quarta-feira, novembro 18, 2009

11

Por que os enganadores prosperam?


Chega! Resolvi botar a boca no trombone! Chega de tentar tapar o sol com a peneira. A verdade tem que ser dita, doa a quem doer.

Por que os falsos prosperam? Por que os mentirosos se gabam de suas conquistas? Onde está Deus que não faz cair um raio na cabeça desses miseráveis?

Haveria algum propósito nisso? E quanto às milhares de vítimas desses charlatões?

Que unção seria esta que atrai tanta gente? Por que Deus os permite crescer tanto? Por que temos que suportá-los enquanto se esnobam em suas aquisições?

Convido-os à uma breve incursão nas Escrituras em busca de respostas para tais questões.

Paulo diz que havia tempo em que as pessoas não suportariam a sã doutrina, mas "tendo coceira nos ouvidos", se cercariam de mestres "segundo as suas cobiças" (2 Tm.4:3).

Eis o pulo do gato desses obreiros da iniquidade! Eles dizem o que o povão quer ouvir. Por isso atraem tanta gente.

O que as pessoas querem ouvir hoje em dia? Garanto que não estão interessadas em assuntos como arrependimento, santificação, renúncia, cruz, dar a outra face, caminhar a segunda milha. Não! Elas querem é restituição, arrepio, emocionalismo barato, conquista, prosperidade.

Quem quer que diga o que elas almejam ouvir, certamente obterá sucesso em seu ministério.

E mais: querem sair dos cultos com seu ego massageado. Buscam pastores que os acaricie com bajulações, amor hipócrita, elogios.

Ninguém quer compromisso com a verdade, mas com o último modismo. Quer encher a igreja em tempo record? Fácil! Ou entra numa de fazer essas campanhas loucas, sem pé nem cabeça, ou dana a convidar cantores e bandas gospel famosos, empurrando um monte de CD para que os irmãos ajudem a pagar os altos cachês que eles cobram. E assim a famigerada indústria gospel vai sendo alimentada. Louvor e adoração são confundidos com oba-oba. E adivinha quem paga a conta?

Definitivamente, não querem a Verdade! Preferem ser enganadas (desde que seu ego saia intacto!).

Então, Deus lhes dá o que pedem! Isso mesmo que você leu.

Paulo denuncia o ministério da iniquidade, e diz que sua operação e êxito são "segundo a eficácia de Satanás". Alguém ainda duvida que Satanás seja eficaz? Tal eficácia se revela "com todo poder, e sinais e prodígios da mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem". Agora, redobre sua atenção: "Perecem porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. Por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira, e para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniquidade" (2 Ts. 2:9-12).

À luz deste texto, podemos dizer que as inúmeras pessoas enganadas por tais ministérios não são apenas vítimas, mas sobretudo, cúmplices. E os falsos mestres nada mais são do que juízo de Deus sobre eles.

Acham que podem barganhar com Deus... então, tomem sacrifício, fogueira santa, encontro tremendo, monte Sinai, amuletos, e por aí vai...

Alguns são até certinhos em se tratando de doutrina, mas suas motivações são excusas, nojentas, interesseiras. Judas os denuncia, dizendo: "Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências, cuja boca diz coisas muito arrogantes, bajulando as pessoas por motivos interesseiros" (Jd.16).

Estes se queixam de seus líderes, passando a idéia de que estão sendo perseguidos e injustiçados na denominação, para ganhar o coração dos incautos, fazendo-os sentir pena deles, e ódio de seus líderes. Esta estratégia visa preparar o caminho para uma eventual divisão. Queixam-se de uns, enquanto bajulam a outros.

São inescrupulosos! Fazem negócio em cima do rebanho que lhes fora confiado. Miseráveis! Deus os destruirá!

Confesso que eu preferia que eles se vissem pregando só para os bancos. Mas a Bíblia é clara: "E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade. Por ganância farão de vós negócio, com palavras fingidas. Para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme" (2 Pe.2:2-3).

Quantos estragos estes lobos cruéis têm feito em famílias inteiras! Querem se meter até onde não são chamados. Estes são "os que se introduzem pelas casas" (2 Tm.3:6). Casamentos têm sido destruídos por causa de seus ensinos. Filhos preferem obedecer e honrar a eles do que a seus pais.

Apelo aos apologetas de plantão que não dêem trégua a esta raça maldita. Atentem para a admoestação de Paulo: "É preciso tapar-lhes a boca, porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância" (Tt.1:11).

Tudo quanto fazem envolve dinheiro. Querem mais, mais e mais. Seu deus é o ventre! Não se contentam com o que têm, e acham que o sucesso ministerial se mede pela ostentação.

Ufa! Eu tinha que dizer tudo isso. Estava entalado.

O que me consola é saber que o tempo do juízo de Deus sobre eles se avizinha.

Paulo nos garante: "Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez" (2 Tm.3:9). E mais: Os enganadores "irão de mal a pior, enganando e sendo enganados"(v.13).

Até os sinais que acontecem em seus ministérios são juízo de Deus, para que sejam mantidos em seu engano. Tudo quanto estão plantando, hão de colher. Toda dor que provocaram, hão de sentir na própria pele.

E sabe por quê?

"De Deus não se zomba. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl.6:7).


11 comentários:

  1. Paz, Hermes!
    Ontem e hoje, conversava com minha mãe, sobre tudo isso q vc postou. Confesso q ontem fiquei EXTREMAMENTE indignada com algo que eu ouvi e vi na igreja através de um tal missionário de uma tal cruzada (não sei se seria certo dar nomes aos bois... fico até tonta com tantas coisas que ocorrem em nosso meio). O cara diz q a sua equipe não cobra nada pra "abençoar a igreja", mas pasme:
    1 - ele passou por cima da autoridade do pastor acrescentando um dia a mais a "cruzada".
    2 - ele disse que faria o tal trabalho do jeito dele e todos tinham que aceitar.
    3 - a oferta q havia sido tirada era para a tal equipe, além disso, eles abençoavam pessoas q davam além dessa oferta, uma outra oferta "especial" em troca receberiam livretos (CADA LIVRETO TINHA UMA OFERTA ESPECIAL COM VALOR JÁ DADO)
    4 - o tal missionário diz q a bíblia MANDA todos a ofertar que os abençoa. Principalmente, quem vive só do ESPIRITUAL. Resumindo, ele abriu a bíblia e de uma forma sutil e enganadora, fez aqueles pobres irmãos ofertarem mais uma vez, por obrigação, pq ele estava lá pra "abençoar".
    5 - o mesmo tal, disse q Jesus morrer na cruz antes da fundação do mundo
    6 - a pregação dele seria pra falar sobre as últimas palavras de Jesus na cruz... até o momento, não foi falado nada sobre isso...

    Desculpe o desabafo, mas desde ontem, minha vontade foi de dar um grito, um brado recheado de angústia e dizer à tds na igreja: DEUS NOS DEU UM PRESENTE TÃO PRECIOSO QUE PRECISA SER USADO: O CÉREBRO. Mas o povo tem prazer em engolir tudo q se ouve e nem sequer questionam se é verdade ou não. Tudo pra receber o fogo estranho q tem se espalhado no meio dos evangélicos.
    Então, em minha mente vem um verso bíblico: Errais por não conhecer as Escrituras; e, meu povo perece por falta de conhecimento.
    Até quando? O que fazer? Tudo que sinto é uma angústia diante de tanta enganação e falta de pudor.
    Mais uma vez, perdoe-me o desabafo.
    No amor de Cristo,
    TininhaX

    ResponderExcluir
  2. H.P.Lima3:39 PM

    Ele falou muitas asneiras, pelo visto, mas falou uma coisa QUASE correta: Jesus é o cordeiro que foi imolado antes da fundação do mundo, e isso é bíblico (Apocalipe 13:8). Mas não morreu morte de cruz antes da fundação do mundo. E isso ocorreu para garantir que nossa eleição é verdadeira e provém da presciência e predeterminação de Deus (1.Pe.1:20 e Ef.1:4)
    Quanto ao texto, só posso dizer que é FANTÁSTICO!!! Assino embaixo.
    Já havia visto um vídeo no youtube em que Paul Washer fala sobre o assunto: os que creem na prosperidade estão tão errados e são tão culpados quanto os que pregam a prosperidade.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:15 PM

    É este o desabafo que tenho vontade de fazer cada vez que vejo esses lixos ocorrendo nas "igrejas" de hoje em dia.

    A sã doutrina está cada vez mais escassa... já está no nível "underground".

    ResponderExcluir
  4. Bispo Hermes, Parabéns!!!
    Você disse tudo o que nós gotaríamos de dizer. Eu mesmo gostaria de ter escrito este texto. Não sobra muito para comentar sem chover no molhado.
    No momento, gostaria de comentar que além disso tudo o que você falou, tem, pelo nenos mais dois motivos para tudo isso:
    1) O povo é extremamente ignorante - bíblica e teológicamente;
    2) Esses pastores estão à serviço do DEMO - esses tais são os LADRÕES em JOÃO capítulo 10, sobre os quais nos alertou o SENHOR JESUS, quando pregou esclarecendo sobre o SALTEADOR e o BOM PASTOR. JESUS é o BOM PASTOR, e esses líderes estão à serviço do CRAMULHÃO!
    Os que são ovelhas de JESUS reconhecem -lhe pela voz e não são enganados. Os surdos são arrebanhados e arrebatados pelo LOBOS EM PELE DE CORDEIROS.

    ResponderExcluir
  5. PAZ BISPO HERMES
    O SENHOR TEVE MUITA CORAGEM AO ESCREVER ESSE POST.
    É UM TEMA DIFICIL , MUITOS TENTAM IGNORAR ISSO. E A VERDADE É QUE MUITOS SÃO ENGANADOS, AS VEZES FICA DIFICIL SABER QUEM É LOBO E QUEM É OVELHA.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto/desabafo.

    Já até publiquei no PC@maral seu desabafo como também todos da série: Falsos Profetas do Pr Renato Vargens.

    A coisa está ficando séria e as pessoas ao invés de darem ouvidos e buscarem em suas bíblias as respostas e as confirmações para toda essa revolta contra estes líderes corrompidos, fazem tal qual o povo que escolheu Barrabás e "enviou" Jesus para a cruz.

    Parabéns mais uma vez! Deus te abençoe e guarde e te dê forças!

    Deixo um texto antigo que, acredito, a grande maioria não lembra bem, e é uma pista do porque acontecem certas coisas nas nossas Igrejas:

    Deteuronômio 13:1-3

    "Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio,
    e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los,
    não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma".

    Que as pessoas acordem e passem a ouvir a voz do Senhor Jesus que nos conduz à Vida Eterna.

    Fica na Paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado a todos pelos comentários sempre incentivadores.

    ResponderExcluir
  8. Pastor Hermes Fernandes. parabéns pelo post.. realmente se vc quer crescer no seu ministério, assim também como fazer seu site ser reconhecido no mundo inteiro, páre de falar essas coisas e começe a fazer o mesmo que eles fazem para a sua própria condenação. além de fazer o que eles fazem, elogie eles, falam que eles estão certos, são os donos da verdade e que niguém pode tocar neles e então verás que a tua "luz" se resplandecerá na escuridão e sua posteridade como o sol da manhã; sua casa se fartará de bens e seus celeiros transbordarão de prosperidade em todas as tuas gerações...(palavras do satanás).

    Bom, o objetivo deste comentário é sobre um artigo que eu fiz, mas preciso que você, se puder, dê uma revisada aí pra gente, resuma ele pra ficar mais objetivo e post aí para os defensores da sã doutrina que acompanham o seu site, claro: não somente os defensores, mas queria tanto que esses obreiros da iniquidade também o leiam para ver que alguns ainda se tocam e escape da ira de Deus que não tarda.
    o link do artigo é este:
    http://www.jlmartinns.com/2009/10/jl-martinns-artigos-apologeticos-salvos.html

    vc pode por favor, resumir de forma mais objetiva?... é que eu fiz por cima da cabeça sem revisão.

    Ja passei por uma experiencia constrangedora no meu ministério. quer dizer na "igreja" que eu fui consagrado a diácono... e, pasme! fui processado por falar para os irmãos, nessa dita igreja, que não precisávamos fazer bruxaria dentro da congregação para Deus atender nossas orações. era o que o pastor fazia. se meteu em política, se candidatou para vereador e nos cultos especiais que ela fazia saia pedindo votos pra todo mundo pra ele e para o candidato a prefeito de seu partido mesmo nas horas de cultos, e nos showmissos que eles faziam o pastor levava todos os jovens da igreja para balancarem bandeiras aos aplusos de homens mentirosos que nunca cumprem o que promentem, fazendo assim os ímpios blasfemarem da igreja e do Deus dos crentes. Eu ouvi muitas vezes alguns dizerem:"não são esses que são os crentes?" o pior era que, motivados pelo pastor, os jovens se requebravam e balançavam as bandeiras mais do que os próprios ímpios que estavma presentes - isso era o motivo dos escarnios dos impios que estavam lá, cobertos de razão.
    na congregação ele estorquia os irmãos com essas tais campanhas do diabo (verdadeira bruxaria em nome de deus) que vemos aí nessas empresas do edmacedo (digo empresa porque não tem nada de igreja), e dos demais que são tantos sem-vergonhas que nem dá pra contar ou citar por nomes, mas a gente sabe muito bem quem são eles : "pelos seus frutos os conhecereis..." isso é infalível, Não temos provas mais concretas contra eles do que os frutos que eles mesmo produzem. Então pastor os pobres dos irmão, até os cinceros eram enganados peças facanhas desse pastor. Nossa! Realmente é o que a bíblia diz: SE POSSÍVEL, ENGANARÃO OS PRÓPRIOS ECOLHIDOS.. e não é que engana mesmo!!! irmão do céu, quando eu botei a boca no trombone em defesa da verdade que estava sendo pisada pelo obreiro de iniquidade, imagine: apenas dois irmãos ainda liam a Bíblia... os outros me excomungaram.. rrsss!!! eu não sei como eles conseguem cegar tão depressa essa gente. menos eu que sentava atrás dele na hora da campanha e percebia todo o hipnose que ele fazia pra arrancar dinheiro dos descuidados e despersebidos que preferem ouvir o que o pastor diz do qui ler a bíblia que está toda a revelação sem mais acrescimo até o final.

    Bom pastor, é isso a postagem é essa: http://www.jlmartinns.com/2009/10/jl-martinns-artigos-apologeticos-salvos.html

    fique a vontade, faça como lhe convém.

    ResponderExcluir
  9. Jorge Louis em resposta ao Circulo Teológico e ao
    KASSIO KIBOR, comentários 2 e 3:

    EM FORMA DE LOBOS NÃO IRMÃOS, PELO QUE OBSERVAMOS, PELA GRAÇA DE DEUS, ENQUANTO QUE JESUS CRISTO FALOU QUE MUITOS VIRIAM COMO LOBOS EM PELE DE OVELHAS, ESSES NO ENTANTO, SÃO TÃO EVIDENTES QUE NÃO FAZEM MAIS NEM QUESTÃO DE SE ESCONDER ATRAS DE UMA PELE DE OVELHA, A CARA-DE-PAU É TANTA QUE FAZEM QUESTÃO DE SE IDENTIFICAR COMO LOBOS MESMO SEM DISFARCES... Leia mais em http://www.jlmartinns.com/2009/10/jl-martinns-artigos-apologeticos-salvos.html

    Deus nos proteja por que sinto que ainda seremos perseguidos, humilhados, e até mortos por causa disso que estamos falando... não sei por que mas tenho por mim que esses líderes religiosos ainda vão conseguir aprovar no senado uma lei que nos proíba de falar (difamar como eles irão alegar) o nome deles em nossos blogs, em nossas igrejas, e em qualquer lugar, já estamos a caminho disso quando a lei de crime por preconceito contra gays for aprovada, aí seremos presos por banir, segunda as doutrinas apostólicas, esses viados de nosso meio. E como falou Deus através de Moiséis, e por todos seus profetas de geneses a Apocalipse que Ele nos prova pra vermos se nosso coração está firmado nele, certamente essas leis serão aprovadas.Pois ao contrário dos ensinamentos teológicos atual desviados da verdade, Jesus não virá levará sua igreja antes que muitos dos conservos e irmãos também morrerão para complatar o numeros dos que forma mortos por causa da palvra e da fé em Jesus Cristo .. Apocalipse

    ResponderExcluir
  10. De Deus não se zomba. Estou aqui e vc aí. Estamos todos aí! Com tantos abusos desta seita, que vem subestimando a inteligência das pessoas. Hoje, dia 20/11, 7 a.m girando os canais em busca de noticiário, choquei, ao ver as cenas de suicídios, sendo veiculadas em horário livre. Imaginando que fosse um documentário apenas. Logo vi, que era mais uma introdução de um prorama "evangélico", cujo objetivo é o de induzir os indoutos e incaltos, à participarem de suas seções de descarrego. Tenho nôjo e espero que Deus, o justo juiz, haja com rigor contra estes mestres do engano. Deus te abençôe. Rev. walmir Alves.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde Rev Hermes.
    Sou Pastor plantador de uma Igreja em Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Gostaria de publicar seu texto "Porque os enganadores prosperam" em um jornal gospel aq na minha cidade. Você me autoriza.
    Aguardo sua resposta para o mais breve possível.

    ResponderExcluir