domingo, agosto 22, 2010

5

E eu que só queria uma Bíblia...

Na semana passada minha sobrinha fez aniversário. Pensei em lhe dar uma Bíblia de presente e entrei numa dessas “quitandas” evangélicas (vendem de tudo, meu Deus!). Há tempos eu já percebo que “Bíblia” virou um bom negócio. Mais do que as já tradicionais bíblias de estudo, como a Shedd, a Pentecostal, a Scofield, a de Genebra… agora parece que o foco é mais o “nicho de mercado”. Há bíblias para todo tipo de gente e “tribos”.

Acabei não comprando a bíblia… mas o espanto com tantos títulos e “opções” me levou a certas inquietações, conclusões e risadas. Vejamos apenas algumas dessas bíblias:

Bíblia com Orientações de Saúde Física, Emocional e Espiritual

O que é isso? Será que vem com guia de malhação, receitas diet e light, do tipo “tenha sua barriguinha tanquinho em 15 dias”? Ou com o catálogo de psicólogos de algum plano de saúde?

Mais interessante é saber que é “comentada” por Silas Malafaia e sua esposa…

A Bíblia do Pregador

Se você não prega, esqueça! Essa bíblia não serve pra você!

Mas se você é um desses pastores que não tempo de realmente estudar a Palavra e quiser uma bíblia com quase 2.000 esboços prontinhos… achou! Acabaram seus problemas. Chega daquela canseira de preparar mensagem toda semana… Se você prega, em média, 3 mensagens por semana (que é geralmente o que um pastor de igreja local prega) você terá nada mais nada menos que 666 (opa!!!) semanas sem se preocupar… Besta é quem não aproveita essa “vantagem”!

A Bíblia de Estudo em Cores

Cuidado se for daltônico…

Bíblia de Estudo Profético

É a Bíblia do “Deixados para Trás”, assinada por Tim LaHaye, o “profeta” preferido da turma dispensacionalista. Você descobrirá o sentido “profético” por trás de cada palavrinha do texto sagrado, até mesmo aqueles que não tinham a mínima idéia que seriam interpretados assim…

Deveria vir com o aviso: “Em caso de arrebatamento, esta Bíblia ficará sem dono.”

Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira

Para todos aqueles que se interessam por geopolítica infernal, auto-ajuda evangélica, conselhos sábios do genial vended… ops, profeta Morris Cerullo e do televisivo Silas Malafaia.

Segundo a publicidade da própria editora: “A Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira foi projetada para levá-lo a uma nova posição de poder e vitória em todas as áreas da sua vida, embora o foco esteja em duas áreas: a batalha espiritual e a vitória financeira.”

Sem comentários…

Quanto à vitória financeira… pergunte aos editores… eles venceram bastante!!!

Bíblia da Mulher

Que legal! Afinal de contas nada mais justo que uma bíblia da mulher pra tirar o ranço de livro machista.

E também não devemos deixar de pensar que as mulheres são maioria em nossas igrejas… belo mercado!

A bíblia ideal para substituir as “infernais novelas”. Pare de ver TV e vá ler a Bíblia, deveria ser o slogan desta bíblia.

Bíblia da Mulher que Ora

É porque essa aí de cima só lê a bíblia, mas esquece de orar… deve ser isso, né?

Sem comentários…

Bíblia da Mulher Vitoriosa

Assinada por Elizete Malafaia (mulher do já vitorioso – pelo menos financeiramente – Silas Malafaia)

Esqueça as duas bíblias aí de cima…

Não basta ler a bíblia e orar… tem que ser vitoriosa… e isso só com os produtos da Central Gospel.

Bíblia do Homem

Aleluia!

A gente estava perdendo de 3 x 0

Tá começando a virada… 3 x 1

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

O que mais me chamou a atenção nesta bíblia é a propaganda:

“Ao ler a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal você vai descobrir com muito mais profundidade verdades eternas contidas nos textos bíblicos, enxergar a relevância delas para sua vida e, principalmente, poder aplicá-las à sua própria vida, permitindo assim, uma maior comunhão com o Criador.”

Ou seja… esta é A bíblia… as outras não servem tanto… deve ser isso, né?

