quinta-feira, novembro 25, 2021

0

CUIDADO COM O QUE VOCÊ AGRADECE!

Por Hermes C. Fernandes 

Neste Dia de Ação de Graças, sejamos gratos em tudo, mas não por tudo. Há uma diferença enorme ente uma coisa e outra. As Escrituras nos orientam: “em tudo dai graças" (1 Tessalonicenses 5:18). Isto é, em qualquer circunstância, sejamos gratos. Nem que seja pelo simples fato de estarmos vivos. Entretanto, não somos orientados a darmos graças por tudo, como se tudo devesse ser creditado a Deus, inclusive as consequências de nossas próprias escolhas. Por exemplo: que sentido teria agradecer a Deus por uma tragédia como a pandemia que já ceifou a vida de milhões de pessoas no mundo? Seria Ele o responsável por isso? Acredito que não. E que tal agradecermos a Deus por havermos sobrevivido ao COVID-19, enquanto tantos morreram? Isso lhe parece razoável? Pois a mim, não. Como assim? Eu não disse anteriormente que deveríamos agradecer EM TUDO, em qualquer circunstâncias, nem que fosse pelo simples fato de estarmos vivos? Sim. Eu disse. Mas não quando esta gratidão brota da comparação entre o que nos ocorreu e o que ocorreu a outros. Não me sinto à vontade para agradecer por ter sido poupado enquanto milhões tiveram suas vidas ceifadas. Assim como não me sinto à vontade para agradecer por nada que eu tenha conquistado em comparação a quem não teve a mesma sorte que eu. Tampouco deveria agradecer por possuir virtudes que meu próximo aparentemente não tem. Foi isso que fez um dos personagens de uma parábola contada por Jesus. Dois homens subiram ao templo para orar, um religioso fariseu e um publicano (odiado pelos judeus por ser aliado de Roma). "O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" Na conclusão da parábola, Jesus afirma que o publicano penitente desceu justificado para sua casa, e não o fariseu "agradecido"; "porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado" (Lucas 18:9-14). À luz deste texto, não me atrevo a agradecer a Deus por ser melhor do que ninguém, nem por ter tido sorte diferente ou por qualquer outra razão que brote da comparação entre mim e o meu próximo. Se mil caíram ao meu lado e dez mil à minha direita, sem que eu tenha sido atingido, agradecerei a Deus pela oportunidade de poder ajudá-los a se levantar. Se Ele me preparou um banquete na presença dos meus inimigos, agradecerei a Deus o privilégio de poder repartir com eles o meu pão. Assim, minha gratidão brotará do amor a Deus e ao meu próximo e não da comparação entre mim e quem quer que seja., tampouco da presunção de ser melhor ou estar em situação mais favorável que o meu semelhante. A todos, um feliz Dia de Ações de Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário