Por Hermes C. Fernandes
Mais uma eleição se avizinha e duas opiniões antagônicas e radicais têm sido adotadas por muitos cristãos. Dois extremos que precisam ser evitados para que a igreja não caia no fosso entre a alienação e o comprometimento.
De um lado estão os que se envolvem no processo, apoiando candidatos indicados pela liderança da igreja. Qualquer que ouse questionar é reputado por rebelde.
Do outro lado estão os que defendem o distanciamento da igreja do processo político eleitoral.
Há que se buscar o ponto de equilíbrio. A igreja, enquanto instituição, deve manter-se isenta, permitindo que seus membros exerçam cabalmente sua cidadania. Porém isso não lhe tira a responsabilidade de orientá-los quanto ao uso consciente do direito de votar.
Não confundamos isenção com alienação, nem engajamento com comprometimento.
Uma igreja pode engajar-se no processo de conscientização, desempenhando o papel de agente politizador. Mas jamais deve comprometer-se com qualquer que seja a ideologia, partido ou candidatura, sob pena do prejuízo de seu papel profético.
Cada membro deve ser estimulado a pensar por si mesmo, e fazer suas próprias escolhas. Portanto, a função da igreja é pedagógica, não ideológica.
A despeito disso, um número cada vez mais expressivo de cristãos tem se engajado em campanhas políticas. Uns até movidos por ideais (ainda que ingenuamente), outros por interesses pessoais.
Aproveitando-se disso, candidatos ávidos pelos votos dos fiéis assediam sistematicamente as igrejas durante a época de eleições.
O que para alguns líderes pode ser traduzido como provisão de Deus em tempo de crise, para outros menos ingênuos, tal assédio revela o caráter oportunista e desonesto de nossa classe política, e por isso, deve ser rechaçado.
Para fazer a ponte entre pastores e políticos surge a figura do pulpiteiro, geralmente alguém pertencente ao meio evangélico ou egresso dele, e que domina o evangeliquês. Num País de 46 milhões de evangélicos, o pulpiteiro pode pesar mais para uma candidatura do que o marketeiro profissional.
Mesmo alguns líderes tidos como referência ética no meio, acabam cedendo ao assédio do pulpiteiro. A lógica é simples: se a maioria se beneficia disso, por que ficar de fora? Que mal haveria em aceitar uma oferta generosa para apoiar publicamente um candidato?
Ademais, parece mais simples (e conveniente) apontar um candidato, do que ensinar o povo a votar com consciência.
Não é debalde que durante esta época muitas igrejas concluem suas obras, adquirem equipamento novo de som, ou aquela tão sonhada propriedade para a construção do novo templo. É também nesta época que muitos líderes eclesiásticos desfilam de carro novo, ou anunciam à igreja que depois de tanto tempo de trabalho ininterruptos, finalmente sairá em férias com a família logo após os festejos de fim de ano.
O que está em jogo, afinal?
Não é apenas a postura ética que escorre pelo ralo da conveniência. Um candidato capaz de oferecer propina (este é o nome correto) em troca de votos, do que será capaz depois de eleito?
E mais: de onde ele consegue tanto dinheiro para bancar esta compra de votos no atacado? Que grupos estariam por trás de sua candidatura? Que interesses têm?
Portanto, líderes que se rendem (ou se vendem) às propostas destes políticos estão cometendo traição. Traem seu povo, sua consciência, seus votos ministeriais, e o pior, seu Deus.
Deveriam ler atentamente a advertência proferida pelos lábios do profeta Isaías:
“Os teus príncipes são rebeldes, companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno, e corre atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas.” Isaías 1:23Está na hora de darmos um basta nesta famigerada prática. Púlpito não é palanque, e igreja não é curral eleitoral, mas aprisco das ovelhas de Cristo.
Pastores, preparem-se para prestar contas ao dono da Igreja. Deus não os terá por inocentes. Portanto, “apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, não por torpe ganância, mas de boa vontade, não como dominadores dos que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa de glória” (1 Pe. 5:2-4).
Embora reconheçamos a postura antiética e vexatória de muitos líderes no que tange à política, não podemos nos afastar do processo político, mas nos engajar no afã de produzir entre as ovelhas de Cristo uma consciência política sadia e honrosa.
Cidadania celestial e cidadania terrena não são necessariamente excludentes. Como cristãos comprometidos com o futuro da humanidade, precisamos encarnar os valores e princípios do reino de Deus e expressá-los através de nossa conduta no processo político/eleitoral.
Movido exclusivamente por este interesse, resolvemos assumir a responsabilidade pela produção de uma pequena cartilha para os cristãos. Chamamo-la de Cartilha Reinista pelo Voto Consciente, pois não está vinculado a qualquer denominação, e sim aos ideais do Reino de Deus e a sua justiça.
Click aqui para conhecer a cartilha
Maravilhoso seu texto. Bastante esclarecedor.
ResponderExcluirO problema que toda essa coisa acontece com consentimento das próprias ovelhas, muitas se deixam manipular por seus lideres, creio que os lideres podem até orienta-las, mas nunca manipular, devem deixar livre as ovelhas para decidirem em quem votar, Afinal de contas vivemos em uma sociedade com vários tipos de informações, não da pra ser manipulado, só se manipula quem se deixa ser manipulado. Paz Hermes!
Jesus Cristo sempre será O Rei dos Reis.
ResponderExcluirIrmão HERMES,graça e paz.
Realmente,as igrejas estão pregando outro evangelho e não o original que Jesus Cristo ordenou;sendo: O dá riquezas, dinheiro etc um cristianismo falso. Isto é lamentável!
Estão esquecendo do principal,O EVANGELHO VERDADEIRO DE JESUS CRISTO DE VIDA ETERNA.
Mas isto,será pesado na balança de DEUS no julgamento do juízo final,ninguém escapará!
No livro de Tito 1.7 diz: Porque convém que o bispo(pastor,presbítero e etc),seja irrepreensíveis como despenseiro da casa de Deus,não soberbo,nem iracundo,nem dado ao vinho,nem espancador,nem cobiçosos de torpe ganância; mas dado à hospitalidade,amigo do bem,moderado,justo,Santo,temperante.
As palavras "PRESBÍTERO"(NO GREGO PRESBUTEROS) E
E "BISPO"( NO GREGO EPISKOPOS),são equivalentes e se referem ao mesmo cargo eclesiástico. "presbítero" indica a maturidade e dignidade espiritual necessárias ao cargo; "Bispo" se refer ao trabalho de supervisonar a igreja como administrador da casa de DEUS; como são os deveres dos pastores também.
DEUS requer os mais altos padrões morais para os ministros da igreja;DEUS sabe que se os líderes não forem irrepreensíveis,a igreja se afatará da justiça por causa da falta de exemplos piedosos que sirvam como modelo de vida para o cristão.
Aparecerão na igreja pastores,bispos,presbíteros apóstolos etc, de grande capacidade e poderosamente ungindos por DEUS. Alguns realizarão grandes coisas por DEUS,e pregarão a verdade do evangelho de modo eficaz,mas com o tempo,a ganância e avareza ao dinheiro,os prazeres do mundo e etc,perderão a unção do Espírito Santo Santo,e se afastarão da fé e paulatinamente se voltarão para espíritos enganadores e falsas doutrinas. Por causa da unção e do zelo por DEUS que tinham antes,desviarão a muitas pessoas que são sinceras a DEUS,mas que não estão amadurecidas espirutalmente. Isto irmãos já é o começo da nova ordem mundial,é a preparação do anticristo e da besta,O poder do dinheiro e riquezas JÁ "reinam nas igrejas"e no mundo interiro.
Não vai demorar! As igreja serão governadas e dirigidas por Satanás,juntamnte com o anticristo e a besta;"Isto vai acontecer"!Queira o homem ou não vai acontecer!
Mas nós os Verdadeiros servos de DEUS,não veremos isto acontecer;pois subiremos estaremos com Jesus Cristo na nova Jerusálem para todo o sempre ALELUIAS,LOUVADO SEJA O NOME DE JESUS CRISTO DE NAZARÉ!
A popularidade dos ensinos antibíblicos vem sobretudo pela ação de Satanás,conduzido suas hostes numa posição cerrada à obra de DEUS;sendo que será maior atividades de satanismo,espiritismo,ocultismo,posseção e engano demoníacos,no mundo e na igreja ver Efésios 6.11,12.
Os cristãos fiéis não devem pensar que pelo fato da apostasia predominar dentro da igreja do cristianismo nesses últimos dias,não poderá ocorrer reavivamento autêntico,nem que o evangelísmo segundo o padrão do Novo Testamento não será bem-sucedido. DEUS prometeu que nos "últimos dias" salvará todos quantos invocarem O SEU NOME;e os que se separarem
dessa geração perversa. Jesus cristo,derramará sobre o seu povo o seu Espírito Santo que levará o cristão a um avivamento,para a vota do SENHOR; ver Atos 2.16,21,33,38,40; e 3.19.
Amado em Jesus,Imão HERMES,me desculpe o excesso de espaço,mas a Verdade está aí! O mundo jás do maligno.
HERME,DEUS TE ABENÇÕE MEU COMPANHEIRO DO EVANGELHO.
