sexta-feira, julho 02, 2021

0

CARTA AOS PAIS DE HOMOSSEXUAIS

 


Por Hermes C. Fernandes


Antes de tudo, solidarizo-me com suas angústias e preocupações com o fato de seu filho ou filha ter se assumido gay. Talvez você tenha se surpreendido, pois jamais observou os sinais que indicavam a orientação sexual dele ou dela.  Ou talvez você já houvesse percebido, mas preferia manter uma postura de negação. Mas a verdade não pode ser escondida por muito tempo. Mais cedo ou mais tarde, isso acabaria acontecendo.


Sabe aquela sensação de perder o chão? Não se culpe por ela. É absolutamente natural. Afinal, há tantas questões envolvendo a homossexualidade. Questões para as quais você ainda não tem a resposta. 


Provavelmente, a primeira que lhe ocorreu foi “onde eu errei?” Jamais se sinta culpado por algo que não deveria gerar culpa. Seu filho não escolheu ser gay. Portanto, a orientação sexual dele não se deve a nenhuma falta de sua parte. Porém, a resposta que você der à questão é de sua total responsabilidade. 


Ao decidir se assumir, seu filho demonstrou ser alguém de caráter firme, corajoso, razão suficiente para que você se orgulho dele em vez de se sentir envergonhado. Se não lhe contou antes, certamente porque temeu a sua reação. Pode imaginar o quanto foi difícil para ele manter tudo isso em sigilo por tanto tempo? Pode imaginar a angústia que enfrentou por temer lhe desapontar? 


Não pense que ele esteja usando isso para lhe insultar. Ele simplesmente não consegue mais esconder de quem mais ama a verdade acerca de sua sexualidade. 


Já não basta tudo o que terá que enfrentar lá fora, os olhares discriminatórios, as piadinhas maliciosas, os julgamentos, o risco iminente da violência física? Tudo o que ele espera encontrar em você é acolhimento. 


"O que os outros vão pensar?", você se pergunta. Às favas com as opiniões dos outros! O mais importante é a felicidade e o bem-estar do seu filho.


Mais do que nunca, ele procura em você alguém capaz de peitar a hipocrisia do mundo por ele. 


Seu filho ou filha ainda lhe dará muito orgulho. Os valores que você lhe passou não se perderam. Virtudes como integridade, honestidade, sinceridade, honradez, lealdade, generosidade, e tantas outras, não podem ser ofuscadas por sua orientação sexual. 


Além do mais, sua orientação sexual não é um defeito, uma vicissitude,  uma perversão, mas apenas uma condição existencial inata. Ninguém se torna gay. O próprio Deus o fez assim, e certamente não o condenará por isso. Não serão meia dúzia de versículos bíblicos mal traduzidos ou mal interpretados que provarão o contrário. 


"O que eu fiz para merecer isso?", "Seria isso uma maneira de Deus me castigar?" Se estes pensamentos lhe ocorreram, então, devo deduzir que o estrago feito pelo discurso religioso foi realmente grande, porém, não irreversível. Enxergue o seu filho pelas lentes da graça, e você perceberá que ele sempre foi, é e continuará sendo uma dádiva, um dom que lhe foi confiado por Deus, jamais um castigo ou um carma. 


Ame-o. Aceitei-o como ele é. Proteja-o. Seja um escudo para ele. Faço-o sentir-se orgulhoso do pai ou mãe que você é, pois certamente ele não deseja outra coisa que não seja ser orgulho de seus pais. 


"O que será da alma dele?", "Deus não o enviará para o inferno?" A resposta é: Não! Deus não o enviará para o inferno por ser gay. Mas certamente, muitos que pensam falar em nome de Deus vão querer fazer da vida dele um inferno aqui e agora. Não ceda nem um milímetro. Muitos desses religiosos que esbravejam em seus púlpitos e redes sociais, usam seu discurso odioso para esconder suas taras e perversões. Cuidado com quem arrota santidade, mas é incapaz de demonstrar qualquer humanidade para com as minorias ou para com quem pensa ou viva de maneira diferente daquela que tentam impor. 


Sei que provavelmente você tenha investido expectativas sobre o seu filho ou filha, dentre as quais, a de que um dia lhe daria netos. O fato de ser homoafetivo não impede ninguém de ter filhos, mesmo que para isso, tenha que adotar. Quantas crianças foram abandonadas ou perderam seus pais e que poderiam ser acolhidas por casais homoafetivos. Considere esta possibilidade. 


Quando ao mundo, ele está mudando. A cada geração, as pessoas estão mais conscientes de que ninguém deve ser discriminado, quer seja por sua etnia, por seu credo religioso ou por sua orientação sexual. 


Se quisermos deixar um mundo melhor para os nossos filhos, devemos buscar deixar filhos melhores para o nosso mundo. Seu filho é a sua contribuição particular para um mundo mais justo, amoroso e solidário. 


Que tal sair agora ao encontro dele ou dela para lhe dar aquele abraço? Se não for possível hoje por causa da distância, não durma sem enviar uma mensagem de texto, declarando-lhe o seu imenso amor. Vai por mim... Evite cobranças e indiretas, nem se preocupe em dar satisfação ao mundo. Minha sugestão: Poste uma foto bem bonita dele ou dela em suas redes e diga ao mundo o quanto ele ou ela é motivo de orgulho para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário