quinta-feira, maio 24, 2012

6

Deus é narcisista ou carente?




Por Hermes C. Fernandes

Um dos nomes pelos quais Deus Se apresenta nas Escrituras é El Shadday, que significa "O Auto-suficiente", isto é, "Aquele que de nada carece", ou ainda "Pleno em Si mesmo". Ora, se Ele não tem qualquer carência, por que exige que O amemos? E ainda, por que ordena que O adoremos?

Creio que nosso amor e nossa adoração não Lhe acrescentem nada. Ele é perfeito. Também não estamos servindo a um Deus que busque auto-afirmação, ou que Se contente em ser bajulado. Ele sabe exatamente quem Ele é. Então, por que Ele não ordenou apenas que amássemos aos nossos semelhantes? E por que o amor a Ele deve vir em primeiro lugar? Isso não demonstraria algum tipo de narcisismo divino? Algum capricho injustificável? Não! Não posso aceitar tal hipótese. Deve haver alguma razão plausível para isso.

As Escrituras dizem que Deus ama a justiça e aborrece iniquidade (Is.61:8). E somente amando-O de todo o nosso coração, amaremos o que Ele ama, e detestaremos o que Ele detesta (Sl.97:10). Nosso coração passa a bater no compasso do coração de Deus. Não seria por isso mesmo que Davi era chamado de "Homem segundo o coração de Deus"?

E quanto à adoração? Por que devemos adorá-lO?

As mesmas Escrituras dizem que o adorador se torna semelhante ao seu ídolo (Sl.115:8). Basta verificar a tendência que nossos jovens têm de copiar seus ídolos pop.

Toda adoração começa pela contemplação e admiração. Quanto mais contemplamos a beleza de Seu caráter santo e justo, mais O admiramos. E quanto mais O admiramos, mais O adoramos, e buscamos, ainda que inconscientemente, nos assemelhar a Ele.

E quanto ao louvor? Há um distinção entre louvor e adoração. Nós O adoramos pelo que Ele é, e O louvamos pelo que Ele faz. Ora, Deus não carece de elogios. O próprio Jesus afirmou que não buscava glória dos homens. Então, por que devemos louvá-lO? Para que jamais nos esqueçamos de Suas obras, e assim, permaneçamos fiéis a Ele. O que Ele fez no passado não pode cair no esquecimento, mas deve ser constantemente relembrado através de louvores e ações de graça. Ao recordarmos de Sua obra, despertamos em nós a esperança de um futuro promissor. Afinal, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Há uma continuidade em Suas obras, pois visam a execução de um propósito muito mais abrangente que culminará na restauração de todas as coisas.

Portanto, Ele não carece de ser amado. Porém, nós que precisamos amá-lO, a fim de aprendermos a amar a justiça, e tudo quanto Ele ama: nosso semelhante, nossos inimigos, e a criação como um todo. Ele não necessita ser adorado. Porém nós necessitamos adorá-lO, a fim de nos tornarmos semelhantes a Ele. Ele não necessita ser louvado, mas nós precisamos louvá-lO, a fim de não perdermos de vista Seus maravilhosos feitos e Suas extraordinárias promessas.

Por isso, amemos, adoremos e louvemos ao nosso Deus, de todo o nosso coração, de todo nosso entendimento, e com todas as nossas forças.

6 comentários:

  1. Barbosa10:39 AM

    Querido irmão em Cristo Jesus Hermes,Graça e Paz esteja com o irmão.
    ADRORAÇÂO, significa render culto a (Divindade,venerar,amar,extremosamente).
    LOUVOR significa Ato de louvar,elogio;glorificação.
    O salmista diz no livro de Salmos 9.1,2 o seguinte:"Eu louvarei,SENHOR, de todo o meu coração;cantarei todas as tuas maravilhas,Em ti me alegrarei e saltarei de de prazer;cantarei louvores ao teu nome,ó Altíssimo.
    A Blíblia constantemente exorta o povo de Deus a louvar ao SENHOR.
    1-Três palavras básicas para proclamar os cristãos a louvarem a Deus:A palavra BARAK também traduzida "bendizer");a palavra BALAL da qual deriva a palavra "aleluia"que literalmente significa "louvai ao SENHOR";e a palavra YADAH(às vezes traduzida por "dar graças").
    2- O primeiro cântico na Bíblia,entoado depois de os israelitas atravessarem o mar Vermelho,foi,em síntese,um hino de louvor e ação de graças a Deus ver no livro de Êxodo 15.2.Moisés intruiu os israelitas a louvarem a Deus pela sua bondade em conceder-lhes a terra prometida.
    Os demais salmistas também convocam o povo de Deus a,enquanto viver,sempre louvá-lo.
    3- O chamado para louvar a Deus também ecoa por todo o Novo Testamento.O próprio Jesus louvou a seu Pai Celestial ver nos livros de Mateus 11.25; Lucas 10.21.O apóstolo Paulo espera que todas as nações louvem a Deus ver nos livros de Romanos 15.9-11 e Efésios 1.3,6,12,e Tiago nos conclama a louvar ao SENHOR ver no livro de Tiago 3.9; 5.13.E,no fim,o quadro vislumbrado no apocalipse é o de uma vasta multidão de Santos e anjos,louvando a Deus continuamente ver no livro de apocalipse 4.9-11; 5.8-14; 7.9-12; 11.16-18.
    4- Louvar a Deus é uma das atribuições principais dos anjos,e é privilégio também do povo de Deus,tanto crianças ver nos livros de Mateus 21.16; Salmos 8.2,como adultos,Além disso,também conclama todas as nações a louvá-lo;isto quer dizer que tudo quanto tem fôlego está convocado a entoar bem alto os louvores de Deus Ver Salmos 150.6.
    E se tanto não bastasse,Deus também conclama a natureza inanimada a louvá-lo-como exemplo,o Sol,a lua e as estrelas ver Salmos 148.3,4; 19.1,2;os raios,o granizo,a neve e o vento ver Salmo 148.8;as montanhas,colinas,rios e mares ver nos livros de Salmos 98.7,8; 148.9; Isáias 44.23;todos tipos de árvores ver no livro de Isáias 55.12 e todos os tipos de seres vivos Ver no livro de Salmos 69.34; 148.10.O Díscipulo Pedro conclama o povo de Deus para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou da trevas para sua maravilhosa luz Ver no livro de I Pedro 2.9.Noutras palavras,a obra missionária é um meio de louvar a Deus.
    Porque o povo de Deus louva ao SENHOR?
    1 Uma das evidentes razões vem do esplendor,glória e majestade do nosso Deus,aquele que criou os céus e a terra ver no livro Salmos 96.4-6; 145.3; 148.13,aquele que devemos exaltar na sua Santidade ver nos livros de salmos 99.3; Isáias 6.3.
    2- A nossa experiência dos atos poderosos de Deus,especialmente dos seus atos de Salvação e de redenção,é uma razão extraordinária para louvamos a Deus pela sua misericórdia,graça e amor imutáveis ver Salmos 57.9,10,89; 89.1,2; 117; 145.8-10.
    3- Também devemos louvar a Deus por todos os seu atos de livramento em nossa vida,tais como livramento de inimigos ou cura de enfermidades.
    Finalmente,o cuidado providente de Deus para conosco,dia após dia,tanto material como espiritualmente,é uma grandiosa razão para louvarmos e bendizermos o seu nome Ver nos livros Salmos 68.19; 103; 147; Isáias 63.7.
    Irmão Hermes,obrigado por mais uma oportunidade de expor meu comentário.
    DEUS te abençõe.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bispo, a Paz!!
    Sensacional esta mensagem!
    De fato, tudo que o Senhor requer de nós não é para SEU benefício. Mas, sim para o nosso!
    Glórias a ELE por nos oferecer a dádiva de o conhecer-mos e de amá-lo. Mesmo sem precisar de nós.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:15 AM

    Este texto está entre os melhores que eu já li hoje!
    Tão simples e tão ousado!
    Que mensagem bonita!
    Me comoveu e me ensinou demais!

    @danysusssa

    ResponderExcluir
  4. Fantástico. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá Hermes!! Faz muito tempo que não apareço por aqui heim? Parabéns pelos seus 25 anos de ministério, DEUS continue dando amor, graça e sabedoria!
    Bela mensagem, realmente nos faz pensar que DEUS não necessita do nosso louvor não por ser carente, mas penso na palavra que fala que Ele sente ciúmes por nós é porque Ele deseja ser amado, ter intimidade com o homem. Concluo que não é por necessidade mas é por desejo de ser louvado, adorado e amado e jamais substituído ou deixado a segundo plano.
    Gostaria aqui de deixar uma sugestão ao Barbosa, meu irmão você tem um excelente comentário e forma de escrever diferenciado, parabéns por listar versículos bíblicos com zelo, portanto fica a minha sugestão, faça um blog, tenho certeza que muitos estudiosos, seminaristas, pastores vão gostar, eu também irei. Seria um disperdício usar seu talento somente nestes comentários, porque o que necessitamos mesmo hoje é de gente como você que ama a palavra, estuda e a expoe com sabedoria!! Pense Nisto Barbosa!
    Abraço Bispo Hermes!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:09 PM

    Como se pode "esquecer" a obra de deus se vivemos nela? Se cada planta, cada animal, cada átomo de oxigênio que respiramos foi criação dele? Como esquecer a justiça e o amor, se buscamos isso dia após dia, não importa qual religião pertencemos?

    "Quem precisa de religião para ser bom não é bom, é um cão adestrado".

    ResponderExcluir