quinta-feira, outubro 22, 2015

7

McFly: Vocês não estão preparados para isso! Mas seus filhos adorarão!



Por Hermes C. Fernandes

Chegou o tão esperado 21/10/2015, dia em que Marty McFly e o Dr. Emmett Brown desembarcaram no futuro na trilogia "De volta para o futuro" dirigida por ninguém menos que Steven Spielberg. Como parte da celebração que envolveu cinéfilos do mundo inteiro, os atores Michael J. Fox e Christopher Lloyd estiveram num dos mais populares talk shows dos EUA, apresentado por Jimmy Kimmel, onde chegaram à bordo do DeLorean como se houvessem vindo de 1985. Interpretando seus personagens, os dois foram entrevistados pelo apresentador, demonstrando estarem desapontados com o que encontraram no futuro. Nada de carros voadores, nem hoverboards. O único aparato tecnológico que os impressionou foi o smartphone que, diga-se de passagem, não foi previsto no filme. 

Assistindo à aparição apoteótica dos protagonistas no Jimmy Kimmel Live, pus-me a imaginar como seria se Pedro e Paulo, ambos apóstolos de Jesus, viajassem no tempo e viessem nos visitar. O que pensariam da igreja atual? Será que se escandalizariam com algo? Ficariam contentes ou desapontados? Não me refiro aos avanços tecnológicos, mas ao avanço na compreensão da verdade e à sua aplicação nas demandas do mundo atual. 

Não é segredo para ninguém o quanto sou fã desta trilogia.  Para mim, como músico e guitarrista, o ponto alto do filme se dá quando Marty toca o clássico "Johnny B. Goode" no baile da escola, brindando o público com um solo de guitarra no final da apresentação. Todos ficaram atônitos, assustados com sua performance. Percebendo a reação do público, ele diz: "Acho que vocês não estão preparados para isso. Mas seus filhos vão adorar!" Estas duas frases me remetem ao que Jesus disse aos Seus discípulos: "Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora" (João 16:12). Pergunto: será que, dois mil anos depois, já estamos preparados? Tenho minhas dúvidas...

Cerca de trinta anos depois que Cristo foi assunto ao céu, o escritor de Hebreus constatou que o despreparo persistia. Repare no que ele diz: "Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido"(Hebreus 5:11-12)! Imagine, uma das epístolas mais densas do Novo Testamento é chamada por seu próprio autor de "leite". O que seria, então, alimento sólido?

Para quais assuntos ainda não estamos preparados? O que nos impede de avançar em nossa compreensão? Talvez o fato de estarmos tão apegados aos "princípios elementares", ao beabá do evangelho. O autor sagrado propõe que seus leitores deixem "os ensinos elementares a respeito de Cristo", para que possam avançar "para a maturidade" (Hebreus 6:1).

De onde vem o fundamentalismo que tão mal tem feito a igreja dos últimos tempos? Não vem justamente daí, do apego aos princípios elementares, aos fundamentos da fé? Será que não nos demos conta de que o mundo mudou? Que as demandas atuais não são as mesmas de quinhentos ou de dois mil anos atrás? Insistimos em dar respostas a perguntas que ninguém mais faz. Combatemos as indulgências que deixaram de ser cobradas há séculos. Admoestamos aos escravos para que obedeçam a seus senhores, esquecendo-nos de que a escravidão já foi abolida. Proibimos as mulheres de falar na igreja como se ainda nos reuníssemos em sinagogas primitivas. 

Dentre os assuntos para os quais estamos tão despreparados quanto estavam os discípulos de Jesus está a sexualidade. Ao abordar a questão envolvendo os eunucos, Jesus disse: "Nem todos têm condições de aceitar esta palavra" (Mateus 19:11). Triste constatar que haja tanto preconceito no seio da igreja hodierna, não só para com indivíduos cuja sexualidade destoe da heteronormatividade, mas também para com as mulheres, deficientes, negros, índios, etc. Dois mil anos se passaram e ainda discutimos o papel da mulher no contexto ministerial.

Creio piamente que ainda haja muito conhecimento para ser adquirido, porém, precisamos percorrer uma longa jornada até que estejamos prontos para lidar com seus desdobramentos e implicações. 

Minha esperança é de que nossos filhos hão de compreender com relativa facilidade o que hoje ignoramos por causa de nossa inabilidade em digerir certos conceitos. 

Por isso, junto-me aos milhões de fãs da trilogia para dar boas vindas ao futuro. O futuro já chegou e não há nada que possa impedir que as coisas evoluam.

Abaixo, o trecho do filme em que McFly quase arrebenta os tímpanos da plateia com seu solo psicodélico e a aparição apoteótica dos atores da trilogia no talk show americano. 




7 comentários:

  1. Lembro-me das palavras de Cristo, que veio não mudar, mas melhorar a Lei. De qualquer forma implicando que as ações eclesiásticas daquela época precisavam de uma reforma, precisavam ser "melhoradas". Fica claro que o novo precisa acontecer e ele sempre vem, se não nos adaptamos certamente (e que assim seja) nossos filhos serão aptos. é triste que Jesus precise voltar dizendo "apartai-vos de mim, pois não vos conheço" mesmo "crendo" que estamos fazendo tudo certo, orando, jejuando, expulsando demônios, tudo isso em seu nome e ainda assim, sem a essência de Cristo na alma, na consciência. Obrigado, Bispo, pela oportunidade de meditar sobre estas questões. Também sou fã da trilogia e sempre me imaginei voltando no tempo e encontrando Jesus no momento em que discursava seu sermão da montanha e ficar ao seus pés, ouvindo, com o coração, já que não sei aramaico, mas certo de poder entendê-lo porque esta era sua vontade também.

    ResponderExcluir
  2. Se o mais fraco dos Corintios viesse aqui hj sequer identificaria-nos como da mesma fé.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:21 AM

    Se púdessemos enxergar o que está por vir no futuro , ìamos cair de costas... o quebra cabeça já está sendo montado!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:39 PM

    Meu caro Hermes o que virá no futuro será a grande tribulação, essa virá com certeza e não queiram ficar nela .
    O futuro pertence a Deus, e o hoje é para nós os cristãos santificamos nossas vidas para encontrar com Jesus, e escaparmos da grande tribulação e viver eternamente com Jesus Cristo.
    O Dia do Senhor está muito perto do que pensas meu caro Hermes.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:54 AM

    HAVERÁ um povo que não escapará da grande tribulação , por que senão João não teria visto um povo e perguntado : quem são estes? E responderam-lhe : "Este é o povo que veio da grande tribulação"

    ResponderExcluir
  6. Cacá1:59 PM

    Hermes, gostaria de me expressar sobre essa pergunta do anônimo fez aí em cima ok?
    Claro que terá pessoas que serão salvas, mas só através da morte e que não colocaram o 666 a marca da besta e não se curvaram para Satanás.
    João referi são 144 mil pessoas os que vestiram vesti brancas são os judeus que Deus vai separar que terá a salvação.
    No versículo de Apocalipse 7.4 diz: E ouvi o número dos assinalados, e eram vento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
    As pessoas que vc mencionou aí são os 144 mil são descritos como servos, ver Ap 7.3, provenientes das tribos dos filhos de Israel, ver Ap 7 4-8.
    Deus assinalará ou marcará as suas testas para indicar a sua consagração a Deus e que pertencem a Ele, ver Ap 9.4; Ez 9.1-1-6; 2 Tm 2.19. Talvez sejam os primeiros convertidos de uma grande colheita de almas ganhas para Deus, dentre todas as nações e tribos e povos e línguas, durante a tribulação, ver Ap 7.9.
    Alguns intérpretes da Bíblia entendem que esses novos cristãos dentre os filhos de Israel serão comissionados e capacitados pelo Espírito Santo para pregar o evangelho durante os negros dias da tribulação, mas devemos saber que o Espírito Santo não estará mais na terra quando Jesus voltar, subirá com Jesus e os salvos em Cristo no arrebatamento da igreja de Cristo. Serem selados por Deus não significa que estejam protegidos da morte física nem do martírio da perseguição por Satanás, Estão, no entanto, protegidos do juízo divino direto e da aflição demoníaca Ap 9.4.
    Agora quanto a multidão que vc disse, João descreve uma cena no céu: uma grande multidão de pessoas, provenientes de todas as nações, que foram salvas mediante a fé em Cristo. Estarão com Deus, ver Ap 7.15, livres de dor e tristeza, ver Ap 7.16,17; 6.9. Essa multidão, salva pelo "sangue do Cordeiro", devem ser os santos da tribulação, pois João declara que " vieram de grande tribulação "ver Ap 7.14. Aqueles que, então, aceitaram a Jesus Cristo serão objetos de perseguição por parte de Satanás e dos iníquos, ver Ap 12.9-17.
    No grego a grande tribulação essa expressão diz literalmente:" a tribulação, a grande" na língua grega, a repetição do artigo definido reforça a declaração.
    É uma coisa muito complicado esse estudo de Escatologia, deixo para o Hermes se virar nos 30, porque ele é mestre em Escatologia ok? Hermes explique para o anônimo aí o que ele quer saber.
    Meu caro anônimo, há mais de 220 interpretações que já vi do livro do Apocalipse, e tem pessoas que falam uma coisa. e outras pessoas falam outras coisas do mesmo assunto, e quem está certo no que fala hein? O livro de Apocalipse é um livro de simbologia e números, igual diz a bíblia que para Deus mil anos é é igual a um dia, portanto o milênio do Apocalipse alguns podem pensar que poderá ser mil anos, mas pode ser um dia ou alguns anos ou mil anos é o mistério de Deus isso.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4:08 PM

    Voce tem razão Cacá; há " trocentas" interpretações no que condiz a apocalipse. Agora , qual a correta , é que fica difícil.

    ResponderExcluir