sexta-feira, novembro 13, 2009

2

A paz só se conquista com a Justiça!

Aqui vereis, senhores, o engano deste mundo. Todas as guerras deste mundo se fazem a fim de conseguir a paz. À guerra se aplica a sabedoria, na guerra se emprega a potência, com a guerra se despendem as riquezas, e com a guerra se pretende a paz; mas é engano.

A paz não se conquista com exércitos armados, conquista-se com uma só espada, e com dois escudos, que são os das suas balanças. Divida a espada igualmente pelo meio o que partir, e ponham-se as partes, ou ametades iguais, uma em uma balança e outra na outra: e debaixo desta igualdade se achará a justiça, e neste equilibrio a paz.


Pe. António Vieira em Sermões, Lello & Irmão, Editores, Porto, Volume II, p. 736 (Via Ricardo Gondim)

2 comentários:

  1. GRAÇA E PAZ BISPO HERMES
    COMO FOI DITO NESSE TEXTO
    OS HOMENS EM BUSCA DE PAZ
    PROMOVEM GUERRAS.
    UMA VERDADEIRA CEGUEIRA ESPIRITUAL,
    NÃO SABEM ELES QUE TUDO QUE SE
    PLANTA, SE COLHE?
    FAZEM GUERRAS ONDE MULHERES, HOMENS , CRIANÇAS, MORREM OU PERDEM FAMÍLIARES. E PENSAM QUE ASSIM TERÃO PAZ. TRISTE ENGANO.
    O HOMEM NÃO FOI FEITO PARA TIRAR VIDA.
    E ENQUANTO VIVEREM , LEVARAM A S MARCAS DE SANGUE DE TANTOS QUE MORRERAM.
    A NAÇÃO AMERICANA ESTÁ SUJA DE SANGUE POR CAUSA DOS SEUS ATOS.

    O QUE EU DESEJO A TODOS
    É QUE DEUS TENHA MISERICÓRIDA E LHES DÊ A PAZ QUE TANTO PROCURAM...

    ResponderExcluir
  2. Paz social se faz com justiça social. Só teremos justiça na sociedade o dia em que houver distribuição justa da renda e políticas públicas de qualidade qualidade, que, incluam a inclusão. Só isso? Não! Vamos precisar de muito amor e muita misericórdia. Vamos precisar de uma sociedade e de instituições eclesiástica inclusivas. Chega de tanta exclusão. Só isso? não! Vamos precisar de soldados armados e aparelhos possantes para guardar as nossas fronteiras. O louco do Hugo Chávez está à solta. A Amazônia está sob alvo extrangeiro, Malucos e doidos varrido não faltam: Venezuela, Coréia do Norte, Irã... a lista não é pequena.

    ResponderExcluir