segunda-feira, outubro 04, 2010

5

Sorria, você está sendo MANIPULADO!


1 – A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO - O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais”.


2 – CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES - Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3 – A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO - Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4 – A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO - Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

5 – DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE - A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê?”Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade”.

6 – UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO - Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos.Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…

7 – MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE - Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores”.

8 – ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE - Promover ao público a achar que é moda o fato de ser idiota, vulgar e inculto…

9 – REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE - Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM - No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

Noam Chomsky, via No Mundo e nos Livros 
Citação do texto ‘Armas silenciosas para guerras tranquilas’

5 comentários:

  1. Anônimo3:02 PM

    Gostei da postagem!

    Um forte abraço.
    Marcos Sampaio

    http://ideiasprotestantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Irmão Hermes,concordo e assino em baixo com tudo que foi dito e escrito neste texto.
    Isto é a realidade que está e sempre esteve de calar a boca do povo e seus direitos por constituição.
    É por direito nosso! No qual não cumprem!
    E os políticos,maquiando as podridões do gorveno que são tremendas corrupções,e fazem o povo de palhaços,sendo alguns deles os Verdadeiros: Os artistas princípais do show!
    Infelizmente até o hino brasileiro não é levado à sério e respeitado,as estrofe do hino não condiz com a verdade que vive o país.
    Ou seja: 50% ou 60%,DA POPULAÇÃO O POVO SÃO CONSIDERADOS MISERÁVEIS,HOMENS QUE GANHAM SALÁRIO "MÍNIMO"SEM CONTAR COM O DESEMPREGO DE NÍVEL ALTISSÍMO,E OS MENDIGOS QUE AUMENTA CADA DIA NESTE BELO PAÍS,O DISCASO TOTAL COM A SAÚDE E EDUCAÇÃO,PROFESSORES PESSIMAMENTE MAL REMUNERADOS ETC. ISTO ME DÁ NOJO!
    INFELIZMENTE ESTA É A REALIDADE!
    Enquanto políticos vivem na excelênte boa vida,e depois de alguns mandatos em sequência,se aposentam com enormes salários em poucos mandatos,ou seja não fazem nada! ISTO É IGUALDADE SOCIAL? OU CHAMAR O POVO DE IDIOTA!
    O pobre coitado,o povo,o VERDADEIRO trabalhador tem o direito de aposentar aos 35 anos de contribuição e com uma certa idade,e o pior que a maioria aposenta com 1 SALÁRIO MÍNIMO E NADA MAIS. "UM SALÁRIO MÍNIMO É O QUE VALE O CIDADÃO BRASILEIRO" 510,OO R$. SERÁ QUE OS POLÍTICOS VIVERIAM COM 510,00 RS,SE ESTE FOSSE O SALÁRIO DO CONGRESSO PARA SENADORES DEPUTADOS,ELES FICARIAM EM SEUS CARGOS COM ESTE SALÁRIO? É LÓGICO QUE NÃO!
    PARA ELES O SALÁRIO ESTÁ MUITO BOM,MUITO BEM PAGO,DÁ PARA VIVER TRANQUILAMENTE! NÃO PODE SER AUMENTADO SENÃO QUEBRA O PAÍS. MAS O DELES AH!
    ESTE É O PAÍS JUSTO DE IGUALDADE SOCIAL QUE VIVEMOS!
    PÁTRIA AMADA bRASIL! Com (b) minúsculo.
    ESTE É UM PAÍS DE PINÓQUIOS! QUE DÁ NOJO!
    NOS O POVO,SOMOS TAMBÉM SERES HUMANOS,E MERECEMOS TODO RESPEITO! O QUE NÃO ACONTECE! E QUE NUNCA VAI ACONTECER!
    A ESCRAVIDÃO CONTINUARÁ PARA OS CONSIDERADOS DE CLASSE "MISERÁVEIS"!

    ResponderExcluir
  3. Excelente.

    Kibarei, com certeza...

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Fala Hermes...acabou de passar em meu blog JovensdaPalavra e também estou passando aqui para lhe dizer: Deus te abençoe e também estou te seguindo...e gostaria de lhe pedir ajuda para crescer com meu blog...somos 4 jovens comprometidos com a palavra...somente fazemos isso por Deus...por nenhum outro motivo...espero resposta e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Bruno Sena8:42 AM

    Voto nulo já, pois José Serra está usando a Igreja e os evangelicos de forma falsa.

    Vejam só o que andou dizendo site que apoia José Serra contra a Marina Silva antes de domingo:

    "A verde é a maior decepção da campanha. Até agora, sua única estratégia é pairar como a santinha do pau oco por sobre as outras duas candidaturas. Só aparece em eventos religiosos, cantando hinos, recitando salmos e posando de fiscal da ética, da moral e dos bons costumes. Tem um grande futuro na carreira religiosa."

    E não podemos esquecer que o próprio José Serra acusou Marina Silva atacou a honra da Marina no debate da Globo: José Serra Acusa Marina de Receber Mensalão

    ResponderExcluir