Oi Hermes,
ResponderExcluirPassei para conhecer seu blog, conforme seu convite. Legal, gostei! Virei outras vezes e farei uma auditoria minuciosa em tudo, fique tranquilo. :) Abraço
Lou Mello
MEU IRMÃO HERMES ME DESCULPE,O ERRO DE ESCREVER O SEU NOME HERME NO ÚLTIMO PARÁGRAFO.
ResponderExcluirPOR FAVOR ME DESCULPE,MEU IRMÃO HERMES,HOMEM DE DEUS!,POR GENTILEZA SE FOR POSSÍVEL CORRIGI-O OK?
MEU IRMÃO AMADO,LEMBRE-SE,SEDE FIEL ATÉ A MORTE NO EVANGELHO DE SALVAÇÃO DE VIDA ETERNA ATRAVÉS DE JESUS CRISTO DE NAZARÉ,E ELE JESUS,DAR-LHE-A A COROA DA VIDA AOS QUE VENCEREM! VC TEM QUE SER UM DELES! PORQUE JESUS CRISTO TE ESCOLHEU PARA PROFETIZAR E GANHAR ALMAS NESTES ÚLTIMOS DIAS DO FIM!
FIQUE NA PODEROSA PAZ DE JEJSUS CRISTO O NAZARENO.
bom post
ResponderExcluirja estou te seguindo
siga-me tbm
www.bibliameditada.blogspot.com
divulgue meu banner em seu site q estou te divulgando no meu
agradeço, vai la e opnie, comente e etc rs
A paz do Senhor Jesus!
ResponderExcluirHermes,primeiramente me perdoe por não ter respondido o comentário que você fez em meu blog sobre a troca de banners.
O que acha de fazermos troca de banners(PARCERIA)
MEU BLOG: HTTP://www.ferramentasgospel.blogspot.com
QUE DEUS TE ABENÇOE!
Ótimo alerta para os cristãos! Quisera eu todos os líderes ensinassem a consciência política.
ResponderExcluirColoquei o seu banner no meu Blog Entendes. Eis o código do meu:
Endereço: http://entendes.blogspot.com
Imagem: http://lh6.ggpht.com/_uGilEWo24EM/THxbcmuL6hI/AAAAAAAAGbg/xyOhVEyiH3s/banner_entendes_small.gif
(não consegui adicionar o código - se precisar pega lá no blog no canto direito)
Obrigado!
Matheus Soares
http://entendes.blogspot.com
A paz do Senhor!!
ResponderExcluirO senhor aceitou a troca de banners?
Eu queria uma resposta,pois irei colocar o seu banner em meu blog.
Meu blog:
ferramentasgospel.blogspot.com
Olá Allison!
ResponderExcluirClaro que aceitei a parceria. O problema é que não estou conseguindo colocar seu banner. Algo parece estar errado com o código fornecido em seu blog. Dá uma checada e me avisa, ok?
Abraço!
Matheus,
ResponderExcluirSeu banner já está incluído aqui.
Valeu pela parceria.
Parece que meu banner está com um probleminha por causa do excesso de imagens que tenho na conta. Mas já, já, ele regulariza.
Guilherme,
ResponderExcluirSeu banner também já está incluído.
Obrigado pela parceria.
Muito boa postagem! Infelizmente, nós, crentes em Cristo, pagamos o preço pela nossa alienação. Com isso, muitos espertalhões se aproveitam da ingenuidade da Igreja para se locupletarem.
ResponderExcluirVeja: http://www.apenas-para-argumentar.blogspot.com/2010/08/o-cristao-e-politica-2-pl-73712010-fgts.html
Graça e Paz!
Pronto Hermes!
ResponderExcluirAcredito que concertei o problema em meu banner,pode tentar colocar novamente,qualquer problema me informa.
Que Deus te abençoe!
Ok, Allison!
ResponderExcluirSeu banner já está aqui no blog.
Este texto me parece antigo e o senhor republicou, não tinha lido ainda, se for, meu Deus como é atual o assunto!
ResponderExcluirÉ triste demais ver gente que criticava os outros lideres, e de repente, viram pastores e caem na mesa cilada do inimigo, da qual criticava. Tenho visto isto e é triste demais!!
É como o seu texto que agora pouco eu comentei, sobre 'Onde é que foi parar aquele menino', onde é que foi parar vários lideres que praticavam o zelo nas suas denominações e agora não mais o fazem, meu Deus que tristeza... que o nosso Deus desperte vários profetas Natan's para falar a vários Davi's que estam adulterando o ministério, seu compromisso com a igreja, e se vendendo com o mundo.
Tenho dito: "A igreja e o estado é um casamento adulterado" (Carla Berigo)
E porque? Porque a igreja é a noiva de Cristo e está "ficando" com o mundo.
Triste.