quinta-feira, dezembro 04, 2014

31

Seria o Espírito Santo responsável por tanta bizarrice?




Por Hermes C. Fernandes


Para início de conversa, quero deixar claro que creio na contemporaneidade dos dons espirituais. Em outras palavras, não sou cessacionista. Os dons devem permanecer na igreja até que tenhamos chegado à perfeita varonilidade, à estatura de Cristo (Ef.4:13). A meu ver, ainda estamos longe disso.

Entretanto, considero uma blasfêmia atribuir certas manifestações bizarras ao Espírito de Deus. É deprimente assistir pelo Youtube a cultos onde as pessoas são tomadas de êxtase, girando de um lado pro outro, em gestos e expressões corporais muito parecidos com os encontrados no candomblé. Por que razão o Espírito Santo, meigo do jeito que é, levaria pessoas a se contorcerem no chão, ou a descaracterizarem suas fisionomias? O Apóstolo Paulo afirma que as manifestações do Espírito são para aquilo que for útil (1 Co.12:7). Então, que utilidade tem derrubar as pessoas? Que utilidade tem ficar rodopiando pelo salão da igreja?

Recuso-me a crer que tais bizarrices sejam provocadas pelo Espírito de Deus.Você imaginaria os discípulos de Jesus fazendo tais coisas? Ou mesmo Jesus, o Filho de Deus, com Sua face desfigurada, falando em línguas aos berros? Tais manifestações devem ser atribuídas à infantilidade de alguns crentes. Não duvido de sua sinceridade, nem mesmo ponho em xeque sua experiência com Deus. Porém, a maneira como extravasam suas experiências se deve mais ao condicionamento adquirido em suas congregações.Se numa determinada igreja, as pessoas possuem manias excêntricas de expressar o gozo do Espírito, um novo crente acabará assimilando os seus trejeitos.

Há também uma pitada generosa de exibicionismo. Em certas comunidades, a espiritualidade é aferida pelo volume do grito, ou pela habilidade em sapatear de olhos fechados. Isso acaba produzindo gente doente, que no afã de chamar atenção, é capaz de qualquer coisa, por mais ridícula que seja.E o pior é o escândalo que isso pode provocar na comunidade. Paulo diz que nosso culto a Deus deve ser racional (Rm.12:1), e que devemos deixar de lado as coisas de menino (1 Co.13:11).Em vez de pular, rodopiar, fazer caras e bicos, que tal nos prostrar diante do Senhor e adorá-lO em espírito e em verdade? Ademais, Jesus disse que o Espírito Santo não chamaria a atenção para Si mesmo, mas para Cristo (Jo.16:13-14). Ele é como um holofote sobre Jesus, e não Alguém que queria ser o centro das atenções. Por isso, Ele costuma ser tão discreto.

Abaixo, algumas considerações suplementares:

1 - Quando digo que considero uma blasfêmia atribuir certas manifestações ao Espírito Santo, não estou me referindo ao tal "pecado imperdoável", que seria basflemar contra o Espírito (se bem que tenho uma visão um pouco distinta do que seja tal pecado). Usei o termo "blasfêmia" para enfatizar o que penso, pois por causa de tais manifestações, o nome de Cristo tem sido vituperado.

2 - A primeira reação que os transeuntes tiveram ao assistirem à manifestação do Espírito no dia de Pentecostes, foi de maravilhamento, porque os discípulos falavam línguas das quais não tinham qualquer conhecimento. Apenas um grupo zombou, afirmando que estariam bêbados. Mas o texto não diz que eles cambaleavam, rodopiavam, ou coisa parecida. Eles apenas anunciavam a glória de Deus em vários idiomas.

3 - Quanto à utilidade de tais manifestações, não vejo qualquer ligação entre elas e a cura, ou outro dom espiritual. Jesus curou tanta gente, sem que nenhuma precisasse contorcer-se. O único que se jogou ao chão, foi o que tinha um espírito maligno que o lançava no fogo e na água.

4 - Veja o quanto o Espírito Santo foi discreto no Dia de Pentecostes: a primeira mensagem pregada por Pedro, tão logo fora cheio do Espírito, foi sobre a Cruz de Jesus, e não sobre os dons do Espírito. Ele apenas explicou o que era aquele fenômeno, e em seguida concentrou-se em pregar a Jesus.

31 comentários:

  1. Hermes, concordo plenamente.

    Sou pentecostal mas estou de pacová cheio de tanta meninice, o que me fez filiar-me à Batista.

    Como diria o Gondim: SOLI DEO GLORIA!

    ResponderExcluir
  2. Nascimento5:08 PM

    Um evangélio tão claro como este, não sei como conseguem deturpa-lo.

    ResponderExcluir
  3. Isso até já cheiro mal estas manifestações que por aí aparecem. Quando há manifestações do Espírito, este mesmo espírito toca o carácter, a vida interior das pessoas e até porque não determinadas coisas exteriores. Enfim...tanta manifestação e o crescimento e o amadurecimento também estão aí?
    É capaz de aparecer aqueles que dizem: Mas quem é você para julgar? Mas isso é outra história(risos)

    Bom, que Deus nos ajude

    ResponderExcluir
  4. Excelente post....

    Tantas vezes que penso sobre isso....ao ver coisas assim entristecem-me mesmo, o que devemos construir?? Uma igreja em crito ou um grupo de teatro? Viver um amor genuino que salvou o mundo ou andar como malucos?
    E outra coisa me intriga também, espirito de Deus pode-se mover de varias maneiras, mas porque tantas vezes fazem todas a mesma coisa??, o Espirito faz tudo igual em cada uma delas?....

    Mas pronto hà parte disso vamos viver este amor genuino de Deus sem religião e com o coração.

    Grande abraço é sempre uma benção pastor Hermes!

    ResponderExcluir
  5. Barbosa9:11 AM

    Hermes,amado de JESUS CRISTO,Graça e Paz aquele que Vive pelos Séculos dos Séculos.
    Primeiro,obrigado por publicar meus comentários. DEUS te ABENÇÕE.
    Uma das doutrinas principais das Escrituras é o BATISMO NO ESPÍRITO SANTO ver no livro de Atos 1.4.
    "Batismo no",ao invés de "Batismo com",o ESPÍRITO SANTO.
    1- O batismo no ESPÍRITO SANTO é para todos que professam sua fé em Cristo: Que nascem de novo,e,assim,receberam o ESPÍRITO SANTO para neles habitar.
    2- Um dos alvos principais de JESUS na sua missão terrena foi Batizar seu povo no ESPÍRITO SANTO;Ele ordenou aos discípulos não começarem a testemunhar até que fossem batizados no ESPÍRITO SANTO e revestidos do PODER DO ALTO ver nos livros de Mateus 3.11; Marcos 1.8; Lucas 3.16; João 1.33; Lucas 24.49; Atos 1.4,5,8.
    3- Ser Batizado no ESPÍRITO SANTO significa experimentar a plenitude do ESPÍRITO ver no livoro de Atos 1.5; 2.4.Este batismo teria lugar somente a partir do dia de pentecoste.Quanto aos que foram cheios do ESPÍRITO SANTO ver em Lucas 1.15,67,Lucas não emprega a expressão baizados no ESPÍRITO SANTO este evento só ocorreria depois da ascesão de JESUS ver nos livros de Atos 1.2,5; Lucas 24.49-51; João 16.7-14.
    4- O livro de Atos descreve o falar noutras línguas como o sinal inicial do batismo no ESPÍRITO SANTO Ver no livro de Atos 2.4;10.45,46; 19.6.
    5- O batismo no ESPÍRITO SANTO outorgará ao cristão ousadia e Poder celestial para este realizar grandes obras em nome de JESUS CRISTO e ter eficásia no seu testemunho e pregação de Salvação das almas perdidas.Esse Poder não se trata de uma força impessoal,mas de uma mainifestação do ESPÍRITO SANTO E,na qual a PRESENÇA,a GLÓRIA e a OPERAÇÃO de JESUS estão presentes com seu povo.Ver nos livros de Atos 1.8; 2.14-41; 4.31; 6.8; Romanos 15.18,19; I Corintios 2.4; João 14.16-18; 16.14; I Corintios 12.7.
    6- Outros resultados do genuíno batismo no ESPÍRITO SANTO são: Mensagens proféticas e louvores,maior sensibilidade contra o pecado que entristece o ESPÍRITO SANTO E,uma maior busca da retidão e uma percepeção mais profunda do juízo divino contra a impiedade,uma Vida que glorifica a JESUSCRISTO;visões da parte do ESPÍRITO,manifestação dos vários dons do ESPÍRITO SANTO,maior desejo de orar e interceder,maior AMOR à PALAVRA DE DEUS e melhor compreenção dela,uma convicção cada vez maior de DEUS como nosso PAI ver nos livros de Atos 2.4,17;10.46; I Corintios 14.2.15;João 16.8; Atos 1.8; João 16.13,14; Atos 4.33; 2.17; I corintios 12.4-10 Atos 2.41,42;3.1; 4.23-31; 6.4; 10.9; Romanos 8.26; João 16.13; Atos 2.42; 1.4; Romanos 8.15 e Gálatas 4.6.
    Concluindo,finalizando: O Batismo no ESPÍRITO SANTO permanece na Vida do cristão mediante a aorção,o tetemunho,a adoração no ESPÍRITO e uma Vida Santificada.Por mais poderosa que seja a experiência inicial do batismo no ESPÍRITO SANTO sobre o cristão,se ela não for expressa muma Vida de Oração,de de testemunho e santidade,logo se tornará numa glória desvanecente. Ver nos livros de Atos 4.31; 4.31,33; Efésios 5.18,19; e 5.18. O Batismo no ESPÍRITO SANTO ocorre uma vez na Vida do Cristão e move-o à consagração à obra de DEUS,para assim,testemunhar com PODER E RETIDÃO.
    O Batismo no ESPÍRITO SANTO,portanto,conduz o cristão a um relacionamento com o ESPÍRITO SANTO,que deve ser renovado e conservado ver Atos 4.31 e Efésios 5.18.
    DEVEMOS TER CUIDADO: O ESPÍRITO SANTO nos adverte claramente que nestes últimos dias sugirá apostasia que significa: (Deserção da fé,mudança de crença,abandono de uma opinião)dentro da igreja;sinais e maravilhas operados por Satanás e obreiros,pastores,que se dizem cristãos frudulentos que fingem ser servos de DEUS ver nos Livros de Mateus 7.22,23; 2 Tessalonicesses 2.9; e 2 Pedro 2.1,2.ACORDA POVO DO DEUS VIVO! SOMENTE,QUEM ESTÁ CHEIO DO ESPÍRITO SANTO,SABERÁ O QUE É DE DEUS,E O QUE É DE SATANÁS.Esta é minha opinião Ok?
    Irmão Hermes,me desculpe novamente o espaço que tomei,mas,NÃO posso deixar de falar de JESUS,E O DOCE ESPÍRITO SANTO DE DEUS. Novamente obrigado meu irmnão de GUERRA ESPIRITAL,fique na PAZ de JESUS.

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz, gostei muito dessa postagem, pois, sempre fui contrário essas supostas manisfestações espirituais que se caracterizam por desequilibrio emocional, muita confusão e nenhum fundamento bíblico em relação a Obra do Espírito Santo. Legal! muito bom. Estarei colocando o seu banner no meu blog.

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz, gostei muito dessa postagem, pois, sempre fui contrário essas supostas manisfestações espirituais que se caracterizam por desequilibrio emocional, muita confusão e nenhum fundamento bíblico em relação a Obra do Espírito Santo. Legal! muito bom. Estarei colocando o seu banner no meu blog.

    ResponderExcluir
  8. LÓIS5:55 PM

    IRMÃO HERMES,GOSTARIA DE DEIXAR UMA MEDITAÇÃO PARA MEUS IRMÃOS EM JESUS CRISTO.
    PARA UNIR,É PRECISO AMAR.
    PARA AMAR,É PRECISO CONHECER.
    PARA CONHECER,É PRECISO IR AO ENCONTRO DO OUTRO.
    TEM ALGUÉM PRECISANDO DE VOCE,PARA ANUNCIAR JESUS CRISTO E SUA SALVAÇÃO.
    SE A SUA ESTRELA NÃO BRILHA,NÃO
    APAGUE A DO TEU IRMÃO.
    BREVE VIRÁ! BREVE VIRÁ! MUITO BREVE JESUS CRISTO VOLTARÁ.
    PREPARA-TE Ó IGREJA DE JESUS!

    ResponderExcluir
  9. ah, que lindo. gostei tanto. e estou me perguntando se eu sirvo de holofote para Cristo e ainda se qd eu manifesto ES eu manifesto Cristo, e somente Ele - porque afinal, como no post de 21/06, nós somos secundários.

    ResponderExcluir
  10. Missionário Luiz9:00 AM

    Bispo Hermes, no livro de Lamentações 3.37,38. que fala o seguinte:
    Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?
    Porventura da boca do Altíssimo não sai o mal e o bem?
    Então para vcs que estão em dúvida, eis os versículos para sua consolação.
    Assim diz "DEUS O TODO-PODEROSO, O GRANDE EU SOU", em sua Palavra.
    CONTINUANDO em Lamentações 3.39,29, fala profundamente à nós, todos nós sem exceção!
    Vou escrever em letra maíuscula este versículo.
    DE QUE SE QUEIXA, POIS, O HOMEM VIVENTE? QUEIXA-SE CADA UM DOS SEUS PECADOS.
    PONHA A BOCA NO PÓ; TALVEZ ASSIM HAJA ESPERANÇA.
    "PONHA A BOCA NO PÓ E ADORE! ADORE! ADORE! SEM CESSAR A DEUS, SANTIFICANDO SUA VIDA".
    ESTÁ E A REPOSTA DE DEUS PARA ESTE TEXTO E SEU POVO!

    ResponderExcluir
  11. O que dizer do avivamento da Rua Azusa? Não estou nem de longe comparando esse acontecimento aos circos que vemos hoje em dia, mas o que aconteceu naquela época também era motivo de críticas ferrenhas, e veja no fruto que deu: milhões de cristãos pelo mundo afora...
    Qual a sua opinião a respeito? Qual a diferença daquele movimento?

    ResponderExcluir
  12. Por favor, Proposta:
    Nós há tempos já divulgamos seu blog no nosso
    e estamos de aniversário (primeiro aninho).
    Por favor divulgue nossa promoção
    http://verdadexpressa.blogspot.com/search/label/PROMO%C3%87%C3%83O
    E teremos o maior prazer em divulgar uma matéria suamtb em nosso blog, conto com seu apoio!
    Pr. Emerson

    ResponderExcluir
  13. Nenhuma dessas manifestações é novidade, J.H.M. D'Aubigné, em sua Historia da Reforma volume 3, página 207 da Editoria Presbiteriana, registra manifestação do tipo produzida ainda nos dias da Reforma(séc XVI), já era defendida por Thomas Munzer, coloquei o texto acima referenciado em um comentário no Buscas-do-Barão no dia 5 de janeiro 2011 sob o título: Manifestações do Espírito? Qual?.
    As vezes me torno enfadonho ao lembrar, que ao esquecermos ou desconhecermos o passado, invariavelmente, repetimos os mesmos erros, ou nos admiramos de fatos que nos parecem novos, não devemos também esquecer que a Bíblia logo ali em Eclesiastes capítulo 1º versículos de 9 a 11
    para uma efetiva mudança disso, só a verdadeira aceitação de Jesus Cristo como Salvador, o resto é conversa mole para boi dormir, ou ardil para apanhar incautos no laço do passarinheiro. Só há uma verdade que se resume em: V.D.M.I.Ae (1Pe 1:25).
    Guaracy Martins.prof.

    ResponderExcluir
  14. Paz de Cristo!

    Creio no Batismo no Espírito Santo. E creio na manifestação deste.

    Sou contra o exibicionismo que ocorre em algumas denominações onde, por exemplo, o falar em línguas é super incentivado e praticamente não ocore ensino da Palavra.
    Isso, muitas vezes, como um modo de se sobressair aos outros cristãos, como se estivéssemos em uma competição de super-crentes.

    Aí vejo uma hipocrisia neste tipo de postagem.

    Quase todas as pessoas que criticam as que se manifestam do Espírito, são aquelas que vivem exibindo frases como SOLEO DEO GLORIA etc, se exibindo da mesma forma que os outros.

    Não critico as frases pois conheço os significados mas critico a conduta de procurar um erro no próximo quando nos seus olhos tem uma viga maior.

    Infelizmente temos vistos coisas terríveis acontecendo por parte daqueles que deveriam ensinar as pessoas sobre o amor de Cristo e os Seus ensinamentos. E muitas destas coisas acabam indo para mídias de massa.

    Então acho super válido esse tipo de postagem pois nos leva à reflexão mas sugiro que façamos a nossa parte antes de procurar o que o próximo anda fazendo de errado e apenas criticá-lo sem ajudar.

    Que Deus vos abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Não gostei do post, mas concordo com o comentario do Joao. Existe sim um certo exagero que eu, particularmente, atribuo à falta de conhecimento da palavra. Mas daí dizer que na virtude e no transbordar do Espirito Santo não há moveres, manifestações, pulos de alegria, linguas estranhas, alta voz de jubilo, movimentos de guerra espiritual, etc, é porque ainda essa pessoa não sentiu na propria carne a força do Espirito Santo. O que voces sugerem, que oremos em silencio, em elegancia, em discrição? Então devemos combater guerras espirituais com armas da carne?
    Imagino Paulo lendo uma coisa dessas, ele nos daria uma bronca pior do que deu em Pedro.
    Outra coisa, se ate Jesus teve os seus moveres espirituais porque eu não teria se carrego em mim o mesmo Santo Espirito que estava com ele?
    Joao 11.33: "Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, MOVE-SE MUITO EM ESPIRITO, e perturbou-se."
    Sejamos sabios, porem, não anulemos as armas espirituais que o Pai nos deu, porque a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades. Eu não sei voces, mas eu quero vencer o meu inimigo, as minhas guerras espirituais, me enchendo do Espirito e sendo livre na presença dele.
    Rom 8.5: "Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:40 PM

      eU ESTOU SUPER DE acordo com a estefani e joão !!! Tem gente que se exibe sim!! porém não são todos o Espirito se manifesta como quiser, logo kuando fui batizaDA eu sai pulando dentro da igreja, mas aquilo não era de mim, eu pude sentir dentro de mim uma Paz intensa mas logo depois o Senhor foi me moldando e eu pude sentir a presença de Deus sem ta pulando etc Tudo tem seu tempo o Espirito santo moldará A SEU tempo ! Vamos nos preucupar em agradar a Deus e parar de tá apontando o erros dos outros afinal, o que adiata ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

      Excluir
    2. Anônimo11:14 PM

      Concordo com o nobre Pastor!
      Não sou evangélico, sou católico praticante, criado na Igreja, onde participei e participo dos movimentos em prol do evangelho de Nosso Sr. Jesus Cristo!
      Tenho participado de Cultos Evangélicos por convites de uma pessoa muito querida para mim.
      Sou fervoroso participante da Renovação Carismática Católica, que notei ser bastante parecida com alguns cultos Evangélicos.
      Em relação a essas manifestações, que também ocorrem em alguns cultos da Renovação, nota-se um exagero exibicionismo dos participantes, gritos que não tem nada de orar em línguas, pulos e giros desconexos, as mesmas pessoas que em todos os cultos ao simples toque ou falar do pastor ou celebrante se jogam no chão!
      O Espírito Santo é descrito na Sagrada Escritura como calmo, discreto, transmissor de paz! Não é barulho em excesso, barulho esse que nos deixa zonzo, torpe, pode nos deixar até sem uma reação lógica, não é do espírito!
      Espírito Santo é dom que cura, transforma, alimenta nosso ser, na mais profunda paz de Jesus Cristo, nosso pai!
      Não é através de gritos, pulos e etc que demonstramos estar cheios do espírito consolador de Deus!
      A paz de Deus esteja sempre com todos!
      Joni

      Excluir
  16. Se "guerra espiritual" é "espiritual", por que a necessidade de barulho no mundo "físico"?

    É só uma dúvida sincera, sem ofensas contra ninguém.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8:35 PM

    Essas coisas não passam de escandalos para atrapalhar o verdadeiro evangelho.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo12:08 PM

    eu vejo esses moveres acontecendo pessoas pulando falando em linguas a biblia diz que o que é espiritual dicerne tudo espiritualmente jesus dizendo aos seus dissiplulos disse-lhe ENVI0 SOBRE VÓS O MEU ESPIRITO AO QUAL O MUNDO NAO PODE RECEBER PORQUE NÃO O CONHECE MAS VÓS O CONHECE E ESTARÁ CONVOSCO PARA TODO O SEMPRE.
    muitos dizem que é o diabo que esta fazendo esses moveres mas todos sabem o que o diabo quer fazer mata, roubar e destruir e nao vejo isto acontecendo nas igrejas pentecostais pois é a igreja que mais cresse onde almas se convertem em lagrimas e curas acontecem e nestas igrejas onde homossexisuais se transforman em nova criatura, temos que saber dividir o que é o espirito santo e o que é o seu poder pois como pessoa ele gera o homem numa nova criatura como poder manifestaçoes e linguas estranhas acontecem pois se nao temos que rasgar a biblia e ficarmos com nossa teorias
    ATOS CAP;2 vs 9 PORQUE A PROMESSA VOS DIZ RESPEITO A VOS, A VOSSOS FILHOS E A TODOS OS QUE ESTAO LONGE A TANTOS QUANTOS DEUS CHAMAR.

    ResponderExcluir
  19. Seu Post realmente tem bastante embasamento bíblico e teológico e muito do que você pensa e acredita nós faz pensar, e de modo geral temos que analisar as nossas vidas acerca do que realmente vem do Espirito Santo e o que não vem. Mas nós muitas vezes estamos como a igreja de Corinto, causando dissenção em vez de nos unir. Nesta igreja alguns afirmavam ser de Paulo e outros de Apolo(1 Co 3:4) assim como hoje afirmam: Eu sou batista mas eu Pentecostal, eu acredito nisso e eu naquilo, eu pulo mas eu não.Entretanto e interessante notar que Paulo diz que (vs.3 e 4 ) todos eram carnais porque estavam olhando para homens quando deveriam olhar pra Deus, pois como diz o próprio Paulo (vs. 6) nem o que planta( Paulo) é alguma coisa, nem o que rega(Apolo), mas Deus que dá o crescimento.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo12:06 PM

    "não estou me referindo ao tal "pecado imperdoável", que seria basflemar contra o Espírito (se bem que tenho uma visão um pouco distinta do que seja tal pecado)"

    Irmão Hermes, Qual é a tua posição sobre este pecado? Poderia nos responder?

    ResponderExcluir
  21. Anônimo9:49 PM

    Irmão Hermes, Qual é a tua posição sobre este pecado? Poderia nos responder?

    ResponderExcluir
  22. Anônimo10:01 AM

    Eclesiastes 11:5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo11:35 PM

    é nisso que eu não creio atribuir ao espirito santo as obra da carne

    ResponderExcluir
  24. Anônimo2:48 AM

    Eufui visitar uma igreja e logo depois da pregação teve uma apelo que é de normal e foi umas pessoas lá na frente e uma delas era eu! Eu me derramado em lágrimas por que Deus falou tão profundamente comigo na palavra e em uma certa ora o pagador perguntou que quer se cheio aqui? E logo em seguida perguntou quem crer que vai sair daqui cheio? Eu já está com esse propósito e estava buscando em oração e em jejum diariamente . Tinha eu e mais umas 7 pessoas e ele fez uma oração e coloco as mais ungidas sobre nos e mandou nos repiti oque ele iria dizer mais com fé, tinha duas obreira do me lado dizendo repetidamente espírito santo, toma o primeiro lugar! E eu enxi meu peito de fé e repeti oque ele disse que foi: " Deus, se tu me ama, me enxi agora!! E do nada perdi o controle do meu corpo e só escultava o barulho da minha sandália muito forte em sequência, mais muito rápido eu pulava tentei até parar mais não consegui só escultava a igreja glorificando muito ! Depois parei de pular mais minhas pernas estavam bambas e dentro de mim tia uma alegria anormal derepente, estava achando todos mas bonito e o ambiente diferente leve tão leve. Pra vcs eu estava em demoniada e com paz no meu ser? :/

    ResponderExcluir
  25. juscelino9:07 AM

    quer maior bizarrice que a xuxa sendo rainha dos baixinhos, quer maior bizarrice que o joão ulia pregando a implantanção e imposição do homossexualismo em escolas infantis?????

    ResponderExcluir
  26. Está tão claro como o dia, porém... é mais fácil distorcer tudo para arrebanhar pessoas óbvias, do que tentar abrir-lhes a visão com a verdade.
    A igreja tem um importante papel na sociedade, mas perdeu e continua perdendo o respeito mútuo dela, demonstrando sua imaturidade mesmo tendo em mãos um evangelho milenar.

    ResponderExcluir
  27. Paz! Definitivamente o Espírito Santo não tem nada a ver com estas bizarrices. Não edifica em nada o próximo, não edifica em nada a si mesmo e não há culto racional nisso. Pode ser qualquer coisa: hipnose, sugestão, extravação emocional menos Espírito de Deus. Deus não faz ninguém de robô ao ponto de perder o controle da mente. Abraços, Fabio

    ResponderExcluir
  28. Anônimo2:09 AM

    Existem muita coisa histerica que as pessoas confundem ser o Espirito santo. A pessoa é dona de si mesma pois o Espirito Santo não deixa a pessoa em transe, ele é Deus. Eu não gosto de reuniões pentecostais.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo1:35 AM

    Se você ler Atos 2, vai ver que as pessoas que viam os discípulos cheios do Espírito Santo pensavam que eles estavam vendo pessoas bêbadas, ou seja, eles pareciam estarem embriagados. Algumas pessoas acreditam que por ouvirem os discípulos falando em seus idiomas, aquele povo pensava que os discípulos estavam bêbados. Ora, que coisa estranha! Suponha que você é um estrangeiro e não sabe falar meu idioma. De repente, eu ouço você, sem nunca ter aprendido, falar de Deus em meu idioma. Eu vou pensar que você está embriagado por isso? Não. Eu sou vou pensar que você está embriagado, se você agir como se estivesse. Argumentar que pensaram que os discípulos estavam bêbados por ouvirem eles falarem em seus idiomas é o mesmo que dizer que eu pensei que um professor era um policial por ele estar com um caderno- algo que não tem a ver com policial, assim como falar em outro idioma não tem nada ver com bêbado, ou seja, sem sentido, errôneo.
    Eu só vou pensar que um homem é gay, se ele parecer ser gay. O que estou querendo dizer e que não tem sentido eu pensar que voce é algo, se você não parecer ou agir como aquele algo. Então, se estavam pensando que os discípulos estavam embriagados, eles estavam parecendo estarem bêbados! Em outras palavras, os homens viam os discípulos agindo semelhante a bêbados, ou seja, caindo, girando, cambaleando e etc. O próprio texto mostra que os discípulos estavam caídos na unção, pois quando pensavam que eles estavam embriagados com vinho, diz a Bíblia que Pedro levantou-se com os onze, ou seja, estavam caídos, pois certamente eles não continuaram assentados quando foram cheios do Espírito Santo.

    ResponderExcluir