quinta-feira, novembro 12, 2020

0

NÃO SEJA PASSADO PRA TRÁS NESTAS ELEIÇÕES

 Por Hermes C. Fernandes

O que significa “comprar votos”?

A tentativa de compra de voto se dá quando o candidato propõe ao eleitor um bem ou vantagem em troca do voto. De acordo com a Lei, é proibido a qualquer candidato, "doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor, com a finalidade de obter-lhe o voto, bens ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública". 

Dentre as práticas mais comuns, podemos citar: 

Compra de votos diretamente com dinheiro; 

Promessa de emprego; 

Doação de cestas básicas; 

Distribuição de lotes e materiais de construção; 

Consultas médicas, distribuição de medicamentos, de exames de 

laboratórios, de atendimento hospitalar; ligaduras, cirurgias; 

Distribuição de dentaduras, óculos, muletas, cadeiras de rodas; 

Auxílio para obtenção de documentos; 

Uniformes e materiais para jogos e times esportivos; 

Passagens e transportes, viagens e passeios; 

Remoções gratuitas em ambulâncias; 

Caixões e transporte para enterros.

Em casos envolvendo igrejas, é comum o candidato oferecer material de construção, terrenos, aparelhagem de som, instrumentos, carro, material gráfico, etc. 

ATENÇÃO: Qualquer um dos exemplos citados é tentativa de compra de voto. Por isso deve ser denunciado, mesmo que o candidato alegue que não teve esta intenção. 

Quando você está vendendo seu voto?

Para que o Brasil seja considerado um país sério, é necessário acabar com a ideia de que as eleições constituem oportunidades privilegiadas para pedir favores ou ganhar presentes dos políticos. 

Vender o voto é péssimo negócio, pois o mesmo vale muito mais do que qualquer coisa que o candidato possa oferecer. Com ele, você pode melhorar a vida da sua família, da sua rua, da sua comunidade, da sua cidade, do seu estado, de seu país. Se você vota com seriedade, os recursos públicos podem ser empregados em escolas dotadas de bons professores, boa infra-estrutura e boa merenda, onde seus filhos poderão aprender mais e melhor, quebrando o ciclo da pobreza e progredindo na vida. Também haverá verbas para construir mais creches públicas, hospitais, casas populares, transporte etc. 

Na maioria das vezes, a venda do voto ocorre porque a pessoa está desiludida com a classe política, principalmente com os que sempre prometem, mas jamais cumprem. Por esse motivo, a pessoa aceita “presentes”, acreditando estar levando alguma vantagem sobre o candidato. Mas na verdade, está sendo passada para trás. 

Quem vota com seriedade tem a oportunidade de cobrar do candidato tudo o que prometeu durante a campanha eleitoral.

O Brasil é um país que tem tudo pra dar certo.  Quem não é sério é aquele político que usa seu cargo em benefício próprio, administrando as coisas públicas irresponsavelmente. Somente através do voto consciente podemos afastá-los da política, substituindo-os por gente em quem se possa confiar. 

É correto aceitar brindes?

O oferecimento de brindes de campanha – como bonés, bottons, camisetas, chaveiros, canetas, pentes etc – não é considerado compra de votos. Mas é bom ficar de olho aberto, porque atrás de um ingênuo brinde pode haver a intenção de barganhar o voto. Portanto, se você aceitar um brinde, não se considere comprometido em retribuir ao candidato de alguma forma, muito menos com seu voto.

Muita gente brinca na hora de votar, cedendo seu voto a candidatos cuja campanha foi marcada pelo humor escrachado. Pode até parecer uma maneira de protestar, mas no fundo, o tiro sai pela culatra. 

Não vote em ninguém porque é artista, famoso, esportista, humorista, ou mesmo, pastor ou líder religioso. Muitos querem aproveitar o momento de fama para angariar votos, porém, não têm pretensão de lutar pelas camadas populares, mas apenas pelos interesses da própria classe.  Independentemente de quem seja o candidato, busque saber quais são suas propostas e com que grupos ele está comprometido.

Chantagens eleitorais

Muitos candidatos inescrupulosos se aproveitam da ignorância das pessoas para promover uma espécie de chantagem eleitoral. Acusam sem oponentes alegando que farão algo que prejudicará a população, usam “factóides”, que são fatos inventados para tocar o terror nos eleitores. Coisas do tipo: - Se fulano for eleito, vai acabar com o bolsa família! Ou ainda: - Vai liberar a maconha! 

Examine as propostas dos candidatos que são concernentes ao cargo que pleiteiam, e não se deixe levar pela argumentação de quem joga sujo. Quem não respeita seus adversários, não vai respeitar seus eleitores. 

Alguns pastores mais afoitos chegam a fazer ameaça de púlpito para quem ouse votar em um determinado candidato. Há quem tema até pela sua salvação. 

Não deixe que ninguém pense por você. Vote com seriedade e maturidade. Você não vai perder a salvação, ou terá sua comunhão com Deus comprometida, simplesmente por votar em alguém cuja ideologia é combatida por sua denominação.

O voto é secreto para evitar pressões e garantir a liberdade dos eleitores. Ninguém pode obrigar você a votar em uma pessoa ou partido. Ninguém precisa saber em quem você votou. E mais: ninguém jamais saberá em quem você votou, a menos que você conte. 

O que fazer ao testemunhar ou identificar uma tentativa de compra de voto? 

A denúncia pode ser feita por qualquer cidadão que descobrir isoladamente, que alguma infração está sendo cometida. Mas, a denúncia será mais eficaz se for feita em grupo. Por isso, o melhor é levar a denúncia ao Promotor Eleitoral (Ministério Público) mais próximo ou diretamente à Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário