segunda-feira, março 29, 2010

7

A importância da Internet na propagação do Evangelho

O Evangelho da Igreja Primitiva não teria se expandido aos gentios tão rapidamente sem as vias de comunicação do Império Romano: AS ESTRADAS. As estradas romanas eram uma legítima rede de comunicação que ligava Roma a toda extensão do seu Império. Obviamente tal tecnologia romana não surgiu com a prioridade de melhorias da comunicação, mas como corredores estratégicos de guerra. Uma das mais poderosas máquinas de guerra da história da humanidade necessitava movimentar-se rapidamente por rotas estratégicas para assegurar a defesa e a extensão. Um segundo uso natural das estradas se deu para rotas comerciais terrestres. E ainda outra utilidade era facilitar a fiscalização e arrecadação de impostos de todas as províncias do Império. Pela Providência de Deus, que controla soberanamente todas as coisas, a sua preciosa Palavra teve grande fluxo de mobilidade em pouco tempo. As cartas e os Evangelhos circulavam como em banda larga pelas igrejas.

O apóstolo Paulo, o maior evangelista aos gentios possuía a cidadania romana, o que permitia transitar livremente pelas estradas romanas, outra Providência maravilhosa de Deus. As famosas viagens de Paulo percorriam grandes centros urbanos. Alcançando as cidades de maior porte naturalmente surgiriam discípulos para propagar o Evangelho do centro para a periferia, essa era uma das suas formas estratégicas para o evangelismo.

Até o século 15 a replicação do conhecimento estava restrita à rede dos monges copistas, os mosteiros e universidades formavam a rede de conhecimento. Com a invenção da tipografia de Gutenberg ainda no século 15 tornou-se possível amplificar o conhecimento com incríveis tiragens de milhares de cópias de livros e Bíblias. A Imprensa revolucionou o mundo com a democratização do conhecimento. Livros e jornais circulavam aos milhares no século 16. Imaginemos o que a Internet pode fazer!

Hoje, podemos dizer que as fronteiras entre centro e periferia estão ruindo com o advento da Internet. As novas estradas de comunicação agora são em conexão rápida, passa muito mais do que “duas carruagens” ao mesmo tempo. Uma pessoa conectada à Rede no mais longínquo interior do Norte ou Nordeste do Brasil ou da Índia, África ou China, tecnicamente tem a mesma acessibilidade de informação de uma pessoa conectada em Nova Iorque ou Paris. O acesso cada vez mais rápido, popular e mundial da Internet fará o maior trabalho de evangelismo da história da Igreja. E já está acontecendo neste exato momento. O monopólio de conhecimento cai a cada instante em todas as áreas.

O audiovisual entre as pessoas está cada vez mais fácil e eficaz. É possível comunicar-se em segundos com qualquer ponto do planeta. É possível disponibilizar sermões, palestras, vídeos, artigos, estudos, entrevistas, livros, cursos e apostilas, informações de campos missionários e bíblias para qualquer um em qualquer lugar. A comunicação ampliou-se de modo exponencial e continua crescendo em ritmo acelerado.

Há uma premissa básica no evangelismo: CRISTO DEVE SER COMUNICADO. Temos a nossa disposição os Websites, blogs e microblogs, comunidades, e-mails, e tantos outros meios de informação digital. TV, rádio, jornal e revista estão sendo aos poucos engolidos pela Internet, e todos esses meios foram usados amplamente no evangelismo. Atualmente, muitas igrejas possuem suas páginas na Rede Mundial de Computadores o que facilita ainda mais as informações locais. Hoje temos informações rápidas sobre igrejas perseguidas, podemos interceder por elas e de algum modo ajudá-las em tempo hábil.

Não esqueçamos que a obra missionária no Brasil começou com os colportores! Antes da chegada dos primeiros missionários e plantadores de igrejas protestantes no Brasil no século 19 as sociedades bíblicas já enviavam Bíblias para cá. As Bíblias eram impressas na Inglaterra (versão do padre Antonio Pereira de Figueiredo) e trazidas em navios. Um dos modos de difusão da Bíblia era realizado pelos colportores, os vendedores itinerantes de livros. Tais pessoas percorriam as mais distantes cidades para oferecer literatura religiosa, livros e Bíblias. Muitos colportores foram perseguidos, sofreram vários tipos de violência, tinham seus livros apreendidos por disputas religiosas. E apesar dessas coisas, nasceram igrejas onde antes não existiam, frutos da COMUNICAÇÃO realizada por esses heróis missionários.

Nos anos de 1950, período no qual o mundo estava vivendo entre fronteiras de capitalismo e comunismo, entrar com uma Bíblia num país comunista era um ato de grande coragem. Contrabandear Bíblias foi uma das formas eficientes para propagar o Evangelho em regiões fechadas. Surgiram, então, os contrabandistas de livros e Bíblias em regiões proibidas, e até hoje isso acontece em países muçulmanos e comunistas.

As ferramentas digitais de tradução para várias línguas aos poucos vão se transformando em poderosos meios de ampliação do conhecimento disponível na Internet. As perseguições à liberdade religiosa não conseguirão filtrar 100% o acesso a Rede. A prisão de cristãos e confisco de livros podem continuar acontecendo, mas não há como desconectar a Internet. O islamismo está fadado ao fracasso, seus adeptos podem fazer a pressão e a propaganda que quiserem, o CONHECIMENTO DE DEUS se espalhará entre as nações anticristãs. Não há governo que impeça a transmissão de conhecimento via satélite. A Palavra alcançará TODOS os escolhidos por Cristo.

O conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados permite o acesso a informações e todo tipo de transferências de dados. A comunicação antes vinda por estradas e navios, hoje é instantânea. Tudo bem que hoje apenas 25%/30% da população mundial tem acesso à Internet, mas e daqui há 10 ou 20 anos? Haverá meio de comunicação mais eficaz para propagar o Evangelho?

O que aconteceu no Irã em 2009 serve de exemplo para demonstrar que através de redes sociais na Internet é possível trocar informações e organizar protestos em vários pontos do mundo, mesmo debaixo de forte opressão e censuras governamentais iranianas. A campanha presidencial de Barak Obama em 2008 captou doações por meio da Rede e revolucionou as eleições americanas. O ativismo das ONGs funciona com grande eficiência através da Internet. O mesmo será com a propagação do Evangelho, você tem dúvidas ainda?

Os países opressores que aplicam políticas antirreligiosas para que seus cidadãos não possam acessar conteúdos bíblicos conseguem em parte bloquear, mas os sistemas de filtros não são infalíveis. A escalabilidade da Rede (ver figura) em seus bilhares de caminhos assemelha-se às conexões de bilhões de neurônios do nosso cérebro ou os corpos celestes de uma galáxia. Quem vai controlar a Internet?

Segundo as Sociedades Bíblicas Unidas, a Bíblia já foi traduzida, até 31 de dezembro de 2007, para pelo menos 2.454 línguas e dialetos, sendo o livro mais traduzido do mundo.

Isaías 11:9: "...porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar."


Texto: Raniere Menezes (Via Frases Protestantes)

7 comentários:

  1. Bom Post - Hermes.
    E é realmente o que eu tenho pensado últimamente - usar a Web (Redes Sociais) pra propagar o genuíno evangelho. Fique na Paz

    ResponderExcluir
  2. Hermes,

    Jesus declara em Mateus 24:14 "E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim."

    É inevitável que isso aconteça. Conforme, bem questiona o autor, "Haverá meio de comunicação mais eficaz para propagar o Evangelho?"

    Quem já identificou isso não perde tempo e publica a mensagem de vida ensinada por Jesus Cristo.

    E que essa mensagem se propague cada vez mais e com maior velocidade. Que alcance o mundo inteiro, sem excessão, dando oportunidade para que todos se arrependam e conquistem a salvação ofericida por meio de Jesus Cristo.

    Que Deus nos ajude neste trabalho.

    Pregar a Palavra é o maior poder que Deus concedeu aos homens!

    "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;" Romanos 1:16

    Publico no PC@maral

    Que Deus nos abençoe e use cada vez mais na internet!

    ResponderExcluir
  3. Irmão Hermes, boa tarde e Paz de Cristo.
    É a primeira vez que o visito e posto aqui após sua visita em meu blog. Estou corridão em relação á tempo e faço esta postagem, do trampo, num intervalo de atendimento á clientes, poucos, mas alguns.
    Quanto ao texto daqui, realmente, show.
    Concordo que todos terão acesso á conhecer o que contém na Bíblia e a saber sobre Jesus Cristo nosso Senhor.
    Por mais que tentem proibir, não há limites.
    Cada um fazendo sua parte, as coisas vão fluindo.
    Um forte abraço pra ti e espero estar aqui mais vezes.
    Deus te abençoe sempre. Com calma vou comentando em outras postagens suas, deixa aliviar aqui.
    Abração.
    Té.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu irmão Hermes!

    À medida que ia lendo o texto fui sentindo um calor dentro do peito, uma ânsia em fazer algo mais, usar mais e mais esta ferramenta maravilhosa que dispomos que é a internet.

    Que Deus o abençoe e muito obrigado por sua visita em meu blog!

    Um grande abraço,

    JC

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz. Gostei do post pois descreve exatamente o porquê de usarmos a internet para a propagação do evangelho. Antes desta pandemia, a internet era vista como uma coisa ruim que afasta o cristão dos princípios de Deus, como foi também quando surgiu a tv e o rádio. Gostei e vou divulgar a postagem. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos pelos comentários.
    Sejam sempre bem-vindos em nosso espaço.

    ResponderExcluir
  7. PC, seu comentário é muito pertinente. Valeu!

    ResponderExcluir