segunda-feira, julho 06, 2015

5

Desmascarados os verdadeiros inimigos da cruz

Por Hermes C. Fernandes

“Pois muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora novamente digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo” (Fp.3:18).

Quem seriam os tais “inimigos da cruz”?  Estaria Paulo falando dos romanos, com seu estilo de vida hedonista, idólatra? Ou estaria se referindo aos gregos, amantes do saber? E se tivéssemos que aplicar esta palavra aos nossos dias, a quem caberia a alcunha? Quem são os atuais “inimigos da cruz”?  Seriam os muçulmanos? Os homossexuais? Os socialistas? Para sabermos quem são eles em nossos dias, temos que descobrir quem eram nos dias de Paulo.

Alguns versos antes, o apóstolo adverte a seus leitores sobre os que ele chama de “cães”, “maus obreiros”, “falsa circuncisão”. Ele não está apontando inimigos externos, mas internos. Os mesmos que em outra epístola ele chama de “falsos irmãos, que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para reduzir-nos à escravidão” (Gl.2:4). É acerca dos tais que devemos redobrar o cuidado, para que não nos tornemos presas suas, “por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens” (Cl.2:8).

Os inimigos da cruz não estão lá fora. Eles estão entre nós! Fazem-se de cristãos, fiéis seguidores de Cristo, expoentes da sã doutrina, conservadores das tradições, porém, sua intenção é outra.

Não é a Cristo que servem, mas ao seu próprio ventre (Fp.3:19).

Pregam uma santidade de fachada, ostentando uma aparência de sabedoria”, “humildade fingida”, “severidade para com o corpo”, coisas completamente desprovidas de valor real.

Por que Paulo os chama de inimigos da cruz?

Por se insurgirem contra os efeitos da cruz. Estes intentam reconstruir os muros separatistas derrubados na cruz (Ef.2:14-17). Em vez de promover harmonia entre os diferentes grupos humanos, preferem ver o circo pegar fogo. Insistem com uma mensagem discriminatória, onde as pessoas são julgadas por critérios étnicos, culturais, sexistas ou religiosos. A mensagem do amor, marca registrada do ministério de Jesus, é substituída pela mensagem do ódio, da vingança. Em vez de boas novas, preferem espalhar calúnias, difamação, mentiras contra quem ouse pensar diferente deles.

Qualquer ideologia ou doutrina que não seja capaz de fazer de nós pessoas melhores, mais compassivas e generosas, deveria ser totalmente rechaçada, pois certamente não procede do Crucificado.

O mundo já está saturado de tanto ódio e preconceito.

Os inimigos da cruz são retrógrados, querem reverter o processo deflagrado com o advento da mensagem cristã. Preferem voltar à idade das trevas. Acham que as mulheres são seres inferiores, que não podem exercer qualquer função que não seja subalterna. Alguns chegam a defender a instituição da escravidão, como sendo justa e necessária. Tudo isso travestido de linguagem bíblica e teológica. Dizem-se favoráveis à vida, mas defendem a pena de morte com unhas e dentes, bem como a utilização de tortura por parte do Estado, e a proliferação de armas entre os cidadãos comuns.

Se Paulo os chama de “cães”, vou um pouco adiante.. São cães raivosos. Cães de guarda! Defendem seu perímetro com ferocidade, não se dispondo a ceder um centímetro sequer. Para eles, o importante não é a defesa da verdade (aquele que é seguida em amor, de acordo com Ef.4:15), mas a defesa de seu ponto de vista ou de seus interesses.

Eles bem que poderiam ser identificados facilmente, não fosse sua habilidade em camuflar-se. Paulo diz que os tais “obreiros fraudulentos” se transformam em ministros da justiça, tal como Satanás que se transfigura em anjo de luz (2 Co.11:14).

Além de reconstruírem “as paredes de separação” entre os homens, seu maior atrevimento é tentar recosturar o véu do templo. Pra eles, ninguém pode chegar-se a Deus a não ser rezem em sua cartilha ideológica/doutrinária. Os que ousam discordar, logo são tachados de hereges, anticristos, falsos profetas, etc. São os herdeiros diretos do legado deixado pelos fariseus contemporâneos de Jesus, que não entravam e ainda impediam que outros entrassem (Mt.23:13).

Se estivessem na cena em que Jesus impediu o apedrejamento de uma mulher adúltera, certamente seriam os primeiros a apedrejá-la. Se testemunhassem o diálogo de Jesus com o ladrão da cruz, achariam que Ele estava delirando ao franquear a entrada do reino àquele meliante.

Com o mesmo rigor com que julgam, serão julgados. Sua hipocrisia será exposta. “Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia” (Tg.2:13).

