segunda-feira, março 31, 2008

0

Lula estará conosco amanhã na realização de um sonho

Alguns anos atrás tive um sonho. Um lugar que conheci quando menino era radicalmente transformado. Trata-se do centro da cidade de Duque de Caxias, mais precisamente a região da favela do lixão.

Quando meu pai iniciou uma igreja no quarteirão ao lado daquela comunidade, eu detestava ter que acompanhá-lo. Além do velho galpão que usávamos como igreja ser fétido e sufocante, a atmosfera do lugar parecia pesada; porém os rostos dos que ali compareciam esboçavam um misto de sofrimento e esperança. Lembro-me dos porcos criados soltos na rua, dos barracos de papelão, e do cheiro horrível de urina na porta da igreja. Minha mãe dirigia um concorrido culto às segundas pela manhã. Era eu quem a acompanhava. Um dia um homem entrou durante o culto, e ameaçou matá-la. Foi uma cena horripilante para uma criança de 9 anos. Os auxiliares não conseguiram detê-lo, e tiveram que chamar a polícia. Que triste ver aquele ser humano sair acorrentado da igreja, debaixo de socos e pontapés da polícia. Cresci com essas lembranças da cidade de Duque de Caxias.

Mais de vinte anos se passaram. Aquele velho galpão estava alugado para outra denominação. Quando contei ao meu pai o sonho que tive, ele me disse que lhe haviam oferecido aquele antigo galpão para alugar. Não tive dúvida. Aquele era um sinal dos céus de que deveríamos voltar para o galpão em Caxias. No meu sonho, toda aquela região estava transformada. No lugar dos barracos, havia construções novas. Eu já não via o velho shopping Center, nem a antiga rodoviária. Tudo estava diferente. Até mesmo o galpão que nos serviria de templo novamente.

Pouco depois de haver alugado o imóvel, meu pai faleceu, e fui eleito em assembléia para sucedê-lo na direção da denominação que ele fundara (REINA). Originalmente, a sede da igreja era no bairro carioca de Engenho Novo. Mas por causa do sonho que tivera, decidi que a sede deveria estabelecer-se em Duque de Caxias.

Reformamos a igreja, mas a realidade à sua volta continuava a mesma. Começamos a interagir com a comunidade antes conhecida como “Lixão” através de ações sociais do Projeto Tesouro Escondido. Vidas foram tocadas e transformadas. Porém, a atmosfera se mantinha a mesma. Até que recentemente estive no gabinete do Prefeito para lhe contar a visão que tivera sete anos atrás. Para minha surpresa, o que parecia somente um boato se confirmou. A prefeitura planejara investir a verba advinda do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na transformação total daquela região; inicialmente serão 315 milhões de reais.

Washington Reis levantou-se de sua cadeira, dirigiu-se a um grande quadro e perguntou, apontando para desenhos arquitetônicos: - Foi isso que o senhor viu em sonho? Glórias a Deus! Finalmente o futuro chegou à cidade de Duque de Caxias. Amanhã, estaremos recebendo o Presidente Luís Inácio Lula da Silva para a cerimônia de lançamento oficial do PAC na favela do Lixão (Parque Vila Nova e Vila Ideal). A Cerimônia vai começar às 15h. no palanque armado em frente à entrada principal de nossa igreja. Contamos com a presença do Governador Sérgio Cabral, e do Prefeito Washington Reis. Os pastores da REINA, que hoje totalizam mais de uma centena, estarão conosco ali, recepcionando as autoridades, aplaudindo esta iniciativa, e louvando a Deus pela concretização desse sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário