Por Hermes C. Fernandes
"Examinai tudo. Retende o bem." 1 Tessalonicenses 5:21
O que significa "examinar"? De acordo com o dicionário, examinar é ponderar, observar, analisar atentamente, minuciosamente. Considerando a sugestão de Paulo, que tal se examinássemos o Carnaval? Em vez de simplesmente bater o martelo e condenar a maior festa popular do mundo, prefiro desembrulhar o pacote e averiguar item por item.
Como sou do Rio de Janeiro, apresentarei abaixo as razões que me levariam a aplaudir e a vaiar o carnaval carioca:
Primeiro, o que eu aplaudiria sem o menor constrangimento:
• A criatividade dos carnavalescos e compositores expressada nas fantasias, no show de cores, nos carros alegóricos, e, principalmente, no samba-enredo, muitos dos quais retratam a história, o folclore e a cultura do povo brasileiro, enquanto outros denunciam o descalabro do preconceito, da devastação ambiental e outras mazelas que assolam a sociedade. Também é de se admirar a homenagem feita a alguns ícones populares.
• O empenho e a empolgação contagiosa do povo brasileiro, cantando, dançando e desfilando pela avenida, sempre com um sorriso nos lábios, mesmo com os pés sangrando de tanto sambar.
• A união de pessoas de camadas sociais diferentes. Morro e asfalto se unem em defesa do estandarte da escola de samba.
• O encontro de gerações. É bonito de se ver a honra dada à chamada velha guarda, bem como a integração e participação das crianças.
O que deveria nos envergonhar, e que, portanto, merece minhas vaias:
• A política de pão e circo descaradamente usada e abusada pela classe política para distrair o foco da população dos assuntos importantes. Enquanto o povo festeja, a roubalheira prossegue. Não foi à toa que os mensaleiros foram absolvidos da acusação de formação de quadrilha na semana do Carnaval. Se fosse em outra época do ano, talvez o mesmo povo teria saído às ruas para protestar.
• A promiscuidade do poder público. Dos 51 vereadores do RJ, somente 5 se recusaram a usufruir de ingressos para o camarote patrocinado pelos contraventores do jogo de bicho, como pode ser constatado aqui.
• A lavagem de dinheiro do crime organizado e da contravenção com a anuência do poder público.
• A imagem da cidade associada ao turismo sexual e explorada à exaustão pelo mundo afora. O principal cartão postal que atrai turistas ao Rio de Janeiro não é o Corcovado, nem o Pão de Açúcar, mas os glúteos de nossas mulatas.
• A atmosfera de permissividade e licenciosidade, responsável pela gravidez precoce de muitas adolescentes, e pela destruição de muitas famílias através do sexo casual irresponsável e pelo uso de álcool e entorpecentes.
• O aumento drástico de acidentes nas estradas e da violência urbana que ceifam a vida de milhares de pessoas.
Cuidemos para não jogar fora a criança juntamente com a água do banho. O que for bom e belo deve ter seu sabor realçado pelo sal, mas o que for reprovável deve ser manifesto pela luz. Devemos, portanto, evitar dois extremos: o legalismo que a tudo condena sem se dar o trabalho de examinar e a licenciosidade que nos faz aceitar tudo, tornando-nos "cúmplices das obras infrutuosas das trevas" (Ef.5:11).
* Em tempo, muito merecida a homenagem que a Imperatriz fez para o galinho de Quintino. Zico foi um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Sinto por quem não teve o privilégio de vê-lo jogar.
* Em tempo, muito merecida a homenagem que a Imperatriz fez para o galinho de Quintino. Zico foi um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Sinto por quem não teve o privilégio de vê-lo jogar.
O Bispo Hermes Fernandes disse: "Primeiro, o que eu aplaudiria sem o menor constrangimento:
ResponderExcluir• A criatividade dos carnavalescos e compositores expressada nas fantasias, no show de cores, nos carros alegóricos, e, principalmente, no samba-enredo..."
E PRINCIPALMENTE NO SAMBA ENREDO, então leia parte do samba enredo 2014 de 2 escolas, a Mangueira e o Salgueiro:
MANGUEIRA:
"Faço um pedido a rainha Iemanjá
Ilumine a passarela pra minha escola passar"
SALGUEIRO:
"Templo sagrado de Olorum
Salve a grandeza de Oxalá
Guardiões da natureza
É a magia dos orixás
Oxum Iemanjá Iansã Oxóssi caçador
Ossanha Ogum caô meu pai Xangô.."
Lindos os dois enredos. Muito lindo
ExcluirPodemos separar bem separado. Questões sobre enredo são relativas, umas prestando outras nem minimamente.
ResponderExcluirO que devemos "aprender" com o carnaval das escolas de samba em geral é :
1) Liderança, unir e gerir mais de 2 mil componentes / colaboradores, sem desequilíbrio em torno de um objetivo.
2) Operacionalizar esses mais de 2 mil, sem que uns atropelem os outros.
3) Gerenciar egos na avenida, cada macaco no seu galho sabendo que A não é mais destaque que B.
4) Usar os recursos financeiros com aquilo que realmente causará impacto em que verdadeiramente tem que ser impactado.
5) Organização efetiva com começo, meio e fim. com tudo no seu tempo correto.
Imagina se a Igreja aprendesse com este exemplo e levasse o Reino de Deus a quem deve ser impactado com a verdadeira festa que há de vir.
Então quer dizer que voce gostou e aprova o enredo da mangueira e do salgueiro?
ExcluirQualquer cristão ainda mais um lider cristão que ache que algo do carnaval mereça aplauso tem mais é que comprar uma abadá e ir para salvador (a capital da bahia pois provavelmente seu Salvador não seja Cristo) saudar iEMANJÁ e se purificar a base de manjericão e outras ervas do naipe. Esse lixo em que alguns ou muitos Cristãos são e estão se tornando adeptos é a representação maxima da podridão , da Babilonia/Sodoma e Gomorra carnal bem como culturamente é a marca registrada de uma nação de quinta categoria onde no nosso caso é pelo qual entre o futebol e a bunda e somos lembrados mundo afora. e nada mais. HERMES VOCÊ É UM GRANDE TEÓLOGO (TEOLOGIA- CIENCIA QUE ESTUDA RELIGIÕES) e você usa essa sabedoria(grande diga-se de passagem) nessa ciencia pra se dizer Cristão.. se estiver errado me corrija e me desculpe...mas quando tiver diante do espelho lembra do que falei e faça uma analise..
ResponderExcluirHermes bravo! Vc é um Verdadeiro teólogo? É sim!
ResponderExcluirSem mais comentários.
Hermes, eu sei muito bem que vc não aprova isto que escreveu.
E sei muito bem que vc usa suas táticas de Hermenêutica nos seus textos para puxar a mente das pessoas a refletirem o certo e o errado da vida cristã e pessoal de cada uma pessoa, como este texto aí, e outros polêmicos que já publicou.
Mas com certeza vc Hermes não aprova isto de carnaval eu sei, porque vc é um ganhador de almas para Jesus Cristo.
Como eu disse, vc é muito bom no que faz em seu blog de jogar um texto polêmico, e deixar as pessoas chegarem ao bom senso da realidade cristã, e analisar seus caráter humanos.
Isto é muito bom, isto leva as pessoas darem suas opiniões e mostrar o caminho certo do Verdadeiro evangelho de Jesus Cristo e dos apóstolos.
Carnaval? Festa da carne? Eu Claudio pessoa, delete totalmente em minha vida!
Sou 100% mensageiro do reino de Jesus Cristo, sou ganhador de almas, isto é que é ser sábio, não perco tempo com o mundo que me odeia.
O apóstolo João diz em 1 João 3.13; 4.5,6 diz: Meus irmãos, não maravilheis se o mundo vos aborrece.
Do mundo são; por isso, falam do mundo, e o mundo os ouve.
Nós somos de Deus; aqueles que conhece a Deus ouve-nos; aqueles que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.
Como diz no livro de Provérbios 11.30: O fruto do justo é árvore de vida, quem ganha almas sábio é.
http://g1.globo.com/Carnaval2007/0,,AA1468372-8037,00-CARRO+ALEGORICO+DA+UNIDOS+DA+TIJUCA+PEGA+FOGO+NA+AVENIDA.html QUE CRIATIVIDADE DESSES CARNAVALESCOS...
ResponderExcluirGraça e paz! Bispo mais um excelente texto. O Seguidor de Cristo maduro ouvi de tudo e só retém o que é bom. Carnaval é Carnaval. É uma festa como outra qualquer. A Bíblia diz que do coração do homem é que provém os maus desígnos. O que comportamento que sem tem e se vê em qualquer festa seja lá qual festa for, é só o reflexo do que o o coração está cheio. Não acredito que Jesus vá perguntar quantas almas você ganhou pra mim no Carnaval? Quantas pessoas vc evangelizou no Carnaval? Isso quem vai perguntar é a instituição igreja. No fim Jesus vai perguntar quantos necessitados você ajudou? Quantos presos visitou? A quem vc deu de comer e de beber? Porque quando fizestes a estes, fizestes a mim. É isto que está dito nas Palavras de Cristo. Julgar o que se faz ou fez no Carnaval é agir no efeito. Não vai mudar nada nem ninguém. Entregar-se a Deus, abrir a boca e deixar o Espírito Santo convencer a quem Ele quer é a única esperança de transformação do ser humano. O Evangelho não pode ser só informação tem que ser consciência. É por isso que a bíblia diz não julgue para não ser julgado e quem nunca pecou que atire a primeira pedra. Fabio.
ResponderExcluir