domingo, abril 25, 2010

18

Resposta aos incomodados com o avanço dos blogs apologéticos/subversivos

blogando 2 Muito tem sido falado acerca do labor dos chamados blogs apologéticos. Alguns os criticam usando passagens bíblicas fora de seu contexto para minar sua reputação e despretigiar seu trabalho. Outros vão para seus programas de TV para chamar os seus editores de bandidos, invejos, prequiçosos e por aí vai…

O que não se percebe é o valor extraordinário do trabalho que tem sido desenvolvido por um verdadeiro exército de apologetas. Eu diria que os blogs apologéticos cumprem um papel análogo ao das epístolas de Paulo, Pedro, João e Judas. O que têm em comum? O árduo combate às heresias destruidoras que adentram sorrateiramente os arraiais cristãos.

Graças às heresias, Paulo e os demais escritores neotestamentários empreenderam um trabalho hercúleo para que os cristãos primitivos se mantivessem firmes da verdade.

Ora combatendo o legalismo judaizante, ora combatendo o gnosticismo, os apóstolos não deram um minuto de trégua aos inimigos da fé, muitos dos quais já haviam se infiltrado na igreja, ocupando lugar de promeminência em seus quadros ministeriais.

Quem se escandaliza quando vê nomes serem citados sem o menor recato, talvez não saiba que Paulo nos oferece o precedente para isso. Nem Pedro foi poupado quando andou arrastando asas para os judaizantes.

Quem promove escândalo não são os blogueiros apologetas e sim os vendilhões do templo, os espertalhões que usam do nome de Deus para fazer comércio e angariar a confiança dos crédulos incautos. Eles que deveriam ser censurados, e não so que defender a fé com unhas e dentes.

Honra-me fazer parte deste exército, cujas fileiras têm aumentado significativamente. Cada novo visitante de nossos blogs se torna um ‘subversivo’ em potencial, como aquelas rapozinhas incendiárias que Sansão soltou no meio da plantação dos Filisteus. Aviso aos incomodados que se mudem, ou melhor, que sejam transformados pela verdade do Evangelho, pois este é um caminho sem volta.

A revolução já está em andamento! E é isso que preocupa quem vive da ignorância das pessoas. Enquanto eles gastam milhões em seus programas de TV, nós apenas usamos nosso espaço virtual, sem qualquer gasto (apenas de tempo, a ponta de nossos dedos e neurônios, rs). O alcance dos blogs é tamanho que até o Bispo Macedo já tem o seu e o Papa insiste em que cada padre publique o seu próprio blog.

Criticar os blogueiros apologéticos na TV só fará aumentar cada vez mais sua influência subversiva. Onde isso vai dar? Quem viver, verá!

18 comentários:

  1. Concordo!

    Parabéns pelo texto, devemos lutar sempre em defesa do evangelho genuíno de Cristo. Devemos combater todas as heresias e modismos.

    Em Cristo,
    Elton Morais

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:18 PM

    A paz do Senhor bispo Hermes, você falou tudo agora, porém devemos deixar claro que até mesmo num blog, você está se sujeitando a uma cobrança maior pela parte de Deus.

    E outra coisa, meus parabéns pelos seus 110.000 acessos. Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  3. Falo por mim
    Tenho sido edificada e alertada.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz!

    Muito bom post! Quando se fala em refutar abrerrações "evangélicas" usando as escrituras sagradas, sempre havera aqueles que querem as nossas cabeças, apenas por procurarmos viver a transparência do evangelho. Sejamos como disse Paulo ao gálatas."fiz me acaso vosso inimigo falando a verdade?" Gl 4:16.

    Em Crsito,

    Luciano Vieira

    ResponderExcluir
  5. Lóis8:21 PM

    Meu irmão Hermes,a Paz do Senhor Jesus de Nazaré.
    Hermes a única solução para este mundo,se chama Jesus cristo de Nazaré.
    E para combatermos as heresias,esses falsos mestres,o joio,este mau que está plantado e se arrasta infelismente em nossas igrejas evangélicas é: Orar,e orar sem cessar.
    Não é por força ,e nem por violencia,mas pelo meu Espírito assim diz o SENHOR.
    No livro de Salmos 40.1 diz: Esperei com paciência no SENHOR,e ele se inclinou para mim,e ouviu o meu clamor.
    Tem uma música que diz : A melhor oração é o amar.
    Temos que expor a Verdade que está oculta, mas antes devemos amar ao nosso próximo como Jesus nos ordenou.
    Fiquem na Paz de Jesus Cristo, aquela que enriquece e não acrescenta dores.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Hermes!

