é mais do que comentaram.
    gostaria de adquirir o DVD ou livro sobre o assunto.
    Favor entrar em contato.
    ditoraoficinadasletras@gmail.com
    Um abraço viu?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:50 AM

    Desculpe mais o senhor falou algumas coisas que nao condiz. 1º na realidade a palavra Shekna nao tem tradução certa para o portugues, ela no hebraico e uam palavra feminina. denotada a uma presença, e mau traduzida como habitar. na realidade toda essa teologia barata tenta. quebrar o verdadeiro estudo da tanach, o senhor fala que e hebraista, nunca foi nem sera, 1º nunca leu sefer hatemukah, 2º nunca fez escola habinica para tal, muito menos estudou talmud.
    o que o senhor saber com todo respeito. e o engano que sobrou da igreja catolica que mais matou judeus no mundo. meu povo tem sobrevivido a muitas coisas por que D'us. e D'us. e Um. e não deuses que vocês tanto adoram
    o senhor fala de lutero?!
    incrível nao fugi das escrituras. Mais lutero. e bem claro quando fala. Devemos queimar todos os judeus.

    belo amor seu cristão.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:12 AM

    interessnte! os crentes são muito alienados qualquer coisa que um pastor diz, eles ja estão repetindo atrás ...


    valeuuuuu

    ResponderExcluir