segunda-feira, janeiro 07, 2013

8

A diferença entre Graça e Misericórdia

Graça e Misericórdia

Por Hermes C. Fernandes

“Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.” Hebreus 4:16
Apesar de muitos entenderem os termos ‘graça’ e ‘misericórdia’ como sinônimos, eles possuem significados bem distintos. Ambas são encontradas no mesmo endereço: o trono da graça. Ora, se o trono é da graça, concluímos que esta tenha primazia sobre a misericórdia. Porém, para achar a graça, primeiro tem-se que obter a misercórdia. É como um protocolo. Para chegar ao rei (graça), é necessário agendar antes uma audiência com o Primeiro Ministro (misericórdia).

Este trono tem como base a retidão e a justiça (Sl.97:2), e é sustentado pelo AMOR (Pv.20:28). Ora, o trono nada mais é que uma cadeira ornamentada, ocupada por um monarca. Como tal, possui quatro pés que devem ter o mesmo tamanho e a mesma distância entre si, estando perfeitamente alinhados. Estes quatro pés são responsáveis por manter a estabilidade do trono. Eles são a representação do AMOR em suas quatro dimensões: agape, filos, eros e storge. Nenhum pé pode ser maior que o outro. O fato de serem do mesmo tamanho aponta para a justiça, e o seu alinhamento representa a retidão. Ele só é um trono de graça por ser sustentado pelo amor. Sem amor, o trono que rege o Universo precisaria de um calço, ou ficaria condenado à instabilidade para sempre.

Deixe-me explanar um pouco sobre a misericórdia: A palavra em latim é ‘misericordis’, que é a juntão de duas outras palavras, miseri (miséria) e cordis (coração). Ter misericórdia é acolher em nosso coração alguém desprovido de qualquer recurso meritório. É pela misericórdia que Deus nos acolhe em Sua presença, apesar de não merecermos.

Deus é santo, enquanto nós, pecadores. Santidade e pecado são como água e óleo, não se misturam. Se a justiça fosse o único atributo divino, estaríamos todos condenados a passar a eternidade alienados de Deus. Qualquer esforço nosso para reverter isso seria em vão. Porém Ele tomou a iniciativa, vindo ao nosso encontro, mergulhando de cabeça em nosso mundo, fazendo-Se pecado por nós. Zacarias, o pai de João Batista, expressa isso em sua canção, afirmando que foi “por causa da entranhável misericórdia do nosso Deus”, que o sol nascente das alturas nos visitou, “para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz” (Lc.1:78-79).

A mãe hospeda seu filho em seu ventre por nove meses e sente terríveis dores para trazê-lo ao mundo. Isto é misericórdia. No início da gestação, a criança é tida como um corpo estranho dentro de sua mãe. O corpo da mãe tenta rejeitá-lo. Mas gradualmente, o corpo dela vai se ajustando, e acolhendo o pequeno corpo em formação.

Uma vez nascido, ela o amamenta, cuida, educa e lhe enche de amor. Isto é a graça!

Seu ventre é um lugar de misericórdia. Mas seus braços e seios são lugares de graça. Percebe a diferença?
Ouça o que Deus diz:
“Pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de modo que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” Isaías 49:15
Ele não pode nos esquecer! Estamos gravados nas palmas de Suas mãos!

Pela misericórdia, Ele nos aceita em Sua presença. Mas pela graça, Ele nos deseja.

Sua misericórdia nos salva de Sua justa ira. Sua graça nos faz objeto de Seu amor.

Lembra da parábola do filho pródigo? Quando o pai recebe seu filho de braços abertos, sem acusá-lo de nada, isto é misericórdia. Mas quando o pai prepara uma festa para celebrar seu retorno, isto é graça. Tal qual o pródigo da parábola, todos disperdiçamos o maior de todos os dons: a vida. Por isso, todos igualmente contraímos uma dívida com o Criador. É a isso que chamamos de pecado. Jamais poderíamos pagar tal dívida. Mas Deus pagou-a ao enviar-nos Seu único Filho para morrer em nosso lugar. Isto é misericórdia. Nosso débito foi quitado.

Mas Ele fez mais: em adição ao pagamento de nossa dívida, Ele depositou uma vasta quantia em nossa conta. Saímos de uma situação de débito para uma situação de crédito.

Ele não apenas nos libertou do inferno, como também nos garantiu o céu.

Misericórdia é não dar-nos o que de fato merecemos. Graça é dar-nos exatamente o que não merecemos. O que merecemos da parte de Deus? Vida ou morte? Bênção ou maldição? Ora, se somos pecadores, merecemos a morte. Mas a misericórdia prevalece sobre o juízo. Em vez de ira, recebemos Seu amor. Em vez de morte, vida eterna.

A mesma graça deve ser nossa motivação para servi-Lo. Não fazemos o bem com a intenção de tornar-nos merecedores de Suas bênçãos. O bem que fazemos deve ter a intenção de demonstar nossa gratidão por tudo o que Ele fez por nós. Isso é graça! Nós não queremos impressioná-Lo, ou pressioná-Lo a realizar nossos desejos. Não! O que almejamos é agradá-Lo em tudo, simplesmente por amá-Lo. E por que O amamos? Porque Ele nos amou primeiro.

Se antes tínhamos uma dívida de pecado, agora temos uma dívida de gratidão.

Por causa de Sua misericórdia, estamos vivos.

Em Lamentações 3:22-23, Jeremias diz:
“As misericórdia do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois as suas misericórdias não têm fim. Nova são a cada manhã; grande é a tua fidelidade.”
Nossa vida está sempre por um fio! O fio da misericórdia divina. Ela é quem dá corda no relógio de nosso coração dia após dia. Cada vez que acordamos, devemos agradecer porque nosso contrato com a vida foi renovado, tendo como fiador a misericórdia.

Mas a graça vai além disso. Se por causa da misericórdia, estamos vivos, por causa da Sua graça nossa vida tem propósito.

Agora, o escritor sagrado nos convida a dirigir-nos ao trono da graça com confiança. Não auto-confiança. Mas confiantes em Sua misericórdia e graça. E o fazemos seguros de que seremos socorridos em tempo oportuno. Se Ele foi capaz de dar-nos Seu único Filho, de que mais Ele seria incapaz de dar àqueles que n’Ele confiam?

8 comentários:

  1. Barbosa8:38 AM

    IRMÃO HERMES, GRAÇA E PAZ DE JESUS CRISTO O SANTO, E O ÚNICO JUSTO, QUE DEU A SUA VIDA EM NOSSO LUGAR MORRENDO NUMA CRUZ.
    NELE NÃO HÁ CORRUPÇÃO DESTE MUNDO!
    Meu irmão amado em Cristo, Que versículo belo, lindo e profundo, que Jesus Cristo nos deixou; e foi escrito através do seu servo o amado apóstolo Paulo, que foi cita pelo irmão em Hebreus 4.16.
    " CHEGUEMOS COM CONFIANÇA AO TRONO DA GRAÇA".
    Porque Jesus Cristo de Nazaré se compadece das nossas fraquezas; ler Hebreus 4.5, podemos chegar com confiança ao trono celestial, sabendo que nossas orações e petições são bem acolhidas e ouvidas por nosso Pai celestial("O DEUS TODO PODEROSO" "O GRANDE EU SOU" ); ler Hebreus 10.19,20. É chamado "O TRONO DA GRAÇA", porque dele fluem o Amor, o Socorro, a Misericórdia, o Perdão, o Poder Divino, o Batismo com Espírito Santo, os Dons Espirituais, o Fruto do Espírito Santo e tudo de que precisamos em todas as circunstâncias. Uma das maiores Bênçãos da Salvação é que Jesus Cristo de Nazaré, agora, é nosso sumo sacerdote, conduzindo-nos até a sua presença pessoal, de modo que sempre podemos buscar a ajuda de que carecemos.
    CONCLUINDO:
    " POR ISSO, TENHO ESPERANÇA ".
    "MAS", o profeta Jeremias queria que o seu povo soubesse que nem tudo estava perdido. Razões para terem esperança.
    1- A ira do Senhor DEUS é de curta duração, mas a sua misericórdia não tem fim; ler Lamentações 3.22. DEUS não rejeitou Judá como o povo do seu concerto, e DEUS ainda tem um propósito para ele. Como também para nós, o povo do DEUS VIVO! 2- O Senhor DEUS é Bom e Misericórdioso com aqueles que nEle esperam, com humildade e arrependimento; ler Lamentações 3.24,27.
    3- O Senhor DEUS tem compaixão dos que sofem, uma vez alcançado o alvo do sofrimento permitindo por Ele em Lamentações 3.28,29 diz: Assentar-se solitário e ficar em silêncio; porque DEUS o pôs sobre ele.
    Ponha a boca no pó; talves assim haja esperança.
    No capítulo 3 versículos 27,33, DEUS, às vezes, permite aflições sobre cristãos rebeldes, para realizar uma obra benéfica e purificadora na vida deles. Cristãos em tais situações devem confessar seus pecados, buscar o perdão e confiar no Senhor DEUS quanto ao seu perdão e restauração.
    " E DIZER A DEUS! A SUA MISERICÓRDIA NÃO TÊM FIM!
    LOUVADO SEJA O NOME DE JESUS CRISTO O SENHOR, REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
    ONDE, TODOS OS JOELHOS SE DOBRARÃO DIANTE DELE, E CONFESSARÃO QUE ELE É O SENHOR. OH! GLÓRIAS! ÁMEM!
    SEM JESUS CRISTO, NÃO DÁ PARA SER FELIZ!

