domingo, fevereiro 24, 2013

8

O Evangelho Umbigocêntrico



Hermes C. Fernandes


Pior que um Evangelho sem Cruz, é um Evangelho onde a Cruz é reinterpretada e acomodada às demandas de uma espiritualidade umbigocêntrica.

O Evangelho da autoestima insiste em afirmar que a Cruz de Cristo revela nosso real valor. Se não tivéssemos valor, por que Cristo Se disporia a pagar tão caro por nós?

Pode até parecer fazer sentido tal argumentação, mas carece totalmente de embasamento bíblico.

Quando um Juiz estabelece uma fiança altíssima para soltar alguém, isso revela o valor do criminoso ou a gravidade do seu crime?

A Cruz revela o nosso absoluto estado de miséria espiritual. O Salmista diz que nossa redenção era caríssima, e todos os nossos recursos se esgotariam antes.

Não se trata de afirmar nosso valor, como se Cristo estivesse pagando por algo que Lhe fosse muito caro. Trata-se, antes, do pagamento pelos nossos pecados.

Se houvesse algum motivo em nós mesmos, algum valor intrínseco pelo qual Cristo Se dispusesse a pagar, então já não seria por Graça, mas por mérito. Ora, se valêssemos a pena, Deus não teria feito mais do que Sua obrigação.

A Graça só se explica pelo fato de não valermos absolutamente nada. Nas palavras de Paulo, tornamo-nos inúteis. Do ponto de vista humano, a graça seria um enorme desperdício.

Oh maravilhosa graça! Deus pagou pelos meus pecados, e com isso, em vez de estabelecer meu valor, estabeleceu Seu amor. Deus decidiu amar o que não merecia ser amado. Deus decidiu perdoar e salvar o que sequer merecia Sua atenção.

A graça só se justifica pelo fato de Deus ser amor, e estar disposto a amar gente miserável, pecadora, desprovida de qualquer mérito próprio.

Diante da realidade da Cruz em contraste com sua natureza pecaminosa, Paulo não bradou"Valioso homem que sou!", mas em vez disso, declarou "Miserável homem que sou!"

O Evangelho da autoestima desmerece a graça e enaltece o homem. Na verdade é um desevangelho, um ultraje ao espírito da graça, um escárnio ao sangue de Jesus.

8 comentários:

  1. Excelente Hermes - Oremos para que essa verdade seja multiplicada, pela graça de Deus, nos púlpitos de nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Como é que esse "evangelho" centrado no ser humano e baseado no mérito através das obras pode ser boa nova??? Não é bom..., é péssimo, porque certamente chegará o momento que verei minha miséria e falta de poder e aí como serei salvo ou terei relacionamento com Deus??
    Mas infelizmente ainda tem gente que alimenta quem prega inverdades buscando ouvir essas inverdades!
    Seu Deus é seu próprio ventre e com certeza estão sentindo coceira ao ler esse post...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pastor amado !!

    meu marido já operou e está no quarto e graças a Deus está ótimo !!

    continuamos orando mas sei que Deus em sua misericórdia e amor já ouviu ao justos !!


    Deus o abençoe muito ! a ti e a toda sua familia por quem agora oro todos os dias !


    beijos Alice

    ResponderExcluir
  4. Olá Hermes, a paz!
    Que benção o testemunho da sua filha!
    É edificante ouvir estes testemunhos onde conseguimos enxergar exatamente quem somos diante de Deus! Somos servos Dele, e tudo que temos é graça, não merecemos nada! Deus é maravilhoso!
    Também tenho um tio pastor que tem um filho especial (na verdade o segundo, o primeiro faleceu). Quando olho para vida dele, mesmo com todas aquelas dificuldades e eles amando e servindo a Deus...isso me edifica!
    Na verdade eles são o referenciais para mim de fé verdadeira!
    Obrigada por testemunhar,
    Que Deus continue abençoando seu ministério!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Adicionei o seu banner no meu blog
    www.paoevida.net

    e gostaria de entrar no roll dos seus parceiros

    Pb. Valdemir Santos

    ResponderExcluir
  6. concordo ,Jesus já saiu do púlpito de muitas igrejas e o evangelho do eu sou do eu curo do eu faço,e sem Deus não somos nada além do pó da terra p onde a maioria vai,só ficou mesmo a cruz pq Cristo nem entra já que Deus não habita em palacios luxuosos que viraram as igrejas de hoje ,Jesus tem q voltar e expulsar os mercadores da casa de Deus ,e não das empresas que viraram as igrejas e templos,quer saber quero q igreja pague imposto sim,afinal eu pago os meus ............bjok

    ResponderExcluir
  7. Prezado Hermes
    Você encontrou a palavra correta: desevangelho.
    É isso que temos visto em muitas igrejas. Para nossa tristeza.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  8. O pesquisador de falsas doutrinas.10:43 AM

    Evangelho nas igrejas denominações instituições financeiras?, AH Já deixaram há muito tempo de ser igrejas chamada casa de oração, e viraram empresas financeiras e tem dono, não é mais os membros que tinha que ser, pois eles que mantem a igreja com seus dízimo e ofertas! Mas, sim são dos pastores líderes que tomaram o poder a força como os Católicos na época da inquisição fizeram com os cristãos, além de perseguições e torturas e roubos, mas, as igrejas evangélicas de hoje, fazem o mesmos, elas mesma perseguem seus próprios irmãos na fé, e ainda extorquem dinheiro dos fiéis.
    Onde estão vendo o evangelho original de Jesus e os apóstolos nas igrejas?
    Estamos vendo sim um falso evangelho com doutrinas antibíblicas de homens pastores, bispos etc, carnais com suas paixões e cobiça, e que amam o dinheiro acima de tudo e de todos e ama a si próprio desprezando o pobre.
    As Verdadeiras igrejas evangélicas de Jesus Cristo, não existe mais!
    Existe, sim! Um encontro social dentro de um templo que dizem ser igreja, para cultuar desfile de moda, prosperidade de pastor e membros, OBS: pobre fica fora disto pois são pobres e são excluídos totalmente de tudo, não tem vez nenhuma, e doutrinas falsas e muitos que se dizem cristão diz amém!
    Hermes na igreja Batista Getsêmani em BH M.G, lá o negocio é ser amigo do pastor e ter dinheiro, ter posição social elevada aí és bem recebido e poderá até ser pastor e ter acesso ao púlpito da igreja.
    Um amigo que é pastor, saiu de lá porque ele era pobre, e não tive chance nenhuma! Era pobre!
    Pastor pobre não tem vez lá não, e o líder de lá, só põe que ele gosta nas melhores posições na igreja, e não quem Deus manda pôr.
    Esta igreja é um velório, uma geladeira, um freezer, faz até mal ficar lá dentro.
    Não tem diferença com a Babilônia Católica nenhuma, são idênticas uma adora imagens, a outra adora homens carnais mundanos.
    A atração vem dos mundo com motivação do mundo, e são sempre eles os gospel com suas carnalidades, e o pior que foi cobrado suas participações para isto, isto saiu está matéria no blog do fuxico gospel que diz foi muito dinheiro que receberam os cantores gospel, onde a fumaça, há fogo, ninguém ia denunciar isto sem provas como fez este blog contra o líder desta igreja aí citada, e a igreja se defendeu e disse que apenas deu ofertas, mas se omite em dizer quanto.
    Esta igreja não tem unção nenhuma do Espírito Santo.
    Pois quem manda lá é o homem e não Deus!
    Dá para ser feliz com estas igrejas empresas por aí que se dizem evangélicas?

    ResponderExcluir