sábado, março 13, 2010

1

O Reino de Deus já está entre nós!

Jesus inaugurou o Seu Reino na Terra em Seu primeiro advento. Dizer o contrário é acusá-Lo de ter falhado em Sua missão. Jesus não falhou! Sua primeira mensagem foi: “O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus” (Mc.1:15a). E mais: “Se eu expulso demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus” (Lc.11:20).

Alguns insistem com a idéia de que o Reino de Deus, pregado e demonstrado por Jesus teve de ser adiado, pelo fato dos homens o terem rejeitado. Tal afirmação não tem qualquer respaldo bíblico.

Quem disse que a chegada e o estabelecimento do reino de Deus depende da aceitação de quem quer que seja? Ao enviar Seus discípulos, Jesus avisou-Lhes que muitas cidades os rejeitariam, e que ele, em vez de se abaterem, deveriam anunciar aos seus moradores:

“Até o pó que da vossa cidade se nos pegou sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, que já o reino de Deus é chegado a vós”.
Lucas 10:11

Portanto, independente da aceitação ou não das pessoas, o Reino de Deus é uma realidade presente.

Alguns, não satisfeitos, poderão argumentar: Jesus disse que o Seu reino não é desse mundo! É verdade. Seu reino não pertence a esse mundo. Ele não foi constituído aqui. Ele pertence a uma outra ordem. Ele não é fruto de contingências históricas, nem de interesses humanos. Não podemos inferir daí que o Seu reino seja algo a ser concretizado apenas na Eternidade.

Conquanto Seu reino não seja deste mundo, ele definitivamente é para este mundo. O mundo não é a sua origem, mas é o seu destino. Se não fosse verdade, não haveria sentido na declaração encontrada em Apocalipse, que diz: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo sempre” (Ap.11:15b). Também não teria qualquer sentido orar: "Venha a nós o Teu reino, seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu".

Um comentário:

  1. Es un privilegio leer temas de su autoría.
    Un saludo estimado obispo de su servidor-intérprete en Chile Emmanuel Fernández.
    http://iglesiahosanna.blogspot.com/

    ResponderExcluir