sábado, abril 06, 2013

4

Eucaristia e Meio Ambiente



Por Hermes C. Fernandes

O que mais me chama a atenção na Encarnação é nova fase que ela deflagra na relação entre o Criador e a criação. Ao entrar no Universo que Ele mesmo criou, Deus Se tornou parte integrante dele. Reflita um pouco comigo: Ele comeu nossa comida, bebeu de nossa água, respirou nosso ar.

Nos cerca de 12 mil dias em que caminhou entre nós, Ele interagiu com o ambiente à Sua volta, e assim o santificou. A água que Ele consumiu passou por Seu organismo, e foi devolvida. O ar que Ele respirou passou por Seus pulmões, e foi devolvido à atmosfera. Tudo o que Ele ingeriu, foi digerido. Átomos que pertenceram ao Seu Corpo ainda estão entre nós. Por causa de Sua Encarnação todo o Cosmos foi sacralizado. Por isso, podemos afirmar que a criação como um todo passou a ter valor sacramental. Além do batismo e da Santa Ceia, temos um terceiro sacramento: o Cosmos. E tudo por causa da Encarnação.

Daí a razão pela qual Paulo atribuiu valor eucarístico à criação:

“Porque tudo o que Deus criou é bom, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças (originalmente, “eucaristia”), porque pela palavra de Deus (pelo logos divino que Se encarnou), e pela oração, é santificada” (1 Tm. 4:4-5).

A criação perdeu sua profanidade decorrente do pecado, e adquiriu, através da Encarnação de Deus, um valor sacramental. Por isso, na visão que teve, Pedro foi advertido a não chamar de impuro aquilo que Deus havia purificado, nem mesmo os animais reprovados pela Lei para o consumo humano.

Agora, além de possuir um Corpo Místico, a saber, a Igreja, Cristo também possui um Corpo Cósmico. Com Sua ressurreição, Ele abarcou em Si mesmo toda a realidade, tanto a espiritual, quanto a material (Ef.1:9-10; Cl.1:19-20). Nada ficou de fora do escopo de Sua obra, iniciada na Encarnação, consumada na Cruz, e confirmada na Ressurreição, e plenamente manifestada no final das Eras. Assim como a roupa que Jesus usava resplandecia enquanto Seu rosto se transfigurava, em breve, todo o Universo se transfigurará, e revelará a glória de Deus nele latente, para que, finalmente, “Deus seja tudo em todos” (1 Co.15:28).

À luz disso, que tratamento não deveríamos dispensar à criação? Que cuidado não deveríamos ter para com o meio ambiente? Quem colabora pela sua destruição, está abrindo feridas no Corpo Cósmico de Cristo.

Quem ama o Criador, cuida da criação.

4 comentários:

  1. Não há como cuidar da ecologia externa, quando não se cuida primeiro da ecologia interna.

    Todos os males procedem de dentro e contaminam o homem.

    A boca só fala do que está cheio o coração.

    Enquanto o homem não tiver resgatado o coraçõ dele, a natureza vai penar na mão dele.

    ResponderExcluir
  2. Não há como cuidar da ecologia externa, quando não se cuida primeiro da ecologia interna.

    Todos os males procedem de dentro e contaminam o homem.

    A boca só fala do que está cheio o coração.

    Enquanto o homem não tiver resgatado o coraçõ dele, a natureza vai penar na mão dele.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:23 AM

    A eucaristia e o meio ambiente estão dentro do organismo sereno e secreto ao Universo consciente do individuo. Cada espaço/tempo que avançamos numa caminhada regulada pelo conflito harmônico Universal mais nós nos aproximamos da realização plena do projeto Trinitário que já está acabado sob as luzes do espaço/tempo da lógica do Criador.
    A eucaristia é o óleo das engrenagens deste Organismo.
    A ordem é simples para o Criador.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:45 AM

    Hermes e Edson, Eucaristia é sacramento, em que o corpo e o sangue de Jesus Cristo estão representado por pão e vinho.
    Cosmos, cuidado que voces dois vão encontrar com ET nos cosmicos, neste sonhos seus lunáticos sem noção.
    óleo das engrenagem é para veículos ou maquinas eu eu estou errado!
    Só falta vc Edson concordar com os ridículos cientistas que o homem , o ser humano, veio de uma papinha cosmica! Pois eles dizem isto e vc vem com cosmicos? O universo pertence a Deus, e nã a nós humanos, então cuide de sua vida enquanto ainda há tempo, pois Jesus Cristo está voltando e voc fica nesta de cosmico?
    Edsnon pregue a Palavra de Deus ao homens perdidos que estão clamando por socorro, e pare de falar tanta besteira que vem falando, seja últil, e sai deste sono seu de filosofia, e acorde que Satánás está devorando os cristãos mornos na fé sem dó, e vc é presa fácil para ele com suas filosofias que ele gosta, pois não leva a lugar nenhum e não tem poder nenhum sobre Satanás, mas a Palavra de Deus através do sangue e do nome de Jesus, ele corre dela.
    Abre seu olho e santifique sua vida na Palavra de Deus, e sai desta de filosofia aí, senão vc vai ficar para grande tribulação meu caro!
    Sem santificação ninguém verá o Senhor!

    ResponderExcluir