segunda-feira, maio 14, 2012

10

Estão oferecendo droga nas igrejas!




Por Hermes C. Fernandes


Assisti agora pouco a um novo clipe de um famoso cantor gospel. A produção caprichadíssima. Nível internacional. O instrumental impecável (pelo menos do ponto de vista técnico). O vocal também não deixou nada a desejar. Tanto ele, quanto a moça que o acompanhavam dão um show. Mas, definitivamente, não gostei do que vi, nem do que ouvi. Foram minutos seguidos de uma melodia melosa, repetitiva como uma mantra e com uma letra sofrível, cheia de clichês. Bateu uma tristeza... Gastou-se tanto com luzes, pirotecnias, câmeras de alta definição, ângulos inusitados... para quê? Para ficar repetindo a mesma ladainha: "Derrama sua shekinah..." É claro que isso vende, e muito. As pessoas não querem refletir sobre a letra de uma canção. Ela querem entrar em transe. E é justamente isso que este tipo de música produz (cientificamente comprovado). O efeito que isso faz na mente humana é semelhante ao da droga. Não estou exagerando. Uma melodia repetitiva com três ou quatro notas, somada a uma letra igualmente repetitiva induz a um estado alterado de consciência. Após trinta ou quarenta minutos exposta a várias canções deste tipo, a audiência estará suscetível a qualquer coisa. Desde o choro compulsivo às gargalhadas extravagantes por mera indução, sem qualquer razão aparente. Obviamente, isso é logo atribuído à ação do Espírito Santo. Será que o Espírito que deveria nos guiar à toda verdade, conforme salientou Jesus, estaria interessado em induzir as pessoas a perderem o contato com a realidade, tornando-as sugestionáveis a mensagens subliminares? Recuso-me a crer em tal possibilidade. O culto prestado a Deus deve ser, antes de tudo, racional. Isto é, antes de afetar nossas emoções, deve passar pelo crivo da razão. E quem diz isso não sou eu, mas o apóstolo Paulo (Romanos 12:1). 

Segue abaixo uma reflexão que pretende contrastar este tipo de religiosidade alienante com a espiritualidade proposta no evangelho. Para fins de analogia, digamos que a diferença entre uma e outra equivale à diferença entre os óculos e as lentes de contato. A primeira sempre vem acompanhada de armação.

Prometa-me que vai ler até o fim. Você poderá se surpreender com o desfecho deste post.
“No meio da sua praça, em ambas as margens do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvores são para a cura das nações.” Apocalipse 22:2
Para quem imagina que o tema tratado no livro de Apocalipse seja o fim do mundo e a vida após a morte, como explicar o verso acima? Explico: A Nova Jerusalém descrita no capítulo anterior é uma figura da igreja de Cristo, uma vez que é apresentada como a esposa do Cordeiro. Ora, que outra esposa Ele teria senão a igreja? Trata-se, portanto, da sociedade formada por aqueles que abraçaram o projeto do reino de Deus, locomotiva da civilização do amor. Se a Nova Jerusalém fosse algo a ser esperado no futuro, para além do horizonte histórico que sentido faria seus muros? De quê a cidade precisaria se proteger, visto que qualquer ameaça já teria sido eliminada?

O vidente João diz não haver templos na cidade. O que parece indicar não se tratar de uma sociedade religiosa. O cristianismo original não pretendia ser uma nova religião, mas a pedra fundamental de uma nova civilização. Ainda mais curioso é o fato de que, embora não haja santuários, há uma pungente praça na região central da cidade. O que isso nos diz? Praça fala de vida social, de interação, lugar de encontro, de diálogo, de luz, fora das quatro paredes. E no meio desta praça, em vez do coreto encontramos uma árvore.

Considerando que o Apocalipse é um livro de simbolismos, o que tal árvore representaria? Quem é, afinal, o centro de todas as nossas atividades? Quem ocupa o lugar central de nossas existências? De quem nos alimentamos? Em quem encontramos o fruto da vida eterna? Não há outra resposta possível senão uma: CRISTO! Ele é a Árvore da Vida! Foi Ele quem disse: “Quem de mim se alimenta, por mim viverá!” Seus frutos não são esporádicos, mas constantes. Toda estação é propícia para dar seus frutos.

O que mais chama a minha atenção neste verso em particular é a última sentença. Naquela época era comum o uso de folhas como remédio. É daí que vem o hábito de tomar chá, fartamente cultivado nas cidades grandes. Ninguém duvida do poder medicinal que tem algumas plantas. Lembro-me das inúmeras vezes em que tive que tomar chá de quebra-pedra quando sofria de cálculos renais. E ainda hoje, quando não consigo dormir, recorro ao chá de camomila ou de erva-doce.

Como se processa o chá? Folhas são deixadas por alguns minutos em água fervendo. Aos poucos, a água vai absorvendo as propriedades da planta, mudando sua coloração. O nome deste processo é infusão.

Estudos sugerem que o chá tem muitas propriedades benéficas importantes, por exemplo: aumenta o metabolismo, ajuda o sistema imunológico, reduz o mau-hálito, diminui o estresse, etc.

A folhagem da árvore da vida aponta para a inserção da igreja na vida social do mundo. Em vez de assimilarmos, somos assimilados. Isso explicaria por que Deus não removeu Seu povo deste mundo, como muitos prefeririam que fizesse. Nossa vocação primordial é a de ser sal da terra, não apenas realçando sabor, mas também promovendo a preservação. Para tal, temos que estar inseridos na xícara (mundo), liberando nossas propriedades terapêuticas. Em vez disso, tornamo-nos numa sociedade extremamente religiosa e alienada do mundo.

Cristo almeja curar as nações, e o único remédio de que dispõe já foi ministrado: é a presença da igreja no mundo. Para tanto, urge inserir-nos na cultura, nas ciências, na política, no mundo empresarial, na educação, etc. Não me refiro à igreja como instituição, mas como organismo vivo, representado por cada um dos seus membros.

Karl Marx tinha razão: "A religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito. Ela é o ópio do povo." Trazendo para nossa realidade latino-americana, diríamos que a religião é a maconha ou a cocaína do povo. O que estas drogas teriam em comum? Ambas provém de folhas. Tais plantas foram igualmente criadas por Deus, e têm, comprovadamente, propriedades medicinais. Porém, Deus não as criou para serem fumadas, ou processadas para ser inaladas.

De maneira análoga, a impressão que se tem é que a igreja entrou no ramo de produção e tráfico de droga religiosa. Estamos oferecendo ao mundo o produto da árvore da vida processado para ser fumado e cheirado. Eis a razão por que Napoleão Bonaparte dizia: "Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas". E ainda: "A religião é aquilo que impede os pobres de matarem os ricos."

Que efeito a droga produz no usuário? Entorpecimento. O uso de entorpecentes nos desliga da realidade. Cria até uma espécie de realidade paralela, onde a fantasia se confunde com o mundo real. Pergunto: Até que ponto a mensagem que tem sido pregada em nossos púlpitos não tem efeito alucinógeno nos fiéis?

Que pena! O que deveria ser remédio, virou droga. E que droga!

Ao invés de nos posicionarmos no centro da praça, preferimos criar nossos próprios guetos religiosos. Sentimo-nos mais seguros na penumbra, com nossa subcultura, nosso evangeliquês indecifrável ao homem comum. Enquanto isso, a criação segue aguardando impaciente a manifestação dos filhos de Deus.

Assim como nosso mestre recusou beber daquela esponja ensopada com uma mistura que incluía a mirra, e que certamente aliviaria sua dor na cruz, recusemos qualquer religiosidade que nos aliene, que nos afaste da dor do mundo. Vivamos, porém, um espiritualidade engajada na transformação do mundo, conclamando os homens a que se juntem a nós, arregacem suas mangas e trabalhem para que deixemos para as próximas gerações um mundo mais belo, bom e justo.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, olhando desse modo, usando esta analogia, fica evidente a nossa influencia. Poderia até dizer que somos o “saquinho” repleto das folhas [repletos de Cristo - repletos do Espírito Santo] quando imerso na água quente contamina todo o conteúdo da xícara, e transforma a água em outra solução, o chá da vida.

    A igreja de hoje produz os "saquinhos de chá" mas, o conteúdo é bem diferente do conteúdo original criado por Deus. Agora o chá foi contaminado e adulterado pelo homem. O grande problema é que, este chá vicia rapidamente, anulando a razão de seu “usuário” , fazendo transbordar a emoção. E Deus não nos quer pela emoção, e sim pela razão. Ele deseja que saibamos e prossigamos em conhecer cada vez mais quem é o nosso Deus. Coisa que este chá humano [droga] anula pelo seu efeito psicótico.

    Não queremos drogas em nossas vidas, queremos as folhas da árvore verdadeira e queremos seus frutos para oferecer ao mundo, a fim de que tenham vida e vida em abundância. A vida eterna junto com Jesus Cristo.

    Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  3. - E eu digo pra você que é difícil sair dessa cultura religiosa. É duro você compartilhar de Cristo e os caras logo te perguntarem "- você é evangélico/crente?"

    Vejo hoje até cantores e bandas desesperados, tentando tirar a categoria de gospel, com a intenção de pregar a verdade de forma musical para o meio secular. Algumas se posicionam em dizer que não são, ai o povo fala que é, e acaba com tudo.

    Quando falam de Evangélicos/Crentes, já pensam naquela galera, que alguns até se moldaram a cultura, mas vivem a religião como prática ainda.

    Quando falam de Gospel, o povo já desanima, e nem querem ouvir.

    Socorro Deus, nos ajuda!

    ResponderExcluir
  4. Gordom7:43 AM

    Bispo Hermes, a pior droga que estão dando oferecendo as igrejas são estes pastores mercenários, avarentos, corruptos, sem amor à Palavra de Deus.
    Estas drogas de vícios como cocaína e etc, se a igreja tiver o Espírito Santo não tem vez para o diabo, o homem sai na hora liberto, a pessoa será libertado pelo poder e autoridade do Espírito santo.
    Droga é o que estamos vendo dentro das igrejas, imoralidade, prostituição, falsas doutrinas, e amor total ao dinheiro.
    E à Palavra de Deus sendo escandalizada.
    Isto é uma Verdadeira droga.

    ResponderExcluir
  5. Excelente o texto, mano! Concordo com o que escreveu e considero bem esclarecedor. Principalmente sobre esta questão de separação do espiritual do secular que as igrejas cristãs ainda fazem muito e acabam se isolando da sociedade, principalmente em épocas como no Carnaval e eventos de socialização tipo uma festa de amigo, um churrasco onde tenha gente bebendo cerveja oun fumando, etc.

    Nesta noite que passou, fiz algo que há bastante tempo não praticava, desde o tempos que andava "desviado" aí pelo "mundão".

    Minha esposa queria ir numa boate com uma amiga do salão. Eu não estava afim de ir porque não gosto desses ambientes. Porém, não queria deixá-la sozinha. Então fui com ela e aquilo me serviu de teste para enfrentar meu moralismo, para demolir a minha falsa reputação diante das pessoas, para não querer julgar os que estão se divertindo (uns sadiamente e outros não). Às vezes me pssava pela cabeça sobre o que algum conhecido iria pensar de mim se me visse ali? Algum irmão de igreja onde frequentei ou preguei poderia pensar que agora eu tinha abandonado Deus. Mano, foi bem difícil romper com um hábito da moral evangélica ao qual me submeti. Mais difício do que se eu escrevesse um artigo na internet dizendo que a vida secular não pode ser separada do espiritual...

    Mas se alguém me convida para um churrasco onde há pagode e cerveja, ou se minha esposa, às vezes, quer sair à noite para estar num barzinho com alguma amiga, por que deveria me isolar? Jesus não disse "ide ao mundo e pregai o Evangelho"?

    Gostei do que falou sobre Marx!

    Conforme escrevi no meu artigo "Um outro mundo é possível!", embora Marx reconhecesse que a primeira tentativa de revolucionar a humanidade teria começado com a religião, provavelmente que a sua visão ficou obscurecida pelas práticas mesquinhas das instituições religiosas de seu tempo (não muito diferentes das do nosso). Estas, certamente, tinham se tornado instrumentos de alienação a serviço das classes dominantes, mas isto não era elemento suficiente para que a busca do homem pela sua re-ligação fosse interpretada como um narcótico -“a religião é o ópio do povo”, dizia ele. (ver o texto integral em http://doutorrodrigoluz.blogspot.com/2011/05/um-outro-mundo-e-possivel.html )

    Ora, a verdade é que a ideia errada de espiritualização das coisas tem promovido é alienação entre os cristãos. Seja da vida social como também da atuação política, como se o crente tivesse que cruzar os braços diante das injustiças não devesse se meter nas decisões que afetam o cotidiano das pessoas porque um dia o mundo vai acabar e as coisas só serão reslvidas depois da volta de Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Bispo Hermes, o irmão diz que estão vendendo drogas nas igrejas.
    Concordo plenamente com vc.
    Só que as drogas que estão vendendo é de alto poder de destruição no qual são elas:
    Ana Paula Valadão, que chama trocha para pagar os seus luxo Diante do trono, Andre Valadão, Fernanda Brum, Cassiane, Cléber Lucas e CIA.
    Tem drogas piores que estas?
    As drogas como cocaína, e etc, deixam doidão! Mas tem cura: O Sangue e O Nome de Jesus.
    Mas estas drogas gospel, te deixa inrritado, louco para comparar um cd e destruí-lo.
    Esta meu irmão, é difícil de engolir goela abaixo, isto não tem cura é doença maligna mesmo!
    Aliás as personalidades Ana Paula Valadão, Andre Valadão, Fernanda Brum e outros, se negaram assinar contra a PL 122, contra a lei dos gays, não quizeram assinar o baixo assinado contra esta praga de lei.
    Olha que elas juntas tem em seus twiters, tem mais de 5000,00 seguidores.
    Foi pedido por um certo pastor para elas se manifestarem dando apoio contra esta lei que vai destruir as famílias nos seus twiters, elas não se manifestaram, não estão nem aí, só querem que os trochas lhes dão dinheiro comprando seus cds e dvds, indo em seus shows carissímo!
    Não dá! Droga está nas igrejas! Os pop stars, pastores, e CIA.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus! Publiquei um texto bem similar na última quarta e o preguei sábado para a juventude da minha igreja.

    Depois dá uma olhadinha lá!
    http://verboprimitivo.blogspot.com/2011/05/por-marcello-comuna-e-por-isso-tambem.html

    Maravilhosa a analogia com as drogas.

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  8. Luiz.6:37 PM

    Bispo Hermes, não é do assunto do texto, mais é muito importante o irmão publicar por favor em prol da família.
    No boletim nº 20 de 15 de Maio de 2011 da igreja Batista Getsêmani em BH M.G diz o seguinte: PASTOR SILAS MALAFAIA E PASTOR JORGE,
    CONVOCA O POVO EVANGÉLICO A PROTESTAR CONTRA A VOLTA DO PROJETO DE LEI PL122 DESARQUIVADO NO SENADO EM FEVEREIRO DESTE ANO PELA SENADORA MARTA SUPLICY, DO PT, COM A ASSINATURA DE 27 SENADORES.
    O PL122 CRIMINALIZA QUALQUER AÇÃO, OPINIÃO OU CRÍTICA QUE VENHA SER INTERPRETADA COMO DISCRIMINAÇÃO OU PRECONCEITO QUANTO AO HOMOSSEXUALISMO NO BRASIL, COM PENA DE 2 ANOS A 4 ANOS DE PRISÃO.
    O TEXTO DO PROJETO FERE A LIBERDADE RELIGIOSA E DE EXPRESSÃO, DIREITOS GARANTIDOS PELA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, EXPRESSAS NO ARTIGO 5º, INCISOS 4,6,8 E 9.
    O MANIFESTO ACONTEÇERÁ DIA 01/06/2011, ÀS 15H EM BRASÍLIA.
    AQUELES QUE NÃO PUDEREM ESTAR PRESENTES PODERÃO AJUDAR NESTA LUTA ENTRANDO NO SITE:
    www.senado.gov.br/senadores ENVIANDO A SEGUINTE FRASE: "SR. SENADOR, REJEITE A PL122/2006. EM FAVOR DA FAMÍLIA, EM FAVOR DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E ABAIXO A PEDOFILIA.
    "QUEM DESEJAR PODE AINDA ENVIAR ESSE PEDIDO PARA OS SENADORES DOS DEMAIS ESTADOS DA FEDERAÇÃO.
    Bispo Hermes, entre neste combate conosco em prol da famíla.
    Divulgue este projeto para seus seguidores e amigos que amam a moral da famíla dizendo não! Contra este projeto.
    o Irmão poderia publicar um texto específico sobre a Pl122.
    À hora é agora ou será tarde demais!
    Luiz.

    ResponderExcluir
  9. Olá Hermes,

    Eu acho que...

    A igreja é um refugio para as almas. A maioria das pessoas que eu conheço procuram a igreja para fugir da realidade em que vivem. Procuram um lugar para ter paz, pois muitas vezes o filho está se drogando (de verdade) ou o marido é bebado, a casa está em ruinas e a melhor solução é sair de casa (eu vejo muito disso aqui onde eu moro). Mas realmente ao invés de achar a paz acabam achando mais um tormento e o que deveria ser o caminho torna-se mais uma perdição...

    Eu acho que certas religiões deveriam ser proibidas, ainda mais num país como o Brasil onde a maioria da população é carente e muito sofrida.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:04 PM

      OI Melina !
      Concordo plenamente com vc!

      att .

      Excluir