segunda-feira, novembro 03, 2014

28

Questões sinceras sobre Deus (Afinal, perguntar não é pecado...)


Por Hermes C. Fernandes

Recebi um e-mail recentemente com perguntas sinceras acerca de Deus. Embora tenha me pedido para respondê-lo por e-mail, resolvi publicar suas questões por acreditar que sejam as mesmas que estejam incomodando a muitos outros.

O que estiver em itálico, são as questões. Abaixo de cada uma delas, minha tentativa em respondê-las.

Vamos a elas:

Questão: Não entendo o por que de Deus ter feito a criação, especialmente o homem. Já ouvi muitas vezes gente falando que foi porque Ele queria que experimentássemos a vida, que era pra louvarmos a Ele e etc. Agora vem o problema: Todas essas explicações me parecem muito egoístas. Sendo Deus o todo poderoso e auto-suficiente, Ele não se sentiria sozinho na eternidade, Ele não precisava de nós. Ai Ele resolve criar bilhões de pessoa pra louvá-Lo, pra experimentar a vida e tal. Mas esquecemos que dessas bilhões, digamos que (chutando baixo) 30% delas não aceitaram a Jesus e morreram. Assim elas passarão a eternidade em sofrimento. Já que Deus é onisciente, Ele sabia que isso aconteceria. Eu, no lugar dEle, desistiria de criar a humanidade. Grande parte dela vai se perder, isso é muito sofrimento. Não me entra na cabeça isso.

Resposta: Egoísta, Deus? Por quê? Por querer compartilhar a vida com outros seres além d'Ele mesmo? Isso é egoísmo? Ele não nos criou por precisar de nós. Como você mesmo disse, Ele é auto-suficiente. Pai, Filho e Espírito Santo jamais poderiam sentir-Se sozinhos num relacionamento eterno de amor. Nem tampouco nos criou para testar Sua criatividade, para auto-afirmar-Se, ou coisa parecida. Ele nos criou porque Ele é amor. E o amor O faz desejar compartilhar com outros que existam fora do círculo trinitário.

Você diz que no lugar de Deus, desistiria de criar a humanidade, já que uma boa porcentagem dela se perderá. Trazendo esta questão para o cotidiano: você desistiria de comer porque parte do que você come é eliminado pelo sistema excretor? Eu sei que minha analogia não é perfeita, e chega a ser grotesca, porque comemos por necessidade, enquanto Deus não tem a necessidade de criar. Porém, o amor é uma força propulsora muito maior que a fome. É o amor que O impele a criar, apesar de todos os riscos. Cada um de nós é um sobrevivente entre bilhões de espermatozóides que disputaram um único óvulo. Você deixaria de desejar ter um filho por causa disto? Que bom que você não é Deus, hein? Se fosse, não estaríamos aqui trocando idéias.

Questão: Já que Deus é criador de tudo, ele criou o inferno e todas as "regras" que dizem que se não O seguirmos e não o aceitarmos vamos sofrer eternamente. As vezes isso me dá a impressão de um Deus ditador e repressivo. Tipo "se não fizeram o que mando vão sofrer". É outra coisa que não me encaixa na minha cabeça.

Resposta: Observe uma noite estrelada. Milhares de estrelas podem ser vistas à olho nu, tendo como pano de fundo um enorme espaço vazio, que se nos apresenta como um breu. Sem este contraste, jamais distinguiríamos a luz das estrelas. O equilíbrio do universo repousa sobre os contrastes. O que contrastaria com um prazeroso paraíso, senão um inferno de tormentos? Sem a existência do inferno, o Universo inteiro seria um enorme inferno, uma terra sem lei. A própria existência seria uma impossibilidade se não houvesse regras. Seres morais necessitam de parâmetros, de um sistema que incentive o bem, enquanto iniba o mal. Deus não criou o mal. Deus criou o bem. O mal nada mais é do que a ausência do bem. Deus não criou as trevas, mas a luz. As trevas são a ausência da luz. Da mesma maneira, o inferno é a alienação da fonte primeva da vida. Por isso, está destinado àqueles que decidiram viver para si mesmos, em vez de viver para o próximo, e sobretudo, para Deus. Aliás, o que você acharia se seus filhos o classificassem como "um ditador repressivo", simplesmente por não deixá-los fazer o que lhes dá na gana? Quem ama, impõe limites, visando o bem da pessoa amada. Quem ama, castiga, porque se importa.

Questão: O chamado Eu Sou e que a Bíblia diz que não muda nunca me parece dois deuses totalmente diferente no novo e no velho testamento. O velho, ele chega a ser cruel matando muitos povos que nem o conheciam. Já no novo, Ele é todo um paizão. Eu sei aquele negocio de pactos diferentes com a humanidade antes de depois de Jesus, mas isso não me é justificativa suficiente. Já que Deus é onipotente, ele poderia ter lidado com as coisas diferente na época do Velho Testamento.

Resposta: Como nos relacionamos com nossos pais? Quando crianças, eles nos castigavam, nos obrigavam a comer o que não queríamos, nos faziam ir pra cama mais cedo, etc. Depois que crescemos, embora não tenham deixado de ser nossos pais, passamos a nos relacionar com eles de maneira diferente. Lembro da primeira vez em que meu pai me chamou pra conversar. Enquanto dirigia, ele se desabafou comigo. Nunca havia conhecido aquele lado mais humano de meu pai. Fiquei surpreso quando me disse: Filho, preciso de alguém com quem conversar...e você agora é um homem e pode me compreender. Percebe a diferença?

No Antigo Testamento, Deus estava lidando com uma humanidade mergulhada num narcisismo infantil. Por isso, tinha que usar de rédeas curtas, severidade exacerbada, dureza. Mas depois de nos haver enviado o Espírito de Seu Filho, tornamo-nos espiritualmente maduros. Sobre isso, aconselho que leia as seguintes passagens: Gálatas 4:1-7; Colossenses 1:12; Efésios 4:14.

Espero ter-lhe ajudado, meu irmão. Se precisar, estamos aqui à sua disposição.

28 comentários:

  1. Anônimo5:55 PM

    Primeira vez que entro no seu blog. Vi o link no twitter e cliquei. Gostei das respostas e da franqueza do perguntador. Neste exercício das perguntas e respostas amadurecemos e mostramos que a nossa fé não tem medo disto. Muitos criticam Tomé por ter duvidado, porém como Agostinho disse: Tomé duvidou para que não tivessemos dúvida. A resposta de Jesus a Tomé é uma das provas que Ele ressuscitou.

    ResponderExcluir
  2. Assim elas passarão a eternidade em sofrimento. ( Cf. proposta daquele que pergunta)
    Essa eternidade em sofrimento se tornou a vaca sagrada da religião, não se fala em outra coisa no mundo religioso que não seja a eternidade no meio do fogo, e, fala disto com certa exacerbação, que parece que o inferno faz fronteira com todas as nações desse mundo. Qual será a motivação de tais pregações, pode-se entender que os habitantes de Sodoma e gomorra estejam até o presente momento se esgoelando debaixo do mais terrível sofrimento? Será esse o fogo que não se apaga? Creio, sinceramente que o castigo eterno, chamada nas escrituras de morte eterna e/ou perda eterna tenha um sentido e significado extremamente diferente daquilo que se ensina, e, por conseguinte se crê.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz!

    Concordo plenamente com suas respostas, querido irmão!

    Creio que o grande problema da humanidade é tentar julgar um quadro todo por apenas uma pincelada.
    Somos tão breves, nossa vida é um sopro. E mesmo assim, tentamos dar palpites no grande quadro que Deus está pintando...

    Deus lhe abençoe em tudo!

    Vinicius Morais
    ----
    Visite: Refletindo a Graça
    http://refletindoagraca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A Questão da Confusão entre homem e inferno, é achar que o homem ficará lá eternamente em sofrimento.
    O inferno é o julgamento dos mortos; para que os mortos moram pela segunda vez.

    O que será a segunda morte para aqueles que espiritualmente já estavam mortos? Não será deixar de existir completamente...

    O inferno foi criado para o diabo e seus anjos. Não podemos nos esquecer disso.

    O bicho que nunca morre ficará no lago de fogo eternamente. Será esse bicho a alma humana? Ou será outros seres espirituais que se rebelaram contra Deus?

    Acredito que o inferno ao ser lançado no lago de fogo, que é a segunda morte para os mortos, para o homem mau, o levará a desaparecer literalmente, virando fumaça.

    Minhas Reflexões...
    Pr. Roberto Nascimento
    Christus Victor

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:48 PM

    Olá, Hermes!

    Agradeço por ser meu seguidor.
    Vc foi um dos primeiros seguidores do meu antigo blog!
    Gosto muito das suas reflexões e sou fã do Genizah tbm!
    Já estou seguindo seu blog e tbm sou sua seguidora no Twitter.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Missionário Barbosa2:41 PM

    IRMÃO HERMES, GRAÇA E PAZ DE JESUS CRISTO DE NAZARÉ!
    Meu irmão, se possível gostaria de deixar este comentário ámem?
    " A PROVIDÊNCIA DIVINA".
    Depois de o SENHOR DEUS criar os céus e a terra; ler GÊneses.1.1, DEUS não deixou o mundo à própria sorte. Pelo contrário, DEUS SOBERANO continua interessado na vida dos seus, cuidando da sua criação. DEUS não é como um hábil relojoeiro que formou o mundo, deu-lhe corda e deixa acabar essa corda lentamente até o fim; pelo contrário, Ele é o Pai amoroso que cuida daquilo que criou. O contante cuidado de DEUS por sua criação e por seu povo é chamado, na linguagem doutrinal, a providência divina.
    "PRESERVAÇÃO".
    DEUS, pelo seu poder, preserva o mundo que Ele criou. A confissão de Davi fica clara: "A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo; SENHOR, tu conservas os homens e os animais" ler Salmos 36.6. O poder preservador de DEUS manifesta-se através do seu Filho Jesus Cristo de Nazaré, conforme Paulo declara em Colossenses 1.17: Cristo "é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele". Pelo poder de Jesus Cristo, até mesmo as minúsculas partículas de vida mantêm-se coesas.
    "GOVERNO DE DEUS".
    DEUS, além de preservar sua criação e prover-lhe o necessário, também governa o mundo. DEUS como Soberano que é, dirige, os eventos da história, que acontecem segundo sua vontade permissiva e seu cuidado. Em certas ocasiões, DEUS intervém diretamente segundo o seu propósito redentor. Mesmo assim, até DEUS consumar a história, Ele tem limitado seu poder e governo supremo neste mundo. As Escrituras declaram que Satanás é "o deus deste século"(mundo); ler 2 Coríntios 4.4 e exerce acentuado controle sobre a presente era maligna; ler
    I João 5.19; Lucas 13.16; Gálatas 1.4; Efésios 6.12; Hebreus 2.14. Noutras palavras, o mundo, hoje, não está submisso ao poder de regente de DEUS, mas em rebelião contra Ele e escravizado por Satanás. Note, porém, que essa autolimitação da parte de DEUS é apenas temporária; na ocasião que DEUS já determinou na sua Sabedoria, DEUS aniquilará Satanás e todas as hostes do mal; ler Apocalipse 19-20.
    A revelação bíblica demonstra que a providência de DEUS não é uma doutrina abatrada, mas que diz respeito à vida diária num mundo mau e decaído.
    1- Toda pessoa experimenta o sofrimento em certas ocasiões da vida e daí surge a invitável pergunta "POR QUÊ?"; ler Jó 7.17,21;
    Salmos 10.1; 22.1; 74.11,12; Jeremias 14.8,9,19.
    Essas experiências alvitram o problema do mal e do seu lugar nos assuntos de DEUS.
    2- DEUS permite que os seres humanos experimentem as consequências do pecado que penetrou no mundo através de Adão e Eva. DEUS pode permitir o sofrimento em decorrência das más ações do próximo, embora Ele possa soberanamente controlar tais ações, de tal maneira que seja cumprida a sua vontade. Não somente sofremos as consequências dos pecados dos outros, como também sofremos as concequências dos nossos próprios atos pecaminosos. O sofrimento humano também ocorre no mundo porque Satanás, o deus deste mundo, tem permissão para executar a sua obra de cegar as mentes dos incrédulos e até mesmo dos cristãos mornos e controla as suas vidas; le
    2 Coríntios 4.4; Efésiso 2.1,3.
    FINALIZANDO: Dizer que DEUS permite o sofrimento não significa que DEUS origina o mal que ocorre neste mundo, nem que DEUS pessoalmente determina todos os infortúnios da vida. DEUS nunca é o intigador do mal ou da impiedade; ler Tiago 1.13. Todavia, DEUS, às vezez, o permite, o dirige e impera soberanamente sobre o mal a fim de cumprir a sua vontade, levar a efeito seu propósito redentor e fazer com que todas as coisas contribuam para o bem daqueles que lhe são fiéis; ler Mateus 2.13; Romanos 8.28.
    " HOMENS! NÃO TETAIS DESVENDAR OS MISTÉRIOS DE DEUS O SOBERANO O GRANDE EU SOU"!
    OS MISTÉRIOS OCULTOS PERTENCE A DEUS, E AS REVELADAS, ESTÁS AOS HOMEM.

    ResponderExcluir
  7. Missionário Barbosa5:57 PM

    Bispo Hermes, Jesus Cristo Reina!
    O irmão deixou uns versículos, e gostaria de comentar, se assim permitir ok?
    No livro de João 13.34 Jesus disse: "AMEIS UNS AOS OUTROS".
    O cristão é exortado a amar de um modo especial a todos ao seu próximo, que seja cristãos membros da sua igreja e da sua persuação teológica, quer não. Isso significa que quem possui um fé viva em Jesus cristo e é leal à sua Palavra inspirada e inerante de DEUS, conforme tal pessoa a compreende, e que resiste ao espírito modernismo e mundano predominante em nossos tempos, é meu irmão em Cristo e merece meu amor, consideração e apoio especial. mas devemos amar a todos mesmos os que não é do corpo de Cristo. O essencial que o amor de DEUS e à sua vontdade, conforme revelados na sua Palavra, controlem e orientem nosso amor ao próximo. O amor a DEUS deve sempre acupar o primeiro lugar em nossa vida; leiam Mateus 22.37,39.
    Efésios 4.14b, fala: Para que não sejamos mais meninos incostantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.
    Nos versículos 13b-15 fala: Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida a estatura completa de Cristo.
    Antes, seguindo a verdade em caridade(amor), cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
    O apóstolo Paulo define as pessoas espiritualmente "perfeitas" ou maduras, que possuem a plenitude de Cristo.
    Ser espiritualmente maduro, significa não ser "meninos", os quais são instáveis, facilmente enganados pelas falsas doutrinas dos homens e suscetíveis ao artificialismo enganoso. O cristão permanece infantil quando tem uma compreensão inadequada das verdades bíblicas e pouca dedicação a elas.
    Ser espiritualmente maduro inclui falar " Verdade em amor". A Verdade do evangelho, conforme apresentada no Novo Testamento, deve ser crida com amor, apresentada com amor e defenida em espírito de amor. Essa caridade(amor) é dirigida primeiramente a "Jesus Cristo"; em seguida, à igreja e finalmente, de uns para com os outros; leiam
    Efésios 4.16; 32; I Coríntios 16.14.
    O Apóstolo Paulo nos adverte para crescermos na graça, em maturidade espiritual em Cristo sob todos os aspectos, e ser cheio da plenitude de Cristo e de Deus; leiam Efésios 3.19.
    Não permanecer como criança, aceitando "todo o vento de doutrina", mas, pelo contrário, conhecer a Verdade, e assim saber rejeitar falsos mestres.
    Devemos falar com amor a Verdade revelada nas Escrituras; e andar em "VERDADEIRA JUSTIÇA E SANTIDADE". Leiam Efésios 4.24,17,32.

    ResponderExcluir
  8. Clara8:49 PM

    Oi, gostei das suas respostas, mas discordo quando você diz que Deus não criou o mal, pois a Bíblia nos revela o contrário (Is. 45:7). E aproveitando gostaria de te pedir, se for possível, que nos ajude explicando este texto. Eu confesso que fiquei confusa ao ler ele.
    Que o SENHOR nos conceda sabedoria e fé...
    A paz a todos.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3:30 AM

    Maravilha foi ler tudo isso, me senti em 'casa'. Acho que seria tbm a minha resposta.
    Mas na primeira pergunta não é preciso ir muito longe, basta olharmos para nós e nos perguntarmos: porque queremos ter um filho? Trazer alguém para morar nesse mundo tão perverso, para sofrer?
    Não seria puro egoísmo do ser humano ter um filho?
    Ora, sabemos que não é bem assim. Quando decidimos engravidar queremos sentir o milagre da vida em nós, em nossas mãos. Isso pode até mesmo parecer egoísmo mas o que na verdade queremos é trazer alguém com a nossa semelhança à terra. Queremos trazer alguém que faça a diferença neste mundo, queremos alguém para nos orgulhar, para ensinar. Queremos encher o mundo de pessoas boas, parecidas com a gente. E é por isso que muitas vezes queremos muitos filhos.
    E concluindo que somos semelhantes a Yaohúl Deus, então... Ele também quer.
    Ele deve querer!
    Na verdade é isso que Ele quis primeiro, é o mesmo desejo que passou ao nosso coração; aos dos filhos, amor e sobre filhos.

    Um abração Hermes meu querido
    Fran

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3:39 AM

    Clara não se confunda, reflita:
    quando fazemos o bem automaticamente o mal se cria.
    Quando inventamos uma campanha em favor de algo, automaticamente se cria o contra, aqueles que vão contra aquilo que vc defende, entende?
    Vc não precisa criar o 'mal' ele já existe portanto passará a perseguir o seu 'bem'.

    Quando Deus fez somente o bem, lá no início, do nada o mal se criou. Deus criou todos para serem bons, se rebela quem quer. Mas a proposta não é essa, então logo aquele que escolhe o mal, mal estará (ficará com o mal, se dará mal).

    Abraço
    Fran

    ResponderExcluir
  11. Somos o que somos pelo fato único e exclusivo de ser Deus o que ele é. Ele cria, então somos criados; Ele gera, somos gerados; Ele traz a paz, vivemos nela; Ele traz o infortúnio, vivemos nele; Ele dá a vida, vivemos; Ele nos entrega à morte morremos; Ele nos ressuscita para a eternidade... Então cessa os questionamentos e existiremos segundo o seu propósito... OK?
    “Vede agora que Eu sou Eu somente, e não há outro Deus além de mim. Eu causo a morte, e restituo a vida; eu firo, e eu saro, e não há quem possa livrar das minhas mãos. (Dt. 32:39)

    ResponderExcluir
  12. Marconni11:50 AM

    Deus não fez o mal, porque Deus é bom.
    Há dois sentidos de mal e mau!
    No versículo de Gêneses 3.5 fala:
    Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
    O Mal virou mau, e veio raça humana, depois que Adão E Eva pecou comendo o fruto da árvore da ciência do bem e do mal.
    Satanás que foi expulso do céu, Lucífer, tem o poder sobre este mundo, sendo ele o deus deste século, e levou consigo algumas autoridades, entre ela em fazer mal e o mau; ele tem o poder de trazer o mal e o mau as pessaos como todos nós vemos.
    O homem deu lugar para Satanás entrar, e ele agora tem o domínio sobre o mau na vida do ser humano que não tem a proteção divina de Deus através de Jesus Cristo.
    Satanás, desde o príncipio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser semelhantes a Deus, inclusive decidindo por conta própria o que é bom e o que é mau, como o vez com Adão e Eva ao trazerem o pecado a raça humana por desobediência a Deus.
    Os seres humanos, na sua tentativa de serem " como Deus", abandonam o Deus onipotente e daí surgem os falsos deuses; ver Gn 3.22; Jo 10.34.
    Porém só Deus tem o direito de determinar aquilo que é bom ou mau.
    No versículo de Gn 2.9 fala:
    E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda árvore agradável à vista e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal; ver Gn 2.16.
    Deus queria testar a obediência de Adão e Eva, que memos sabendo que era proibido comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, eles, através da cobiça de ser igual à Deus, comeram o fruto, mediante a astúcia de Satánas induzindo-os a comer, sabendo ele que se comessem morreriam.
    Gn 2.17 diz: E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
    Este mandamento de Deus em Gn 2.16,17 a Adão foi um teste moral.
    Esse mandamento significou para Adão uma escolha consiente e deliberada de crer e obedecer, ou de descrer e desobedecer à vontade do seu criador, o que ele Adão e Eva o fez desobedeceu!
    Enquanto Adão e Eva cressem na Palavra de Deus e a obedecesse, viveria para sempre e em maravilha comunhão com Deus.
    Se pecassem e desobedecessem o que fizeram, colheria a ruína moral e a ceifa da morte.
    Tal coisa nunca foi da vontade de Deus, pois Deus pretendia que conhecêssemos somente o bem, e para isso, depedemos agora dEle e de sua Palavra.
    Agora porque tinha duas árvores aí meu irmão pergunta a Deus!
    Ele Deus o criador e nós criaturas.
    Deus falou para não comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal e o homem o fez.
    Agora temos neste mundo este individuo terrível e sagaz, que é inimigo do homem Satanás e seus males.
    Só através da redenção, e viver em Jesus Cristo que escaparemos dele.
    Satanás é o mal, e o homem sem Deus está perdido.
    MAS, NÃO TENTAIS DESVENDAR OS MISTÉRIOS DE DEUS!
    Temos que santificarmos nossas vidas em Jesus Cristo, pois sua volta para buscar sua igreja está muito próximo que pensais.
    Santifiquem suas vidas enquanto ainda há tempo.

    ResponderExcluir
  13. sobre o velho eo novo testamento eu penso diferente.....
    Deus nao muda, mais conforme a geraçao ele muda.... era rigido por q existia a lei, olho por olho dente por dente, vc vê hj cego ser curado na hora? homem andar sobre as aguas? vc vê a lepra sair na hora? nao.
    hj é diferente a´te por q se acontece o homen vai se gabar, ...vai falar....viu como q tem Deus na minha vida...eo povo idolatrar ele.....hj deve ate acontecer esses milagres mais ninguem fica sabendo....seriam os deltas, anonimos.....

    pra mim o velho testamento era assim rigido porq tinha q ser.... mais davi foi uma prova do amor de Deus para conosco....mais quem tava em volta dele pagava..rs era assim....

    mais hj mudou tudo pela graça, pelo filho jesus...

    ResponderExcluir
  14. Anônimo12:37 AM

    Pastor eu sou excluido em tudo. Nunca tive importancia para os que se dizem amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:28 PM

      Comece a se amar primeiro , se dê valor ,não se importe tanto com isso. Às vêzes somos nós mesmo que nos excluímos e achamos que as pessoas não nos amam. . Medite naquele que primeiro te amou : Deus , teu Criador , que te ama de forma imensurável , sem medida. Busque o amor Dele .Ele é a Fonte do amor! A partir daí procure amar , se libertando das amarras do amor condicional: aquele que se espera algo em troca. E então plantando amor , receberás amor naturalmente! Voce tem grande valor para Deus , é unico. Não existe ninguém igual a voce nesses 7 bilhões de pessoas que há neste mundo! Pense nisso...

      Excluir
  15. Desculpem a minha arrogância, mas acho que posso contribuir em alguma questão ...

    Questão: Já que Deus é criador de tudo, ele criou o inferno e todas as "regras" que dizem que se não O seguirmos e não o aceitarmos vamos sofrer eternamente. As vezes isso me dá a impressão de um Deus ditador e repressivo. Tipo "se não fizeram o que mando vão sofrer". É outra coisa que não me encaixa na minha cabeça.

    Resposta : A questão não está em que o inferno é ruim, mas sim, em que DEUS é AMOR ? E nós não conhecemos, ou entendemos, esse AMOR !
    Temos dois caminhos (Mateus 7:13-14), um é bom, que é seguir a DEUS, confiando, TOTALMENTE, em Seu AMOR perfeito, manifestado na oferta de SALVAÇÃO, que foi consumada por JESUS CRISTO na CRUZ DO CALVÁRIO, ou então, ficar afastado de DEUS nesta vida, sem considerar Sua oferta de reconciliação e depois da morte, para sempre, num lugar onde DEUS optou por não agir, então, TUDO aquilo que é do caráter de DEUS, de Sua personalidade, não estarão agindo neste lugar, que só pode ser considerado um INFERNO. São essas as opções.

    DEUS não quer escravos, por isso, a decisão é livre, Ele não impõe a Sua vontade, pois “quer que todos se salvem” (I Timóteo 2:4). O AMOR não impõe sua vontade sobre o objeto amado, nossa idéia de “amor” é que é egoísta, possessiva, mas o AMOR perfeito de DEUS nos concede liberdade de escolha. Em lugar algum você verá DEUS obrigando alguém a fazer Sua vontade, mas sempre oferecendo uma escolha para aqueles que querem Sua presença e favor, sem contar aqui TUDO aquilo que Ele deixou para dar testemunho de Si mesmo, a Igreja, os CRISTÃOS, a BÍBLIA, o ESPÍRITO SANTO, a própria criação, continuam apontando para um DEUS organizado, equilibrado e amoroso, pois é verdade, Ele não precisava criar nada, mas por Sua livre e AMOROSA vontade Ele fez TUDO, mesmo sabendo que teria de “suportar” um homem rebelde como vemos ...

    Então, o inferno e conseqüência natural da liberdade humana, pois é um lugar onde TODOS poderão fazer o que quiser, a hora que quiser, do jeito que quiser, sem a interferência de um DEUS SANTO.

    ResponderExcluir
  16. Maranata2:59 PM

    Hermes, primeiramente o inferno é só passagem, onde o homem sem Deus vai esperar o dia do juízo final para sua condenação e depois terá o passaporte para o lago de fogo e enxofre onde diz em Apocalipse, que será o fim de tudo.
    Onde Satanás e seus anjos caídos, juntamente com o ser humano sem Jesus, o Anticristo, a Besta e o falso profeta, e o inferno também assim diz as Escrituras Sagradas em Apocalipse, estarão todos juntos eternamente no lago de fogo e enxofre, onde o fogo nunca se apaga, sofrimento eterno.
    Segundo, Deus diz a Moisés, quando Moisés perguntou que ele era, e Deus disse assim, eu Sou o que Sou e minha glória não dou a ninguém.
    Deus é o criador de tudo Ele é Deus o Todo Poderoso.
    Pode a criatura questionar o seu criador? Assim diz a Palavra de Deus.
    Os mistérios de Deus pertence a Ele, a coisas reveladas a nós os homens e ponto final.
    Não questione a Deus que voce vai se dar mal!
    Adore-o sem cessar, louve o seu nome, e diz que Ele é Deus Senhor de sua vida, Ele é o Senhor dos exércitos, Deus soberano, criador dos céus e da terra e de nós seres humanos que no livro de Gêneses diz que Deus arrependeu de fazer o homem sobre a terra, pesou-lhe no seu coração; favor ler Gênese 6.6; mas pela sua misericórdia somos salvos através de Jesus Cristo seu Filho amado.
    Deus é amor e ama o homem e sua criação!
    Então fiquem na sua!
    Deixa Deus ser Deus, e nós criaturas dependentes dELe.
    A misericórdia de Deus são causa de não sermos consumidos, estraçalhados por Satanás.

    ResponderExcluir
  17. Existem várias leis que governam tudo que Deus criou: leis espirituais , leis físicas e universais , das quais temos pouquíssimo conhecimento . Deus criou essas leis para um propósito e há sincronidade entre elas. Quando infringimos qualquer uma dessas leis , quebraremos essa união , harmonia que há entre elas , e então cometemos "um pecado". Todo o pecado tem uma causa e efeito. Foi o que aconteceu com Adão e Eva que infringiu uma lei espiritual , e a humanidade hoje sofre esse efeito seja espiritual e material(físico).. Deus tem contrôle ABSOLUTO sôbre tudo que criou. Cada elemento tem inteligência própria e reage conforme essas leis , um exemplo : átomo , espermatozóide etc... Deus "conversa" com esses elementos e eles respondem com grande alegria e satisfação! Se Deus ordenar num local árido e sêco : haja chuva , todos os elementos se colocarão à trabalho bem como, tantos outros fenômenos da Natureza. Existem "pecados " contra a Terra, que é a poluição do ar , dos mares ,desmatamentos etc... cujas consequências enfraquecem nosso organismo , bem como de outros seres vivos. Existe o pecado contra o corpo , como por exemplo excesso de bebidas , drogas , excesso de comida , etc... Temos que cuidar do nosso corpo.
    Deus tem domínio sobre todas as coisas existentes e dentro deste nosso Universo existem 2 tipos de forças , energias: positiva e negativa. Deus tem controle ABSOLUTO sobre elas. Elas possuem inteligência e podem favorecer no nosso crescimento.
    São elas ( o que meditamos): - positivas: caridade , amor , paciencia , paz , humildade , etc.. e as negativas: ódio , intolerância , desamor , crueldade , orgulho , desânimo .medo , desesperança , etc...
    Essas energias se opõem uma a outra. Quando permitimos que uma ou outra entre em nós , a Luz atrairá a luz , e as trevas atrairão as trevas e passaremos a nos identificar com pessoas semelhantes a nós. CONTINUA:

    ResponderExcluir
  18. CORREIÇÃO : sincronicidade

    ResponderExcluir
  19. continua:
    Mas , por que a existencia do mal?

    Se formos analisar a fundo , crescemos e nos fortalecemos através das diversidades. O trauma de uma experiência , uma doença ,uma perda , os erros cometidos , tudo que aprendemos com eles fazem parte de nossa existência e ficam registrados em nosso íntimo. Adquirimos a "empatia" e com isso poderemos aumentar ou desenvolver o amor e a ajuda ao próximo. Satã personifica o mal. Ele realmente é o inimigo do Reino de Deus é contra todo o tipo de bondade coisas boas. È um mestre ilusionista. Faz da verdade a mentira e da mentira a verdade. Embute na cabeça das pessoas que a verdadeira felicidade e liberdade vem das posses das riquezas deste mundo. Se cair nas mãos de pessoas preparadas , se tornará uma benção para elas e para os outros , mas se cair na mãos de pessoas despreparadas será a sua perdição devido a soberba , ganância etc...
    continua...
    .

    ResponderExcluir
  20. Barrabás5:58 PM

    Hermes é para Sonia sem ofensas ok?
    Ó Sonia sem querer te por em situação difícil?
    Mas vc foi corrigir sincronidade e piorou as coisas para vc, vc escreveu CORREIÇÃO.
    Pelo que sei é: " CORREÇÃO ", ou eu estou errado e em outro país.
    Leia antes de publicar para não passar por...
    É aquele ditado, falar de mais, dá bom dia a cavalo.
    Sem ofensas ok? O falar objetivo já basta.
    Estamos rodeados de testemunhas, pessoas nos observando, para nos julgar, olha aí, eu vi e muitos estão vendo também, atos e ações não pensadas nos leva ao erro, e muitas pessoas verão.

    ResponderExcluir
  21. O mal se transformará de várias maneiras para nos enganar e tentar , e o faz assim para que o não reconheçamos, dando sensação de falso prazer.. Por isso Paulo disse que Satanás se transforma também em anjo de luz. Uma alma trevosa estará mais vulnerável a um visitante trevoso , pois semelhante atrai semelhAante. Deus se apresenta a nós de todas as maneiras possíveis.Somos nós que viramos as costas ao seu amor. Satã também se apresenta com sua força maligna , fazendo os homens escolher caminhos que os conduzem ao seu mundo ; cegando-s , puxando-os cada vez mais para o fundo do poço, sendo seus escravos. Gemendo de dor por causa do sofrimento e incapacidade , se desesperam em busca de um frescor. Entram por portas que levam ao reino dele , mas a chave se encontra conosco se desejarmos sair e sermos transportados para o Reino da Luz. Jesus Cristo não obriga ninguém a nada , mas nos toca pacientemente,com a sua brisa suave e mansa. A escolha é nossa!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo10:41 AM

    Ó Hermes, este blog é seu ou da Sonia.
    Ela é blogueira também e está usando seu blog para comentar, mas veja seus comentários parecem um texto, fica esperto meu caro que ela quer tomar seu espaço que é seu hehehe, é sério que falo.
    Esta sra aí, não para de falar.
    Sonia vc é formada em teologia? Vejo que não! Quem é teólogo escreve deferente, com profundidade no falar, e com referências bíblica o que não faz.
    Pode ver que os que escrevem com profundidade usam muito a hermenêutica vc sabe o que é isto? Já o meu caro Hermes, nego veio, gosta muito é de escatologia, é por isso que ele vive no espaço sideral em alguns dos seus textos, hehehe.
    Mas Hermes, eu também sou um pesquisador da bíblia e gosto muito de escatologia.
    O apóstolo João teve a escatologia sem estudar, o livro do Apocalipse, que privilegio dele Hermes.
    Ó Sonia? Deixa os outros falar, que o povo quer comida sólida, ( A PALAVRA DE DEUS ), e não leite, contar historinhas como vc conta e contou nos outros texto do Hermes, deu sono ok? Se for contar historinha de onça, tio etc que vc contou, prefiro ouvir a história dos
    três porquinhos.
    Por gentileza, ao falar, escrever seus comentários, põe referências bíblicas onde está o que vc está falando ok? Blá-blá, blá não dá!
    E dá um tempo para outros comentar coisas mais profundas do que estas histórias sua para boli dormir.
    Vc está naquela que todos dizem: Jesus te ama, a resposta será do cara, : Eu sei que ele me ama, todos sabem! O povo quer ouvir a Verdadeira Palavra de Deus, a espada do Espírito que penetra e divide juntas e medulas. com referências bíblicas.

    ResponderExcluir
  23. Hermes, numa boa! Está Sonia aí, que é blogueira deve ter um blog, porque ela não usa o próprio blog dela, e pare de falar asneiras aí.
    Ela está tomando espaço dos outros, o pessoal escreve, comenta e ela vem debater, questionar o que o pessoal escreveu, assim não dá.
    cada um dá o seu comentário.
    Ela é sua parente? Hermes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo , qto às "historinhas" vai da sensibilidade de cada um

      Excluir
  24. Cacau , o que escrevi tem fundamento bíblico , é só analisar. .. Não me lembro de ter rebatido neste tópico algum comentário . Também não quero tomar o espaço do prof . Hermes , é que meus comentários às vezes sã o longos e o faço em várias etapas para não ficar cansativo. Por isso fica na moderação , cabendo a ele liberar ou não .

    ResponderExcluir
  25. Ela é blogueira também e está usando seu blog para comentar, mas veja seus comentários parecem um texto, fica esperto meu caro que ela quer tomar seu espaço que é seu hehehe, é sério que falo.


    Isso foi uma acusação injusta e infundada. Às vêzes meus textos são longos , por isso eu os escrevo em etapas para não ficarem cansativos, e além do mais os comentários passam por moderação e ficam ao critério do autor do blog , publicá-los ou não! Também não me lembro de ter questionado o comentário de algum leitor daqui. Quanto ao conteúdo dos meus comentário , eles possuem fundamento biblico sim ; basta analisar .Apenas usei termos diferentes.. As "historinhas" da qual foi mencionado , depende da sensibilidade de cada um, como cada pessoa interpreta e o assunto do tópico era a respeito da consciência dos animais. Acredito que temos que ter educação espiritual para falar com as pessoas. Não é nos "trancos e barrancos" que vamos ganhar almas para Jesus Cristo. Isso é comida sólida?

    ResponderExcluir
  26. Anônimo1:23 PM

    Sabe prof Hermes , vou ser sincera em dizer algo que me entristece muito no que venho observando há um bom tempo em relação a pessoas nas quais me relaciono dia a dia inclusive virtualmente . Tenho observado que às vezes há mais respeito e fino trato com o próximo , tolerancia e respeito quando se trata de opiniões divergentes , Menos julgamentos etc... em pessoas que mal conhecem a Biblia , no que em algumas pessoas que dizem ser evangélicas e conhecerem a Biblia de A a Z . Não sei o que acontece que aqueles (alguns) que se julgam "expert" nas leituras biblicas , ao invés de colocar em prática os mandamentos de Jesus Cristo , adquirem um hábito de julgar tudo que vê ou ouve , sem misericórdia e até usam palavras biblicas contra seu próximo sem mesmo conhece-lo em sua intimidade com Deus , disparando frases ( inclusive me causam nojos , muda um pouco o disco!) : raca de víboras , outro muito usado pelos julgadores: aves de rapina e outros ditos . Confesso que encontrei muito mais amor , bondade , tolerancia em muitos que são julgados e criticados por alguns que se intitulam " cristãos" . Enfim... Desculpe o desabafo . Se não quiser publicar tudo bem! Abs. Sonia

    ResponderExcluir