segunda-feira, outubro 11, 2010

19

Pra quem se impressionou com o filme espírita "Nosso Lar"


A Cidade Espiritual, segundo o Filme.

Imagine a seguinte cena: Chego à casa de uma família, e vejo uma irmã em Cristo emocionada com a Novela espírita "A Viagem", exibida pela Globo há uns anos. Sim, para ela era emocionante observar dois espíritos desencarnados que se amaram aqui na terra se reencontrarem no seu novo lar. Há pouco tempo, o filme sobre Chico Xavier também causou elogios de lábios "cristãos", do tipo: "Como um homem tão bom não poderia ser salvo?", "Achei lindo o filme. Lembrou até a bondade de Jesus" e "Posso até discordar da doutrina espírita, pastor, mas que o filme emociona, ah emociona!" Prefiro nem comentar como uma pessoa se rotula cristão pode se "jumentalizar" quanto à doutrina da graça e se deixar emocionar por fábulas. Então, se preferir assistir ao filme "Nosso Lar", baseado no livro de Chico Xavier com o mesmo nome, que narra o encontro de espíritos desencarnados num "lindo local" e apregoa como jamais se viu a doutrina antibíblica da reencarnação, vá em mente com as seguintes pérolas extraídas de livros espíritas e decida se essa ficção espírita merece crédito:
"Marte - [...] é [planeta] mais antigo e mais adiantado do que a Terra no seu ciclo vital; está também, podemos dizer, mais evolvido do que o nosso planeta, considerando-se o conjunto de condições de habitabilidade, e a duração dos períodos que medem a existência [...]." - FLAMMARION, Camille. Os Outros Mundos. Estela. Trad. de Almerindo Martins de Castro. 9a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005.
"Saturno executa a sua revolução em torno do astro-rei a uma distância de 364 milhões de léguas. Nele, o ano equivale a 30 dos terrestres e se compõe de 10.750 dias. Seu volume é 734 vezes mais considerável do que o da Terra, sem contar com os anéis gigantescos que o circunvolvem e cujo diâmetro é de mais de 70.000 léguas. Esse mundo singular, com os seus numerosos satélites, forma, por si só, um pequeno universo. A temperatura, lá, resulta principalmente do calor próprio do planeta, é constante e mais elevada do que aqui. A atmosfera revela-se muito densa e carregada de vapores. Os materiais são de densidade sete vezes mais fraca do que entre nós, sendo, provavelmente, os saturninos seres aéreos. O mundo que habitam é único no sistema e a sua configuração deve dar lugar a fenômenos de inigualável esplendor. MARCHAL, V (Padre). O Espírito Consolador, ou os nossos destinos. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - 4a efusão.
Comentário - Até aqui, observamos que ser espírita e crer nessa doutrina, que se intitula de "Ciência", significa realmente ser muito aéreo nas divagações. Que conversa fiada é essa, escrita em livros publicados em 2005, em pleno terceiro milênio, afirmando que Marte é mais evolvido (ou evoluído) e maisa diantado do que a terra, e que os saturninos seriam seres aéreos? O que os astrônomos mais respeitados diriam sobre uma doutrina que se julga científica? Continuando, observemos a ficção espírita revelada em seus livros.
“Vários Espíritos que animaram pessoas conhecidas sobre a Terra, disseram estar encarnados em Júpiter, um dos mundos mais próximos da perfeição, e ficaram admirados de ver, nesse globo tão adiantado, homens que, na opinião do nosso mundo, não eram tão elevados.” - Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, página 114, nota de rodapé, 3a. Edição, Editora Boa Nova.

"Netuno - [...] Sua órbita mede sete bilhões de léguas [46.200.000.000 km] e um ano dos seus equivale a 165 anos terrestres. Segue-se daí, que, nesse mundo, uma donzela de quinze primaveras é mais velha do que Herodes e que os anciães poderiam transmitir suas reminiscências ao nosso Matusalém!" - MARCHAL, V (Padre). O Espírito Consolador, ou os nossos destinos. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - 4a efusão.
“Astros errantes, [...] os cometas serão os guias que nos ajudarão a transpor os limites do sistema ao qual pertence a Terra, para nos transportar às regiões longínquas da extensão sideral.” - Allan Kardec, A Gênese, página 190, 14a. Edição Revisada e Corrigida, Editora Ide.
Comentário - Quem acredita nesses absurdos: que os desencarnados da terra irão morar em Júpiter, um dos mundos mais próximos da perfeição, que em Netuno há donzelas habitando aquele mundo, e que nós seremos guiados por astros errantes para regiões longínquas do espaço sideral? Somente quem tem uma mente fértil, guiada por mera credulidade! Com todo respeito aos espíritas, afirmo: Cada um tem direito a crer no que quiser, mas seres evoluídos quanto à inteligência e um certo grau de conhecimentos gerais irá zombar de crenças desses tipos. E zombar com razão. Nesse último texto de Allan Kardec, a música "Pegar carona nessa cauda de cometa /Ver a Via Láctea estrada tão bonita / Brincar de esconde esconde numa nebulosa / Voltar pra casa nesse lindo balão azul" seria possível! Continuemos:
"[...] os planetas são mundos semelhantes à Terra e, sem dúvida, habitados, como esta [...]." - KARDEC, Allan. A Gênese: os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Trad. de Guillon Ribeiro da 5a ed. francesa. 48a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - cap. 5, it. 12.

"[...] As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos." - KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Trad. de Guillon Ribeiro da 3a ed. francesa rev., corrig. e modif. pelo autor em 1866. 124a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. - cap. 3, it. 2.

"As estrelas são estações divinas que nos esperam." - XAVIER, Francisco Cândido. Dicionário da alma. Autores Diversos; [organização de] Esmeralda Campos Bittencourt. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004.
Comentário - Nem a Bíblia, muito menos Jesus ensinam tal ficção. Obviamente, os espíritas dirão que "na casa do Pai", conforme Jesus disse, "há muitas moradas". Mas a pergunta é: Os ouvintes de Jesus, principalmente os apóstolos, saíram pelo mundo ensinando que as estrelas ou o o céu nos esperam? Jesus jamais pretendeu ensinar que evoluiríamos em sucessivas reencarnações, conhecendo novos mundos, a não ser o céu. - Hebreus 12:22.

Espíritos na Cidade "NOSSO LAR".
Para os que admirarem o filme "Nosso Lar", dedico as lindas e científicamente incorretas as itálicas palavras do já referido autor espírita e padre, sobre Marte:
"Os nossos astrônomos conseguiram levantar-lhe excelente carta, onde se lhe desenham os mares, os golfos e os continentes, carta que nos dá idéia muito favorável desse mundozinho, onde as terras, cortadas por inúmeros canais, lembram um pouco Veneza. [...]" MARCHAL, V (Padre). O Espírito Consolador, ou os nossos destinos. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - 4a efusão.
Para quem se ilude com ficções desse tipo, terá a oportunidade de conhecer, através do filme, uma cidade que possui:
1. Pavilhão da Reencarnação - Daí, os espíritos partem para reencarnar.
2. Ministério do Auxílio - Local de preces e preparação para reencarnações terrenas. É aqui que se organizam ajudas para os habitantes do umbral (local que habitam os espíritos que não estão muito a fim de evoluir).
3. Ministério de Esclarecimento - Aqui são recebidos os espíritos com potencial enorme para o trabalho e desejo de ajudar aos outros.
4. Ministério da Comunicação - Aqui são recebidos espíritos com alta noção de individualidade, e são também preparadas as mensagens a serem enviadas para a terra.
5. Ministério da União Divina - Aqui só há espíritos que não precisam mais reencarnar. Já evoluíram o suficiente.
6. Ministério da Elevação - Local em que os espíritos que precisam renunciar e se humilhar vão fazer tarefas bem prolongadas.
7. Ministério da Regeneração - Aqui são recebidos os espíritos resgatados do tal de umbral e preparados para outra vida.
8. Governadoria - Local onde os seis ministérios se reúnem.
Bom divertimento no filme de ficção! E caso fique emocionado(a), estarei ch[orando] por você! AFF!" - Fernando Galli, 03 de setembro de 2010.

Fonte: IACS

19 comentários:

  1. Muito elucidativo e direto. Imagina se a metade dos espectadores do filme citado tivessem a oportunidade de assistir a filmes como "Jornada para a liberdade"... Vamos orar e agir!

    ResponderExcluir
  2. Não identifiquei a forma de pentagrama...

    ResponderExcluir
  3. Irmão Hermes, parabéns por texto bastante esclarecedor quanto a esse filme.
    Eu gosto de assistir esses filmes polêmicos para dissecá-los e mostrar as aberrações subliminares apresentadas contra o Evangelho de Jesus Cristo. Este filme ainda não assisti e vejo que nem se faz necessário, pois suas considerações já são suficientes para elucidação de mentes incautas.
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir
  4. Barbosa12:22 PM

    IRMÃO HERMES,JESUS CRISTO DE NAZARÉ SEMPRE SERÁ O REI DOS REIS SENHOR DOS SENHORES E TODO JOELHO SE DOBRARÁ DIANTE DELE. ELE O NOSSO SALVADOR!
    HERMES,meu irmão,gostaria de falar alguns assuntos OK? DEUS TE ABENÇÕE MEU IRMÃO ABENÇOADO!
    NO PRINCÍPIO,CRIOU DEUS.
    No livro de Gêneses 1.1,2 diz: No princípio,criou DEUS os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia;e havia TREVAS SOBRE A FACE DO ABISMO;
    A expressão "NO PRINCÍPIO" é enfática,e chama a atenção para o fato de um princípio real. Outras religiões antigas,ao falarem da criação,afirmam que ocorreu a partir de algo já existente. Referem-se à história como algo que ocorre em ciclos perpétuos. A Bíblia olha para a história de modo linear,com um alvo final determinado por DEUS. DEUS teve um plano no universo e na criação,o qual DEUS levou a efeito. Uma vez que DEUS é a origem de tudo quanto existe,o universo,gálaxia,estrelas,luz,trevas,os seres humanos e a natureza não existem por si mesmos,mas devem a DEUS sua existência e a sua propagação.
    a TERRA ERA SEM FORMA E VAZIA.
    Este versículo descreve,tanto o processo que DEUS empregou para criar,como a ação do Espírito Santo na criação.
    HAJA LUZ.
    A palvra hebraica para "LUZ" é ( òr ),e refere-se às ondas iniciais de energia luminosa atuando sobre a terra. Posteriomente,DEUS colocou "LUMINARES"no hebraico é( ma òr, literalmente "LUZEIROS"),ler Gêneses 1.14;nos céus como geradores e reflectores permanecentes das ondas de luz. O propósito princípal desses luzeiros é servir de sinais demarcadores das estações,dias e anos ler Gêneses 1.5,14.
    ERA BOA A LUZ.
    DEUS declara que tudo que Ele criou era "BOM" ler Gêneses 1.4,10,12,18,21,25,31. Cada parte da criação por DEUS efetuada,executou plenamente a sua(VONTADE E PROPÓSITO). DEUS criou o universo o mundo a terra e para revelar a sua glória e para ser um lugar onde a raça humana pudesse compartilhar sua alegria e vida para viver segundo a vontade dEle,DEUS. Note como DEUS executou a obra da criação de conformidade com um plano e uma ordem: Dia 1: A luz; Dia 2: O firmamento; Dia 3: A terra seca; Dia 4: Os luzeiros; Dia 5 Os peixes e aves; Dia 6: Os animais e o homem; Dia 7 o descanso de DEUS,onde Ele termina a criação e a declara "BOA".
    SEJAM ELES PARA SINAIS.
    DEUS determinou que o sol,a lua e as estrelas servissem de sinais que conduzissem a Ele,além de regularem o andamento dos dias,estações e anos. A astrologia deturpou esses propósitos determinados para os astros e urdiu o ensino falso de que os astros e planetas influênciam e orientam a vida das pessoas.
    CONCLUINDO: DEUS se revela na Bíblia que é a sua Palavra,como um ser infinito,eterno,outo-existênte e como a Causa Primária de Tudo o que Exite. Nunca houve um momento em que DEUS não existisse. No livro de Salmos 90.2 diz: "Antes que os montes nascessem,ou que tu formasses a terra e o mundo,sim,de eternidade a eternidade,tu és DEUS. Noutras palavras,DEUS existiu eterna e infinitamente antes de CRIAR O UNIVERSO FINITO. DEUS é anterior a toda a criação,no céu na terra,está acima e independe dela; ler I Timóteo 6.16.
    O método que DEUS criou usou na sua foi o "Poder de sua Palavra".
    No livro de João 1.3 diz: "Todas as coisas foram feitas por Ele,e sem Ele nada do que foi feito se fez". Toda trindade DEUS,JESUS CRISTO E O ESPÍRITO SANTO,e não apenas DEUS, desempenhou sua parte na criação e no universo.
    HOMENS SERES HUMANOS! NÃO TENTAIS DESVENDAR OS MISTÉRIOS DE DEUS; AS COISA OCULTAS PERTENCAE A ELE,DEUS! AS REVALADAS AOS HOMENS.
    PODE O CRIATURA O(SER HUMANO),CONTENDER QUESTIONAR COM SEU CRIADOR(DEUS)? COM DEUS NÃO SE BRINCA!

    ResponderExcluir
  5. Deculpe pelo detalhismo, Hermes, mas não é um pentagrama. É a estrela de Davi. O pentagrama forma um pentágono em seu centro, como seria de se esperar. A imagem não ajuda muito mas a figura geométrica no centro da estrela é claramente um hexágono.

    ResponderExcluir
  6. Oi Aldo,

    Obrigado por me alertar. Tinha a imprissão de que fosse um pentagrama. Só agora observei melhor. Você tem razão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:06 PM

      É um pentagrama.

      Excluir
    2. Anônimo3:07 PM

      É um pentagrama. (5 pontas)

      Excluir
  7. Acredito que o Barbosa estava tentando comentar uma outra postagem!

    ResponderExcluir
  8. Se é pentagrama ou não, isto tornou-se insignificante diante dos fragmentos literários citados pelo Hermes. Acredito que as fantasias da Disney aliadas aos efeitos e fértil imaginação de Spielberg perde de longe. Não é de admirar que gente que se diz cristã, emocione-se com a deprimente obra, visto que a maioria deles bebem a água fétida das novelas globais e de seus declarados autores espíritas.

    ResponderExcluir
  9. Só pra elucidar, o texto não é de minha autoria, mas de Fernando Galli.

    ResponderExcluir
  10. Hermes.
    Publiquei recentemente um artigo falando do filme e da ilusão espírita.A primeira pessoa que se levantou contra mim foi um "irmão" batista.Tentou me esculhambar por me posicionar contra as doutrinas do falacioso Chico Xavier.Para vermos a quantas anda o nosso povo. Cegos e a mercê de qualquer coisa. tem muito "crentinho" indo ver esse filminho de ficção.

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa noite!
    Não vi este filme, mas, gostaria de comentar sobre o filme que conta a vida do Chico Xavier...

    Depois de relutar, resolvi assistir ao filme em casa com meu filho. É claro que não concordo com a doutrina espírita. Mas, confesso que tinha uma outra idéia do mesmo(filme). Não digo também que chorei, ou fiquei emocionada... fiquei foi analisando como o meio, a religião, os religiosos, cooperam para o fortalecimento das idéias e doutrinas do espiritismo. Vejo, através do filme, o quanto as pessoas são arrogantes, e usam muitas vezes da religião para demonstrar atitudes de ódio, pressão e terror. Vejam como ele foi agredido desde criança, tanto pela familia ('católicos fervorosos'), igreja, quanto por 'evangélicos que lhe perseguiam com atitudes e palavras maldizentes. Será que agimos realmente como Jesus agia? Ou será que só citamos versículos, e falamos de amor dentro dos templos? Afastamos ou aproximamos as pessoas de Deus, e do evangelho puro e verdadeiro?
    O filme me fez refletir muito nisto!

    Graça, paz e bem!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8:16 PM

    A única coisa que eu sigo incontestavelmente é a Bíblia, que é palavra de Deus.
    Tem mto "crente" q é lobo disfarçado de ovelha e está distorcendo a Bíblia e enganando o povo escolhido...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8:33 PM

    É verdade, esses livros contam cada uma.... Tem um livro aí inclusive que diz que um cara dividiu o mar ao meio! Vê se pode... Ainda tem gente que acredita nisso!!!! =D

    ResponderExcluir
  14. Cláudio9:18 AM

    Bispo Hermes,a Paz do Senhor Jesus!
    Para mim é um absurdo uma pessoa que diz ser cristão,perder tempo ver um filme do diabo,e até dizer se emocionar com suas mentiras! E depois vem comparar com a igreja como se ela fosse a culpada! A culpa é dos próprios cristãos que estão brincando de com a Palavra de Deus e os prazeres do mundo cruel e agora estão colhendo o fruto. Isto é que vemos,e é real!
    Realmente a Bíblia diz,que Satanás poderá enganar até mesmos os escolhidos de Deus,está sendo verdade.
    Lembrem-se que o Espírito Santo de Deus intercede por nos com gemidos inexprimíveis.
    O interessante,que os "crentes,que se dizem cristão"Estão fazendo coisas ocultas pecando,falando mal do evangelho,e participando da mesa,comendo com Satanás,ao invés de pregar o evangelho que é uma ordenança que Jesus Cristo ortogou e mandou.
    Ficam perdendo tempo com filmes mundanos e etc,que não leva a lugar nenhum o que é pura mentira de Satanás,um passa tempo.
    E a Bíblia fica de lado,sendo lida talvés umas vezes!
    Sou um missionário e viajo por todo o mundo pregando o evangelho original de salvação de Jesus Cristo,e que eu falo é porque vejo e acompanho as pessoas que vêem até a mim desesperadas pedido socorro de uma situação desesperadoras,que só Jesus Cristo pode resolver seus problemas. Isto acontece sempre,e são milhares de pessoas espalhadas neste mundo cruel de Satanás!
    Aconselho muitos,converso com milhares de pessoas que estão dentro das igrejas frequentadores assídos em todos os cultos,mas seus corações estão no mundo e estão desviadas do evangelho original,o da Palavra de Deus!
    A igreja está enferma é por causa dos próprio cristão que não dão testemunhos de Cristo,e estão aprofundados nos prazeres do pecado e do mundo,que lhes dão "alegria falsa"o que é contra mão do evangelho de Jesus,que É renúncia total a este mundo santificação,e carregar a cruz e seguí-lo.
    Como diz o salmista: O meu prazer é na lei do senhor,e nela eu medito de dia e de noite.
    O que ele quiz dizer que o prazer dele é em Deus e na sua palavra de vida eterna,e não do pecado que leva o homem para o inferno.
    OBS: Ao invés de ver filmes Satânicos e etc, que que comrropem os bons costumes Bíblicos,há pessoas que estão desesperadas precisando de ser livres das correntes do pecado,das drogas sendo: O crack,maconha,ópio,lólo,cocáína etc,até mesmos os menos favorecidos esquecidos neste mundo como mendigos,que estão clamando por socorro por uma Palavra de salvação e libertação,que só Jesus Cristo pode dar.
    E os "cristão" estão brincando e se divertindo com o diabo esquecendo do que Jesus disse: Ide e pregai o evangelho a toda criatura.
    Este é o Verdadeiro evangelho! E não este que vemos,omissão númerosa de cristãos com a Palavra de salvação para as almas perdidas!
    Deixo uns versículos a quem se entereçar!
    Em Romanos 10.14,15,18 que fala o seguinte:Como,pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão,se não há quem Pregue?
    E como pregarão,se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam as boas novas!(O evangelho de salvação de Jesus Cristo).
    O mundo jáz do maligno!
    Não brinquem com Deus,Ele é fogo consumidor!

    ResponderExcluir
  15. Poxa, Hermes..
    Eu vi só o trailer e já fiquei instigado em postar a respeito...rs

    Os espíritas com quem já "debati" se diziam mais racionais, mas tem cada coisa que "pregam" que nao tem sentido lógico algum..

    Com todo respeito às pessoas que crêem nisso..

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4:59 PM

    UM DIA A VERDADE PREVALECERÁ!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4:15 PM

    Lógica por lógica, os ensino da Bíblia, são 'locura' para os homens. Então a lógica não deveria ser considereada nem para um (Cristianismo) nem para o outro (Espiritismo)

    Eu fico com um exemplo que vi num video do Pastor Fragale do Rio de Janeiro. Ele conta que um funcionário da Casa da Moeda do Brasil, passa meses estudando a moeda, o papel, a tinta, os desenhos, para só depois disso poder reconhecer uma nota verdadeira ou falsa.

    Para aquele funcionário, qualquer coisa com um mínimo de diferença da nota verdadeira é uma nota falsa!

    Levando isso para o filme e outros assuntos, para quem lê muito e conhece bem a bíblia, qualquer coisa um pouquinho diferente já é suspeita e digna de ser descartada! Essa deveria ser a conduta do cristão.

    Fico como o Fernando Galli: chorando? Só se for pelos que se emocionaram com o filme.

    "Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses (espíritos - nota minha) que os seus atnepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor." Josué 24:15 [sugiro ser 24:2-25]

    Abraços,

    ResponderExcluir