domingo, janeiro 05, 2014

16

Carta de Cristo à igreja brasileira





“Aos anjos da igreja do Brasil escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, dos quais tu não podes te esconder.[1] 

Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, mas estás morto. Te gabas de ser protagonista de um grande avivamento, mas não sabes que estás moribundo. Teu avivamento artificial e sensacionalista não me comove, nem tampouco produz transformação na sociedade onde estás inserido.[2]

Conheço as tuas obras, as tuas estratégias, o teu marketing, e mesmo que te aches quente, na verdade não és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Tua mornidão e apatia já me causam náuseas. Estou a ponto de te vomitar.[3] 

Tu te achas rico, por causa de tuas suntuosas catedrais, como se Eu me impressionasse com sua exuberância; te esqueceste que Eu não habito em templos feitos por mãos? [4] 

Tu dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta. Mas não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.[5] Tua riqueza é fruto de extorsão, de manobras políticas, de sacrifícios dos mais pobres, que caem em tuas teias por desconhecerem a minha Palavra. Esqueceste que não quero sacrifícios, e sim misericórdia?[6] Tu te sentas com os poderosos para repartir os despojos, mas desprezas os oprimidos e excluídos.

Começaste bem, mas te corrompeste. Deixaste de ser igreja, para ser empresa. Deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te de onde caíste! Arrepende-te, e pratica as primeiras obras. Se não te arrependeres, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, tirarei o teu alvará, e passarás a trabalhar na escuridão e na clandestinidade espiritual.[7]

Tenho contra ti que toleras o espírito do consumismo, e ainda o estimulas com tuas correntes de prosperidade. Tenho te dado tempo para que te arrependas, mas tu não queres te arrepender.[8] Prezas pelo o que dá certo e não pelo que é certo.

Tu não te pareces comigo, mas com o mundo. As mãos que tu tens estendido ao Pai em louvor, não têm sido estendidas ao próximo em Amor. Preferes apontar o dedo em acusação do que pregar a reconciliação. Em vez de buscar me conhecer mais, tu preferes conhecer as profundezas de Satanás,[9] ignorando que Eu mesmo o despojei através de minha Cruz.

Mas tendes no Brasil algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes, nem a sua consciência.[10] Estas não se venderam aos modismos doutrinários, mas permanecem fiéis, retendo o que receberam. A estas digo: Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. [11] 

Sei que habitas em meio a idolatria gospel, superstições, sincretismos, contudo, reténs o meu nome, e não negaste a minha fé [12]. O que tendes, retende-o até que eu venha. Ao que vencer, e guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, assim como também recebi autoridade de meu Pai.[13] Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz à igreja brasileira.[14]


[1] Apocalipse 2:18
[2] Apocalipse 3:1
[3] Apocalipse 3:15-16
[4] Atos 7:48
[5] Apocalipse 3:17
[6] Oséias 6:6
[7] Apocalipse 2:4-5
[8] Apocalipse 2:20-21
[9] Apocalipse 2:24; Colossenses 2:15
[10] Apocalipse 3:4
[11] Apocalipse 3:11
[12] Apocalipse 2:13
[13] Apocalipse 2:25-27
[14] Apocalipse 2:29


Postado originalmente em 15/06/2009

16 comentários:

  1. É um texto muito forte e muito bem escrito. Uma exortação de um verdadeiro Pastor, que deveria ser lida por todas essas igrejas que apostataram da fé em nome de vis metais.

    É muito difícil ser uma igreja que guarda o seu candelabro em meio a tantas trevas; mas a que guardar receberá a coroa da vida.

    Creio que o Senhor DEUS, em seu filho JESUS, está conclamando a verdadeira igreja, através de palavras como estas escritas neste texto.

    Olhando para os anjos da igreja do Brasil nos deparamos com um espetáculo dantesco:

    De um lado temos Macedo, Soares, Valdomiro, Malafaia, Rodovalho, Santiago, Hernandes, os mega pastores das macro igrejas.

    Do outro lado temos os pastores de fundo de quintal, de garagens, das micro igrejas, do movimento neo pentecostal do poder.

    Nós só conhecemos parte das obras deles, aquelas que vem à público.

    Aquele que tem olhos de fogo conhece verdadeiramente todas as obras de cada um deles e a intenção de coração de cada um deles.

    Aquele que tem olhos de fogo, JESUS Cristo sabe que existem aqueles que não se contaminaram e que estão gritando, clamando pelas ruas, igrejas, blogs, internet e por onde passam.

    São vozes que clamam no deserto, que tem se tornado o Brasil. Um deserto do puro amor de DEUS. Um deserto do verdadeiro evangelho de JESUS e do verdadeiro mover do Espírito Santo de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Hermes,
    Este é uma das melhores reflexões que tenho lido últimamente. Parabens pela idéia bastante original.
    Peço licença para reproduzi-lo em meu blog.
    Um forte abraço.
    Herberti.

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus que ainda levanta verdadeiros profetas para exortar o Seu povo! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Parabens Pr Hermes por ser uns dos poucos que ainda defende o Evangelho contra as heresias que tomou conta das igrejas "evangélicas" no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. tremendo!!!
    A mais pura verdade, a igreja brasileira precisa voltar as primeiras obras!
    Deus tenha misericórdia pois as heresias tomam conta dos púlpitos juntamente com o exibicionismo e manipulação.
    Deus te abençoe bispo, estou contigo nessa luta a favor do reino de Deus!
    Graça e paz

    ResponderExcluir
  6. Missionário Barbosa2:27 PM

    Bispo Hermes, paz de Jesus Cristo seja com o irmão e todos os seus.
    " SEM JESUS CRISTO DE NAZARÉ NÃO DÁ PARA SER FELIZ!"
    Gostaria de deixar o meu recado, destas belas referências bíblicas que o irmão mencionou Amém?
    Em Apocalipse 27 fala o seguinte: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.
    " AO QUE VENCER."
    O VENCEDOR no grego é(nikon)é auele que, mediante a graça de Deus recebida através da fé em Jesus, experimentou o novo nascimento e permanece constante na vitória sobre o pecado, o mundo e Satanás.
    1- Cercado de muita oposição e apostasia, o vencedor se recusa a conformar-se com o mundo e a impiedade dentro da igreja. Ele ouve e atende aquilo que o Espírito diz às igrejas, permanece fiel a Cristo até o fim e aceita somente o padrão de Deus para a vida cristã, revelado na sua Santa Palavra; leiam Apocalipse 2.24,7,26; 3.8.
    2- Nas igrejas de Deus, o vencedor, e somente o vencedor, comerá da árvore da vida, não sofrerá o dano da segunda morte, receberá o maná escondido e um novo nome no céu, terá autoridade sobre as nações, seu nome não será removido do livro da vida, será honrado por Cristo diante do Pai e dos anjos, permanecerá com Deus no seu templo, terá sobre si o nome de Deus, de Jesus Cristo e da nova Jerusalém e será para sempre filho de Deus; leiam Apocalipse 2.7,11,17,26; 3.5; 3.12; 21.7.
    3- O segredo da sua vitória é a morte expiadora de Cristo, seu próprio testemunho fiel acerca de Jesus e a perserverança no amor a Jesus Cristo até a morte; Apocalipse 12.11;
    I João 5.4.
    Note que, ou vencemos o pecado, o mundo, e Satanás, ou somos por eles vencidos, acabando por sermos lançados no lago de fogo;
    Apocalipse 2.11; 3.5; 20.15; 21.8.
    Não há outro grupo neutro.
    No cap. 3.1 de Apocalipse diz: E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espírito de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.
    " IGREJAS MORTAS ESPIRITUALMENTE NO PASSADO, E PRINCIPALMENTE NAS IGREJAS ATUAIS."
    A igreja de Sardes estava espiritualmente morta, e somente em poucos membros permanciam fiéis a evangelho. Exteriormente, parecia viva e ativa, tinha uma reputação de sucesso e espritualidade. É possível que tivesse uma forma impressionante de adoração, mas não o verdadeiro poder e retidão no Espírito Santo. Jesus Cristo, no entanto, via os seus corações.
    Mas, no versículo 4 de Apocalipse 3 diz: Mas também tens em sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso.
    No decurso da história da igreja, sempre houve alguns(remanecente) que "não contaminaram suas vestes" e que procuraram manter a simplicidade e pureza de devoção a Jesus Cristo.
    CONCLUINDO:
    EM QUE SITUAÇÃO VC AMIGO ESTÁ? FRIO, QUENTE, OU SERÁ MORNO!
    Apocalipse 3.15,16 diz:
    Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. tomara que foras frio ou quente!
    Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. " ASSIM DISSE JESUS CRISTO DE NAZARÉ."
    Esta é a descrição da condição espiritual da igreja de laudicéia e das igrejas atuais.
    1- A igreja morna é aquela que transige com o mundo e, em comportamento, se assemelha à sociedade ímpia ao seu redor; professa o cristianismo, mas, na realidade, é espiritualmente "desgraçada e miserável"; leiam
    Apocalipse 3.17,18.
    2- Jesus Cristo faz a esta igreja uma série advertência no tocante ao seu julgamento contra a mornidão espiritual; Apocalipse 3.15,17.
    3- Jesus Cristo faz também um convite sincero para que se arrependa e seja restaurada a uma posição de fé, justiça, revelação e comunhão; Apocalipse 3.18,19.
    4- Nesta era de igreja morna, firmes são as promessas de Cristo às igrejas vencedoras. Jesus virá a elas com bençãos e no poder do Espírito Santo, e abrirá uma porta para que possam glorificar o seu nome e proclamar o evangelho eterno; Apocalipse 3.20,22,8.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Pastor Hermes. Obrigado por tão belas e inspiradoras palavras. Que nosso bom Deus continue te inspirando sempre, para ajudar esclarecer esse povo cego que na simplicidade da fé, tornam-se vitimas dos mercadores de ilusões.
    Permita-me, ajudar divulgar essa tão advertencia, publicando-a em meu blog.
    Pr. Manoel Barbosa da Silva

    ResponderExcluir
  8. Pr. Hermes.

    Sei que o Brasil tem muitos problemas e, conseqüentemente, a igreja brasileira. Mas por favor, não jogue o meu amado país na lama. Somos pobres, cegos e nus, mas daqui deste país é de onde sai a palavra de esperança, temos esperança nesse país e não desistiremos dele. E se somos soberbos e iludidos, quanto mais são as igrejas dos países ricos e esnobes.

    ResponderExcluir
  9. Gostei de ler. Uma boa reflexão necessária aos dias de hoje... e como...
    Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer a vc por ter passado lá no meu blog e estar seguindo.

    ResponderExcluir
  10. Esse deveria ser lido nas convenções gerais e nos supremos concílios...auhsuahsauhs
    mto bom

    ResponderExcluir
  11. Helena10:51 AM

    O testemunho sobre "minha filha especial e.." veio como presente de DEUS, no momento certo. Foi um aprendizado, um dos maiores que já tive. Me trouxe crescimento e estou indicando para outros assistirem. Amém.

    O Senhor Jesus o fortaleça em seu Caminho.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8:33 PM

    Li essa carta em uma comunidade do orkut, copiada por um membro.
    Realmente ela contém muitas verdades e boas intenções.
    Mas faço apenas uma pergunta: foi mesmo Jesus Cristo quem escreveu, ou revelou essa carta a quem a postou nesse blog, ou a outra pessoa?

    Só isso.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9:50 AM

    É lógico que a carta foi acrescentada, mas apenas se adequou a nossa realidade. Deixe-me reforçar citando 2Pedro 2:3.
    "também, movidos por avareza, farão COMÉRCIO de vós com palavras FICTÍCIAS; para eles o juízo lavrado há longe tempo não tarda, e a sua destruição não dorme."

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9:08 PM

    Pertinente meu brother Hermes...
    Carlos

    ResponderExcluir
  15. Nossa, muito boa! Ficou show mesmo

    Coloquemos em prática a exortação verbal!

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a reflexão.

    Coloquemos em prática tal reflexão!

    ResponderExcluir