Bíblia A Rocha

Confesso que apesar de todas as outras esquisitices aí de cima… nenhuma me chocou mais que essa, por sua propaganda simplesmente absurda:

Bíblia A Rocha: A Bíblia que Conduz às Escolhas Corretas

Como assim???

Ah! Entendi… é que as outras só nos levam às escolhas erradas…

E pensar que eu só queria uma simples Bíblia…



Texto de José Barbosa Junior (Via Crer é também pensar)




Comentário de Hermes Fernandes: A Bíblia? Sem comentários... rs

5 comentários:

  1. Barbosa10:15 AM

    Meu amado em Jesus Cristo HERMES,graça e paz.
    Jesus disse: em Mateus 24.35, Os céus e a terra passarão,mas as minhas Palavras não hão de passar.
    A Palavra de DEUS é uma só,e está sobre os nomes de DEUS PAI,DEUS FILHO,DEUS ESPÍRITO SANTO OH! GLÓRIAS!,ELES SÃO A PALAVRA DE VIDA ETERNA!
    A BÍBLIA: SIGNIFICA CONJUNTO DOS LIVROS SAGRADOS DO ANTIGO E DO NOVO TESTAMENTO;O LIVRO FUNDAMENTAL DE UMA ESPECIALIDADE,ELA É A VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS!
    O semão do apostolo Paulo ao povo de Antioquia da Pisídia; ver Atos 13.14,41,por exemplo,criou tamanha comoção que,"no sábado,ajuntou-se quase toda a cidade a ouvir a Palavra de DEUS";
    ver Atos 13.44. O próprio Paulo assegurou aos tessalonicenses que,"havendo recebido de nós a Palavra da pregação de DEUS,a recebestes não como palavra de homens,mas ( segundo é,na Verdade) como Palavra de DEUS".
    Ver I Tessalonicenses 2.13; Atos 8.25. Além disso,tudo quanto Jesus falava era Palavra de DEUS,POIS JESUS CRISTO DE NAZARÉ ANTES DE TUDO É DEUS; ver João 1,1,18; e 10.30; I João 5.20.
    Mesmo não estando no mesmo nível das Escrituras a Bíblia,a proclamação original feita pelos autênticos pregadores ou profetas,na igreja de hoje,pode ser chamada a Palavra de DEUS. Pedro indicou que,a Palavra que seus leitores recebiam mediante a pregação,era a Palavra de DEUS;
    ver I Pedro 1.25.
    E o apóstolo Paulo mandou Timóteo "pregar a Palavra Santa de DEUS"; ver 2 Timóteo 4.2. A pregação,porém,não pode existir independente da palavra de DEUS. Na realidade,o teste para se determinar se a Palavra de DEUS está sendo proclamada um sermão,ou mensagens,é se ela corresponde exatamente à Palavra de DEUS escrita conforme o original.
    O PODER DA PALAVRA DE DEUS.
    A Palavra de DEUS tem o poder de outorgar VIDA NOVA.Pedro testifica que nascemos de novo"pela Palavra e DEUS,Viva e que permanece para sempre" ver I Pedro 1.23; 2 Timóteo 3.15; Tiago 1.18. É por essa razão que o próprio Jesus Cristo de Nazaré é chamado o VERBO DA VIDA; ver I João 1.1. o profeta Isáias emprega um um expressivo quadro verbal: Assim como a água proviniente do céu faz as coisas crescerem,assim a Palavra que sai da boca de DEUS nos leva a crescer espiritualmente;
    ver Isáias 55.10,11. A Palavra de DEUS é a arma que o SENHOR nos proveu para lutarmos contra satanás; ver Efésios 6.17; Apocalipse 19.13,15,Jesus derrotou Satanás,pois fazia uso da Palavra de DEUS: "Está escrito"(" consta como Palavra infalível de DEUS);
    ver Lucas 4.1,11; Mateus 4.1,11. A Palavra de DEUS tem o poder de nos julgar. Os profetas do Antigo Testamento e os apóstolos do Novo Testamento frequentemente pronunciavam Palavras de juízo recebidas do SENHOR DEUS. O próprio Jesus assegurou que a sua Palavra condenará os que o rejeitarem; ver João 12,48. E o autor aos Hebreus provavelmente que deve se o apóstolo Paulo escreve que a poderosa Palavra de DEUS julga "os pensamentos impuros,duvidosos,maldosos e intenções do coração, ver Hebreus 4.12.
    Noutras Palavras: Os que optam por desconsiderar a Palavra de DEUS,acabarão por experimentá-la como PALAVRA DE CONDENAÇÃO.
    Todos os cristãos são convocados a proclamarem a Palavra de DEUS por onde quer que forem;
    ver Atos 8.4, e pregá-la fielmente; ver 2 Timóteo 4.2.
    JESUS CRISTO É O VERBO VIVO,A PALAVRA DE DEUS.
    LOUVADO SEJA O NOME DO MEU SALVADOR JESUS CRISTO DE NAZARÉ. O ÚNICO SALVADOR DE MINHA ALMA,E É O MEU ÚNICO AMIGO LEAL.

    ResponderExcluir
  2. Cláudio11:22 AM

    Irmaõ Hermes,a paz do Senhor Jesus!
    Para Sr José B. Junior.
    Este texto do José Barbosa Junior,para mim ele deve rever seus conceitos e respeitar a Palavra de Deus.
    Para mim Sr José,vc deveria ler realmente a Bíbilia que é e sempre será a Palavra de Deus e compreender que só através dela e de Jesus Cristo,que iremos ter vida eterna.
    Com todo respeito a sua pessoa Sr José,mas não concordo com o texto. É a minha opinião ok?
    O Sr tem todo direito de escrever como pensa.
    O seu texto para mim,é pura Heresia são profundamente ministrado do inferno;palavras que não condiz com o Verdadeiro evangelho original.
    Te digo meu Sr José,fiz várias viagens missionárias em vários países,e principalmete em um país que o evangelho é inimigo do estado,ou seja é totalmente proíbido usar e andar com a Bíblia e principalmente falar de Jesus;são chamados o famoso país cortina de ferro.
    Sabe o que fizemos?
    Pregamos com umas simples folhas do cantor cristão,e lá o Espirito Santo nos encheu de graça e sabedoria,e poder,e pregamos a Palavra de Deus através destas folhas;e muitos se entregaram a Jesus Cristo.
    Deus usa o homem de várias maneiras,porque a obra dEle e é Santa,ninguém detem!
    Deus disse,agindo eu,quem me impedirá!
    Não sei se o Sr sabe,mas,tem cristãos que estão presos por amor a Jesus,em países que não se pode falar que Jesus cristo Salva,Cura,e leva o pecador a vida eterna.
    Eles comunicam e falam de Jesus através das paredes com toques de uma cela para outra o Sr sabia?
    O evangelho de Jesus Cristo é somente através da sua Palavra de vida eterna e o seu doce Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Hermes. Já estou seguindo seu blog.
    Deus te abençoe sempre!
    Ass.: Rafael Guerra
    www.osineditos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Rsrsrs. Gostei do texto, muito bom. Não vi nenhuma heresia, visto que o texto não traz nada relativo à mensagem do evangelho, apenas ao variado tipo de bíblias. Infelizmente, o evangelho virou mercado, não se pode negar isso. Mas, o mais importante mesmo, é a Bíblia como ela é. Eu sempre digo quando me perguntam se tal Bíblia é melhor que tal outra: "Eu não sei, eu não leio os estudos, só a Bíblia mesmo". Rs. O que é um exagero, porque eu leio alguns estudos, sim, mas sem me preocupar, porque o que vale é o texto sagrado e pronto.

    Obrigado pela visita e já estou seguindo o seu blog também.

    ResponderExcluir
  5. LucianaRJ4:34 PM

    Hermes,

    Lendo seus textos vi que não sou só eu que fiquei meio 'confusa' com tanta Bíblia. Foi mais ou menos isso que eu senti quando fui à SBB outro dia. Por outro lado, gostaria mesmo de uma indicação sua a respeito de uma Bíblia de estudos - a Shedd é recomendável? - para leigos como eu. Minha Bíblia mais nova tem 11 anos, é a comum mesmo. Mas gostaria de comprar uma Bíblia com alguns recursos para estudos. Aguardo sua indicação.

    Grata, Luciana.

    ResponderExcluir