quarta-feira, março 11, 2009

0

Teólogos reúnem-se no Brasil para visionar mundo sustentável

Teólogos provenientes de todo o mundo reuniram-se perto da foz do rio Amazonas no nordeste do Brasil para desenvolver uma teologia para a "sustentabilidade da vida na Terra".

Cerca de 400 pessoas reuniram-se na cidade de Belém para o III Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL) para participar em conferências, sessões plenárias, workshops e assistir à apresentação de projeto de pesquisa e artigos científicos durante cinco dias.

"As pessoas dos rios e florestas e o seu encanto, representarão mais do que apenas uma imagem bela e exótica", dizem os organizadores da reunião que está a ser realizada antecedendo o muito maior Fórum Social Mundial (FSM). "Iremos fazer um Fórum dedicado à sustentabilidade da vida no planeta, através da espiritualidade profética engajada com a justiça, dignidade e liberdade."

O tema do fórum é "Água, Terra e Teologia", que os organizadores dizem ser por si só "um convite à construção de relações críticas e criativas entre estas palavras simbólicas – ‘água’ e ‘terra’ – a partir de perspectivas teológicas libertadoras".

Entre os participantes estão teólogos e professores, homens e mulheres envolvidos em questões sociais, e também cientistas.

O objetivo geral do fórum é proporcionar um espaço de reflexão teológica com base em práticas libertadoras em vista do futuro da vida na terra.

O último fórum, realizado em Nairóbi, no Quênia, há dois anos, reuniu 300 pessoas provenientes de todos os cinco continentes e declaradamente permitiu um encontro e intercâmbio de pesquisas e realizações em termos de afirmação da vida, da justiça e da dignidade à escala planetária.

Para o encontro deste ano estão programadas conferências, sessões plenárias e um painel final para ajudar no desenvolvimento e na discussão do tema do fórum. Os workshops e apresentação de trabalhos irão acolher uma diversidade de experiências apresentadas pelas delegações e participantes de todo o mundo. Espera-se que cada temática-chave tenha parte na construção de um território interdisciplinar para debates teológicos simultâneos.

De acordo com a organização, como em qualquer iniciativa desta natureza, o importante é que a bienal FMTL está a adquirir a sua forma ao longo do caminho, de acordo com as necessidades e possibilidades que surgem. Até agora, cinco estruturas têm apoiado o fórum – a Comissão Organizadora, o Comitê Internacional, o Secretariado Permanente, o Comitê Local temporário, e o grupo de organizações parceiras que garantem o financiamento do projeto.

Autor: Eric Young

Fonte: Extração: Diário Cristão - Christian Post [ Via - A Voz de Deus ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário