Páginas

terça-feira, março 17, 2015

Entre a Babilônia e o Jornal Nacional



Por Hermes C. Fernandes

Para começo de conversa, detesto qualquer tipo de patrulhamento, seja cultural, político ou ideológico. “Foi pra liberdade que Cristo nos libertou”. Ou não foi? Então, não me venha com esta conversa de que devemos boicotar este ou aquele programa de TV. Cada qual deve ser guiado por sua consciência, que por sua vez, deve ser iluminada pelo Espírito Santo e pelo bom senso.

Perdoem-me a franqueza, mas estou cansado da mesma ladainha como a que se ouviu no lançamento de outras novelas como a “Salve Jorge”. Porém agora, com uma agravante. O título da novela é “Babilônia”. Como um cristão poderia dar audiência a um folhetim cujo nome nos remetesse às pragas do Apocalipse? Deixar de assistir a uma novela por se chamar "Babilônia" seria equivalente a deixar de tomar um ônibus porque seu número é 666. 

Para piorar a situação, logo no primeiro capítulo, duas atrizes consagradas se beijam. Talvez se fossem duas mocinhas alguns marmanjos não se incomodassem tanto. Deixariam passar batido. Mas duas anciãs? Que pouca vergonha é essa? Não assisti à tal cena devido ao horário em que cheguei à casa. Mas deu tempo de pegar o finalzinho do primeiro capítulo, quando uma das protagonistas assassina friamente o motorista de seu marido com quem teria se envolvido sexualmente. Ninguém se queixou disso. Tirar a vida do outro para encobrir seu erro já não embrulha estômago de ninguém. Mas duas velhinhas se beijando... isso é nojento! Também não vi comentários sobre as cenas finais da última novela (Império) em que o pai é assassinado pelo próprio filho. Ninguém deu tremelique, nem protestou. 

Quão hipócritas somos! Acostumamo-nos com certas cenas violentas, porém outras ainda mexem com nossos escrúpulos e expõem as entranhas de nossos preconceitos. “Isso é pecado!”, esbravejam alguns. Mas tirar a vida de alguém também não o é?

Quando se trata de dois rapazes, o receio é que isso acabe influenciando os jovens a se envolverem sexualmente com pessoas do mesmo gênero. Há pastores cujo temor é que um de seus filhos descambe para o homossexualismo. Que baita escândalo isso não provocaria em seu ministério! A preocupação maior é com a repercussão do que propriamente com o bem-estar do filho. É claro que não estou generalizando, mas esta a conclusão a que cheguei depois de conversar com alguns. Já ouvi alguns dizerem que prefeririam ter filhos bandidos a ter filhos gays. Mas em se tratando de duas anciãs, o que isso poderia provocar? Já pensou se a moda pega e as irmãzinhas do coral resolvem virar a casaca? rs

Ora, se o que a novela apresenta nos ofende, basta trocar de canal. Só espero que adotemos os mesmos critérios para os enlatados made in USA. A gente abomina a teledramaturgia nacional, mas consome vorazmente tudo o que o cinema e os canais por assinatura oferecem. Ainda não vi ninguém se levantar no meio de um filme e deixar a sala de exibição ofendido com as imagens. No cinema, tudo entra na conta da licença poética. É como se o escurinho do cinema nos cobrisse com um manto que nos permitisse deixar do lado de fora os escrúpulos. Mas a TV, via de regra, está no centro de nossa sala de estar, lugar de passagem de toda a família. Neste ambiente, um discurso moralista cai bem e preserva nossa imagem. Santa hipocrisia, Batman!

Assisto a qualquer filme ou novela com o mesmo olhar: o de alguém que busca entender os conflitos humanos. Para mim, o que importa não é se haverá ou não nudez ou cenas de sexo ou beijos homossexuais, e sim se há uma trama bem construída que exija de mim uma atenção redobrada e o uso de mais de dois neurônios.

É de Paulo a recomendação para que vejamos de tudo, mas retenhamos somente o que for bom. Talvez alguém argumente que não há absolutamente nada de bom num folhetim de TV. Tudo vai depender do nosso olhar. Como me interesso pelo ser humano e suas idiossincrasias, sempre encontrarei algo bom, até em filme de terror.

Parte do problema é que as pessoas não conseguem distinguir entre narrativa e apologia. Um filme ou novela que tem que lançar mão de cenas gratuitas de nudez, violência ou sexo para alavancar a audiência não é capaz de despertar meu interesse. Prezo pelo conteúdo, pela construção, pelo argumento. Se enriquece a trama, tudo bem, não me incomodo. O importante é suscitar o tema, provocar debate, nos fazer pensar. 

Alguns, mais afoitos, chegam a propor o boicote da emissora por seu conteúdo supostamente imoral. Sinceramente, considero que o pior veneno que a tal emissora destila em nossos lares não é através de suas novelas, mas de seus telejornais. Não faz sentido trocar de canal durante a exibição de Babilônia depois de dar crédito a tudo o que assistiu no Jornal Nacional. Prefiro ter meus escrúpulos ofendidos a ter minha inteligência subestimada.

26 comentários:

  1. Anônimo4:31 PM

    Gostaria de saber se há algum crescimento espiritual assistindo novelas , certos filmes etc...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:21 AM

    Nossa então liberou geral?
    Sexo, nudez, traição, violência?
    Que eu saiba essas coisas ainda são armas satânicas contra a vida dos cristãos mesmo envolvidas numa trama literária interessante, leva pro inferno do mesmo jeito.
    Jesus! Toma conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arma satânica mais usada nos nossos dias é a hipocrisia. A língua afiada, pronta para julgar e acusar no meio evangélico, é a ferramenta que estamos entregando ao diabo pata impedir que outras pessoas conheçam o verdadeiro evangelho. " Analise- se pois o homem a si mesmo."

      Excluir
  3. Jesus nos libertou para LIBERDADE isso sim, mas não para LIBERTINAGEM a qual me parece que ele criticava muito né. Fazer vistas grossa para libertinagem e subterfugiamente dar um pequeno apoio e vira e mexe defender os praticantes da libertinagem com certeza não é coisa apoiada por JESUS CRISTO não. Menos teologia e mais Jesus Cristo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, mais Jesus Cristo. Quando você estiver cheio dele, olhará para você antes de julgar os outros. Ah, só para lembrar, Jesus tb ama os " praticantes da libertinagem. E poderia usar a sua vida como instrumento para alcançá-los. Mas talvez vc esteja muito ocupado julgado eles.

      Excluir
    2. Anônimo10:41 PM

      Julgar as pessoas é uma coisa , agora julgar os atos é outra coisa!!!

      Excluir
  4. Graça e paz! Não vejo novela porque não tenho a menor paciência pra tal. Acho muito chato. Mas sinceramente não critico quem vê. Está mais que na hora de alcançarmos nossa maturidade na fé e entender que podemos ouvir e ver de tudo e ter discernimento para só reter o que é bom. Eu não sei porque a gente tem essa neura de que precisamos de uma lista do que podemos e o que não podemos fazer ou ver se é para liberdade que Cristo nos chamou. Não estou falando de libertinagem. Estou falando de liberdade, ou seja, o que há entre a lei e a libertinagem e ainda assim no sentido de tudo me ser lícito mas nem tudo me convém. Está na hora de alcançarmos essa maturidade na fé. Qd a transformação começa na gente tudo em volta se transforma. Ficar querendo boicotar a novela com esse "mimimi" todo, pra mim, é só mais uma prova que a igreja, como instituição, está muito distante de ser um agente restaurador. Abraço, Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a globo vai ficar feliz com sua defesa em prol da novela. Da qui a pouco você está lá dentro trabalhando pra eles e fazendo pacto com o diabo como eles fazem.

      Excluir
  5. Graça e Paz !! Rev. entendi sua colocação, mas o irmão se esquece de um ponto fundamental, nós os evangélicos somos guiados p/Espirito Santo e sabemos discernir, reter só o que é bom, etc, etc. Mas e a maioria dos telespectadores da trama, que não possuem esse filtro, desde os jovens até os mais idosos e estão expostos a esse conteúdo toxico, que atinge toda uma população, já as series de tv paga ficam restritas a uma minoria pagante . Pergunto rev. como se posicionar diante desse dilema ? Abs

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:47 PM

    Excelente texto!Você disse tudo o que eu realmente pendo sobre o assunto, perfeito!Pra mim você e o Caio Fábio são duas das mentes mais brilhantes do cristianismo moderno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo!!!! a palavra de Deus diz que os falsos mestres ou falsos cristãos ou até mesmo falsos pastores falam aquilo que o mundano quer ouvir pois da coceira nos ouvidos e precisam ouvir palavras que apoiam o que eles gostam e praticam. Pois o sr. Acaba de ficar satisfeito com os comentários deste blogs isto porque você já estava propenso e já agia assim, somente teve o seu querer confirmado e aprovado por um falso profeta não pela palavra de Deus.

      Excluir
  7. Carmemmoreno11:53 PM

    Não estou defendendo novela nem muito menos canal de TV, pois quase nem vejo tv,mas é o q tem de mais correto, assiste quem quer, sabedoria e crescimento espiritual vamos obter na palavra de Deus, se praticamos mais a aprender de Deus, não perderemos mais tempo com essas coisas de vermos o fim do mundo em tudo, isso pra mim não é evangelho é fanatismo

    ResponderExcluir
  8. Ué, julga o tempo todo. Aí quando o irmão vai contra esse texto diabólico disfarçado com palavras inteligentes de um cristão atualizado, fala para ele olhar para si e não julgar os outros. Poupe-me! Deve ser melhor mesmo ver novela, que sabemos que vem de alguém vazio de Deus, do que ler textos assim disfarçados de uma sabedoria santa, mas é arapuca do inferno.

    ResponderExcluir
  9. Amado, como assim: "vejamos de tudo, mas retenhamos somente o que for bom"? Não é isso que o versículo diz e o contexto não tem nada a ver com o assunto. Muito pelo contrario! No versículo seguinte a esse está escrito: "abstende-vos de toda forma de mal. O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo"

    Segue o mencionado versículo de Paulo em seu contexto:
    "Não apagueis o Espírito.
    Não desprezeis as profecias;
    julgai todas as coisas, retende o que é bom;
    abstende-vos de toda forma de mal.
    O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."
    (1Ts 5:19-23)

    Como se vê, de forma alguma Paulo nos autoriza colocar os olhos em coisas impuras, como se pudéssemos aprendemos algo de bom com o pecado alheio. Pelo contrário, Paulo está falando de santificação e de se julgar as profecias. Além do mais, novelas e filmes não ajudam em nada no entendimento dos conflitos humanos, por se tratar de obras de ficção, que não condizem com a verdade. Pelo contrário, essas obras falseiam a realidade e procuram disseminar pecados como se fossem coisas normais do cotidiano.

    Mas não quero polemizar. Sei somente de uma coisa: "aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou." (1João 2:6) Particularmente, tenho muita dificuldade em imaginar o meu Senhor acompanhando novela, ou qualquer outra porcaria, seja na TV ou no cinema. Abstenho-me dessas coisas, para o bem da minha alma e edificação da Igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, graça e paz! Sabe o que me preocupa? Se assim fosse não poderíamos nem ler a bíblia. Imagine contar pra minha filha de 5 anos que um homem chamado Abraão deu um pega na empregada porque o mulher dele era velha demais para lhe dar um filho? Imagine agora contar que o homem, segundo o coração de Deus, adulterou com a mulher de Urias o soldado mais fiel? O que dizer de um Deus que engravidou uma virgem e pediu pra um anjo contar pro marido dela, em sonho, que o filho era de Deus? E como contar pra minha filha que Deus se fez homem e foi parar nu numa cruz ao ponto de ficar irreconhecível de tanto que apanhou e foi surrado... Que cena horrível pra contar para uma criança de 5 anos!!! Duro foi quando minha filha me perguntou por que Noé fez uma arca e colocou só um casalzinho de cada animal? Por que ele não levou todo mundo já que todo mundo fez coisa feia para o papai do céu? Fui dormir com essa. Está entendendo onde quero chegar? A gente se prende ao moralismo e esquece que a moral é apenas o padrão da maioria da sociedade mas não o de Deus. Que fique bem claro para não haver disse que me disse: não estou defendendo adultério e nem estou dizendo que Deus aprovou tais feitos mas a bíblia está recheada das imperfeições dos homens e não deixo de lê-la por causa disso e nem contar historinha do Livro Sagrado pra minha filha. Jesus era amigo de pecadores e não pecava. Por que eu que o sigo tenho que me isolar de tudo para não ser influenciado ao invés de ser maduro para influenciar (ou pelo menos tentar influenciar)? Só posso chegar a conclusão que ainda não amadurecemos como igreja (não falo como instituição). Grande abraço, Fabio

      Excluir
    2. Fabio, lamento por suas dificuldades com a Bíblia, especialmente pela maneira como trata o próprio Deus de uma forma tão desrespeitosa, a ponto de escrever: "O que dizer de um Deus que engravidou uma virgem e pediu pra um anjo contar pro marido dela, em sonho, que o filho era de Deus?" Eu diria (e digo) para os meus filhos que esse Deus não mediu esforços para nos salvar, a ponto de "parar nu numa cruz e ficar irreconhecível de tanto que apanhou e foi surrado." Agora, para justificar seu presumível gosto por novelas, que tal embasar seu argumento com o ensino de Cristo e dos apóstolos, como eu fiz? Por exemplo, na sua opinião, o que significa "abstende-vos de toda a forma de mal"? A não ser que para você haja algo de bom nessas novelas. Quanto a Deus não ser moral, só se o seu deus for o Gadu dos maçons. A moral em nossos corações é a uma das maiores provas da existência de um Deus que se mostra moral em toda a Escritura.

      Excluir
    3. Meu caro Alan, não gosto de novelas. Não as vejo e não tenho a menor paciência para tal. Assim como vejo BBB. Acho essas coisas muito chatas mas não critico quem vê. Pelo que já citei acima, de fato, não consigo ver Deus como sendo um Deus moral... Acho que a gente confunde muito a moral como norma de Deus mas na bíblia não vejo Jesus falar de moral e nem os Apóstolos. Exemplo: qd a bíblia diz que quem se une a prostituta se torna um só com ela, está indo muito além da moral. Ele está dizendo que vc vai deixar um pouco de você na prostituta e a prostituta, por sua vez, vai deixar um pouco dela em você e juntos vocês se tornarão um. Isso vai trazer uma avalanche de consequências desastrosas para o seu espírito porque sexo é coisa que mexe com o espírito... A moral diz só que não pode porque para a sociedade não pega bem fazer sexo com prostitutas. Que isso é adultério ou fornicação e que não pode fazer sexo antes do casamento. A moral se esquece que quem faz sexo se casa. Não precisa de véu e grinalda e festa pra casar. Só pra moral que precisa. Entende? A moral não explica os motivos. É o padrão da maioria não o de Deus. Abster-se da aparência do mal pra mim é isso. É ter discernimento. O que é mal pra vc pode não ser pra mim. Vou te dar mais um exemplo: vc achou q fui desrespeitoso com Deus qd disse que ele engravidou uma virgem. Minha consciência não me acusa disto. Porque pra mim Ele, Deus, pode tudo. Ele é Deus. Eu sou obra da mão Dele. Jamais o criticaria por isso. Eu é que não posso tudo. Ele é soberano. Ele é quem dá as cartas. E não me constrange saber que ele engravidou uma virgem. Repito: ELE pode. Eu não! Amo a frase de Jó: Deus nos deu o bem não nos daria também o mal? Bendito seja o nome do Senhor. O Deus que eu creio é esse: o que faz e acontece e não precisa explicar nada pra ninguém. Nem para os moralistas. Abraço, Fabio.

      Excluir
    4. Fabio, compreendo perfeitamente seu ponto de vista. Ele está alinhado com o tripé de nossa época pós-moderna, ou seja: o relativismo, o pluralismo e o humanismo. Quase todos os dias me deparo com esse tipo de mentalidade, onde "O que é mal pra vc pode não ser pra mim" (relativismo) ou que Deus seria amoral (pluralismo) ou que "não vejo Jesus falar de moral e nem os Apóstolos" (humanismo - uma vez que você está fazendo a leitura do "Jesus" que lhe interessa e não daquele que condenou claramente o pecado desde sua raiz - o coração - exigindo arrependimento e obediência irrestrita para quem quisesse segui-lo). Mas respeito seu ponto de vista e agradeço por comentar meu comentário. Se Deus assim quiser, nos veremos na eternidade. Graça e paz!

      Excluir
    5. Alan, com certeza nos veremos na eternidade meu caro. Obrigado pelo confronto gentil de idéias. Foi muito saudável, produtivo e respeitoso. Fica na paz! Deus te abençoe irmão! Grande abraço, Fabio

      Excluir
  10. Anônimo6:33 PM

    CONCORDO com o Alan Capriles : que crescimento espiritual há em assistir novelas , que já por si só é uma mentira , filmes pornográficos , etc...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6:39 PM

    PAULO disse: Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai. 9Tudo o que aprendestes, recebestes, ouvistes e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz estará convosco.

    Acredito que isso não dever ser só para o pensamento , mas também para os olhos , ouvidos etc...

    ResponderExcluir
  12. PAULO DISSE:Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai. 9Tudo o que aprendestes, recebestes, ouvistes e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz estará convosco

    Poderíamos também dizer:

    Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso COLOCAIS VOSSO OLHOS ...

    ResponderExcluir
  13. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
    E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
    Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
    Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
    Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
    Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

    Romanos 1:26-32

    ResponderExcluir
  14. Graça e paz! Neste contexto prefiro Mateus 7:4-6. A gente não precisa desligar a TV para não assistir a "Babilônia". A "Babilônia" está na vida real e essa não tem como apenas desligar meus irmãos. Querendo ou não a gente vê a "Babilônia" todos os dias mas, ok, talvez seja melhor fecharmos os olhos como temos feito como Igreja e nos preocuparmos apenas em desligar a TV. Isso fará muita diferença... na audiência da Globo somente. Sinceramente, é melhor assumirmos nosso papel (com amor como Jesus fazia) e transformarmos (ou pelo menos propor-se a transformar) a sociedade em que vivemos e deixarmos de ver o "Show da Fé" que temos na TV em vários canais, em diversos horários e sob todos os aspectos. E quem quiser falar alguma coisa, sem problemas "Fala que eu te escuto" mas já adianto: não transformo ninguém. Sigo tentando fazer isso com o que sai da minha boca. Na base do amor, do pensar e do deixar o Espírito Santo convencer. O que passar disso vem do maligno. No mais "a gente se vê por aqui" (no blog do Bispo Hermes) Abraço, Fabio Jardim

    ResponderExcluir
  15. Anônimo10:41 PM

    Pra dizer a verdade a unica coisa que incomoda esse povo é o mundo gay. Olha pq eles toleram divorcio e novo casamento? Ah! Mas no caso de traição é direito isso. Tá, mas Jesus ensinou o perdão e ai?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo1:25 AM

    Meu nome é Alison e tenho 16 Anos.
    Ao contrário dos jovens da minha idade, procuro ter minhas próprias idéias meus próprios pensamentos.
    Abstende-Vos. Eu não sou a favor e nem contra, assito novela pela história ocorrida e novela é uma minisserie qualquer. Tenho dois irmãos mais novos que eu e nunca pararam para ver uma novela, na minha opinião* vai na mente de cada um não me interessa que tal pessoa faz tal coisa, me interessa porque ela faz tal coisa. Já somos privados de muitas coisas. Irmãos cada um tem uma forma de pensar se é errada ou certa não sou eu e nem vocês que o julgarão , Por Favor manera na Ignorância que li nesses comentários e se não sabem tal significado por favor procure.

    Muito bom seu texto, estou na igreja des de pequeno, as idéias que opuseram em mim não são minhas são deles, hoje procuro ter minhas idéias e reflexões formadas e gostaria de aprender mais sobre a Bíblia e sobre os Filósofos Cristãos.

    ResponderExcluir