quinta-feira, dezembro 13, 2012

2

Cientista da NASA diz que contagem regressiva para o fim do mundo começou



Por Hermes C. Fernandes

Não é a primeira vez que se fala da iminência do fim do mundo. Já passamos por isso antes, diversas vezes. Mas nunca uma profecia se popularizou tanto como esta que afirma que o próximo dia 21 será o último da história. Há pessoas se preparando para o Apocalipse em várias partes do planeta. Muitas em refúgios subterrâneos, outras no alto de montanhas, achando-se protegidas contra eventuais inundações. Até a NASA, agência especial americana, promoveu recentemente uma conferência sobre o tema, no afã de tranquilizar a população. Autoridades temem que haja suicídios coletivos. Pregadores esbravejam de seus púlpitos, chamando as pessoas ao arrependimento. 

O fim do mundo tem sido tema de vários filmes de Hollywood. Dependendo dos autores e diretores cinematográficos, o mundo pode acabar através do impacto provocado por um asteroide  como no filme “Armagedom”, ou através de uma nova era glacial, como no filme “O Dia depois de amanhã”, ou pela invasão de alienígenas, como em “Independence Day”, ou ainda, por um cataclismo planetário como no filme "2012".  O que não falta são versões para a catástrofe final, que colocará em risco a sobrevivência da  raça humana. 

Que bom que os Estados Unidos, que sempre aparecem como o mocinho da história, estão aí pra evitar o pior. Será que eles fazem jus ao papel dado pelos cineastas americanos?

Muitos roteiros de filmes apocalípticos são inspirados em previsões como a dos escritor francês Rey-Dusseil, em La Fin du Monde (1830), que imaginou a destruição da Terra pela passagem de um cometa, que alteraria o eixo de rotação do planeta, e elevaria o nível dos oceanos. Já o escritor e astrônomo francês Camille Flammarion (1842-1925), que escreveu um livro com o mesmo título (1893), presumiu a morte lenta do planeta pelo frio em uma nova era glacial.

Além da profecia maia, popularizada em nossos dias, há quem acredite que um planeta errante chamado Nibiru estaria em rota de colisão com a Terra. Outras versões falam de uma estrela anã marrom ou um buraco negro. 

A despeito do sensacionalismo feito por parte da mídia, há inúmeros cientistas, físicos e astrônomos que têm se ocupado nesse tema. Alguns se debruçam sobre as causas que provocariam a destruição completa do Universo daqui a alguns bilhões de anos, enquanto outros se preocupam com uma eventual catástrofe que pudesse destruir a Terra a qualquer momento. Carl Sagan (1934-1996), famoso astrônomo norte-americano por seu programa de TV “Cosmos”, anunciava a possibilidade da vida na Terra ser exterminada por um inverno nuclear. Os cientistas que defendem o surgimento do Universo a partir do Big-Bang ocorrido a cerca de 15 bilhões de anos, acreditam que ele chegará ao fim daqui a mais ou menos 50 bilhões de anos, através de um Big Crunch. Segundo eles, desde o Big Bang, o Universo está em expansão, mas chegará o tempo em que começará a se contrair, até desaparecer.

Essa contração fará com que as galáxias se aproximem, produzindo choques entre as estrelas. Quando a contração atingir seus estágios finais, as condições serão críticas para a vida, o Universo todo se aquecerá, atingindo temperaturas inimagináveis. As estrelas e os planetas se evaporarão. Toda a matéria existente entrará num estado semelhante ao que existiu no início, após o Big Bang, mas com uma diferença: o fim do universo será como uma bola de fogo que implodirá. Se ele começou com uma explosão, nada mais razoável do que supor que terminará com uma implosão. Partindo desse raciocínio, poderíamos dizer que no final, o “haja luz” será substituído pelo “Apague a luz”.

Tudo isso é apavorante. Mas não passa de especulação científica. Os próprios cientistas dizem não haver razão para nos alarmarmos, pois quando isso ocorresse, a humanidade já teria desaparecido há bilhões de anos. Antes que o Universo entre em colapso, o Sol já terá gasto toda a sua energia, o sistema solar terá morrido. Antes que isso aconteça, a Terra já terá sido engolida pelas radiações solares, que deverão aumentar significantemente, antes que ele comece a morrer. E talvez, antes que isso aconteça, a vida na Terra já terá sido exterminada, quer pelo choque de algum asteroide, ou pelas mãos do próprio homem.


Segundo David Morrison, cientista da NASA, o Apocalipse já começou e a agonia será lenta. "A ideia de que o mundo acabará subitamente, por uma causa qualquer, é absurda".

"A Terra existe há mais de quatro bilhões de anos e passarão muitos anos antes do Sol tornar nosso planeta inabitável", insistiu o cientista, que criticou as "ridículas" versões que preveem o fim do mundo para 21 de dezembro de 2012, erroneamente atribuído ao calendário maia.


Em quase 5 bilhões de anos, o Sol se transformará em uma estrela gigante vermelha, mas o calor crescente terá, muito antes, provocado a evaporação dos oceanos e o desaparecimento da atmosfera terrestre. O astro solar resfriará depois, até a extinção, mas isto não nos dirá respeito, explica.

Diante deste quadro aterrorizador, haveria alguma esperança?

O que as Escrituras dizem sobre o "Fim do mundo"?

Estaríamos na contagem regressiva para o fim?

Haveria alguma confirmação bíblica para as profecias Maia, que segundo pesquisadores, afirmam que o fim do mundo acontecerá no próximo dia 21?

No próximo dia 17, segunda-feira, às 19h., estaremos nos debruçando sobre o assunto em mais uma palestra da série Tabu, promovida pela Igreja Reina. A entrada é franca e todos são bem-vindos. 





2 comentários:

  1. ver para crer
    tudo questão de tempo
    a humanidade caminha para a própria destruição há muitos anos - séculos
    o apocalipse sempre estará presente
    seja qual for as gerações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7:06 PM

      stonehengerdoinglesarcaicostonepedraehehcgeixoeumalinhamentomegaliticodaidadedobronzerlocalizadonaplaniçedesalisburynainglaterraparamontaroestonerengerefazelofuncionarmensagemparaocientistasdanazapeguemfaçaoaoredordaspedraseremcimaumtriangulodeenergiacomleizeroufiodeeletricidadecomferrosdeouroerolhosemcimadosferroscomoserfosserlançarenergiadepoisoportaoseabriraepoderaviajarnotempoumaparedeinvisivel.

      Excluir