    ResponderExcluir
  2. Bispo Hermes, louvado seja Deus em sua vida, pois essa mensagem veio a mim em tempo oportuno. Quero que saiba que tal mensagem veio como um refrigério para minha alma. Louvo a Deus pela sua vida e de sua família. Obrigado mais uma vez. Que Deus te abençoe.

    Ass: Jorge Gomes (Militante Reinista)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post!!! Já estou seguindo voce!!! Grande abraço e fique na PAZ DO SENHOR!!!

    ResponderExcluir
  4. Caro Hermes, se a mensagem do Evangelho fosse mesmo proferida como deveria ser, o princípio da graça e da misericórdia seria compreendido via de fato. O que não há, devido à má consciência dos aproveitadores de plantão, que como mestres falhos (mestre é um termo bem exagerado, eu sei...) designam seus fiéis a compreenderem somente ao ponto de manter-lhes o cabresto à boca.
    Lembro que um princípio sem valor é nada mais que poesia para surdo, onde só o que se aprecia é o sorriso dos lábios (mas isso é outra história).
    Como já disse antes, que a graça e a misericória sejam reveladas para trazer, no mínimo, gratidão aos corações.
    Grande abraço "pro cê", amigo..

    Gildo

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto (+ 1x) eu mesma já tinha queimado os meus 2neurônios pensando na diferença entre as duas. Agora aprendi, nao esqueço mais rsrs.

    ResponderExcluir
  6. É por isso que,a cada dia,quero viver debaixo da graça,não somente da misericórdia.

    ResponderExcluir
  7. Amem, eu sabia que eram diferentes, só não conseguia ver onde. Mas Gloria a Deus.

    ResponderExcluir
  8. nao faz sentido a justiça ser menor que a misericordia, se uma pessoa mata outra e o juiz a deixa solta livremente isso seria misericordia certo? como ocorreu com Caim,misericordia seria sermos pecadores porem nao gozamos da justiça, porque justo seria sermos lançados no lago de fogo,entao a misericordia violaria a justiça. bem minha pergunta é existe hierarquia entre os principios divinos, e se existe tambem havera hierarqhia entre pecados logo aquele que pecou menos que os demais nao mereceria ir para o lago de fogo? estou certo? se nao ha hierarquia entre os pecados entao porque haveria entre os atributos vindos de Deus,ou posso dizer que Deus faz chover sobre boms e maus ou dizer que deus abençoa o homicida por ter matado como dando a Caim invulnerabilidade quanto a vingança,nessa epoca nao existia a toha porem paulo afirma que as leis já existiam dentro do homem,isso significa que a justiça nao está ligada aos nossos atos, vide jó homem reto e integro que se desvia do mau, encontramos justiça na proposta de Deus para com jó, me surpereendo ao olhar para o mundo e ver a ausencia da justiça divina mas sim ver a justiça humana que pode ser comprada com papel, entoa existe hierarquia entre a justiça, misericordia, amor, complacencia, benevolencia, caridade(amor), paciencia, todas essas virtudes sao recompendas de maneira diferente? ou será que nao sao recompensadas, como aconteceu com David Deus fala(ENCARNADO EM CRISTO),quem com ferro fere será ferido, ou no pentateuco mao por mao pé por pé dente por dente vida por vida, porque davi estava insento, alem do mais siz que o filho nao pagara pelo pecado do filho nem o filho pagara pelo pecado do pai, como explicar a justiça sobre davi era porque ele era digno de misericordia ou porque ele era rei? e Urias foi justo ele ser "assasinado" por nao ser rei? ou por ter uma bela esposa? sao muitas indagaçoes desculpe por tomar seu tempo.

    ResponderExcluir