sábado, julho 31, 2010

7

O mundo conspira contra mim. Será?

Temos a mania de transferir para os outros a razão de nossas frustrações. É mais fácil, menos doloroso, dizer que alguém é responsável por nossas agruras, do que encarar a realidade e enfrentar os desafios propostos pela vida.

Uma vez, quando Jesus encontrou um homem que já fazia 38 anos que estava paralítico, perguntou se ele queria ficar curado. O homem, que estava à beira do tanque de Betesda, onde qualquer um que ali entrasse após um movimento periódico das águas ficaria curado de qualquer enfermidade (era o que se acreditava), não disse que sim. Disse apenas que não tinha ninguém que o ajudasse a ir para o tanque quando as águas se moviam. Transferiu para outros a causa da frustração que ele tinha.

Nós fazemos isso o tempo todo. No caso do paralítico de Betesda, é como se ele dissesse: “a culpa por eu estar aqui é dos outros, que não me ajudam”. E talvez fosse mesmo. Com certeza os outros estavam sendo egoístas e não ajudavam aquele homem.

Sejamos francos, a vida é, às vezes, muito cruel. E as pessoas são, muitas vezes, muito egoístas. O problema está em ficar a vida toda se lamentado disso. Ficar se lamuriando, se lamentando e posando de vítima de uma conspiração das pessoas contra você não vai resolver nada. É preciso reconhecer, também, que boa parte dos nossos reveses é causada por nossas próprias decisões mal tomadas.

Isso é o que Henri Nouwen chama de “complexo do ferido”, quando a pessoa passa o tempo todo se queixando daqueles que o feriram, que não o ajudaram, que o abandonaram. Esse autor, um cristão admirável, escreveu que as pessoas que nós mais amamos, aquelas que nos rodeiam, em algum momento vão nos machucar. Elas são humanas. Assim, em vez de ficar se lamentando continuamente, é preciso compreender que os relacionamentos por vezes nos frustram e até nos machucam e perceber a segurança que há no relacionamento com Deus, e receber o Seu abraço.

Ficar envolto em queixumes pode nos levar à paralisia. Ficamos paralisados em nossa vida, seja pela raiva, pelo ressentimento, pela mágoa, pelo desânimo, pela frustração. Falta-nos a coragem para perdoar quem nos feriu. Falta-nos ânimo para tomar as rédeas da nossa vida e prosseguir. Somos tomados pela letargia.

A resposta de Jesus para aquele paralítico queixoso foi incisiva: “levante-se, tome sua cama e anda!”.

Acredito que para aqueles que estão também paralisados por suas queixas e lamúrias diante da vida, revoltados com tudo e com todos, sempre lançando a culpa de seus fracassos nos outros, a palavra de Jesus é a mesma: “levante-se, toma a sua vida e prossiga!”. Às vezes é necessário levar um chacoalhão desses para acordar e se levantar. É preciso encarar os fatos, levantar a cabeça, tomar as rédeas da vida, como uma pessoa adulta, e avançar, prosseguir. Ficar fazendo manha como uma eterna criança não vai resolver. Penso que Deus nos quer maduros em nossa fé e capazes de enfrentar a vida, com todas as suas vicissitudes.

7 comentários:

  1. Sempre que penso no paralítico próximo ao tanque de Betesda, imagino um homem amargo. Sem amigos ou parentes que o amem.
    Partindo do pressuposto que havia realmente o milagre da ação angelical ali, ninguém o havia ajudado a encontrar a sua cura por alguma razão.
    Razão que fora capaz de cegá-lo ao se deparar com o Senhor da cura, Jesus, e não compreender o que lhe estava sendo proposto.
    Muitos de nós temos permitido que as amarguras cresçam tanto em nossos corações a ponto de nos isolarmos neste "quarto escuro das emoções", impedindo que a palavra mais simples, a sugestão mais óbvia de Jesus deixe de ser compreendida.
    Que as raízes de amargura sejam arrancadas para permitir brotar o renovo da nova e abundante vida em Cristo!

    Abçs

    Gildo de Carvalho
    www.gildocarvalho.blogspot.com
    www.quadrangularpari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Hermes, meu nome é Sambora Williams, e fiquei muito feliz em saber que gostou de nosso trabalho, muito obrigado pelo comentário, desde já agradeço e sou um leitor seu, adoro suas postagem, viajo quando vejo seus videos, nos da uma visão aberta e simples de ver o evangelho.

    Estou lhe seguindo sim, e ser quiser fazer uma parceria, de link ou de banner, ficarei muito feliz.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Sempre são os que estao perto que nos machucam e fere, sempre são os amigos. srsr
    E não há nada pior, do que ficar perto de quem vive murmurando e lamuriando da vida. Maravilhoso seu texto. Paz seja contigo e os teus em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Já estou seguindo seu blog

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita em meu blog, o teu é excelente, fiquei um bom tempo lendo vários de seus textos, adorei. Já estou te seguindo. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Hermes... Tbm gostei muito do seu trabalho.. Parabéns pelo Blog!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Passei Por Aqui,
    Muito Colhi,
    Feliz Aplaudi,
    Peguei Uma Imagem E Parti,
    Como Sempre A Sorri!!!

    Bjão No♥
    Que Jamais LheFalte Inspiração!!!

    ResponderExcluir