domingo, agosto 01, 2010

4

Inception (A Origem) e o conflito entre sonhos e realidade

a origem hermes fernandes Esta semana fui ao cinema com meus pimpolhos. Minhas filhas assistiram ao novo filme de seu astro predileto, Zac Efron, enquanto eu e meu filho assistimos ao extraordinário “Inception”, com Leonardo DiCaprio (“A Origem”).

Desde Matrix não assisti a um filme tão inovador em seu conceito. Tanto o roteiro (genial, diga-se de passagem), quanto a direção e os efeitos especiais, são de tirar o fôlego de qualquer cinéfilo.

A trama gira em torno de Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), que lidera um grupo que invade os sonhos de pessoas poderosas para roubar informações secretas de seus subconscientes. Depois de falhar em uma missão, Cobb tem a chance de se redimir, ao ser contratado para uma missão arrojada e inédita; desta vez, não para roubar idéias e pensamentos, mas para implantá-los. É a esse processo que chamam de Inception, e cuja realização parecia ser impossível.

O filme vale-se de teorias ligadas à psicanálise de Freud, e à psicologia profunda de Carl Jung. Foi Sigmund Freud que chegou à conclusão de que no inconsciente é muito difícil distinguir a fantasia da lembrança. Suas descobertas instigaram Jung, inicialmente seu discípulo, a investigar o mundo dos sonhos e os seus significados. Em uma de suas acertivas, Freud conclui: “O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”.

No filme, para implantar uma ideia no subconsciente do herdeiro de um império empresarial, Cobb e sua equipe têm que mergulhar nas camadas mais profundas de seu inconsciente. Enquanto viaja na primeira classe de um avião, o empresário é induzido a sonhar. Durante o sonho, situações inusitas acontecem, e ele é induzido a ter outro sonho dentro daquele sonho, e depois, outro sonho mais. Inception se mostra um quebra-cabeça mental extremamente original, experimental e pra lá de engenhoso. Cobb, por sua vez, tem sérios e antigos conflitos e sua ex-esposa Mal, que suicidou-se por confundir realidade e fantasia, é a personificação de seu turbulento passado. Se você pudesse escolher, iria preferir viver em um universo de sonhos ou em seu mundo real? Após perder sua família, ele tenta reencontrá-la não só em suas lembranças, mas principalmente nos induzidos (e perigosos) sonhos. Quando morrem em um sonho, os corpos reais despertam, a não ser que o sonho seja muito profundo, o que poderá levar a mente do ladrão de segredos a uma espécie de limbo, enquanto seu corpo vegeta no mundo real. Há que se prestar muita atenção para não se perder o fio da meada.

Pode-se também classificá-lo como um filme existencialista, que traz como principal dilema, viver na crueza do mundo real, ou se isolar em seu próprio universo fantasioso. Mas qual dos mundos é de fato real? Qual é sonho? Como distingui-los? Estas são questões pertinentes levantadas na película.

Não se trata de questões banais ou meramente fantasiosas. Pode ser aplicada a cada pessoa com conflitos externos, que cria seu próprio universo, no qual dita suas próprias regras. É claro que o filme não se propõe trazer resposta a essas perguntas, mas nos instiga a fazer nossas próprias conjecturas. O filme propõe, por assim dizer, uma busca pelo auto-conhecimento.

Além da abordagem psicanalítica e existencialista do filme, há também uma clara, ferrenha, porém sutil crítica ao capitalismo, e à maneira como as pessoas são manipuladas por este sistema baseado no lucro. O que que a propaganda faz senão uma espécie de “inception”? Todos os dias somos expostos a um bombardeio de anúncios, que tenta nos induzir a sonhar com coisas de que jamais necessitamos. De maneira sutil somos levados a adotar ideologias cujos objetivos inconfessáveis são de nos tornar meros fantoches nas mãos de corporações e governos poderosos.

Não foi igualmente a isso que Jesus foi exposto no episódio que conhecemos como “A tentação no deserto”?

Apesar de o inimigo de nossas almas não poder ler nossa mente, ele tem a habilidade de plantar ideias, de assentar tijolo a tijolo, até que haja construído uma verdadeira fortaleza de racicínios e altivez (2 Co.10:4), contra as quais temos que lutar.

Assim como o corpo possui um mecanismo de defesa, de maneira que quando corpos estranhos o invadem, cria anticorpos para combatê-los, no ambiente psíquico ocorre coisa similar. Esta é a razão porque Cobb e seus comparsas sempre se vêem em apuros durante sua incursão em sonhos alheios.

Usando uma abordagem bíblica, a única maneira de criarmos “anticorpos” às ideias que o mundo tenta implantar em nossas mentes é seguindo à risca a admoestação de Paulo:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp.4:8).

Em vez de sujeitar-nos à incersão de ideias e pensamentos malévolos e potencialmente destrutivos, devemos submeter-nos inteiramente à Palavra. Temos que dar uma faxina periódica em nossa mente, uma espécie de varredura como aqueles que fazemos em nosso computador quando acionamos o antivírus. Veja se não é esta a advertência feita por Tiago, irmão de Jesus:

“Pelo que, despojando-vos de toda impureza e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas” (Tg.1:21).

Uma vez tendo nossa alma salva (alma = psiquê em grego), limpa das ameaças viróticas, temos que reformatá-la, para que assim experimentaremos qual seja a “boa, perfeita e agradável vontade de Deus” (Rm.12:2).

A partir daí, resta-nos buscar estar próximos de pessoas que despertem o melhor, e não o pior que há em nós (2 Pe.3:1b), e ainda, procurar ‘infectar’ os demais, não com ideias e ideologias, mas com os ideais do Reino de Deus. Não podemos entrar no inconsciente de ninguém, mas podemos instigá-los a sonhar acordados. Aliás, esta é uma das atribuições do Espírito Santo: levar-nos a sonhar (Joel 2:28).

4 comentários:

  1. Olá, Hermes!
    Parabéns pela clareza e adequação da proposta do blog.
    Gostei, vou seguir.
    Um abraço e a paz!

    ResponderExcluir
  2. Barbosa9:40 AM

    Irmão HERMES,Graça e Paz de Jesus Cristo Nosso SENHOR e SALVADOR.
    O Irmão citou 2 Coríntios 10.4,gostaria de deixar meu comentário ok?
    Nossa luta é contra as hostes espirituais da maldade ver Efésios 6.12,por isso,as armas carnais e humanas,tais como argúcia,habilidade,riqueza,capacidade organizacional,eloquência,persuasão,influência e persolnalidade são,em sim mesma,inadequadas para desmantelar os arraiais de Satanás,a injustiça e os falsos ensinos são as que DEUS nos dá.
    - Essas armas são poderosas porque são espirituais e provêm de DEUS. Noutros trechos,Paulo alista algumas dessas armas- a dedicação à Verdade,uma vida de retidão,a proclamação do evangelho,a fé,o amor,a certeza da salvação,a Palavra de DEUS e a ORAÇÂO PERSEVERANTE; ver Efésios 6.11-19; I Tessalonicenses 5.8. Mediante o emprego dessas armas contra o inimigo,a igreja do DEUS VIVO sairá vitoriosa. Isto é: A presença e o reino de DEUS se manifestarão poderosamente para salvar os pecadores,expulsar demônios,santificar os cristãos,batizá-los no Espírito Santo e curar enfermos.
    A igreja de nossos dias é frequentemente tentada a enfrentar o desafio do mundo por meios carnais e com armas mundanas,sabedoria,filosofia e psicologia humanista,atrações emocionantes ex: pastores,conjuntos gospel e etc,atividades nas igrejas centralizadas em passatempo,e pregação de um evangelho deturpado e etc. Como muita frequência,essas coisas servem,hoje,como substitutas das práticas básicas do Novo Testamento: A oração fervente,a fidelidade incondicional à Palavra de DEUS e proclamação fervorosa do evangelho,com poder. Tais armas,porém,não trarão nenhuma possibilidade de destruir s fortalezas do pecado,livrar-nos do poder de Satanás e desfazer as paixões malignas que grassam no mundo de hoje. Se usarmos as armas do mundo,apenas secularizaremosa igreja e a privaremos das armas da fé,da justiça e do poder do Espírito Santo. Tragicamente,isso resultará em a igreja ser vencida pelos poderes das trevas e suas famílias serem dominadas e manipuladas pela força do mal,que agem no mundo.
    LEVANTANDO O CATIVO TODO ENTENDIMENTO.
    A nossa guerra contra o mal inclui o alinhamento de todos os nossos pensamentos com a vontade de Jesus Cristo. Deixar permanecer em nossa mente pensamentos contrários à santidade de DEUS nos levará ao pecado e à morte espiritual ver Romanos 6.16,23; 8.13.
    - Saiba que DEUS conhece todos os seus pensamentos,e de que nada jamais se oculta dELe,somos tão responsáveis diante de DEUS pelo nossos pensamentos,quanto somos pelas nossas palavras e orações; ver Salmos 94.11; 139.2,4,23,24; 2 Coríntios 5.10; Eclesiates12.14; Mateus 12.35-37; Romanos 14.12.
    -Saiba que a mente é um campo de batalha. Alguns pensamentos têm sua origem em nós mesmos,enquanto outros provém diretamente de Satanás. Levar cativo todo pensamento à obediência de Jesus demandada uma guerra espiritual contra a natureza humana pecaminosa e as forças satânicas ver Efésios 6.12,13; Mateus 4.3,11. Quando vc for atacado com pensamentos maus ou imundos,resista-os e rejeite-os firmimente em NOME DO SENHOR JESUS CRISTO. Permita que a Paz de DEUS guarde o seu coração e mente,em Jesus ver Filipenses 4.7.
    Nas lutas espirituais lembre-se de que nós,cristãos vencemos nosso adversário pelo SANGUE DE JESUS CRISTO O CORDEIRO SANTO,E pela Palavra de DEUS,e nosso testemunho e por dizer "NÂO" persistente ao diabo,à tentação e ao pecado ver Tito 2.11,12; Tiago 4.7; Apocalipse 12.11; Mateus 4.3-11.
    - Seja resoluto ao concentrar a sua mente em Jesus e nas coisas celestiais,e não nas coisas terrenas ver Filipenses 3.19; Colossenses 3.2. Compreenda que a mente firmada no Espírito Santo é VIDA e PAZ,ao passo que a mente firmada na carne é morte ver Romanos 8.6,7. Encha sua mente da Palavra de DEUS e com aquilo que é Verdadeiro,Justo e de Boa Fama ver Filipenses 4.8.

    ResponderExcluir
  3. Cara... sinto-me honrado por receber sua visita e comentário em meu site (www.cabecajovem.com). Já sou leitor do teu blog a algum tempo e gosto d+ dos teus textos. Sobre o filme... muito interesante esse texto e estou louco para ver esse filme...

    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela honra de sua visita em meu blog (teuchamado.blogspot.com) e tornar-se seguidor. Parabéns pelo seu blog. Já conheço boa parte dos seus textos por meio do Genizah. Que Deus o abençoe!!! Abração!

    ResponderExcluir