    Então...

    Tem muita gente preocupada com essa disseminação virtual, esse derramamento rss mas eu vejo como uma coisa extremamente benéfica, porque com tanta variedade, tantos estilos literários próprios e abordagens pessoais, finda por ser uma grande oportunidade para se estimular o senso crítico, abrindo-se um grande leque para escolhas cada vez mais criteriosas e diversificadas, não só de leituras como de postagens.

    Eu gosto muito. :)

    Ainda mais quando um simples clique manda pro espaço o lixo literário que nada me diz...

    Abs...

    R.

    ResponderExcluir
  7. Hermes,

    Vim até aqui para agradecer pela generosidade das palavras deixadas sobre meu artigo (incomunicável).

    Grato,

    João

    ResponderExcluir
  8. Se alguém que lê blog apologético cair na lábia dos predadores televisivos não será por falta de aviso.
    O proprio Jesus desceu a lenha nos fariseus e espertalhões em seus anos de ministério.

    ResponderExcluir
  9. Paz de Cristo.
    Tenho aprendido bastante aqui e compartilhado tambem sobre um pouco da vivência que tenho na obra de Deus com esses poucos anos.
    Será daí pra pior sempre, é que a diferença é que nunca desistiremos de falar, pregar, e praticar a verdade, isso incomoda.
    Oramos, agimos e alertamos para que haja mudança de atitude sempre.
    Paz pra geral.
    Abração.

    ResponderExcluir
  10. Graça e Paz amado de Cristo!!!

    Parabéns pela postagem, é verdade, que o Senhor Jesus venha transformar o coração destes aproveitadores e blafemadores, nós blogueiros evangélicos temos a missão única de alertar os irmãos e e postar unicamente a verdade e isso incomoda os blasfemadores.
    Deus o abençoe em Nome de Jesus..

    ResponderExcluir
  11. Olá, Hermes!

    Parabéns pelo post! Não cessemos de proclamar a verdade neste mundo evangélico corrompido!

    Cris.

    ResponderExcluir
  12. Fico feliz por tambem fazer parte dessa subversão
    Parabens pelos 110.00 acesso, ajudei nisso heim, rss
    já temos o banner de nosso blog: constrangidospeloamor.blogspot.com
    compartilha aê:

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Camarada Hermes, a luta continua, rsrs...

    Creio e penso da mesma forma. Cheguei a escrever a alguns meses atrás um post meia boca falando que "Blogueiros são Profetas" (http://superjotablog.blogspot.com/2009/08/blogueiros-sao-profetas.html).

    Vamos continuar denunciando o que deve ser denunciado, em Nome de Jesus!

    Viva la revolucion!

    ResponderExcluir
  14. Não me considero apologeta, apenas um cristão cansado de baboseiras e enganos.
    Mas me incluo através de meu blog no processo de revolucionar a vida com a mensagem do Reino.
    Conta comigo Hermes e toda galera.

    Graça e paz, sempre.
    Marcus Vinicius
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Alguns chamam-nos de subversivos, outros de frustrados, desviados e enciumados com a glória alheia. Mas eu os chamo de extremistas e verdadeiros partidários da mesma geração de proclamadores, denunciadores e corajosos, como Elias, João Batista e o próprio Senhor Jesus Cristo - que antes de ser revelado pela glória do Pai, rechaçava com amor e palavras as distorções que os homens faziam.

    ResponderExcluir
  16. Eu leio, apoio e também dou meus pitacos no meu blog: http://aingridquerfalar.blogspot.com/

    Ando cansada de tanta hipocrisia.
    Vamos blogar sim, a favor do Evangelho.

    No amor do Mestre...

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3:23 AM

    Muito bem dito! Se muitos nao apoiavam Jesus e o perseguiram, receberemos tambem perseguições de formas diferentes; mas que tudo seja feito para a honra e glória de Deus.

    ResponderExcluir
  18. ha muitos e muitos erros teologicos, e textos no contexto, porém fora da vontade de Deus. Como dizia Gandi: É mais facíl enganar as pessoas dizendo a verdade do que mentindo.

    ResponderExcluir