quarta-feira, fevereiro 27, 2013

4

Se correr o bicho pega...



Por Hermes C. Fernandes

O relato bíblico é simplesmente surpreendente:

“Quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui assentados até morrermos? Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí. Se ficarmos aqui, também morreremos. Portanto, vamo-nos ao arraial siro e nos rendamos. Se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, tão-somente morreremos” (vv.3-4). Em outras palavras, a conclusão a que esses leprosos chegaram foi “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. O que fazer? Esperar pela morte? Antes de avançarmos no texto, precisamos refletir um pouco mais sobre a situação daqueles homens.

Eram leprosos. Isso significa que eram rejeitados pela sociedade. Viviam fora dos limites urbanos, isolados do resto do mundo. Haviam sido abandonados pela família. E estavam morrendo à prestação. Não sabemos em que grau a lepra se encontrava neles. Se já haviam perdido alguma parte do corpo. Se já estavam em estado terminal. Só sabemos que eram lembretes físicos e visíveis do estado espiritual em que se encontrava aquela sociedade. Eram como zumbis, mortos-vivos, em estado de putrefação antes da morte.

Apesar de sua condição mórbida, eles não perderam o poder de reflexão.

- O que é que estamos fazendo aqui? Não faz sentido ficarmos na porta da cidade, na zona fronteiriça. Ou entramos de vez, ou saímos de vez. Mas se entrarmos, não teremos o que comer. Se ficarmos parados, morreremos do mesmo jeito. Que tal sairmos em direção ao cerco e vermos o que acontece? O pior que pode acontecer é nos matarem; mas já vamos morrer de qualquer jeito. Vamos esperar pra ver, ou vamos fazer alguma coisa?

No crepúsculo, enquanto o rei se preparava pra dormir, o capitão perdia o sono pensando nas palavras do velho profeta, e a população faminta desfalecia, aqueles quatro homens deixaram a porta da cidade e saíram ao encontro de seus destinos.

Àquelas horas do dia, enquanto anoitecia, dificilmente um siro conseguiria alvejá-los com suas flechas. Quando chegaram na entrada do arraial siro... surpresa! Aonde foram parar os siros? O arraial estava abandonado. Havia roupas espalhadas pelo caminho. Os cavalos e jumentos estavam devidamente amarrados. Dentro das tendas, havia muita comida. Alguns pratos foram deixados ainda cheios. Tudo indicava que eles saíram correndo por algum motivo misterioso.

Todos os bens que haviam sido interceptados por eles, e impedidos que chegasse a Samaria, estavam ali. Mercadorias de diversas partes do mundo. Especiarias, tecidos, animais, perfumes, tudo ali, para deleite dos soldados siros.

Imagino aqueles quatro homens assustados, olhando uns para os outros, e dizendo: - Estamos ricos!

O relato bíblico explica que enquanto eles caminhavam, “o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros um ruído de carros e de cavalos, como o ruído de um grande exército, de maneira que disseram uns aos outros: Vede, o rei de Israel alugou os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós. Pelo que se levantaram e fugiram...” (vv.6-7a).

Cada passo daqueles quatro leprosos ecoava como o trote de uma imensa cavalaria. Alguns podem entender que Deus pregou uma peça nos siros, uma espécie de pegadinha. Mas prefiro entender que Deus simplesmente conferiu àqueles quatro homens a repercussão na dimensão exata de sua iniciativa. Talvez aquele som tenha sido dos exércitos celestiais que marchavam juntamente com eles. O fato é que eles furaram o bloqueio imposto pela Síria. Se quisermos desbaratar bloqueios de qualquer ordem, temos que incentivar a livre iniciativa. As pessoas não podem simplesmente esperar o socorro dos céus. Elas devem agir. O socorro virá na medida em que elas se dispuserem a marchar.

Os exércitos celestiais marcham ao lado de quem caminha. Não podemos usar nossa condição física, econômica ou mesmo, espiritual, como desculpa para nossa inércia e apatia. A igreja cristã tem se mantido por muito tempo à porta da cidade. Ficamos acostumados a viver na zona fronteiriça.

Aqueles quatro homens podem representar o alcance do Evangelho de Cristo. O fato de serem leprosos aponta para a maneira preconceituosa com que o mundo nos vê. Nossa mensagem é “escândalo” para quem busca sinais, e “loucura” pra quem busca sabedoria (1 Co. 1:20-24). Porém, um dia o mundo perceberá que “a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (v.25).

Somos a igreja de Cristo, os “tirados para fora”. Os que saíram ao encontro dos bens antes interceptados pelos principados e potestades. Nossa vocação é furar os bloqueios promovidos por estruturas injustas, sejam de origem ideológica, política ou espiritual, ou uma combinação de todas essas. Pena que a igreja não sabe o poder de que está investida. Se soubesse, não continuaria à porta da cidade, inerte, de braços cruzados, à espera do pior. E quando digo ‘igreja’, refiro-me ao povo em si, e não às estruturas eclesiásticas.


* Não perca a conclusão desta mensagem amanhã.

* Não pegue o bonde andando... Leia também o post anterior.

4 comentários:

  1. Obg pela visita e por se tornar seguidor do GRAÇA, Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. É uma responsabilidade muito grande e que só pode ser exercida com amor.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:17 AM

    "O socorro virá na medida em que elas se dispuserem a marchar."

    Serviu pra mim... serviu pra todo mundo...

    @dannysussa

    ResponderExcluir
  4. Missionário Barbosa12:32 PM

    Bispo Hermes, graça e paz de Jesus Cristo de Nazaré.
    Meu irmão amado em Cristo, foi mencionado
    I Co 1.20, muito interessante, eu gostaria de comentar este versículo. e outros, se o irmão assim permitir ok?
    I Co 1.20 diz: Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus loca a sabedoria deste mundo?
    "SABEDORIA DESTE MUNDO."
    A sabedoria deste mundo é uma sabedoria que exclui a Deus, que glorifica a auto-suficiência humana, que faz do homem a autoridade suprema e que se recusa a reconhecer a revelação de Deus em Jesus Cristo.
    A essa sabedoria Deus chama de loucura porque por ela o homem não consegui descobrir a Verdade o seu criador; leiam
    I Coríntios 3.19,20,21.
    O cristão deve manifestar desprezo segundo Deus, ante a sabedoria humana e a cosmovisão secular; leiam I Coríntios 1.18,31; 2.1,16;
    Atos 17.18; Romanos 1.20,32; Colossenses 2.8;
    2 Tessalonicenses 2.10,12; 2 timóteo 3.1,9;
    2 Pedro 2.1,3,7; Judas Versículo 4-19.
    O evangelho e a mensangem da cruz nunca devem ser acomodados à filosofia, à ciência ou qualquer outra forma de sabedoria humana; leiam
    I Coríntios 2.4,5; Gálatas 6.14.
    Em I Coríntios 1.27 diz: Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
    Nos versículos 25-29, Paulo acentua que os padrões e os valores de Deus são diferentes dos aceitos pelo mundo e que agora Ele está aniquilando os falsos padrões do mundo, bem como sua sabedoria.
    "ANIQUILAR AS (COISAS) QUE SÃO."
    I Coríntios 1.28.
    Através da crucificação e da ressurreição de Jesus e da escolha de coisas humildes deste mundo; leiam I Coríntios 1.18,23,26,27.
    Deus aniquila as coisas estimadas desta presente era.
    Deus está atualmente aniquilando a filosofia e a psicologia humanistas, bem como todos os demais sistemas mundanos.
    É mediante Jesus Cristo, em Jesus Cristo, e com Jesus Cristo, que o cristão recebe sabedoria da parte de Deus e experimenta a justiça, a santificação e a redenção, e vida eterna.
    Enquanto estivermos ligados com Jesus Cristo de Nazaré, Ele é a fonte de todas essas bênçãos; leiam Romanos 4; 2 Tessalonicenses 2.13,15;
    Romanos 3.24; Efésios 4.30 João 15.1,6.
    Bispo Hermes Deus te abençõe meu irmão!

    ResponderExcluir