domingo, junho 08, 2014

17

Hora de acabar com a farra dos lobos!




Por Hermes C. Fernandes

Paulo jamais experimentara uma despedida como aquela. Os irmãos efésios simplesmente não admitiam sua partida. Embora tenha passado apenas dois anos ali, sua dedicação em tempo integral criou um forte laço de amor entre eles.

Sua consciência estava tranquila, pois em suas próprias palavras, nada que útil fosse, deixou de anunciar e ensinar "publicamente e nas casas" (At.20:20). Repare nisso: todo o ministério de Paulo junto aos efésios se dava num ambiente aberto, sem segredos, sem mistério. Era nesse ambiente aberto que Paulo lhes anunciara todo o conselho de Deus (v.27). Ele jamais deixara nada para uma ocasião especial, pois sabia que a qualquer momento Deus o requisitaria para outro lugar, e por isso, queria estar inocente do sangue daquela gente.

Agora, ele tinha que convencê-los de que era "compelido pelo Espírito" que ia para Jerusalém, mesmo sabendo que o que o esperava eram prisões e tribulações. Mas tudo bem! Afinal de contas, Paulo não tinha sua vida por preciosa, desde cumprisse com alegria o ministério que recebera do Senhor, dando testemunho da graça de Deus.

Chegara a hora da despedida! Nunca mais aquele povo o veria novamente. Olhando para os que ficariam responsáveis pelo rebanho, Paulo diz: "Olhai por vós, e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" (v.28).

A coisa é séria! Cuidar do rebanho de Deus é a melhor declaração de amor que podemos fazer a Ele. Por isso, quando Pedro respondia que amava ao Senhor, Jesus lhe dizia: Apascenta minhas ovelhas! O rebanho não é meu, não é da igreja A, B ou C. O rebanho é do Senhor, e foi comprado com o sangue de Deus! Se escandalizou com esta expressão, volte a ler o texto e verifique se não é isso que diz ali: Sangue de Deus.

Naquele momento de impasse, Paulo embarga a voz, engole seco, e diz: "Sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão o rebanho" (v.29).


Se ele pudesse, certamente ficaria por ali mesmo, para afugentar esses lobos cruéis, que certamente já espreitavam o rebanho, esperando apenas pela sua saída.

A crueldade é a primeira característica desses lobos. Por isso, eles não poupam o rebanho. Não se satisfazendo só com a lã, querem também sua carne, seu sangue, sua alma.

Esses lobos não viriam de fora, mas emergiriam de dentro do próprio rebanho, falando coisas perversas com uma única finalidade: "atrair os discípulos após si" (v.30). Não eram lobos vira-latas, mas lobos com pedigree.

Em vez de atrair as pessoas a Cristo, preferem atraí-las a si, com seu carisma, com sua atenção, com seu amor fingido, com palavras elogiosas e falsas. Pena que as pessoas sejam tão propensas a acreditar nesses lobos. Escrevendo a Tito, Paulo os apresenta como "insubordinados, faladores vãos, e enganadores" (1:10). O que fazer com eles? Deixá-los à vontade para que se sirvam das ovelhinhas de Jesus? Definitivamente, não! "É preciso tapar-lhes a boca, porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância" (v.11).

Já que não dá pra evitar a aproximação desses lobos cruéis, vamos colocar focinheiras neles, para que não devorem as ovelhas de Deus. Vamos mostrar para esses lobos, que a igreja de Cristo não lhes servirá mais de playground. Chega de se divertirem às custas do rebanho de Deus. Vamos colocá-los para jejuar. Se quiserem se alimentar, terão que mudar seu cardápio. Ovelhas, não mais!

E para tapar-lhes a boca, temos que denunciá-los, expor suas intenções, revelar suas estratégias. Não podemos nos calar, pois isso seria fatal. Em outras passagens, Paulo se refere a esses maus obreiros como cães. Eu diria mais: cães raivosos. Quando não matam a ovelha, transmitem-lhe raiva. A gravidade da situação era tamanha, que Paulo conclama os efésios a se lembrarem que durante três anos ele não cessou de admoestá-los com lágrimas noite e dia.

Não brinque com coisa séria! Famílias inteiras têm sido devoradas por esses lobos vorazes.

Que nossa admoestação seja, ao mesmo tempo, um cajado para resgatar as ovelhas que já estiverem na boca desses lobos, e uma vara impiedosa para colocá-los pra correr.

Um último aviso para você, lobo cara-de-pau: Desista das ovelhas do Senhor! Se quiser, fique de longe babando, mas não se atreva a se aproximar, caso contrário, você experimentará a fúria do Bom Pastor.

Está dito!

17 comentários:

  1. Sou grato por seu acesso e também pelo seguimento de meu blog.
    Os lobos na atualidade estão agindo em vários pastos, os rebanhos tem sido surpreendidos, precisamos de Davis.
    www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençoe e obrigado pela visita!

    Parabéns pelo blog!

    Ev. Alan

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente maravilhoso.Seu modo de escrever é peculiar e digno de mérito Dr. Fernandes. Tornar-me-ei um seguidor fiel. Estou convicto que aprenderei muito com as verdades contidas em seus artigos. Artigos que nos revelam uma Teologia pura, espiritual e contextualizada. Parabens pelos Autores que lê, isso só nos revela sua firmeza espiritual e teológica.

    Agradeço-lhe por seguir meu blog.

    Forte abraço.

    ex toto corde.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog!
    Que Deus continue usando sua vida para nos abençoar com mensagens edificantes...

    Abraços e sucesso...

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Obrigada por ter visitado meu blog...
    Também já estou seguindo o seu e com certeza aprenderei muito mais contigo! Seus artigos são ótimos, verdadeiros e inspiradores! Parabéns!!

    Abraços em Cristo!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu é que estou muito honrada de tê-lo como meu seguidor...Que blog maravilhoso...É por causa de blogs como o seu que essa blogosfera é tão importante...Obrigado pela visita...Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ótima palavra, realmente é o que temos visto nesses últimos dias, e o que está sendo mais complicado é pregar a verdadeira palavra de Deus para um jovem inteligentíssimo que assiste TV e usa internet, com tantos falsos profetas se escandalizando e usando o nome de Jesus e vídeos intermináveis de heresia...

    ResponderExcluir
  8. Paz do Senhor Jesus
    Amado parabéns pelo blog que está uma pintura, e tambem pela excelente matéria publicada. Que Deus realmente nos livre desses lobos cruéis que tanto querem atrair o rebanho de Cristo após si.

    Obs.: eu sou o pastor Alexandre, o senhor acessou meu blog e me pediu para acessar o seu e ser seu seguidor, mas não to conseguindo... meu -email é - pr_alexandre_5@hotmail.com ( me adicione no msn)

    ResponderExcluir
  9. Ola irmão muito bom o seu texto, fico grato pela sua visita ao meu blog e já estou seguindo o seu... boa quarta para você fique com deus

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja DEUS por tua preciosa vida! Não podemos nos calar é necessário expor estes 'vendilhões da fé', arrogantes. Como diz, Judas 8 ¶ E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.

    "Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
    Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito." Judas 17-19

    A Cruz é o preço do meu perdão,
    Haja Hope

    ResponderExcluir
  11. Olá irmão Hermes.
    Obrigado pela visita, seu banner já está no meu blog,
    Aqui encontrei muito material de boa qualidade que estarei divulgando para abrir os olhos das ovelhas sobre os perigos dos lobos.
    Parabéns e conte com minha humilde colaboração no que precisar.
    Claudio Silva
    http://sobrefeemaisumpouco.blogspot.com/
    Charqueadas RS

    ResponderExcluir
  12. Jairo Costa10:08 PM

    A paz, Hermes!
    Mais uma vez somos lembrados quanto aos rebanhos do Senhor e os lobos vorazes que ficam à espreita.Valeu pelo alerta, já que este filme está sendo reprisado diariamente aqui na net e em telas de TV.Tema oportuno e texto maravilhoso!
    Deus te abençoe, sempre!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado a todos pelos comentários.

    Tá na hora de acabarmos com a farra dos lobos.

    E para isso, as ovelhas têm que se unir, e para de engolir qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  14. Graça e paz, ir Hermes! =]

    agradeço a visita ao Meu Quintal Virtual, e sinto-me honrada por tê-lo como seguidor.

    Estou seguindo-te tbém por aqui, pois já acompanho seus abençoados textos no tbém abençoado [e engraçadíssimo!!] Genizah =]

    Temos mesmo que nos manter unidos, e lutar bravamente contra estes mercadores da fé, não esquecendo de procurar abrir os olhos das ovelhas confusas pela deturpação do evangelho.

    Que o Senhor te abençoe e te guarde, irmão, nesta grande batalha!

    Um abraço!

    Andreia =]
    http://meuquintalvirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Excelente! Deus continue iluminando sua mente com tais mensagens poderosas. Mesmo muitos kms de distância não deixo de me alimentar no seu blog. Abraços do seu discípulo, Fabio Jardim

    ResponderExcluir
  16. Eddy Fernandes12:02 PM

    Emocionante e fantástico, a eloquência propensa que consequentemente faz-nos raciocinar mais um pouco. Contudo... ( escapam-me alguns risos) OXALÁ nossa realidade fosse assim... tão despretensiosa e caridosa, como a do irmão Paulo: assassino de alto escalão, agora convertido, protegendo àqueles a quem deveria matar, entregue à paixão pela igreja de Cristo Jesus.

    Ainda vivemos um CADA-UM-POR-SI e a profissão pastoral é um bom investimento para aposentadoria, com direito a viagens para Israel, luxo, roupas caras, coberturas e outros afins, DIGNO de quem TRABALHA com excelência, pois o próprio Paulo defende o salário do obreiro, que realmente TRABALHA.

    No entanto... é criminoso presenciarmos pastores, bispos, diáconos e os famosos "apóstrofos" (o correto é "apóstolos", mas com aspas) que corromperam sua paixão pela igreja de Cristo, em função da boa vida que levam, pois a igreja AINDA não paga impostos, e a nenhum pastor ou líder autoproclamado é cobrada a prestação de contas do que é feito com o sagrado dízimo dos fiéis (e AI! da igreja se exigir essa postura tão transparente do "ungido"), que TENHO CERTEZA anseiam o crescimento do reino de Deus, e não a conta bancária do grande líder "ispirituau".

    A ótima maneira de saber é incomodando o homem de Deus, em algo que dependa da intimidade dele com Deus, numa hora em que precisa ATUAR como tal: o socorro precisa ser IMEDIATO, acompanhado de CUIDADOS ESPECIAIS. Não acontece assim...?

    Então não existem LOBOS piores do que este...

    ResponderExcluir
  17. O peregrino e Forasteiro11:20 AM

    Hermes as vezes vc dá fora em seus texto como pensamentos seus que não é segundo a Palavra de Cristo e dos apóstolos.
    Mas este texto é muito bom.
    Apesar disto, vc é uma cara legal , gente fina, e o mais importante vc
    Hermes ama a mensagem da cruz, ama Jesus Cristo, isto é o mais
    importante.
    Como diz o pregador: Quem ganha almas sábio é.
    Vc Hermes, lembre-se sempre, que vcés um ganhador de almas para Jesus Cristo.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir