quarta-feira, dezembro 31, 2008

0

Mudanças na Língua Portuguesa

O que você precisa saber sobre o acordo ortográfico

Nestes primeiros dias do ano, quem abrir um jornal ou um site na internet vai perceber as mudanças: em vez de vôo, voo, sem acento; ideia também aparece sem o acento agudo. O "k", o "w" e o "y" retomam seu lugar no alfabeto. O trema dá adeus e palavras como pinguim, linguiça e aguentar perdem o sinal gráfico.

Embora a reforma ortográfica que pretende unificar a escrita nos oito países que falam português - Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Portugal e Brasil - entre em vigor a partir de janeiro, ainda temos até 2012 para nos acostumarmos com as mudanças, segundo o escritor Godofredo de Oliveira Neto, presidente do Conselho Diretor do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e da Comissão de Definição da Política de Ensino, Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa (Colip), ligada ao Ministério da Educação (MEC).

As escolas já devem começar a inserir as novas normas para todos os alunos. No ensino básico, as crianças vão aprender o português com as novas regras. Já os estudantes que estão se preparando para o vestibular e concursos públicos não precisam ficar preocupados pois o processo vai ser feito gradualmente.

As mudanças mais importantes e que devem ser aprendidas desde já, na opinião de Oliveira Neto, são:

- Extinção do trema: O trema deixa de existir. Palavras como cinquenta, consequência, frequente, sequestro, sanguíneo etc, deixam de ser grafadas com o sinal sobre o "u". Só continua em nomes próprios, como Müller.

- Regras do hífen: O hífen desaparece quando a segunda parte da palavra começa com "s" ou "r" e essa letra será duplicada, como em contrarregra e antissocial. Se o prefixo termina em "r", deve levar hífen, como em super-resistente. Também não há hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente, como em aeroespacial e bioenergia. Ganham hífen as palavras que começam por prefixos e que o primeiro elemento termina na mesma vogal com que começa o segundo, como micro-ondas e arqui-inimigo.

- Acentos diferenciais: foram eliminados os acentos diferenciais em palavras paroxítonas que haviam sido preservados na reforma ortográfica de 1971, como o que diferenciava para, do verbo parar, de para, preposição. A nova regra permite o acento diferencial do verbo "pôr" e mantém, obrigatoriamente, a acentuação no verbo "pôde", para difereciar de "pode".

Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário