sexta-feira, janeiro 15, 2021

0

PORQUE RESPONSABILIZO O DESGOVERNO DE BOLSONARO PELO CAOS EM MANAUS E NO BRASIL

 


Por Hermes C. Fernandes

Ontem, assisti à live semanal do presidente Jair Bolsonaro. O que vi foi um show de horrores e de negação da ciência. Num dado momento, Rodrigo Constantino dirigiu uma pergunta ao general Pazzuelo, ministro da saúde. O jornalista bolsonarista questionou as medidas preventivas da COVID-19 como o distanciamento social, o uso de máscaras, e por fim, questionou as vacinas. Segundo ele, os governos estariam nos tratando como meros súditos. Surpreendentemente, Pazzuelo elogiou a pergunta de Constantino, chamando-a de inteligentíssima. Sinceramente, para mim, a resposta de Pazzuelo foi uma confissão de culpa. Ele relativizou, na maior cara de pau, todas as medidas que seu próprio ministério tem adotado. E, pasmem: ele disse que o que aumenta nossa imunidade contra o vírus é o fato de estarmos felizes, nos divertindo, transitando livremente. Logo, o distanciamento social, por nos privar de tudo isso, seria o responsável pela queda de nossa imunidade e consequente disseminação do vírus. É justamente este discurso anticientífico que deve ser responsabilizado pelo caos que se instalou no país. Discurso esse que tem sido reverberado em milhares de púlpitos de igrejas pelo Brasil afora. Pelo jeito, o vírus da ignorância tem letalidade igual ou maior que o da COVID-19.

Não adianta repassar milhões para os governos estaduais só para poder culpá-los pela má gestão da crise sanitária. O discurso negacionista reduz a nada qualquer esforço de atenuar os efeitos da pandemia. 

O que o país está vivendo agora é fruto das festas de fim de ano. O discurso bolsonarista insiste em que as pessoas devam circular livremente e que o comércio e demais atividades devam funcionar normalmente. Deputados bolsonaristas como Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, Bia Kicis e Carla Zambelli comemoraram quando o povo de Manaus desafiaram as medidas tomadas pelo governo local, saindo às ruas em protesto e pedindo a reabertura do comércio. 

Eles precisam ser responsabilizados, juntamente com o seu mentor e mito. Não dá para fazer vista grossa com o que está ocorrendo no país. 

Não se trata de incompetência. Antes fosse. Pelo contrário, eles estão sendo competentíssimos em convencer as pessoas a tomarem atitudes suicidas e se negarem a tomar a vacina. Eles não querem ter gastos com vacinação em massa. Preferem um genocidio que já está em andamento. O vírus é um aliado deste desgoverno. 

Minha esperança é que a história os julgará. E ainda que escapem dos tribunais humanos, não escaparão do tribunal divino.

Enquanto isso, a Venezuela envia cilindros de oxigênio para socorrer a população de Manaus. Diante das cenas que se propagam mundo afora, ninguém mais tem receio de que seu país se torne numa Venezuela. O receio do mundo é se tornar num Brasil.

E para os pastores que insistem em apoiar esta necropolitica, deixo a exortação do apóstolo Paulo:

“E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” Efésios 5:11 

Lembrem-se que o próprio diabo citou a Bíblia diversas vezes para enredar Jesus durante a tentação no deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário