quarta-feira, novembro 27, 2013

10

A origem do Dia de Ação de Graças



Nesta quinta-feira se comemora o maior feriado americano: O Dia de Ação de Graça (Thanksgiving Day). Considerado mais importante até do que o 4 de Julho (Independence Day) e o Natal, quando o País inteiro pára para agradecer a Deus.

Os primeiros Dias de Ação de Graça eram festivais de gratidão a Deus pelas boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graça é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida.

O primeiro deles foi celebrado em 1621 em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos cristãos, fundadores da vila. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621 em comemoração ao sucesso da última colheita, em comparação às anteriores. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de 90 índios atenderam ao convite dos colonos e participaram da festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.

Porém, por muitos anos, o Dia de Ação de Graça não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos Estados americanos como Nova York, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta e quinta-feira da terceira semana do mês de novembro seria o dia nacional de Ação de Graça.

Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (À época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Dia de Ação de Graça). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 Estados adotaram a medida instituída por Roosevelt, e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas a quinta-feira da terceira e da quarta semana de novembro como Dia de Ação de Graça. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graça seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro, e que seria um feriado nacional.

O Dia de Ação de Graça no Brasil

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graça, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graça se daria na quarta quinta-feira de novembro. Esta data é comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas cristãs, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês.

Interessante notar que enquanto o Halloween (Conhecido como Festa das Bruxas) está cada vez mais popular no Brasil, o Dia de Ação de Graça não conseguiu emplacar.

Seria interessante se as igrejas cristãs estimulassem seus fiéis a celebrarem, aproveitando a data já estabelecida.

Assim como no Natal, há uma atmosfera diferente envolvendo esse feriado. Os familiares se deslocam de onde estiverem para poderem se reunir. Pais e filhos gastam mais tempo juntos. E o mais importante: relembram a misericórdia de Deus que lhes pôs pão em suas mesas durante todo o ano.

É claro que muitos enxergam esse feriado apenas como mais um estímulo às vendas no comércio, assim como o Natal. Apesar disso, continua valendo a pena relembrar dos cuidados que Deus tem dispensado aos homens.

Inspirado no primeiro Dia de Ação de Graça, em que os colonos convidaram os índios para tomarem parte na festividade, gostaria de sugerir que as igrejas convidassem os diferentes, pessoas de outros credos, principalmente os mais necessitados, para tomarem parte em seu banquete de gratidão.

E que os americanos aproveitassem a ocasião para refletir no quanto sua sociedade tem desperdiçado, e considerassem estender as mãos aos povos mais pobres do mundo, compartilhando-lhes seu pão.

10 comentários:

  1. Paz Hermes,

    Interessante sua comparação entre o Halloween e o Dia de Ação de Graças, enuqnto o primeiro faz sucesso, mesmo entre igrejas ditas "evangélicas", o segundo não emplacou.

    Parece que dos EUA só importamos o que não presta mesmo.

    Valeu pelas informações.

    Ednaldo.

    ResponderExcluir
  2. Hermes, esperar alguma coisas dos EUA, tais brincando! Para Ô!
    É um povo que só pensa neles, covardes e só guerreiam com países pobres, um bando de sacanas.
    O que presta nos EUA, é que ele protegem o país de Israel, só isto que ele presta, o resto é um lixo.
    Mas, agora está pagando o preço de sua soberba, " o EUA está quebrado financeiramente e vai precisar de ajuda dos outros países em breve ".
    Quem diria!
    Toda arrogância um dia será castigada.

    ResponderExcluir
  3. Sempre desejei que este dia fosse festejado no Brasil, não sabia da origem desta lei até o dia de hoje Vergonha esta não é ser lembrada, pois não é de interesse político a sua comemoração. Quem sabe um dia meu irmão...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:21 PM

    Nike, que horror ficar feliz com a desgraça alheia. Saiba que EUA não é só um governo, é um povo com mães, pais e filhos e que graças a eles muitos brasileiros ouviram o evangelho. Agora se tu é contra as guerras porque é a favor de Israel? Olha, eu sou bastante critica aos EUA mas jamais diria que deles não pode vir coisa boa, seria uma grande ingratidão não só para com eles mas para com Deus.

    Layssa

    ResponderExcluir
  5. O brasileiro fala dos outros como se ele prestasse. Agora, o pior dos EUA é justamente proteger israel, que é o causador das desgraças no oriente médio. Falta de instrução é coisa de brasileiro mesmo.

    ResponderExcluir
  6. "A OBRA DE MISSÕES É FEITA DOS PÉS DE QUEM VAI,
    DOS JOELHOS DE QUEM ORA
    E DAS MÃOS DE QUEM CONTRIBUI."
    "porque, se anuncio o evangelho,
    não tenho de que me gloriar,
    pois me é imposta essa obrigação;
    e ai de mim se não anunciar o evangelho!"
    1 Coríntios 9:16
    VIAGENS MISSIONÁRIAS
    Site:
    http://veredasmissoes.blogspot.com.br
    Email:
    abnartes@bol.com.br
    Telefone:
    (74) 9966-3839
    Face:
    https://www.facebook.com/abnaias.duraes.5
    Pregando o EVANGELHO a toda criatura
    ás margens de todo rio SÃO FRANCISCO e nos
    POVOADOS DO INTERIOR DA BAHIA
    distribuindo Cestas básicas,roupas e calçados etc...
    como JESUS mandou...
    SEJA UM(A) PARCEIRO(A) MINISTERIAL!!!
    CONTA MISSIONÁRIA:
    Bradesco
    Agência: 3601-3
    Conta Poupança: 1001608-8

    ResponderExcluir
  7. Esse sim é um feriado com um ótimo motivo.

    ResponderExcluir
  8. Esse sim é um feriado para ser implantado no Brasil. Tantos deputados cristaos se preocupando com coisas sem fundamento. Taí um bom motivo para em que se trabalhar.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6:24 PM

    Legal! Não conhecia a historia. Deveriamos comemorar assim como comemoramos as festas de fim de ano. Abraço Bispo.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8:19 AM

    Bando de gente burra e imitadores dos americanos.
    Não precisa ter este feriado aqui no Brasil para agradecer ao Senhor.

    Hoje mesmo pode ser o seu dia de ação de graças, reúna sua família e comemore.. pode ser toda semana se quiser, não precisa vir um feriado de fora.

    ResponderExcluir