Que em lágrimas como o apóstolo, exortemos a estes a não pisarem o Filho de Deus, não profanarem o sangue da aliança, nem ultrajarem o Espírito da graça (Hb.10:29).

5 comentários:

  1. Divido-me entre dar glórias á Deus por sua visão e consequentemente abertura da visão de muitos e entre clamar á Deus por misericórdia para "esse povo que não sabe o que faz".
    Que tenhamos a visão de que o reino celestial não começa com a volta de Jesus, mas já iniciou-se com as tentativas do inimigo de enganar todos , se possivel até os eleitos de Deus...

    Que a graça seja conosco...
    Luciano Ruggi
    Blog Brasil com Jesus
    www.brasilcomjesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com sua opinião. Parabéns pelos ótimos textos. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. excelente!!! muito bom e edificante, o melhor que já vi!!! mas como sou adestrador, criador de cães, e em resumo a minha vida é uma cachorrada!!!kkk eu acho muito injusta a metáfora com cães, os cãezinhos, não gostariam nem um pouco de serem comparados a esses abutres carniceiros do evangelho!!!kkkkkkk Deus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Missionário Barbosa11:20 AM

    Irmão em Cristo Bispo Hermes, graça e paz de Jesus cristo de Nazaré.
    Meu irmão gostaria de comentar dos dois versículos que o irmão mencionou, em Efésio 4.15, e Hebreus 10.29, e acrescentar mais um ok?
    Muito bom texto! Meu irmão amado, em Jesus Cristo.
    Deus te abenções e todos os seus familiares.
    Efésios 4.15a diz:
    Antes, seguindo a verdade em caridade(amor), cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
    " A VERDADE EM AMOR."
    A conservação da unidade da fé; leiam versículo 13 de Efésios 4, deve basear-se no amor ativo, que procura resolver problemas e reconciliar diferenças através da mútua lealdade e da obediência a Cristo e sua Palavra.
    Isto significa que crer e proclamar com amor a verdade do Novo Testamento é prioritário em relação à lealdade às instituições e tradições cristãs, aos cristãos individuais ou à igreja visível.
    O esforço para manter a comunhão ou a unidade, jamais deverá invalidar a Palavra de Deus nem levar à transigência com a verdade bíblica, leiam versículo 14 de Efésiso 4.
    A fidelidade às Escrituras está acima de tudo e poderá, inclusive, resultar em pressões de toda a ordem, até mesmo na própria igreja local.
    Mas no tempo certo, Deus dará o escape necessário aquele que permanece leal a Cristo e à verdade original do Novo Testamento a Santa Palavra de vida eterna.
    Em Hebreus 10.29:
    " PISAR O FILHO DE DEUS."
    Continuar a pecar deliberadamente depois de termos recebido o conhecimento da verdade; leiam
    versículo 26 é:
    1- Tornar-se culpado de pisar Jesus Cristo, tratá-lo com desprezo e menosprezar sua vida e morte.
    2- Ter o sangue de Jesus Cristo como indigno da nossa lealdade e,
    3- insultar o Espírito Santo e rebelar-se contra Ele, o qual comunica a graça de Deus ao nosso coração.
    No versículo 38 de Hebreus 10 diz:
    Mas o justo viverá da fé, e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
    " O JUTO VIVERÁ DA FÉ."
    Este princípio fundamental, afirmado quatro vezes nas escrituras, governa o nosso relacionamento com Deus e nossa participação na salvação provida por Jesus Cristo; leiam Habacuque 2.4; Romanos 1.7; Gálatas 3.11; Hebreus 10.38.
    1- Esta verdade fundamental afirma que os justos obterão a vida eterna por se aproximarem fielmente de Deus com um coração sincero e cristão; leiam Hebreus 10.22.
    2- Quando àquele que abandona a Jesus Cristo e deliberadamente continua pecando, Deus "não tem prazer nele" e incorrerá na condenação eterna; leiam Hebreus 10.38,39.
    Mas sempre devemos nos lembrar-nos:
    " A FÉ SEM OBRAS É MORTA."

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:40 PM

    Lendo os comentários dos irmãos, fundamentados biblicamente, convenço-me cada vez mais, das fragilidades humanas que se ornam de sabedoria e perdem a essência do Amor de Cristo.
    Vocês responderam o que muitas vezes até pensava que era da vontade de Deus, na verdade é a vontade do homem, quando vejo os rituais mais uma vez sendo cumpridos a risca, e sem o AMOR DE CRISTO, pelo diferente irmão: Aquele que não concorda, aquele que caiu em pecado, aquele que não dizima, aquele... aquele...

    ResponderExcluir