segunda-feira, setembro 23, 2013

128

O que um pastor foi fazer no Rock in Rio?




Por Hermes C. Fernandes

Depois de dois cultos para lá de especiais, antes da bênção apostólica anuncio ao povo que eu, meu filho e um grupo de pastores da Reina (Pr. Cecílio, meu irmão, Pr. Rodrigo e Pr. Bruno) estaríamos no último show do Rock in Rio, prestigiando a um irmão em Cristo, Nicko Mcbrain, baterista da maior banda de Heavy Metal do mundo, o Iron Maiden. Pedi que os irmãos orassem por nós, já que estaríamos expostos a todo tipo de críticas. Nem precisei me dar o trabalho de ficar explicando o que faríamos lá. Graças a Deus, os irmãos da Reina já estão acostumados comigo e sabem que eu seria incapaz de me esconder atrás de uma justificativa mentirosa. 

Confesso que estava muito cansado. O domingo foi, como sempre, de muito trabalho pastoral. Todavia, eu não poderia deixar de aproveitar os ingressos que um grande amigo nos conseguiu de graça. Afinal, esperei quase trinta anos para assistir à banda responsável pela trilha sonora da minha juventude.

Assim que chegamos ao local do show, surpreendi-me com o clima familiar. Tratava-se de um encontro de gerações. Avôs, pais e filhos se reuniam para ouvir sua banda predileta. Alguém disse que o Iron não tem fãs, mas fiéis. Não é uma modinha passageira, mas algo que se passa de pai para filho. Não encontrei um clima devasso, como alguns poderiam supor. Havia quem se exacerbasse um pouco, bebendo além da medida. Mas não precisa estar num show de rock para assistir a isso.

Quando vi aquela multidão, o primeiro comentário que fiz ao meu amigo Pr. Bruno foi que pareciam ovelhas sem pastor. Antes de começar o show, perguntava-me a mim mesmo o que fazer para alcançar aquela gente com o evangelho. A primeira coisa que me ocorreu foi que precisaríamos remover de nossa abordagem todo tipo de caretice.

Enquanto transitava por entre a multidão, pensei: - Como posso estar aqui sem julgar quem quer que seja? Como posso enxergar-me como um deles, tão carente quanto qualquer outro da graça divina?

Das várias cenas que assisti, talvez a que mais me chamou a atenção foi a de um senhor cadeirante que não conseguia ficar parado durante as apresentações, fazendo manobras com sua cadeira de rodas, celebrando o fato de estar vivo.

Pr. Bruno Jardim, Pr. Cecílio, bispo Hermes, Rhuan e Pr. Rodrigo
Resolvi, então, partilhar com meus amigos do facebook aquele momento tão importante para mim. Bastou que postasse duas fotos para que surgissem as mais inusitadas reações. Houve quem me acusasse de estar levando para o inferno todos que me seguem. Em pouco tempo, perdi vários seguidores (ao menos oito, num universo de cinco mil).

Alguém me perguntou se minha presença ali tinha objetivo evangelístico. Para muitos, esta seria a única razão que justificaria que um ministro do evangelho estivesse num show de rock. A verdade é que eu estava ali para me divertir ao lado do meu filho e dos meus companheiros de ministério. Curti cada canção do Iron. Foi como tomar um elixir da juventude.

Como me arrependo de ter quebrado todos os meus discos do Iron assim que ingressei no ministério. Que mal faz o legalismo! Mas pelo menos, minha esposa se libertou dos Menudos...rs

Tenho sérias dificuldades para entender as razões pelas quais alguns cristãos abominam o tipo de performance do Iron. Será que não percebem tratar-se de dramatização? Então, por que assistem a filmes de terror? Por que conceder licença poética ao cinema, ao teatro, aos livros, mas não à música?

A maioria sequer se deu o trabalho de examinar as letras bem trabalhadas da banda. Algumas falam de demônios, 666, mas sempre em tom irônico ou crítico. O Iron é uma das poucas bandas de rock que não fazem apologia às drogas e ao sexo livre. Bruce Dickinson , seu vocalista e principal compositor é professor de história e, nas horas vagas, piloto de avião.

Eu poderia ter levado folhetos evangelísticos para distribuir ali, mas será que funcionaria? Talvez eu pudesse usar isso como álibi ou mesmo para driblar minha consciência. Mas, sinceramente, seria inútil. Em momento algum minha consciência se viu violada.

Para mim, o ponto alto do show foi quando os Irons tocaram “I’m running free”. Ali estava a graça de Deus revelada numa canção de Heavy Metal. Ocorreu-me, imediatamente, a passagem em que Paulo declara: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.”

Ao decidir escrever este post, pensei em apresentar razões teológicas para estar naquele show. Lembrei-me, por exemplo, de Mesaque, Sadraque e Abedenego que estavam presentes naquela convocação do rei, e ao ouvirem a música, não se prostraram diante daquela escultura. Apesar de ter sido uma convocação, Daniel parece não ter atendido. Ou então, teremos que admitir que ele se prostrou. Todavia, cheguei à conclusão que seria um desperdício de tempo tentar me justificar. Parafraseando Paulo, quem não iria a um show de rock, não julgue quem o faça, e quem foi, como eu, não julgue quem jamais iria. O que autentifica nossa fé não são os ambientes que frequentamos, mas o amor que revelamos em qualquer lugar.

Em pleno Rock in Rio, eu e meus pares não fizemos proselitismo, não exibimos camisetas com dizeres evangelísticos, mas buscamos encarnar o evangelho, amando cada pessoa, sem julgá-la ou enxergá-la de cima para baixo. 

128 comentários:

  1. Chorei. És um exemplo pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras brother!!!! Coragem pura e sensibilidade!!!!! Cada dia admiro mas sua postura.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:23 PM

    Hemes, é claro e lógico que vcs foram curtir um rock como vc gosta, eu sei que vc é fã do U2 Mas eles não vieram nesta, mas o Metálica este vc babou, e de quebra bebeu todas só pode.
    Este lugar é lugar do inferno meu caro, e vc parece que não estava lá para pregar, é só olhar para seu rosto vermelho, vc e etc,foram curtir mesmos as músicas do inferno.
    Tome cuidado que no último rock Rio pastores de outras igrejas inclusive os pastores da Igreja Batista da Lagoinha de BH apanharam e uma boa surra tomaram lá!
    Tudo tem sua hora Hermes.
    Vcs deram sorte de não apanhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas apanhar você pode apanhar até na fila do banco, certo? E o que é "música do inferno"? Existe isso?

      Excluir
    2. Já se deu conta de que os rostos vermelhos podem ser pelo número de pessoas e o calor no local? Que eles estivessem pulando e curtindo a música? Se eles evangelizaram no sol no dia e estavam queimados? Existe lugar do Inferno? Partindo desse ponto VOCÊ não poderia evangelizar nesses lugares? Tu limita teu evangelismo a onde te convém?

      Devia se envergonhar por falar tais coisas senhor Anonimo, que de tão espertão, meteu o pau sem colocar um nome. Não sou evangélico, aliás sou desviado e estou com vergonha por você companheiro.

      Excluir
    3. Seu post me deu ânsia de vômito companheiro.... Já lhe ocorreu que os rostos vermelhos podem ser pelo calor no lugar devido ao número de pessoas? Se eles evangelizaram no sol e estão vermelhos por terem se queimado no sol?

      Não sou evangélico, aliás sou desviado e estou com vergonha do teu evangelismo só ir aonde lhe convem, lugar do Diabo... Lugar do Diabo foi a melhor coisa que conseguiu pensar? Se teu pastor te falasse pra ir evangelizar ali vc não iria? Acho que vc tem que rever teus conceitos de cristão.

      Excluir
    4. Se apanharam deve ser pela mesma intolerância e fanatismo que constitui seu pensamento. O dono deste blog está de parabéns! E se eu estivesse próximo jamais permitiria que ele fosse agredido por qualquer um. Sendo que sou fã da banda e isso não faz de mim um infernalista e menos ainda diminui meu amor ao próximo. Não sou evangélico, nem cristão, mas acredito que amo meu próximo mais do que você que supostamente segue a palavra de Deus.

      Excluir
    5. Apanharam talvez pela mesma intolerância, preconceito e proselitismo e fundamentalismo que constitui seu pensamento. O dono deste blog está de parabéns, por que é capaz de respeitar as diferenças e a liberdade de cada um, além de não alienar-se. Eu jamais deixaria que ele fosse agredido por qualquer um que fosse, por que ele é um exemplo a ser seguido por todos vocês evangélicos. Respeite e ame ao próximo independente de quem. É justamente isso que ele fez. Eu não sou evangélico, sou fã do Iron Maiden e do Metallica e isso não faz de mim um infernalista. Defenderia este pastor de qualquer um fã fanático que fosse, por que o fanatismo só trás intolerância, como a sua. Certamente eu sou mais cristão do que você mesmo não sendo. Por que se ser intolerante e preconceituoso e proselitista significa amar ao próximo como amas a ti mesmo, então eu prefiro continuar não sendo cristão.

      Excluir
    6. Anônimo3:20 PM

      Você é uma pessoa pra lá de hipócrita, porque aposto que fazia coisas muito piores, antes de se "converter", depois de "convertido" acha que é santo e melhor do que alguém? Seu lugarzinho no inferno está muito bem guardado, cheio dessas músicas que você adora!

      Excluir
  4. Sem palavras como diz Possati, "cabeção" No passado fomos legalistas, mas agora libertos, porque para liberdade foi que Cristo nos chamou. Parabéns pela coragem. É preciso saber viver e ter coragem de viver bem!

    ResponderExcluir
  5. Simples assim! Trata-se das lentes que se enxerga o mundo. Ou você enxerga o mundo pelas lentes do evangelho ou pelas lentes da religiosidade e do legalismo.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Hermes pelo exemplo! Que se multipliquem os que apontam para a essência e não para a aparência!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Transparência e caráter , parabéns pois isso hoje em dia esta em falta.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3:27 PM

    Parabéns +Hermes
    pena que não estava lá também.
    Mais o interessante é que muitos criticam uma postura como essa de liberdade com santidade, e dentro de seus guetos religiosos, dentro de seus pensamentos, imaginam coisas que até dizer e vergonhoso. Sabem julgar apontar o dedo, mais não sabem avalia examinar. Errais por não conhecerem as Escrituras.
    Que Deus continue a iluminar os olhos do entendimento!
    É nisso que eu creio!!!!!!!!!!
    Servilho+

    ResponderExcluir
  10. muito legal , e sim uma dica se vc foi lá disposto a amar cada 1 não foi evangelizar ?! . Por acaso a graça de Cristo não é manifesta atraves disso , do amor expressado e demonstrado a todo e por todo ser vivente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stick, infelizmente, nem todos as pessoas estão predispostas a aceitar um evangelismo, digamos, tradicional.
      Há muitas pessoas querendo Deus, mas que não desejam a religião com suas mentiras e falsidades.
      Bicho, como se pode ser crente hoje diante de tanto mal caratismo, se não for, pela única via que é o sr. Jesus Cristo.
      Só um sujeito alienado e idiotado para participar desses "cultos" que não cultuam ao Senhor, mas, tão-somente, o homem e afaga seu próprio ego.

      Excluir
  11. Anônimo4:04 PM

    Ó Flavio Luiz, falar a Verdade é sinônimo de ser corajoso?
    Covardes são vcs que dão apoio para esta podridão e farsa aí do Hermes, o cara estava lá para curtir o rock meu caro, e inventou esta de pregar, é pura tática dele meus caros, se não for assim queimava o
    seu filme como bispo líder de Igreja da nova era .
    Fica espeto meu caro! Eu estava lá e vi por de trás dos bastidores Hermes e CIA, e não foi isto aí que ele disse não! Vi outra coisa! Escanda-lo puro de um evangélico.
    Hemes, o Iron é altamente diabólico, vc sabe disto, os caras fazem
    magia negra no palco que já vi em seus shows, pois sou jornalista e tenho que ir em todos os shows de bandas, e o Iron sacrificam animais e bebem o sangue e comem a carne deles crua no show, e seu vocalista dizia que era para satã publicamente, este show eles estavam devagar e não fizeram pois estão velhos, e vc na maior cara de pau como um evangélico diz que curtiu suas músicas? Só pode estar brincando comigo.
    Meu caro Hermes vc para mim é joio e ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5:11 PM

      Jornalista que não sabe escrever! "Fica espeto meu caro!"

      Excluir
    2. Faltou aula de interpretação de texto?

      Excluir
    3. Anônimo5:58 PM

      Falto aula de interpretação de texto?

      Excluir
    4. Anônimo8:33 AM

      Jornalista? Onde esta "esta" provas? de que a banda come e bebe onde???

      Excluir
    5. Anônimo8:57 AM

      OS CRITICOS SEMPRE ESCOLHE O QUE PENSA PARA FAZER CRITICAS... BASEADO NO SEUS SENTIMENTOS/CONHECIMENTOS E OPORTUNISTAS DE CARONA NÃO É CAPAZ DE SER E VIVER O QUE SENTE. EU ESTIVE NAS TRÊZ PRIMEIRA EDIÇÃO DO ROCK IN RIO E DE VARIOS H0LLYWOOD ROCK E TEVE GRUPO DE EVANGÉLICOS PRESENTE E NÃO VI NINGUEM APANHANDO E SIM MUITOS FOI CONCIENTIZADO/CONVERTIDO POR ESTES EVANGÉLICOS PRESENTE NO FESTIVAL. PREGUNTA??? QUEM É QUE LOVA A DEUS? QUEM CRIOU AS 7 NÓTAS MUSICAL? QUÉM CRIOU TODAS AS COISAS? PLANTAS, ERVAS,ARVORES.
      (ISAIAS 45:7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.) É CERTO QUE EU LOUVO A DEUS COM O MEU SENTIMENTO E CORAÇÃO PURO!

      Excluir
    6. Tem certeza que esta banda é o Iron Maiden?

      Outra: sugiro que você faça novamente sua faculdade, meu caro.

      Excluir
    7. Anônimo2:34 PM

      Esse retardado que escreveu que Iron Maiden faz rituais satânicos nos shows nunca viu um de fato!! Nunca teve nada disso nos shows deles! sempre assisti... E é só procurar onde quiser que isso não existe!! Esse retarda cagando pela boca... Jornalista de merda tu em...

      Excluir
    8. Caro jornalista anônimo, que tal se identificar? Para qual publicação você trabalha e que te obriga a ir a estes eventos? Em quais shows do Iron Maiden você viu tais fatos?

      Não estou defendendo nem criticando o Pastor, pois Deus conhece sua consciência. Mas se você vem aqui apontar o cisco no olho dele, então que pelo menos mostre que não há um tronco no seu.

      Eu também já tive quase todos os discos desta banda, acompanhei muito, e jamais ouvi falar destas coisas que você diz conhecer. E pela sua ortografia... Bem, deixa pra lá.

      Excluir
    9. "Eu estava lá..."
      "o Iron é altamente diabólico..."
      O que você estava fazendo lá, então?

      Excluir
    10. Parabéns, este comentário está concorrendo ao Pior Comentário de 2013.

      Você se destacou dentre outro anônimos semianalfabetos que falam sobre religião.

      Excluir
    11. Hermes, não te conheço,mas já te admiro.Sou cristã e há tempos venho me desapontando com a atitude de certas Igrejas e seu corpo de Cristo.Julgam demais.Não pode isso, não pode aquilo e o mais importante que é o amor e o respeito ao próximo, não existe.
      Quanto aos comentário desse cara aí, Anônimo das 2:23 PM, só tenho a lamentar.1º o cara tá oculto.Não mostra a cara.Nada que seja oculto agrada a Deus.2º se é Cristão não é de verdade porque já está atirando pedras e julgando.3º Deus olha o nosso coração e nossas obras, portanto meu caro sua opnião não vale absolutamente nada.
      Hermes, me converti e continuo curtindo rock"and"roll e posso te dizer que Deus nos abençoa grandemente a cada dia.
      Sua atitude é Master.Se as pessoas se afastaram de vc porque foi ao Rock in Rio é porque elas não te merecem ok?Tens uma nova fã. :) Que Deus te abençoe.

      Excluir
  12. O que vc fez com os discos do Iron eu fiz com os do Michael Jackson, ó como me arrependo, mas por isso que te admiro tanto Hermes, vc é o que é, foi ouvir musica boa, (que esta em falta aqui como lá fora), não buscou santo refugio, no seu passeio dominical e ainda assim expressou suas convicções e seu modo de viver o evangelho, cara sou seu fã, rsrs a num pode ser fã né?
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Desculpem-me o linguajar, mas, puta-que-pariu!, (às vezes uma abordagem mais grosseira como essa é a única que que faz jús a um manifesto verdadeiro, sincero e urgente), é incrível - e trágica - a ausência de compreensão acerca do evangelho manifestada pela maioria dos - ironicamente - evangélicos. Os caras são entes idiotas, pequenos, duros coração, falhos em amar e em mostrar misericórdia, hipócritas, religiosos, nomistas e deliberadamente ignorantes no que concerne à revelação de Deus. Se omitem de qualquer labor intelectual, por mais acessível que seja, e, deliberadamente, se mantêm cegos a respeito do evangelho e surdos em relação ao testemunho do Espírito (vide o nosso amigo Anônimo). Ainda pensam no evangelho em termos de "isso pode" e "isso não pode", e não se permitem mudanças de paradigmas nem que que lhes sejam provados melhores com papel e caulculadora. Isso é tão verdadeiro, ao ponto de um pastor ter (ou apenas desejar, mas dá no mesmo) que escrever um artigo para explicar as razões pelas quais foi a um show de rock (de uma banda maravilhosa, diga-se de passagem). Os idiotas frequentam cultos nos quais a tônica é a produção de um ambiente emotivo, propício para que as mais ridículas manifestações psicológicas sejam geradas, e saem felizes porque conseguiram se emocionar. Não houve raciocínio, pregação da Palavra, discipulado, trasformação, auxílio, nem qualquer sinal de utilização das faculdades mentais que nos qualificam como humanos e nos imprimem a imagem de Deus. Mas os fantoches saem felizes porque "Deus esteve presente". Contudo, condenam alguém que vai a um show de rock simplesmente para se divertir, se emocionar, e contemplar a glória de Deus pela maravilhosa distribuição de dons que concedeu aos homens. Apesar de ter gostado muito do artigo do Hermes, eu mesmo não perderia um segundo tentando me explicar para amebas. Alguém me disse uma vez que devemos ter cuidado para não fazer tropeçar os imaturos na fé. Embora eu concorde com isso, acrescento que não devemos alimentar a falta de atitude desses bebês em buscar amadurecimento com qualquer indício do que poderia ser considerado um comportamento ascético, ou uma espiritualidade religiosa. Botton line: Hermes, parabéns pela postagem, mas sobretudo, parabéns, Deus, por operar mais um discípulo piedoso e maduro que compõe o Corpo de Cristo.

    ResponderExcluir
  14. Certa vez ouvi um pastor dizer:
    - O rock cristão imita o rock "do mundo"!
    Fui obrigado a responder:
    - E a MPB cristã imita a MPB "do mundo"!

    Chega de lindos esteriótipos de corações petrificados!
    Parabens, pastor!

    ResponderExcluir
  15. Cara não me leve a mal, mas o Iron Maiden está cheio de letras que falam de coisas obscuras, e tantas outras coisas, não podemos evangelizar luz com trevas...

    ResponderExcluir
  16. É por essas é outras que sou seu Discípulo. Todas as coisas são puras aos puros e se todas as coisas foram feitas por Ele, por meio Dele e para Ele, logo, tudo que é existe é Dele: nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Nada temos que provar a ninguém. Somos livres para andarmos em amor. Sem nos importamos com o olhar que vem para nos reprovar se Ele aprovou... e Up the Irons! lml Obs: Como eu queria estar naquela foto! Ehehehehe Quem sabe... Em Breve.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, pastor! És um homem à frente de seu tempo, e com certeza muitos lhe crucificarão por isso. Mas tenha certeza que você compreendeu realmente o que é o amor de Cristo, e tenho certeza que acolherá muito mais ovelhas do que perdeu! Sou católico, mas o senhor realmente sabe o que é o amor!

    ResponderExcluir
  18. Adriano5:46 PM

    Você também não lembrou que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, juntos com Daniel, resolveram firmemente não participar dos manjares do rei?

    Aliás, eles não estavam na Babilônia porque queriam. Eram prisioneiros e tinham saudade do lugar que lhes era próprio, a ponto de sequer terem ânimo para cantar (Salmo 137)

    Vale lembrar alguns ensinos de Paulo e Pedro sobre essa tal liberdade:

    "Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos". (1Co 8:9)

    "como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus". (1Pe 2:16)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:22 AM

      Resposta sana e bíblica. Parabéns.

      Excluir
    2. forte! concordo!

      Excluir
  19. Anônimo6:03 PM

    Samuel pergunta o Hermes que ele sabe, ele é aprofundado nisto.
    Vc é discípulo do Hermes também? Que a maioria aí de vcs são devoto e seguidor do guru Hermes.
    Vc não sabe o que é música do inferno, fuma um baseado vc verá o que é o inferno vc vai até ele meu caro ao ouvir estas músicas aí de rock, eu já estive nesta, e quase me dei mal.
    Estas músicas me caro te leva a cheirar brilho, fumar baseado e beber todas, no careta vc não curti estas músicas não!
    Seu perdido no tempo, fica esperto com perguntas cretinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:12 PM

      concordo plenamente com você em tudo que disse...infelizmente o mundo está cego, tem até pastores abrindo igrejas para homoxesuais e muitos seguindo...é o fim dos tempos!!!as pessoas não ouvem mais a voz do espirito Santo de Deus e fazem o que dão na cabeça...a Bíblia diz, tudo me é lícito, mas nem tudo me convêm!!! Não estou aqui para julgar, pois não sou juiz, só oro ao Senhor para que tenha misericórdia dessas almas e que desperte enquanto pode!!!

      Excluir
    2. Anônimo, que disposição para julgar seus companheiros você tem?
      Quem é você para criticar alguém sem conhecer seus frutos. Antes que você me diga que sou seguidor do Hermes, lhe respondo. Não sou seu seguidor, apenas amigo, afinal nós seguimos a Jesus.
      Leia outros textos do Hermes, meu mano!

      Veja neste site"http://redeesgoto.blogspot.com.br/" o qual, por sinal, é secular a repercussão que houveram entre pessoas de credos os mais diversos. Pense que a internet é um portal e que milhares de pessoas podem ter um encontro com Cristo quando alguém sai do claustro religioso e farisaico.
      É no chão da vida que se encontra a Vida, meu mano!

      Um forte abraço,

      Rafael Thiago

      Excluir
  20. Tomem bem no meio de suas fuças, seus crentes de merd*!!!! kkkkk A Igreja Universal tá muito mais próximo do cramulhano que a Igreja Apostólica de Santo Bruce Dickinson dos Últimos Hifs de Adrian Smith!!!!! kkkkk. Pastor foi querer aparecer e ficou com medo de levar na cara e tá se fazendo bom-amigo dos Head Bengers!!!! kkkkkk "Woe to you, oh earth and sea
    For the devil sends the beast with wrath
    Because he knows the time is short
    Let him who hath understanding reckon
    The number of the beast for it is a human number
    It's number is six hundred and sixty six"

    kkkkkk foi querer aparecer e levou uma lição de moral dos rockeiros e agora se diz usado por Deus... Quebrou a cara e aprendeu a respeitar quem não se mete na cultura dos outros, essa é a característica de todos os rockeiros; coisa que crente nenhum - a não ser por medo da barba e das camisas pretas - tem capacidade de respeitar. Vida Longa à Donzela de Ferro!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. mais hipócrita que have metal gospel, só carne de soja

    ResponderExcluir
  22. Bispo Hermes, não me leve a mal, mas não sei se há perdão para o que fizeste. Quebrar os discos do Iron!!! Misericórdia!!! Isso não se faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:31 PM

      "perdão", "castigo" e outras bobagens...

      sabe qual deveria ser a religião do mundo??? RESPOSTA: a prática do amor entre as pessoas.

      Obs.: sou ateu e, dificilmente, consigo respeitar as barbaridades ditas pelos teístas mas, diante de todo o exposto pelo pastor, tenho que prestar meus respeitos a ele.

      Excluir
  23. Anônimo11:55 PM

    Bispo Hermes, o senhor sempre nos surpreendendo. eu acredito, e sempre acreditei que o senhor esta muito a frente do seu tempo. como você bem diz (um enviado do futuro). Por tal razão o senhor e tão mal compreendido na sua forma, maneira de pensar e agir. sou muito grato a ti! O senhor nem imagina. (O QUANTO APRENDI E TENHO APRENDIDO MESMO A DISTANCIA. Roberto Nascimento

    ResponderExcluir
  24. Momento máximo: "Mas pelo menos, minha esposa se libertou dos Menudos". Muito boa! :-) :-) :-)

    ResponderExcluir
  25. Anônimo12:06 AM

    é nisso que eu creio! e vamos que vamos vivendo em amor parabéns bispo hermes.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Isso chma-se apostasia....Daniel e seus pares foram obrigados como cativos pra Babilonia, e mesmo assim nao participaram dos manjares da Babilonia. A Palavra de Deus e muito clara..da uma olhada o que Paulo escreve la em 2Corintios 6:17Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;E não toqueis nada imundo,E eu vos receberei;... Nao use a palavra para tentar justificar suas paixoes camarada, fica feio, seja homem e assuma que vc nunca se converteu...Como disse Jesus: Portanto, pelos seus frutos os conhecereis MT7:20.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:02 PM

      Então converter é ouvir "Me aaaama, Eeeeeeele me aaaaama" por 40 minutos sem parar ou até estourar seus tímpanos? Converter é ouvir um monte de música mal feita mas só porque leva o rótulo 'GOSPEL' que é de Deus? Sinto lhe informar, mas bom gosto não tem nenhum anexo com religião, credo ou doutrina. Se fosse por isso, crente não poderia comer carne, porque é colhida de animais mortos pelo homem, e aí vem o "não matarás", e a neurose se perpetua. Jesus andava no meio do povo, era trabalhador, tinha seus pais e tinha irmãos. Qual o problema de se gostar de uma banda que toca uma música de qualidade?? Ou vai me dizer que é ruim? Bom mesmo é aqueles corinhos de duas frases que se repetem por duas horas sem parar, né? Beleza então.

      Excluir
  28. Anônimo8:08 AM

    Hermes já vem de novo este Julio Zamparetti que só fala besteria como vc! Compreendo Hermes, el é seu discípulo na sua igreja Reina da Nova Era do anticristo.
    O cara só da´fora e sempre fazendo média com vc, pois vc é guru dele, e ele tem que babar em vc para assegurar um cargo na sua igreja Hermes, sinceramente ele é o maior puxa saco que já vi, se fosse comigo vc comigo eu picava o pé na bunda dele não gosto de puxa saco não viu Julio, o Hermes gosta.
    Aliás me parece que este Julio Hermes é seu cunhado, tenho certeza.
    Agora este infeliz do Julio diz vc quebrar o disco do Iron? O cara não
    sabe nem curtir música, o cara não sabe que é o Verdadeiro rock.
    Meu caro Julio e Hermes, curtir conjuntos bandas não tem outras na terra que foram: Iron Smith, Deep Purple, Led Zepplin, Pink Floyd, Gêneses, AC/DC, supertempre, yes, Forneria Marconi, Judas preste etc, e para mim o melhor de todos o U2, banda de rock progressivo
    rock de viajem que vc gostam de ir ao inferno ouvido .
    Isto que são conjuntos de um Verdadeiro rock, não este lixos aí Iron Madem etc.
    Se querem se sujar na lama, pelo menos escutem coisas boas como estas que referi, mas fumando um baseado, na careta não viaja para o inferno não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Judas preste,iron maidem ta sebendo hein

      Excluir
    2. Led Zepplin, Judas preste, Iron madem ta sabendo hein fera

      Excluir
    3. Anônimo12:59 AM

      "supertrempe", Judas "preste", Iron "smith", Iron "Madem"... "supertrempe" foi a mais engraçada.

      Excluir
  29. Parabéns Hermes, liberdade em qualquer lugar!

    ResponderExcluir
  30. Claudio9:16 AM

    Hermes seu desejo era ver o U2, mas não deu.
    Agora Iron Maiden não dá, é péssimo gosto.
    Os comentários aí desses pessoal nem sabem o que é Verdadeira bandas de rock, pois a maioria são bunda de nené.
    O Verdadeiro rock são as bandas: Jethro tull, Rush, Yes, Nirvana,
    The Who, Rolling Stones, The Kiks, Whitesnake, Van Halen, Scorpions, Depp Puple, Sex Pistols, Aero Smitih, Guns'n Roses, Judas Priest, Ufo, Gêneses, Nazaré, e as melhores delas todas:
    Led Zepplin, Pink Floyd, U2. AC/DC.
    Eu mencionei estas bandas pois eu fui adepto a elas, e perdi muito tempo perdido em minha vida e não louvar a meu Senhor e salvador Jesus Cristo, pois não tinha tempo só ouvia estas músicas que me escravizava.
    Mas eu já sai desta aí, foi difícil pois estas músicas te aprisiona, mas agora sou de Jesus liberto das amarras do diabo e canto louvores a Jesus indo para o céu.
    Estou morto para as músicas mundanas e gospel, sou adepto do cantor cristão, podem rir, me chamar de ultrapassado, parou no tempo, mas Jesus Cristo e seu evangelho é o mesmo ontem, hoje e para todo sempre, e a Palavra de Deus diz para lembrar-nos onde caístes.
    Mas se vcs aí não sabem, pois eu sei porque sou missionário e vivo por todo o mundo pregando o Verdadeiro evangelho de Jesus, as letras
    do cantor cristão foram escritas não com tinta de caneta, mas com sangue humano quando cristão eram torturados, os cristão pregavam e por não ter a bíblia, pegavam um pedaço das folhas do cantor cristão e fazia sua pregação através das músicas que estavam escritas lá.
    Hermes, lembra desta música? Brilho celeste, brilho celeste, canta a minha alma, glória nos céus, vivo canto, canto louvores indo para o céu.
    Vc lembra! E já cantou. é isto que canto ao meu Senhor da Glória.
    O meu passado foi sepultado com Jesus Cristo de Nazaré.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dar umas dicas de bandas Cristãs pra você curtir um som bom mas com Palavra:

      The Crucified
      Mortification (testemunho incrível)
      Crashdog
      Strongarm

      Bom proveito e louvor.

      Excluir
  31. Parabéns P. Hermes, não devemos ficar trancados, o mundo foi criado por Deus e é para ser vivido e não ignorado. É amar ao próximo, o roqueiro, o sambista; é amar a música. (Mas, quebrar o vinil do Iron, isso sim é "pecado"kkkk).

    ResponderExcluir
  32. "O que autentifica nossa fé não são os ambientes que frequentamos, mas o amor que revelamos em qualquer lugar." Aê, o sr foi bem na postagem toda, mas deu molinho no final. Esse trecho recortado aí pode ate se adequar a uma situação, mas não a todas como sugere-se.

    ResponderExcluir
  33. Putz, havia comentado sem ler os outros comentários.
    Guerrilha!!!!!!!!!!!!!!
    Cristo nos chamou pra sermos livres, mas sabemos usar nossa liberdade??? Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
    Provérbios 23:31. Ser um crente maduro é saber abrir mão. Posso mas não convem. Agora eu, que adoro mulher, vou fazer o que dentro do puteiro com as garotas rebolando com os peitos de fora!!!??? E nem vou lá pra pregar, vou pra admirar a criação divina. E se for pra pregar, tem que ser la dentro mesmo, não da pra esperar as meninas na porta. Gente, não é pelo legalismo, é pela conscientização. A fe que tens tem na para ti mesmo. O que foi talvez esteja errado, mas quem não está tendo a sua fé para si mesmo, querendo impor padrtoes aos outros tambem não esta agindo mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho... na boa... ótimo e engraçado comentário.

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Vitor Birner diz que os fãs do Iron são na verdade torcedores, eu sou um desses. Sempre curti Rock, e além do Iron sou apaixonado por Back Sabath, ACDC, Audioslave, Pearl Jam, Metallica, Rolling Stones, U2, Cold Play e tantos outros. Mas desde que me converti, cerca de 2 anos, que tenho deixado isso de lado. Isso por não saber como os outros irão reagir ao me ouvir falar de Rock e por ouvir alguns julgamentos precipitados de alguns crentes. Enfim, até esqueci alguns antigos CDs na casa dos meus pais até que tivesse uma visão distinta. Então li Paulo Brabo e descobri um Jesus inclusivo, que entrava na casa de pecadores quando nenhum outro faria, que ia contra a corrente quando muitos esbarravam na trave dos próprios olhos. Vejo muito isso hoje, nós esbarramos nos nossos próprios legalismos, assim como os fariseus. Paulo Brabo me curou da cegueira, e hoje fui curado da surdez e posso voltar a ouvir Rock'n Roll. Obrigado!

    ResponderExcluir
  36. Hermes... meu nome é Jonas sou líder de jovens da minha igreja, embora eu tenha tentado entender ao máximo sua postura e de em certo ponto ter uma certa admiração tenho que discordar vendo quem você é, isso traz mais consequências negativar do que positivas. Uma coisa seria vc ir lá por causa do seu trabalho, por que tinha que ir por qualquer outro motivo mas se tratando de curtir um som ou qualquer outro motivo que não seja sua própria vontade soou de uma forma muito arriscada. Com isso se abre um leque de muitas possibilidades com suas ovelhas vendo essa atitude sua, creio que ao apoiarem você eles mesmos se justificaram podem ir a boates, festas e tudo qualquer coisa com a justificativa de que estão ali curtindo um som... a palavra nos instrui que se algo que fazemos leva nosso irmão a pecar que não façamos mais... temos lutado tanto para podermos ter liberdade dentro da igreja mas temos que sacrificar e sermos prudentes nas nossas atitudes pensando nas consequências que isso trará. Sua ação terá uma reação como líder aprendido isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou muito bem. Eu curto música, ouço muito, mas sempre filtro as letras e não ouço qualquer coisa na frente de qualquer pessoa, pois mesmo Deus conhecendo meu coração posso escandalizar um irmão.

      No caso dele, ele pode até curtir o som, e talvez até ir a um show (afinal, Jesus sentou com os ímpios mas fez diferença). Mas aqui ele vai bem além disto e corre o risco de escandalizar ou até de dar um mau exemplo a um mais novo na fé.

      Na posição dele, eu deixaria de ir. Ou iria mas não publicaria nem tentaria me justificar.

      Excluir
  37. Anônimo11:30 AM

    Parabéns!!!
    Agradeço a Deus pela liderança que tenho, e por esta abrindo minha mente para que possa entender as coisas com mais clareza, e entrar na lama sem que me suje.

    ResponderExcluir
  38. Pastor Claudio11:40 AM

    Hermes, sem rancores ok? Tome muito cuidado com o que vc escreve, as suas atitudes e testemunho cristão, pois muitos aí que comentaram se espelha em vc meu irmão.
    Este texto não foi uma boa para o evangelho.
    Vc sabe que errou neste texto, e vc também sabe que a maioria dos comentaristas são pessoas desviadas do evangelho e muitos nem conhece a Jesus Cristo, e vc está cooperando para atola-los mais ainda no mundo dizendo que curti estas músicas e incentivando-os.
    Hermes, sê exemplo como bispo que Deus te chamou, e dê exemplo no evangelho, pois o evangelho é Poder de salvação e libertação.
    Mude o texto por gentileza pois está virando contendas.
    Hermes dê exemplo de cristão em Cristo meu irmão.
    Pastor Claudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:20 PM

      concordo plenamente irmão!!!muitos acham que estamos julgando, criticando se fazendo passar por fariseus...não é nada disso!!!´só queremos que todos venham conhecer a palavra de Deus, que é pura santa e imaculada!!! o inferno não foi feito para os homesn, porém, muitos estão indo para lá a cada segundo...infelizmente...e nós??onde estamos?/fazendo o que?? em show de rock????

      Excluir
  39. Amigão Hermes, espero que vc leia meu comentário. Que vc tem coragem, isso vc tem. Agora, que vc acha que não tem nada a ver vc ter ido lá, que não tem nada a ver o fato de cantar as musicas, que se arrependeu de ter quebrado os discos , etc, tome cuidado meu amigo. Se vc é um verdadeiro pastor, deve estudar a Biblia e com certeza deve ter a Biblia como direção para sua vida e da vida de sua igreja.
    PRIMEIRO: A palavra de Deus nos diz para fugir da aparencia do mal.
    Segundo: Tambem nos diz que se o comer carne escandaliza meu irmão, entao eu não devo comer carne.
    terceiro: testemunho.
    QUARTO: Fomos criados para louvor a Deus.
    Quinto: Lembra da passagem que diz: Ainda não entendestes? Não sabes que oque contamina o homem não é o que entra e sim o que sai? O que entra cai no ventre e é lançado fora. MAS O QUE SAI, SAI DO CORAÇÃO. ISSO QUE CONTAMINA O HOMEM. E muitos outros.
    E uma ultima coisa para vc refletir. Quando vc quebrou os discos foi como um simbolo para vc e Deus de que vc estava deixando aquele homem para se tornar um novo homem. Ou seja, vc tem saudade do velho homem? Se arrependeu de ser um novo homem? Se for isso meu amigo, sugiro vc pedir perdão a sua igreja, deixar o ministerio para alguem mais preparado, pedir perdão a Deus e recomessar. Deus aprova um recomesso, desde que seja nos caminhos dele. Muitos grandes profetas descritos na biblia recomessaram após errar. Não te conheço mas após ler sua matéria, confesso que fiquei um tanto escandalizado. Se eu fosse membro de seu ministerio ficaria abalado. Não estou falando isso por causa do rock, toco gaita em uma banda de Blues, mas pq temos de tomar cuidado com nossas atitudes, pensando em quem ela vai atingir, oque trará de bom ou ruim, principalmente um servo, ou ministro da palavra de Deus como o sr. mesmo se intitula. É triste ver para onde estamos caminhando e com aprovação de muitos. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:18 PM

      a Glória é de Deus, bom ver que ainda existem cristãos verdadeiros..

      Excluir
    2. Anônimo4:15 PM

      Merece resposta do pastor!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. O melhor comentário até agora! Sóbrio,confrontando sem afrontar ou agredir.

      Excluir
  40. Pastor Luiz.11:50 AM

    Hermes, olha o que vc causou para escanda-lo do evangelho de Jesus.
    As pessoas aí estão se justificando em cima da Palavra de Deus citando versículos sem base nenhuma para esta atitude sua, erros e modos do mundo em que vivem.
    Meu caro! Seja honesto com Jesus, pois consigo mesmo vc não está sendo não!
    Isto não é exemplo de um Verdadeiro cristão que vc escreveu e fez Hermes.
    É Lamentável isto vindo de um bispo e líder de igreja.
    Se vc Hermes não quer socorrer pessoas que estão aprisionadas no mundo vivendo suas fantasias que levam para o lago de fogo e enxofre se não se arrependerem a Jesus, por favor é melhor ficar calado.
    Hermes vc é convertido a Jesus Cristo Verdadeiramente? Ou é apenas um convencido!
    Sem mais comentários! Isto não é atitude de um cristão e ainda com responsabilidade de liderar uma igreja como vc faz.

    ResponderExcluir
  41. Bruno Jardim12:04 PM

    As reações dos homens estão atreladas aos insumos que ele carrega em seu interior.

    A Música do Iron pode provocar no homem o desejo de fumar e se embriagar, mas também pode provocar a criatividade, a disciplina e a busca da perfeição naquilo em que o homem faz.

    "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas, o que sai da boca, isto é o que contamina o homem.” Mat. 15:11

    O que entra na boca se encontra com o que temos dentro do coração, neste momento ocorre um processo que vai gerar o que vai sair da boca.

    Tudo o que sai é contagiado pelo que temos guardado no coração.

    Se o Espírito Santo mediante a Sua Graça não limpar, ou melhor, não trocar o coração do homem, tudo que entrar será contaminado, até mesmo a Palavra da Verdade, exemplo:

    "Minha é a prata e meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos" (Ageu 2;8)

    Esta passagem processada em um coração egocêntrico vai produzir pessoas gananciosas, que fazem da prosperidade um fim.

    Já esta mesma passagem processada em um coração restaurado por Deus vai produzir pessoas generosas, que fazem da prosperidade um meio para abençoar a outros.

    In Christ, where the man is RUNNING FREE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou bem! Eu queria tanto ter um irmão assim... Eheheheh

      Excluir
  42. Parabéns pela postagem, gostei e divulguei no Twitter e Facebook, muitas outras pessoas curtiram também, sugiro que o senhor faça um vídeo sobre esse assunto, teria um alcance maior ainda, fica a dica.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo3:07 PM

    (Mateus 15:11) - O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.

    (Mateus 15:19) - Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

    “A ação errada parece doce para o insensato, até que a reação chegue e traga a dor, e os frutos amargos dos maus feitos têm então os frutos doces dos bens feitos”.



    Depois do show foi tomar um choppzinho com os amigos de ministério para relaxar? Pegou alguma no show?


    Hoje em dia já é tudo normal para cristão, vergonhoso o que você faz!
    Quer me falar que nao existe problema num show que eles levantam imagens no palco de significado muito estranho (vejo como demonio) e você quer me falar que usa como ironia, é tudo de Deus!
    Você tá ficando maluco!!


    Realmente é o tempo dos falsos profetas...

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pastor Hermes (ganhou meu respeito!)

    ResponderExcluir
  45. parabéns pastor Hermes,ganhou meu respeito!

    ResponderExcluir
  46. Meu ponto de vista para esse absurdo.
    http://www.youtube.com/watch?v=s67TvTvJ1CE

    ResponderExcluir
  47. Anônimo4:17 PM

    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23. Caro pastor é tudo que tenho para lhe dizer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo.

      Eu poderia ter ido naquele show do Robert Plant e Jimmy Page no Arpoador? Poderia, me era lícito, nada demais. Mas o melhor foi ir ao culto, tocar no louvor, como fazia nas tardes de domingo.

      Excluir
  48. Carlos4:28 PM

    Bruno Jardim vc deve ficar calado pois vc é um dos errantes e só fala besteira junto com Hermes, vc estava nesta porcaria, este lixo que o mundo lhes ofereceu o rock Rio o banquete do inferno e vcs comeram deliciosamente.
    O interessante que o Hermes disse que fez dois cultos abençoados
    e deu a benção apostólica e depois junto com estes joios que ele mencionou acima, foi curtir o rock Rio, que barbaridade isto,
    é de dar nojo de vcs fariseus.
    E por falar a Verdade, vc Bruno Jardim é discípulo do Hermes e frequenta a igreja Reina do Hermes que ele é dono, sendo esta igreja da nova era, igreja de seguidores do anticristo que virá, é claro que vai
    defende-lo, pois ele que te fez pastor e não Deus e sabemos que vc é baba ovo do Hermes.
    É claro novamente que vc não quer perder esta boquinha de mamar as
    custas dos membros da igreja do Hermes, ganhar dinheiro sem fazer nada, ao contrário faz sim , escandaliza o evangelho de Jesus em que vem fazendo a anos em seus blogs.
    Isto que vcs fizeram não é atitude de um cristão.
    E pior que estão tentar fazer dos homens ímpios do rock, homens que teme a Deus.Para mim basta! Não quero mais participar desta orgia do
    escanda-lo do evangelho construída por vc Hermes e comparsas do mau.
    Hermes vc é joio meu caro! O futuro todos verão o que digo.
    Se vc Hermes quer fazer média em seu blog conseguiu, mas negativamente para nos os Verdadeiros seguidores de Cristo que não concordamos com sua atitude de um falso profeta.
    Doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  49. Carlos4:33 PM

    É tempo de falsos profetas eis aí a turminha do mau, os falsos profetas Hermes, Bruno Jardim, Julio Zamparette, Rodrigo, e demais comentaristas seguidores do guru Hermes os sem noção no que falam.
    Vão converte a Jesus Cristo bando de atoas, seus mente mundana podre.

    ResponderExcluir
  50. Pr morri de inveja de vc....rs eu queria estar lá!!!! Creio que quando temos nossa identidade em Cristo,sabemos que a graça nos salvage,que memo sangue derramado por mim tb foi por toda aquela galera... Pr, me leva na próxima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1:23 AM

      "Cristão" morrendo de inveja?

      É, o salário do pecado é a morte mesmo.

      Excluir
  51. Paz! Eu estou lendo o livro de Jó pela quarta vez... É impressionante como muitos comentários soam como os dos amigos de Jó: apontam o dedo sem dó nem piedade, julgam e mandam pro inferno como se fossem o próprio Deus. Eles tem resposta pra tudo na ponta da língua! Separam o joio do trigo como ninguém. A melhor resposta pra essa rapaziada é a de Jó: minha consciência não me acusa de nada. E que Deus conserve nosso coração no amor. Abc, Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, na boa... comparar a situação do pastor que foi ao Rock in Rio com a de Jó... véi... na boa... véi... na boa...

      Excluir
    2. Meu caro Niécio, paz! Quem escreveu fui eu, o Fabio. Não o Bruno. Vc confundiu por causa dos sobrenomes. Mas tudo bem o Bruno é meu irmão. Enfim... Não estou comparando a situação do "Pastor que foi ao Rock in Rio" com a de Jó". Estou comparando muitos dos comentários aqui descritos com os comentários dos amigos de Jó que resumidamente só apontavam o dedo pro cara. E o que mais me deixa encabulado é que no fim Jó, a pedido do próprio Deus, como não gostou nada dos comentáriozinhos dos supostos amigos de Jó, intercedeu pelos seus amigos. Isso prova que se os amigos estivessem certos, Deus não ficaria irado. Sacou? Grande Abraço, Fabio

      Excluir
  52. Anônimo7:34 PM

    Pai, perdoa-os, pois não sabem o que fazem! São sinais nítidos. Quem tem ouvido ouça! Amparam em algumas palavras fracas como legalismo e religiosidade a fim de justificar o injustificável. A hora vem e a hora é esta que Deus procura os verdadeiros adoradores e importa que o adore em Espírito e em Verdade. Dizer que a graça de Deus (Jesus) manifestou-se numa música dessa estirpe é uma blasfêmia!

    ResponderExcluir
  53. Tudo nos é permitido mas nem tudo nos convém. Devemos lembrar da palavra de Deus que diz: Não é o que entra em nossa boca que nos faz pecar mas o que sai dela. Pense Pastor que a simples atitude de ir ao show do Iron pode mostrar aos Jovens que pra Cristo não há acepção de pessoas. Porém devem lembrar também do que disse Jesus; Vigiai e Orai pois não sabei a hora que o Filho do Homem há de vir. Quero dizer que ir a um evento desses não nos faz ir ao inferno, mas negarmos alguém, um irmão, uma mãe isso sim nos condenará.

    ResponderExcluir
  54. http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/09/em-go-pastor-que-cheirou-biblia-diz-se-nao-radical-nao-toca-o-jovem.html

    Tem problema nao Hermes. Vc levou seu filho. Isso ai pode.

    ResponderExcluir
  55. Anônimo12:49 AM

    Eu discordo, e se vira moda, o termo separados do mundo não terá mais sentido, penso que seja algo que irá repercutir negativamente para o jovens.

    ResponderExcluir
  56. Há uma diferença tênue entre liberdade e libertinagem, a bíblia diz para fazer tudo para a glória de Deus e que glória há em ir num show de rock onde boa parte vai para satisfazer a natureza pecaminosa? Acho que sua atitude só mostra como o evangelho está cada dia mais deturpado, onde pessoas querem mostrar o quanto são "maduras", mas só escandalizam o evangelho. Em falar nisso a bíblia diz que se o come carne escandaliza meu irmão, nunca mais comerei carne.

    Acho que você se desvirtuou do propósito de Deus para satisfazer seu ego amigo. Reveja seus princípios e propósitos.

    Rock in Rio, onde até invocação satânica teve e um pastor estar lá para se divertir não vejo admiração, pois até no inferno terá muitos pastores assim, que chamam santo o que é profano e profano o que é Santo!

    Não sou legalista e amo rock. Gosto demais de bandas como Brian Head, Haderek, Plus Salvation, Resgate, P.O.D, etc...
    Creio que somos salvos somente pela graça que há em Cristo, mas a bíblia fdiz: Pelo frutos os conhecereis. E me perdoe esse seu fruto não provem da Videira verdadeira e está muito azedo e fétido.

    Abraço em Cristo!

    ResponderExcluir
  57. Não vejo problema no pastor (ou mesmo dos evangélicos) gostar de Iron Maiden, ou qualquer estilo de música, desde que a letra não vá de encontro ao que diz a Palavra de Deus (o que é verificável até em músicas "golpelsis", como diria o grande filósofo Mussum). Todavia, não acho que ir ao show no RiR ou onde qualquer outro lugar, seja legal para um cristão. Embora estejamos cercados de "escarnecedores" e o "sentar à sua roda" do Salmo 01 não signifique necessariamente "estar no mesmo lugar", entendo que o cristão (como qualquer ser humano), deve ver as coisas com bom senso e com cuidado. O que as pessoas vão fazer no RiR? Apenas curtir uma boa música? Adorar aos seus ídolos? Usar drogas? Beber até cair? Usar palavras torpes? Não necessariamente nesta ordem, mas creio com absoluta certeza que lá tem tudo disso. Pergunto: é legal (não no sentido de "legalidade", mas de conveniente) um cristão estar no meio disso?

    E aí vão palavras que não são minhas, mas do apóstolo Paulo (inspirado por Deus): "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém". Embora ele estivesse falando de alimentos, não há dúvidas que esta afirmação se aplica a outras áreas da vida. O que ele quis dizer é simplesmente que devemos usar o bom senso em tudo. Não é proibido, mas é legal, recomendável? Não. Como dizer então a um jovem da igreja que ele não deve ir à balada (pelo contexto nocivo conhecido por todos nós que a balada traz)? Embora não devamos ser legalistas (o que é o extremo), também não podemos ser libertinos (outro extremo). Definitivamente ser subversivo não é isso. Subversivos eram os discípulos de Cristo. Subversivas e contra a corrente eram as suas atitudes. As nossas não (me incluo, pois embora não vá a shows, não sou hipócrita de dizer que o problema é só esse).

    Com todo respeito pastor Hermes, a música é boa (há controvérsias) Mas ir ao show, não. Obrigado.

    ResponderExcluir
  58. Anônimo10:34 AM

    Onde esta escrito no testo do Hermes que le foi lá evangelizar ?
    Alguem já ouviu falar em se divertir para tirara o stress do dia a dia ?

    ResponderExcluir
  59. Eu acho que devo ir pedir perdão dos meus pecados então, pois fui no show d'O Teatro Mágico....

    "aimeudeus'', eu fui num show de uma banda que não é evangélica. Se ao menos eles fossem católicos eu seria semi-perdoado, pois ainda são cristãos.

    Eu devia ter ido num show gospel, ver meu amado adorador gospel, com seus hits gospel e seus dizeres gospel, aí sim eu seria um santo de primeira....

    pff

    A verdade é que hoje em dia os shows seculares se fazem MUITO mais genuínos do que os ''show gospel''. Enquanto estes se escondem atrás de pseudo-motivações como evangelismo, adoração e louvor, mas tem a real intenção de aumentar seus cifrões. Aqueles não escondem que estão ali para aumentar seus cifrões, expressam o que querem expressar, sem se esconder atrás de desculpas esfarrapadas...


    Ainda bem que o Pr. foi no Iron, se fosse no show do Thalles aí sim eu arrumaria briga..

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    paz

    ResponderExcluir
  60. Até te entendo um pouco. Não estou entre os legalistas. Mas peraí..., dizer que as letras deles são “em tom de IRONIA e crítica? Só um exemplinho:

    O Número da Besta
    "Ai de vós, ó terra e mar
    Pois o demônio envia a besta com ódio
    Porque ele sabe que o tempo é curto
    Deixe aquele que compreende reconhecer
    O número da besta porque é um número humano
    Seu número é seiscentos e sessenta e seis."

    Saí sozinho, minha mente estava vazia
    Precisava de tempo para pensar e para tirar
    as memórias de minha mente

    O que eu vi, posso acreditar?
    Que aquilo que eu vi naquela noite era real
    E não apenas fantasia

    O que eu vi, nos meus sonhos antigos
    Eram reflexos da minha mente distorcida olhando para mim

    Porque nos meus sonhos, está sempre lá
    A face do mal que retorce minha mente
    e me leva ao desespero. Yeah

    A noite estava negra, não dava para se esconder
    Porque eu tinha que ver, alguém
    Me observando
    Na névoa, formas escuras se moviam e se retorciam
    Tudo isso era real, ou só algum tipo de inferno?

    Seis, seis, seis, o número da besta
    Inferno e fogo nasceram para serem liberados

    Tochas foram queimadas e cânticos sagrados foram elogiados
    Como eles começam a chorar, apertando as mãos em direção ao céu
    Noite adentro, os fogos queimavam brilhantemente
    O ritual começou, o trabalho do satanás estava feito

    Seis, seis, seis, o número da besta
    Está havendo sacrifício esta noite

    Isto não pode continuar, devo informar a lei
    Pode ainda ser real, ou apenas um sonho louco?
    Mas me sinto atraído pelas hordas que cantam o mal
    Elas parecem hipnotizar... Não posso evitar seus olhos

    Seis, seis, seis, o número da besta
    Seis, seis, seis, o número pra mim e você

    Estou voltando, vou retornar
    Possuirei seu corpo e o farei queimar
    Eu tenho fogo, tenho o poder
    Eu tenho o poder para fazer o meu mal seguir adiante

    Tem certeza que isto parece ser tom irônico? Claro que não!!!! Ou pior, querer enfiar goela abaixo que RUNNING FREE é “a graça de deus revela numa musica de heavy metal”? Para com isso! Quer ver o Iron vai, leva o filho, curte... mas daí a querer se explicar com essa balela já é demais.
    Tá bom! A igreja te aceita, já te conhece, beleza também. Compreendo. Mas agora pega uma letrinha dessa aí leva prum estudo bíblico lá e mostra pra eles a inocência e o tom irônico. Eles vão realmente acreditar?
    Sinceramente, sei que você não se importa, mas entristeci com o blog.
    Banalidade no meio de tanta coisa boa e séria.

    ResponderExcluir
  61. Sou agnóstico e estou aplaudindo de pé seu texto, parabéns pela cabeça aberta e sua fé.

    ResponderExcluir
  62. Olá Hermes,não te conhecia e através desse post cheguei aqui,sei que você será criticado(e condenado),muitos vão dizer que você vai queimar no inferno(sim tem muito crente com síndrome de juiz),mas o que importa é sua consciência do seu compromisso com Deus,as mesmas pessoas que te julgam,esquecem que a salvação é individual ,e que seus parentes(+ próximos que isso impossível),estão precisando de palavras de salvação neste momento,só vim dizer que sua frase final sempre foi minha filosofia de vida "buscamos encarnar o evangelho, amando cada pessoa, sem julgá-la ou enxergá-la de cima para baixo"

    ResponderExcluir
  63. Obrigado pelo carinho, Ana.

    Confesso que não esperava que este post tivesse uma repercussão tão grande. Sabia que as críticas viriam, mas que outros compreenderiam minha posição. Não me importo de ser criticado, só lamento quando percebo a falta de 'amor cristão' em algumas críticas que parecem destilar preconceito e ódio. De qualquer maneira, obrigado por cada comentário.

    ResponderExcluir
  64. gostaria de deixar um comentário, sem, jamais querer ofender a opinião dos demais. A Bíblia Romanos 12:2a não vos conformeis com esse mundo. que quer dizer não tome a forma desse mundo. em 1ª João 2 diz assim Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
    Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
    E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

    Realmente era vontade de Deus ele estar lá?

    Religiosidade é quando se defende ideais e padrões construídos por homens. Quando defendemos princípios da palavra de Deus não se caracteriza por religiosidade mas por fé.

    ME PERDOEM, MAS NÃO SOU RELIGIOSO E NUNCA FIZ E NEM FARIA O MESMO QUE ESSE HOMEM FEZ.
    NA VERDADE ISSO REPRESENTA UMA MULTIDÃO QUE ESTA SE CONVERTENDO MAS ESTA DEIXANDO RAÍZES LÁ TRAZ.

    ResponderExcluir
  65. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
    Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
    E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

    1 João 2:15-17

    ResponderExcluir
  66. Fabio Silva5:37 PM

    O texto é show, os comentários nocivos não. O indivíduo pode ir ao show que quiser, pensar o que quiser, quem julga é Deus. Acho bem babaca esse monte de cristão que chega pregando um tribunal na terra, analisando a conduta de todo mundo mas nunca olhando pro próprio umbigo. Não sou evangélico, mas respeito muito meus amigos que o praticam. Também gostei muito do texto do Hermes, mostra uma inteligência acima da média, sabendo diferenciar o que é diversão do que é conduta, valores e fé. Aliás, falaram tanta bobagem do Iron, inclusive a opinião desse dito 'jornalista' de que a banda faz magia negra e o caramba, de tão desinformado, acho que falou de bandas de trash metal, talvez do Black Sabbath, mas não do Iron.

    ResponderExcluir
  67. Meu caro pastor,

    MEUS PARABÉNS! Sim, meus parabéns... Sou cristão desde bebê e evangélico desde os 8 anos de idade e só tive a GRAÇA de ver um homem de Deus com a sua sabedoria 2 vezes em toda a minha vida de fé.
    O legalismo é a praga da igreja na minha opinião... Até quando as pessoas vão se espelhar em pastores e não em Jesus e no Senhor? Jesus não caminhou entre os homens do poder, arrotando arrogância e prepotência daqueles cuja as "salvações estão garantidas"! Eu, por diversas razões, me afastei da igreja por não ser desses que estão te acusando e indo contra o seu posicionamento, e sim desses que acredita que a vida foi feita para ser vivida, COM SABEDORIA, mas ser vivida. De nada adianta ficar esquentando banco de igreja e recriminando os outros irmãos e não viver NADA daquilo que prega. Sim, meu irmão, vá ao show do Iron Maiden, veja Harry Potter e se DIVIRTA porque tenho certeza que o Senhor não deu o seu único filho para que ficássemos dentro da igreja escravos da nossa própria fé. Deus não precisa do seu terno, nem do seu púlpito para te usar, como homem de Deus que tenho certeza que você é.
    AMÉM IRMÃO, que a sua ação se espalhe, que a igreja se renove novamente, que os corações se aqueçam e encontrem o Pai, não o juiz, porque esse, meu amado, até existe, mas também morreu na cruz pra se transformar em Pai. AMÉM! Obrigado por esse reforço na fé... E eu também fui ao Rock in Rio, não nesse dia porque não sou do Heavy Metal kkk Mas me diverti muito em outros dias.
    ABRAÇOS! o/

    ResponderExcluir
  68. Ai que preguiça de ler certos comentários! ... E que inveja, viu Bp. Hermes?... queria eu ter assistido de pertinho o show do Iron. Eu vibrei aqui em casa e me emocionei, imagino a sensação... Momento histórico!

    ResponderExcluir
  69. Quero aqui deixar o que não o que acho dessa atitude do "Pastor", mas o que Deus fala através da palavra de Deus. Em primeiro lugar quero deixar essa passagem, "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com infiel? II Co. 6:14-15. E agora te pergunto "Pastor" a quem essa povo que participou do Rock in Rio estavam idolatrando?? A quem eles estavam aclamando??? Eu te respondo com toda certeza que não era Deus, pois te afirmo com todo certeza que Deus não abita onde não há lugar para e onde Ele não é Adorado, pois Deus não dá a Glória Dele para ninguém, e te digo mais como o "Pastor" tem coragem de dizer ainda que não poderia evangelizar ali??? Será que aquelas pessoas não mereciam receber a palavra de Deus, ou não era a hora nem o lugar para se falar do Senhor, pois eu te digo que a toda hora e em todo lugar deve-se falar da palavra do nosso Deus, pois devemos remir o nosso tempo, aproveitar ele da melhor maneira para se pregar o Evangelho do Senhor Jesus, e o "Pastor" com essa postura somente quis demonstrar que o mundo secular e tudo que nele há pode se relacionar com o reino de Deus, mas medita na palavra que deixei pois o "Pastor" parece conhecer muito pouco das Sagradas Escrituras, e sempre coloquei pastor entre aspas pois não considero alguém que age assim como pastor!!!

    ResponderExcluir
  70. Anônimo11:06 PM

    PÉSSIMO EXEMPLO ISSO SIM ! . Se agradando das coisas desse mundo e do diabo ! .JÁ DIZ AS ESCRITURAS : O MUNDO JAZ DO MALIGNO ..tsc tsc ... falso profeta ! ... VC NÃO VIVE DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS ! .... Quando estamos com o espirito FRACO, acontecem esse tipo de coisas. Vc acha que estando nesse lugar e curtindo esse show estaria agradando a Deus ? CLARO QUE NÃO ! vc fez a vontade do DIABO ! Vai se libertar primeiro vai ! ... O Espirito Santo não pode habitar em um corpo que não esteja limpo ! ... SE CONVERTA MEU CARO ! NÃO BRINQUE COM AS COISAS DE DEUS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amado(a) irmão(ã),está tão fervoro(a) em seu comentário,poderia comentar novamente,mas com coragem,deixe o nome e link da sua rede social ou algo assim,eu realmente amaria acompanhar os pensamentos diários de alguém que deve ser um grande exemplo,afinal já que joga tantas pedras deve ser um cristão(ã) convertido,sem pecados,falhas e principalmente um grande exemplo que já converteu toda a família e os amigos ao redor,realmente tenho interesse em acompanhar seus pensamentos e aprender com vc.

      Excluir
  71. Não somos ninguém pra ter o poder de criticar as ações de outrem,
    mas admiro a coragem de admitir que não estavam lá pra evangelizar, como muitos fazem pra justificar suas idas a bares e festas... Cada um cada um, afinal o Senhor conhece a intenção do coração mais do que as atitudes.

    ResponderExcluir
  72. Anônimo1:36 PM

    Bom gente não estou aqui para Julgar ninguém, pastor Hermes você esta de parabéns, é assim que quebramos as barreira e o preconceito imposto pela sociedade.
    Sou de BH sou católico, mas tenho em meu convívio do dia a dia, evangélicos, católicos, espíritas kardecistas, maçons ( que não é uma religião), testemunhas de Jeová, ateus,...., e o que temos em comum todos nos, um Deus único com exceção as pessoas que são ateus, mas mesmo assim muitos deles acreditam Deus e em Jesus só não pertencem a nenhum rotulo (Religião). O que eu vejo hoje na sociedade é uma sociedade dividida e cada um enxergando o seu próprio umbigo e julgando ao próximo sem ao menos julgar a si mesmo primeiro, hum exemplo muito claro disso foi em meu casamento quando chamei alguns amigos meus para irem me prestigiar os mesmo me falaram que não iriam porque não entravam em igrejas católicas por causa das imagens, o que é isso é simplesmente preconceito puro imposto por alguns pastores e religiões, mas os mesmos que negaram a ir no meu casamento sempre me chamam para ir assisti um culto na igreja delas e sempre fui de bom grado, pois esta ali o Deus que eu acredito.
    Tive banda de Rock ja toquei Ozzy, black Sabbath, Iron, Metálica, Angra, Rush, Mr. Big..... e nem por isso deixei de acreditar no meu Deus, e por sinal as letras do Iron são muito bem compostas, principalmente por ser escrita da maioria das vezes por um conhecedor de historia, por um professor de universidade, por dar aula de historia. Assim como ouço estas banda ja ouvi muito também Andre Valadão, catedral, apocalipse 16, oficina G3, fruto sagrado, resgate, e por ai vai, e por sinal são muito bons tanto em letras como musicalmente, e nem por isso deixei de ser o que sou hoje. Como no inicio da Matéria para quem leu a matéria toda ele falou que foi prestigia o baterista da Banda Nicko Mcbrain que é irmão em Cristo, ou seja evangélico como ele e nem por isso ele deixou de tocar na banda tocar musica "mundana" como é colocado por muitas pessoas. Com certeza as musicas evangélicas que hoje ouvimos os músicos que as tocam, precisaram ouvir algo como Iron, é impossível aprender a tocar um rock sem pegar nenhum influencia destas bandas, tem que se aprender musica clássica como Bath, beethoven, Mozart,... eles foram evangélicos, resposta não. Como uma passagem na Bíblia não sei qual Jesus disse mantenha a igreja de pé e não a mantenha a igreja rica, nas não acontece isso nem na igreja católica e nem a evangélica. Acho que o que temos que fazer e ajudarmos uns aos outros, sem esperar nada em troca, praticar o bem para que o bem se propague. Ha e sabem o porque muitos dos ""roqueiros"" não pruram igrejas? Porque os próprios dirigentes das igrejas tem preconceitos e querem impor coisas que no ponto de vista não é 100% do grado deles, querem que eles mudem do dia para a noite, da agua para o vinho. Pastor como dito no Inicio você esta de parabéns pela sua atitude se estive la eu curtiria o show com você e sua galera. São coisas como esta que iremos mudar o mundo e quebrar a barreira doas religiões como uma faixa que eu vê na vinda do papa, "Sou evangélico mas admiro você, abençoe a mim e a minha família". Abraços podem julgar a vontade ninguém vai mudar a minha opinião.

    ResponderExcluir
  73. O mais correto nesses assuntos polêmicos e difíceis é ter bom senso em nossas atitudes. Conforme Paulo nos orienta, devemos deixar de fazer algo (penso que publicamente, como foi o caso), mesmo tendo certeza que não estamos errados, para que nosso irmão mais fraco não venha tropeçar por causa de nossa liberdade. Porque o mais importante não são nossos desejos e anseios e sim o AMOR POR NOSSOS IRMÃOS. Se meu irmão em Cristo acha que é pecado beber vinho, devo por amor à ele, não beber, no mínimo, não beber na sua frente. "Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. [...] Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus. [...] Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro. [...] Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu. Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência. [...] Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem. É MELHOR não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair. Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça ENTRE VOCÊ E DEUS." Romanos 14

    ResponderExcluir
  74. Anônimo7:33 PM

    Pessoas como você, mostram que a igreja esta viva, que a igreja não é ultrapassada nem obsoleta, pessoas como vc, pastores fieis, são verdadeiros modelos e arrebatam ovelhas sem precisar de nenhum pupito ou discurso, penas pela atitude.

    Deus te conserve assim sempre.

    ResponderExcluir
  75. Infelismente são poucas as pessoas que estão preparadas para viver uma liberdade em Cristo. O que o ser humano sabe fazer com excelente perfeição é julgar os outros. aposto que muitos dos que estão te condenado no mínimo queria fazer o mesmo ( ter a liberdade de ir num show secular por exemplo) mas não o fazem por vários motivos e julgam os outros. Não te julgo mal, Deus conhece o coração de todos nós e Ele sim conhece nossas reais intenções de coração. Amigo admirei tua sinceridade e clareza. Existem várias pessoas usando o nome de Deus para cometer muitas maldades porém se for " escondidinho" tudo vale e o "povo" finge que não vê. As pessoas não aguentam a verdade, é só isso!!!!

    ResponderExcluir
  76. Apesar de não ter uma opinião formada sobre a sua atitude o que me chamou a atenção foi a sua sinceridade, sem falsas desculpas, sem se esconder, sem sair carregando folheto pra fingir um "evangelismo" como muitos por aí fazem em festas e carnavais. Que o Senhor continue te abençoando ricamente e que seu foco no alvo jamais se perca. E o que os outros pensam sobre você irmão, apenas DETALHE.

    "...porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração". 1 Samuel 16:7b

    Paz seja contigo!

    ResponderExcluir
  77. Anônimo12:53 PM

    Entre as músicas mais conhecidas, estava “Disciple” (ou discípulo, em português), onde o vocalista grita “God hates us all” (Deus odeia a nós todos). O final da apresentação que teve o símbolo satanista do pentagrama no telão de fundo quase o tempo todo, foi com “Angel of Death”, que diz: “Podre anjo da morte/ Voando livremente/ Monarca do reino dos mortos/ Infame sanguinário/ Anjo da morte”.

    É correto um cristão ouvir uma banda de rock exaltar o diabo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, paz! Não quero defender bandas aqui. Meu apelo é para o pensar, então, pense comigo, por favor: o deus que as igrejas midiáticas apresentam ao mundo é um deus que só abençoa quem sacrifica; só se relaciona profundamente com quem tem algo para barganhar; só se manifesta integralmente na vida de quem coloca todo o seu dinheiro num envelope e o deposita num altar; só cura quem faz uma tal de corrente (mas corrente aprisiona por que então usar esse nome?); seus supostos discípulos matam e mataram em nome desse deus. Ôpa! Espera aí...Esse aí é "god hates us all" sim. Esse deus, o deus da religião, é pior que o diabo e só pode odiar todos nós mesmo meu caro! É esse o deus que muitas bandas criticam porque é dessa forma que a religião apresenta um tal de deus. Esse é ou não é um angel of death? O Deus de amor que encontro na bíblia o qual não dá lucro e não tem franquia na terra é totalmente diferente do deus apresentado na maioria dos programas de tv e em muitas canções que só visam o bem material cantadas no meio evangélico. Abraço, Fabio

      Excluir
  78. Vamos lá. Tenho que deixar um comentário a respeito do assunto.

    Vejo muitas pessoas falarem a respeito do mundo gospel, do mercadejamento que é feito com a palavra de Deus, com o nome do Senhor. E tudo isso é repugnante para cristãos reformados que somos.

    Mas espera bem aí, amados! Não estamos usando essa crítica toda para vivermos da maneira como queremos, da maneira como julgamos, da maneira como o nosso coração anseia? Nós, cristãos, devemos ser guiados pelo nosso coração, de onde provém todo tipo de coisa ruim?

    Apesar de ter queimado minha coleção do Guns N' Roses por legalismo imposto pelo meu líder, e de isso ter me feito um mal absurdo, hoje, teria feito o mesmo, pois era escravo da banda e a idolatrava. Portanto, creio que não é motivo de arrependimento se ter queimado cd's da banda Iron Maiden.

    Agora, todo mundo é livre para fazer o que quiser. Quem sou eu para restringir o direito de ir e vir de qualquer pessoa? Nem Jesus fez isso. Mas basta refletirmos um pouco: Jesus iria para um show de uma banda amplamente conhecida como demoníaca e que não prega um valor cristão sequer? Ah, não venham me dizer que Jesus sentava à mesa com os pecadores, porque entre sentar à mesa e ir a um show de uma banda curtir o seu som, a diferença é gritante. Então, sinceramente, não consigo ver Jesus ir a um show curtir o som de uma banda podre como é o Iron Maiden.

    Creio que cabe uma reflexão da atitude em questão, sobretudo pelo fato de ser pastor e de ter muitas pessoas no seu rebanho.

    Portanto, creio que como o irmão é Pastor e responsável por muitas vidas em seu rebanho, o comportamento tem que ser de cautela, cuidado. A responsabilidade é grande, porque há sempre muitas pessoas que vão ter o líder espiritual da congregação como um exemplo a ser seguido. Diante do exposto, é prudente ir a um show de uma banda nojenta como essa?

    Há outro ponto que quero tocar. Sempre que vejo pessoas combatendo o legalismo, fico feliz, porque Paulo disse que não vivemos mais debaixo da lei, mas sim da graça. Glória a Deus. Entretanto, hoje suspeito muito ao assistir pregadores falarem contra o legalismo, porque não sei bem a motivação dele ao falar sobre isso. Parece mais que muitos querem se desprender de qualquer ordenança bíblia e viverem ao seus bel-prazeres sempre usando como a escapatória a velha alcunha: "Vivemos debaixo da graça, e não da lei!" Espera bem aí, não é assim não! Ok, não vivemos mais debaixo da lei e sim da graça, mas e onde ficam as ordenanças? Onde fica aquilo que Jesus, seus discípulos instituíram? Não devemos, nós, andarmos no meio disso tudo? Não devemos buscar o equilíbrio de Deus e, assim, não vivermos debaixo da lei nem vivermos libertinamente?

    Enfim, não quero julgar o referido pastor, pois não esquadrinho o coração humano, mas creio que ele deveria refletir bem sobre o posicionamento adotado, porque, segundo meu entendimento, não foi algo legal.
    Só estou comentando porque gosto muito do Genizah e creio que esse site cumpre um papel fundamental dentro da comunidade cristã na qual estamos inseridos, mas não vamos perder o foco, tá certo? Vamos ter o equilíbrio e andar pelo meio. Vamos ter prudência.


    ResponderExcluir
  79. Ah, quero fazer algumas perguntas.( por favor, não se irritem, ok? São apenas perguntas).

    Primeira: Por que o Pr. Bruno Jardim está usando a camisa da Banda Iron Maiden? Ora, se algum irmão aqui presente fosse flagrado com uma camisa em que o rosto do André Valadão estivesse estampado, não seria considerado "valadete", um termo usado para designar aqueles que são fãs e idolatram o ministério? Então, por que o referido pastor usa uma camisa da banda? Não seria uma forma de idolatria à banda? Ou o que vale do lado de lá não vale pra cá?

    Segunda: Não conheço o Pastor Hermes, mas por que a autorreferência de bispo? Não seria uma forma de engrandecimento da pessoa frente às demais? Por que é necessário esse título? Por que este apreço por estes títulos? Não seria uma raiz católica?

    Enfim, estou apenas propondo uma reflexão. Nada mais que isso.

    Abraços! Felicidades. Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  80. Anônimo6:08 PM

    É de pessoas como vcs que precisamos. Vcs são amorosos.

    ResponderExcluir
  81. Acabei de receber seu post Pastor. Não o conhecia até então mas, desde já o admiro pela postura e coragem de expor seu ponto de vista que no meio cristão é considerado uma heresia por muitos, se não, pela maioria. Tenho um filho adolescente guitarrista que ama o Senhor e curte muito as bandas de heavy metal pelos indescritíveis solos de guitarra. A mão do homem tem batido pesado, julgando mais e amando menos o próximo. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  82. A decisão pessoal de fazer o que quiser é um princípio que norteia nosso livre arbítrio. Acredito que este ambiente de rock metal com músicas e letras que exaltam a prostituição e coisas demoníacas, não sejam o melhor lugar para ser frequentado por um cristão.

    "Estamos no mundo, mas não somos do mundo". Será que agimos adequadamente como "aqueles que herdarão a salvação"? Importa nossa conduta ante os que nos observam? Ninguém precisa transparecer cristianismo, precisamos vivenciá-los diariamente e de forma verdadeira.

    Jesus, de fato, andava com pecadores. Acredito que ele andaria comigo, me resgatando dos meus pecados, mas não partilharia de meus erros e desvios. Esta foi sua obra: resgatar o que havia se perdido.

    Acredito que devemos nos auto avaliar em contraposição ao comportamento de Jesus ante a um mundo sem esperança. Acredito que os que contemplam a Jesus de verdade, mudarão os rumos de suas vidas, não serão mais o que tem sido até então.

    A busca das ovelhas perdidas, é a grande comissão de Jesus: Ide! Estamos indo? Não quero ser como as multidões sem rumo ou sem esperança, mas cheio do poder que nos motiva a amar e se importar com os que sofrem.

    Enfim, se o comum e cotidiano nos serve de modelo, devemos repensar nosso cristianismo que, subjetivamente diz que somos seguidores de Jesus. De quem? Jesus! Este estranho?

    ResponderExcluir
  83. SINCERAMENTE, ACHO QUE CADA UM DEVE FAZER O QUE QUISER DA VIDA. NÃO ME SURPREENDO MAIS COM ESSAS COISAS, PORQUE DEPOIS QUE PASSEI A PRESENCIAR DENTRO DA MINHA PRÓPRIA FAMÍLIA UM COMPORTAMENTO COVARDE, IMORAL, SUJO E HIPÓCRITA, PERCEBO UM VERDADEIRO TEATRO DE UM "ARTISTA EVANGÉLICO"

    ResponderExcluir
  84. Anônimo11:10 AM

    Estranho, muito estranho ver os "crentes, Jesus Cristo Salvador" mas a primeira coisa que fazem aqui é o quê? Cuidar da vida dos outros, criticar sem nem conhecer o contexto de vida do Hermes, não o conheço porém respeito muito este ato dele de ter cabeça aberta para as coisas, eu sou católico e sou praticante e também fui ao Rock in Rio e nesse dia, curto muito Avenged Sevenfold (que tocou antes do Iron) e também curto muito Iron, e nossa... eu não sou demoníaco... e até na minha igreja quando contei (sem receio nenhum) que fui ao Rock in Rio, vi olhares de "credo, que ato demoníaco"... isso é cabeça fechada, por que nós, crentes, no geral gostamos muito de criticar os outros? é isso que chateia e mancha cada vez mais a imagem do povo cristão, pois vira um "povo chato" incrivelmente tenho alguns amigos ateus e uma coisa que concordo... eles simplesmente tomam conta da vida deles, você faz o que você acha melhor, eu sou cristão, praticante e ouço Rock, como também ouço Guns, AC/DC, Metallica, AiC, já fui em gravação do Rosa de Saron (rock cristão)... se todos vocês acham isso do demônio... ok, quem perde são vocês, eu conheço minha índole e sei que o que vocês "chatos" falam, entram por um ouvido e sai pelo outro... então façam um favor... NUNCA assistam filmes de terror, pois vocês serão demoníacos, NUNCA assistam Titanic, pois há uma cena de briga, e se vocês assistem briga vocês são praticantes da violência, NUNCA deixem seus filhos assistirem Tom & Jerry ou Picapau, pois há cenas que o Jerry bate no Tom... deixando seus filhos violentos, demoníacos, from hell e etc... e uma coisa, nunca saiam de suas casas a noite, pois a noite é escuridão, e se vocês saem a noite vocês são adeptos da escuridão, logo serão demoníacos... tá vendo a lógica? então fazemos o favor de cada um fazer o bem pra si e parar de tomar conta dos outros... e viva Rock! MAIDEN!

    ResponderExcluir
  85. Anônimo6:29 PM

    Desnecessário, o velho homem ainda não morreu. A Expressão "Não vivo eu, mas Cristo vive em mim, é muito além das recordações da juventude e nada justificaria eu escandalizar tantos, ainda que 8 em uma multidão de 5000. Lucas 17:2.

    ResponderExcluir
  86. Anônimo6:36 PM

    Outra coisa, muitos aqui falando em AMOR, em não julgue, blá blá blá, já pensou então se todo mundo aceitar tudo em nome do amor? O inferno estará cheio de crentes amorosos. VAMOS LER A PALAVRA NAQUILO QUE ELA ENSINA E NÃO NAQUILO QUE NOS CONVÉM. TÁ ERRADO PASTOR. VOCÊ DEU UM PÉSSIMO EXEMPLO.

    ResponderExcluir