quarta-feira, setembro 16, 2009

18

O que foi que Deus viu em mim?

Este será o primeiro artigo de uma série que pretende investigar quais os efeitos causados pela Graça em nossa vida.

Graça, por definição, é favor imerecido. Algo que recebemos sem o merecermos. Não apenas a salvação de nossa alma é pela graça, como também tudo o que nos é concedido pelo Pai. Dons espirituais, aptidões naturais, oportunidades, relacionamentos, bens materiais, saúde, idéias, sonhos, são todos expressões da multiforme graça de Deus.

Tiago afirma categoricamente: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tg.1:17). Eu não tenho que tentar convencê-lO a me abençoar, ou mesmo tentar arrancar d'Ele algo à força. Não tenho que brigar ou argumentar com Deus. Ele está 100% propenso a nos acolher e atender aos anseios mais profundos de nossa alma. Na verdade, antes mesmo de pedirmos, Ele já nos abençoou com toda a sorte de bênçãos nos lugares celestiais (Ef.1:3).

Para que haja consciência da graça, temos que antes ter consciência de nosso demérito. A pergunta que deve insistir em nossa mente é: "o que foi que Deus viu em mim?". Chegamos mesmo a pensar: "Deve ter havido um engano! Isso não deve ser pra mim! Deus se confundiu!" Não que duvidemos da eficiência do serviço de entrega dos céus. Duvidamos, sim, é de que haja em nós algum coisa que nos faça merecedores de Sua benévola atenção.

Quando alcançamos tal consciência, somos invadidos pelo sentimento da gratidão.

A gratidão é o primeiro efeito produzido pela Graça em nossa vida.

Se existisse acaso, não haveria gratidão. Mas se o que chegou às minhas mãos veio da fonte da Graça, servindo ao Seu propósito eterno, logo, só me resta reconhecer e agradecer.

A ingratidão revela quem jamais teve um genuíno encontro com o Deus de toda Graça. Não há como ficar indiferente. A gratidão passa a ser a maior força propulsora da nossa vida. Nossas boas obras deixam de ser moeda de troca, ou tentativa de tornar-nos merecedores, e passam a ser expressões de nossa gratidão a Deus.

Como a Graça nos leva a refletir sobre nossas ações? Ora, um Deus que me acolhe graciosamente, independente dos meus méritos... o que Ele merece de mim? Assim, todas as nossas atitudes passam a ser recebidas por Deus como "ações de graça".

Passamos a enxergar a vida de um prisma totalmente diferente daquele que ainda não se conscientizou da graça.

E com isso, a vida recupera seu sabor original. Experimente assistir a um pôr-do-sol com o coração repleto de gratidão a Deus. Você terá a sensação de as cores do dégradé celestial parecerão mais vivas. Até um prato de arroz com ovo parecerá delicioso.

Abra um pouco mais o leque. Experimente ouvir uma bela canção, seja cristã ou secular, com seu coração enternecido de gratidão. Dificilmente você não se emocionará.

Pare de reclamar da vida, da sorte, dos filhos, do cônjuge, do emprego. Troque os óculos ultrapassados da ingratidão pelas lentes de contacto da gratidão.

Você vai aprender o que significa a instrução apostólica “em tudo dai graças” (1 Ts.5:18). Em qualquer situação, ainda que adversa, dê graças!

Acolha a existência com todas as suas demandas e implicações como uma EUCARISTIA. Esta palavra grega usada em alusão à Ceia do Senhor significa “ação de graça”. Paulo afirma que “tudo o que Deus criou é bom, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graça” (1 Tm.4:4).

Então, abra a janela de seu quarto, respire fundo, e solte um “obrigado, Senhor!”.

Aprenda a ser grato àqueles que foram os instrumentos da graça de Deus em sua vida. Seja com provisão material, ou com instrução, ou simplesmente com amizade. Agradeça a Deus até pelas pessoas que te são ingratas. Quem sabe um dia Deus lhes removerá as vendas dos olhos, para que caiam em si e vejam o mal que causa a ingratidão.

O ingrato é como o sujeito que tem mau hálito. Ele mesmo não percebe. Mas todos ao seu redor, principalmente os mais chegados, sabem que algo não vai bem em seu organismo. Não basta usar mentol, ou uma pastilha de hortelã; tem que cuidar da úlcera que está corroendo seu estômago. Assim também, não basta usar palavras bonitas, convincentes, tem que tratar com a ingratidão crônica que existe no profundo de sua alma.

18 comentários:

  1. Bom texto e bom blog!
    Muito interessante!

    Agradeço a sua visita, e agora estou retribuindo!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Seu comentário é sempre bem-vindo!
    Mais honrado nos sentiremos se tornar-se seguidor.

    Forte abraço, Matheus!

    ResponderExcluir
  3. Hermes,

    Seu blog está muito bom mesmo e com postagens excelentes. Parabens!

    Que Deus continue te abençoando.

    Me tornei seguidor também.

    Cleosmar Berto
    vidacristavitoriosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou retribuindo a visita, gostei muito e seguirei certamente... seu banner já está em meu blog para divulgação. ABraço.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu blog, parabéns. Vou segui-lo. abração.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Hermes,

    Sinto-me honrado em tê-lo como seguidor.
    Parabéns pelo ótimo trabalho. Seus textos são maravilhosos.
    Coloquei seu banner no meu blog em "Merecem ser visitados".

    Deus o abençoe abundantemente.

    Qualquer coisa, estou por aqui!

    "Nunca houve um santo sobre a face da terra que não tenha visto a si mesmo como um vil pecador; de modo que se você não sente que é um vil pecador, não é parecido com os santos." ( D. M. Lloyd-Jones)

    Em Cristo,

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. PAZ DO SENHOR,AMADO!
    OBRIGADA PELO RECADINHO...TAMBÉM GOSTEI MUITO DO SEU BLOG!
    AGORA PODEREMOS APRECIAR MELHOR NOSSOS PONTOS DE VISTA,ALÉM DE APRENDERMOS SEMPRE MAIS.
    GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  8. Olá, a paz de Cristo, agora tenho um banner no GRAÇA PLENA. Não tão chic como o seu, mas já e alguma coisa. Se o irmão quiser pode pegar o mesmo e colocar no seu blog como imagem no gadget, e no link o url do meu blog. O seu já está no meu e se tiver banner me mande por favor.

    Joelson Gomes

    ResponderExcluir
  9. Jônatas Rocha6:54 PM

    Muito bom o texto, Bispo.

    Realmente, somente quando de fato, entendemos a Graça, é que poderemos passar por situações adversas, sofrer ingratidões e ser insultado, dando graças a Deus.

    E considero lamentável, ver pessoas que acha que se consideram salvas pelos seus méritos.

    Como o sr. sabe faço parte de uma Igreja Pentecostal e estava conversando com alguns irmãos sobre salvação, que não é pelas obras e sim pela Graça. E olha o que eles me disseram: "então se desvia, não corre atrás não, que quando Jesus voltar eu vou ser arrebatado e vou dar tchau prá vc lá de cima".

    Agora, imagine o que seria de mim se não fosse Jesus???

    Estou sentindo na pele o que o Bispo passa nos debates. rsrs

    ResponderExcluir
  10. Jônatas Rocha7:01 PM

    Graças a Deus, passei alguns anos no movimento Pentecostal, e agora está chegando o momento de sair, creio que por hora, cumpri a minha missão para com este povo, e parafraseando o Bispo, "...quem sabe um dia Deus lhes removerá as vendas dos olhos..."

    Estou indo para outro ministério. Lá não é uma Igreja Reina não, mas pelo menos lá parece que o povo gosta de pensar.

    Forte abraço Bispo.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog!
    Gostei dos textos.Todos muito bem escritos.
    Gostaria de agradecer a sua visita ao meu blog.
    Serás sempre bem-vindo!

    :D

    Indira

    ResponderExcluir
  12. Sejam todos bem-vindos ao Blog.
    E obrigado pelo carinho e as palavras incentivadoras.
    No que precisarem, estou aqui.

    Pela Graça e pelo Reino!

    ResponderExcluir
  13. Oi Hermes, prazer conhece-lo, estou te seguindo.

    Abração

    Villy

    ResponderExcluir
  14. Fico grato por sua visita ao meu blog, seu texto sobre a graça está divino. Fico feliz de saber que existem mais cristãos preoucupados com o verdadeiro evangelho.
    Abraçao e já sou seguidor.

    ResponderExcluir
  15. OLÁ HERMES! obrigada pela visita,estou retribuindo,adorei seu blog,já sou seguidora,que Deus possa continuar te abençoãndo grandemente,e quero te pedir um favor,que possa me ensinar como faço pra encrementar meu blog só sei escrever,e quero personalizar ele. obrigada e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado, Sávio e Marisa. Vocês são muito bem-vindos!

    ResponderExcluir