sexta-feira, março 20, 2009

1

A vida ao redor do Trono

Por Moysés Malafaia

“Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro... Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. E os quatro seres viventes, tendo cada uma deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos ao redor e por dentro: não tem descanso, nem de dia, nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, Todo Poderoso, Aquele que era, que é e que há de vir." Apocalipse 4: 4,6,8

Ao ler esta Palavra podemos verificar que existem dois grupos de “pessoas” que estão ao Redor do Trono. O primeiro encontra-se no verso quatro: os vinte e quatro anciãos assentados em vinte e quatro tronos e o segundo grupo são os seres viventes que vivem ao Redor do Trono.
Tudo que está escrito na Bíblia não está ali por um mero acaso, pelo contrário, existe um propósito em cada palavra e com certeza, neste texto, o Espírito Santo nos revela algumas verdades fundamentais para quem quer viver uma vida fluente na adoração.

Os anciãos estão assentados. A vida de alguém que está ao Redor do Trono é totalmente dirigida e sustentada pelo Senhor, não há motivos então para não descansarmos. O Salmo 125:1 diz: “Os que confiam no Senhor são como os Montes de Sião que não se abala, mas permanece para sempre”. Se realmente confiamos no Senhor, descansamos.

Neste estudo quero me deter, no entanto um pouco mais no segundo grupo, os seres viventes. Podemos aprender muitíssimo com estes adoradores. Vejamos então algumas características daqueles que realmente vivem ao Redor do Trono.

QUEM VIVE AO REDOR DO TRONO POSUI UMA VIDA CENTRALIZADA NELE - “NO MEIO DO TRONO E À VOLTA DO TRONO.”

Quem passa a viver ao Redor do Trono, vive em função daquele que está assentado neste Trono. O Senhor é a sua prioridade. É interessante notar que os seres viventes são seres, ou seja, possuem vida. Na verdade, os únicos que podem girar em torno de Deus são aquele que possuem a Vida de Deus (ZOE).

Sua vida tem realmente girado em torno de Jesus? Ou tem girado em torno de você mesmo? Viver ao Redor do Trono é compreender que tudo o que fazemos ou pensamos tem que convergir em Jesus, pois esta é a vontade de Deus desvendada em nós. - Efésios 1:9-10

QUEM VIVE AO REDOR DO TRONO POSSUI VISÃO AMPLA - “CHEIOS DE OLHOS”

A segunda característica de alguém que vive ao Redor do Trono é ser cheio de olhos (visão) e por conseqüência: não é cega. No Reino de Deus não há espaço para cegos. No Antigo Testamento o sacerdote não podia ser cego, veja em Levíticos 21:18. Se fosse estaria impedido de exercer o seu ofício. O que me deixa perplexo é que não diz simplesmente que possuíam olhos, mas que eram cheios de olhos. Precisamos ter muita visão; visão ampla para não tropeçar em qualquer coisa, mesmo se for dia, mesmo sendo noite.

QUEM VIVE AO REDOR DO TRONO POSSUI UMA VISÃO PARA O FUTURO -
Os seres viventes são cheios de olhos “POR DIANTE”.

Como diz a Palavra do apóstolo Paulo em Filipenses 3:14: “... prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”, essa pessoa tem objetivos definidos, tem planos na sua vida não feitos somente por ele, mas traçados por Deus. Não conseguiremos fazer nada se não planejarmos nossas vidas, se não tivermos objetivos definidos, orientados pelo Senhor, e isso serve para qualquer área da vida. Há muitos que caminham, mas não tem rumo, nem uma direção. Seus olhos para frente tem que estar olhando o Autor e Consumador da sua fé, centrado no Senhor Jesus com um alvo e um objetivo definidos por Ele mesmo.

QUEM VIVE AO REDOR DO TRONO POSSUI UMA VISÃO DOS ENSINAMENTOS PASSADOS - “POR DETRÁS”

Algumas pessoas dizem que quem vive de passado é museu, mas nós não podemos jamais menosprezar aquilo que Deus fez com os nossos pais. Claro que não podemos viver somente baseados em experiências passadas, mas devemos aprender com elas, pois o que ficou para trás serve de base para o futuro. A história nos ensina muitas coisas. Deus não escreverá novamente toda a história da Igreja. É preciso olhar para trás e aprender. Por isso é que nós tornamos para a Bíblia. Quando pregamos olhamos para a vida de Josué, Moisés, e também outros heróis da fé. Estamos olhando para trás para que possamos projetar um alvo para frente. É bom ouvir as experiências de pessoas para não repetir o erro que cometeram no passado. Observe que os erros da humanidade são repetitivos, isso acontece porque os olhos por detrás estão cegos ou nebulosos. Não olhe para trás como a mulher de Ló que teve uma visão saudosista daquilo que abandonara em Sodoma e Gomorra, apegada as coisas do passado. Por isso Paulo fala: “esquecendo-me das coisas que para trás ficam..." Filipenses 3:13. O olhar para trás é enxergar as experiências tirando os ensinamentos e traçando sua vida para o futuro.

QUEM VIVE AO REDOR DO TRONO TEM OLHOS PARA O LADO – “AO REDOR”

Quem vive ao redor do trono ocupa-se com quem está ao seu lado. É alguém que não valoriza somente a si mesmo. Com a vida centralizada no Senhor não podemos esquecer-nos de nossos irmãos. Por vezes pensamos que Deus só está interessado no nosso crescimento espiritual, ou nos deixamos levar pela vontade de nos aplicarmos só a buscar a Deus. Entretanto, quando nossos olhos para o lado são abertos, Deus nos faz parar e ver que isto faz parte do verdadeiro crescimento espiritual. “E o olho não pode dizer à mão: não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais, e aos que em nós são menos decorosos, damos muito mais honra”. I Coríntios 12: 21-23.

Uma tendência que temos é por vezes achar que talvez sem o irmão do lado, que atrapalha a nossa caminhada, andaríamos muito mais rápido, mas a lógica do Reino não é essa. Quem vive ao Redor do Trono tem que ter esta visão totalmente restaurada. Nós precisamos do nosso irmão, pois sem ele não somos completos no Corpo de Cristo.

QUEM VIVE AO REDOR DO TRONO SABE DA SUA REAL CONDIÇÃO - “E POR DENTRO”

Quem vive ao Redor do Trono sabe quem realmente é, sabe que sem Deus não é absolutamente nada e nada pode fazer. Observe na Palavra de Deus o exemplo do profeta Isaías, quando teve a visão do trono. Se lermos o início desse livro no capítulo 5: 8-24, vemos “ais” para tudo quanto é lado. Mas quando no capitulo seis ele teve a visão do trono, seus olhos estavam desimpedidos de ver o que estava fora. Foram então acionados os olhos de seu interior para dentro. O próximo “ai” que Isaías pronunciou foi: “Ai de mim! Ai de mim, Senhor, estou perdido porque sou homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios.” Ele começou a reconhecer sua real condição e se colocou mais disponível para o Senhor, “Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim.” Isaias 6:8

QUEM VIVE AO REDOR DO TRONO NÃO TEM DESCANSO NEM DE DIA NEM DE NOITE

Com os olhos acionados e a vida centralizada no Trono estaremos sempre à disposição de quem está assentado nele; sempre disponíveis. A expressão “sem descanso” significa ter uma disponibilidade constante. E como vemos pessoas com esse problema de disponibilidade! Nunca estão disponíveis. Quem vive ao Redor do Trono tem disponibilidade. Quando os seus olhos internos são acionados você vê sua real condição e situação e sabe o que seria de você se não fora o Senhor. Quando Deus pergunta: “a quem enviarei?” Então respondemos prontamente como fez Isaías: eis-me aqui, estou disposto, estou disponível. Muitos são disponíveis quando a coisa está boa, quando é dia. Mas quem vive ao Redor do Trono não tem descanso nem de dia nem de noite. Estão prontos também de noite enquanto todos dormem, quando as dificuldades e as tribulações estão presentes. Há dias em nossas vidas? Sim, mas há noites também. Independente de ser dia ou noite estes estão em seus postos. Busque essa vida ao redor do trono e o que estará na sua boca será a mesma proclamação que eles fazem dia e noite: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus Todo Poderoso, Aquele que era que é e que há de vir.”

Quero agradecer à Pra. G Malafaia, por me permitir publicar esta pérola de autoria de seu saudoso esposo, Pr. Moysés Malafaia (1967-2007) . Conheci-o no Rio de Janeiro, em Irajá, e o encontrei nos Estados Unidos, em New Jersey, onde dedicou os últimos anos de sua vida. Deixou o mundo durante uma ministração sua, aos 40 anos de idade. Além de pregador, foi compositor de muitos dos cânticos entoados na maioria das igrejas no Brasil, entre eles, "Jesus Cristo é o motivo da minha canção". Sem dúvida, Moysés é mais um integrante da galeria dos Heróis da Fé (Hb.11). Mais um "dos quais o mundo não era digno", e cuja oferta, "depois de morto, ainda fala". É um daqueles cuja contribuição de amor pelo Reino, mesmo depois de morto, ainda canta, e vai continuar cantando até o Grande Dia.

Pra quem quiser comunicar-se com a Pra. G, seu e-mail é ge_malafaia@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Anônimo11:32 PM

    A vida ao redor do trono é uma vida designada pelas vozes do trono.
    O ator que representa sua vida ao redor do trono tem o seu arbítrio comprometido com o trono e o seu gozo é saber que sua entrega tem organização por uma multiplicidade de olhos. Olhos diretos, laterais, anteriores e internos. Olhos portadores de cósmica visão.
    A vida ao redor do trono é a vigília do extraordinário transportada pelo aparelho humano divinamente inspirado.

    ResponderExcluir